Sabedoria dos Mitos Gregos

Sabedoria dos Mitos Gregos Luc Ferry

Resenhas - A Sabedoria dos Mitos Gregos

LaraF 31/01/2010

Ferry, como sempre, consegue esclarecer de forma simples, a vida. A mitologia grega utilizada para explicar a vida do ser humano, suas angústias, limitações, ansiedades, sem dúvida, foi uma grande sacada. Ferry, consegue falar sobre a necessidade de caos para o melhor ordenamento do cosmos, a não escapatória do destino, a justiça (diké) e a hibrys (discórdia/caos) que permeiam a vida de todos...tudo isso de forma simples e esclarecedora. Recomendo a todos.

Luiza 07/06/2014

Livro importantíssimo para quem gostaria de começar a entender o significado e a importância dos mitos gregos, pois o autor procura explicar de forma que todos entendam, embora se precise de um dicionário para muitas palavras incomuns que ele usa.
Gostei muito, me ajudou a entender o real significado dos mitos, que, frequentemente, nos dias de hoje as pessoas os interpretam de um jeito moderno e clichê que não é a ideia por trás do mito, na sociedade grega quando desenvolvido.
Conta e explica vários mitos famosos como o de Heracles (Hercules para os romanos), Jasão, Teseu, Perseu, da caixa de pandora, além de explicar a origem dos deuses e a dos homens segundo a mitologia.
Explica também que o motivo central dos mitos é manter o cosmos em equilíbrio com o caos (pois um não existe sem o outro), sendo que o cosmos deve sempre reinar, porém com os homens -que cometem muita hybris (orgulho, se achar melhor e assim sair do seu lugar no cosmos) - e com os seres do caos (Tartaro, Tífon e etc), os deuses e alguns semi-deuses estão sempre em atividade para que tudo volte ao equilíbrio. Porém se os homens não existissem, o tempo pararia pois o tempo só existe com história e gerações (representados pelos humanos, já que os deuses nunca morrem), e embora o cosmos reinaria, tudo ficaria em completa paralização,seria algo inerte, parado, e, portanto, sem graça para os deuses.
A mitologia nos ajuda a compreender algo que tanto nos inquieta, que é a morte, a compreender o porque da nossa finitude, o sentido da vida e da morte e encontrar a tranquilidade mesmo diante do conhecimento da morte para, assim, encontrar seu lugar no cosmos e ter uma vida boa e feliz.
A filosofia está ligada à mitologia, herdando desta as questões fundamentais; o que a filosofia faz é tentar elucidar, criar algo racional a partir da mitologia, escapando do religioso para o racional, de tentar entender as coisas e se salvar do medo sem recorrer à fé, como faz a religião. É tentar entender o mundo e a vida de uma forma mais racional, sem procurar salvação e tranquilidade em seres supremos e na fé.
Enfim, é um livro riquíssimo com o qual aprendi muito e ampliou muito a minha visão de mundo e de vida e me acrescentou muito.

felipe.cesar 16/06/2020

Mitologia grega de A a Z
Este livro é bem completo para quem quer entender um pouco sobre os mitos gregos. A autora ainda traça uma interessante analogia com os nossos tempos!

matlima 25/04/2020

Floreado em demasia
Livro curto e de fácil leitura focada na análise dos principais mitos gregos, especialmente naqueles que demonstram a preocupação dos Deuses gregos em manter a ordem do cosmos, reprimindo ou punindo os atos caóticos. Ao final o autor busca relacionar a religião com as filosofias contemporâneas. A ideia do livro é interessante, mas a análise é repetitiva e paradoxalmente superficial. Dava para ensinar mais escrevendo menos.

Paulo Henrique 15/05/2023

Perfeito
Um livro magistral, que mistura filosofia com mitologia, não que essas duas coisas estejam separadas, porém as explicações sobre como os gregos viam o mundo é essencial para entender como eles criaram os deuses e heróis. Luc ferry viaja por vários deuses e heróis, mostra porque eles faziam o que faziam e porque muitas vezes o final não nos agradava, mas não tinha intenção mesmo de nos agradar, mas de mostrar como os gregos viam a vida e ponto.
A escrita fluida me permitiu usar esse livro para alegrar o caminho entre minha casa e a escola dos meus filhos onde eu ia contando a saga dos mitos gregos e no final ouvia deles: "Papai amanhã você termina a história da Gaia?".

mariaf.skumagai 20/01/2021

Mitologia é sempre boa
O filósofo Luc Ferry vai elencar de forma leve a mitologia com a filosofia, explicando a partir de pontos de vistas distintos os significados dos mitos gregos

tiagodamian 08/09/2022

Abandonei
Segundo livro do luc ferry que pego em mãos,
O primeiro foi aprender a viver.

Da mesma forma que no outro livro,
o estilo do autor não engaja,
Simplifica,
Não conta somente descreve o que outros autores ja pensaram.

Luc Ferry viaja na filosofia como um autor de filosofia que acredita que a história da filosofia é a mesma coisa que a filosofia ITSELF.

Abandonei depois de 100 páginas.

thexanny 30/03/2023

Bom.
O livro é bom para quem quer entender mais sobre o papel na mitologia, tanto na filosofia quanto na nossa cultura, mas o livro às vezes é meio chato. Acredito que a escrita do autor seja responsável por isso. Apesar de ser bom e trazer um conteúdo que eu sou interessada, o livro continua sendo chato.

No geral, a leitura foi proveitosa, mas não virou o meu livro favorito nem de mitologia, nem de filosofia. E acredito que em parte eu só aprendi tanto da leitura por conta das lives que eu estava acompanhando sobre o livro, isso com certeza influenciou para que eu não abandonasse a leitura e me desse um compreensão mais ampla.