Sangue Azul

Sangue Azul Leonardo Gudel

Resenhas - Sangue Azul

Christiane.Leite 02/05/2023

"Sangue Azul", de Leonardo Gudel, é uma obra impactante e esclarecedora que revela os bastidores sombrios da polícia militar no Rio de Janeiro. Gudel aborda temas como corrupção, abuso de poder e violência, desvendando a teia complexa que permeia a instituição. O enredo é bem construído e envolvente, e o autor utiliza personagens verídicos para destacar a gravidade da situação. No entanto, em alguns momentos, a narrativa torna-se um tanto densa e confusa, prejudicando o ritmo da leitura. O que realmente ressoa no leitor é a coragem de Gudel em expor essa realidade alarmante, além da urgente necessidade de reformas na estrutura policial. Apesar de algumas falhas, "Sangue Azul" é uma leitura essencial e provocativa, que nos faz refletir sobre as instituições que nos governam e os sistemas pelos quais somos regidos.

Larissa 19/07/2022

Sangue azul
É um livro bem interessante, porém abrange um tema bem forte e polêmico, aqui conseguimos entender um pouco mais sobre oq acorre na PM do Rio de Janeiro e como funciona a corporação.
Este livro vai fazer perceber e entender certos comportamento q julgamos imoral, extremamente horrível e inaceitável.

Vinicius.Ferreira 02/07/2022

Ótima obra. Os nomes dos policiais e das localidades são distorcidos, em virtude de segurança; há de se considerar também que os fatos relatados acontecem há algum tempo, devido às táticas usadas, como quatro policiais tomando uma favela por inteiro, atualmente é praticamente impossível, tendo em vista a grande escalada bélica dos criminosos. Muitos problemas da polícia são relatados, diversos pontos de vistas apresentados, muito rico nessa parte; esquemas de corrupção são citados de forma simplória, apenas alguns são bem trabalhados ao longo do livro, porém estes são muito bem explicado e descritos.
A parte mais chocante e excitante do livro é a mente do policial/personagem principal, como o psicológico dele vai se abalando com o passar do tempo e suas ações vão evoluindo, além das consequências disso tudo em sua vida.

Helmer 08/04/2022

Sangue azul
Carambaaaa!!! Que livroo.
Mostra a realidade de um PM do Rio de Janeiro que tenta a qualquer custo ser honesto. Com o passar do tempo ele vê que não está sendo recompensado por tal atitude e começa a ameaçar traficantes detendo-os, pegando dinheiro e armas.
O coronel do batalhão é corrupto junto com outros ex-policiais.
Citei aqui muito pouco do que conta no livro. Vale muito a pena a leitura.

Melissa.Freitas 18/08/2021

Que livro meus caros
?Sou um PM morto em combate.
Morto por não acreditar mais em nada. Morto por não ter a chance de poder mudar de emprego. Morto por não saber como me livrar da PM. Pior do que falecer fisicamente, é o que eu sinto por dentro. Melhor o que eu não sinto. Além do medo não sinto mais nada. E quando o medo acabar, só me restará a morte.?

RECOMENDO. Leiammm ???
Durante 8 anos eu procurei por esse livro, que foi indicado por uma pessoa que NÃO LÊ, isso mesmo... pasmem! E simplesmente ele mostra a realidade, que não vemos, e que vemos em partes atrás de noticiários.

Aline Mota 20/05/2021

PM: uma profissão e vidas paralelas
O livro é dividido em sete partes que se conectam, para contar a história de morte emocional e física de vários policiais militares do Rio de Janeiro. O tempo é 2016. O título retrata como eles se denominam devido a cor da farda. Há trechos muito marcantes pela crueldade, humor ácido, corrupção e até a perda da sensibilidade. Narra conflitos psicológicos. A linguagem muitas vezes é de calão. Os princípios e a moral se confundem no corpo que habita a farda e representam o Estado. A questão sexual é banalizada. A morte é personificada. É uma narrativa chocante sobre a rotina de militares da PM do RJ!!

Dreads 17/05/2021

Realidade
Extremamente visceral. É isso. O que posso falar desse livro é começar a resenha com este adjetivo. A obra trata de uma forma romantizada (ficcional) a realidade que muitos conhecem. Ou não conhecem a fundo. Abordando a situação do policial do estado do Rio de Janeiro, o livro retrata a degradação não apenas física e psicológica do personagem, mas, também, moral de "Rubens", o policial principal do romance. Com bastante impacto, é uma obra que devorei em dois dias, apesar de suas mais de 300 páginas. Leitura que considerei fácil e que prende o leitor muito bem. Se você tem alguma dúvida sobre as questões e os fatos levantados na história, os detalhes, as considerações e o realismo muitas vezes fazem você lembrar do que assistiu em alguns programas da televisão. Sangue, corrupção e agonia estão presentes de forma constante nesse livro e considerei que é necessário um pouco de estômago para ler algumas das páginas. E se você pensar que estou falando da parte física quando cito estômago, verá que o sentido figurado vai se aplicar muito mais neste caso. Recomendadíssimo!

Lala 08/04/2021

Mais violento que o filme ?Tropa de Elite?. Mais polêmico que o livro ?A elite da tropa?.Mais revelador que ?Rota 66?. Mais impressionante que qualquer livro, filme ou documento que você tenha lido ou visto sobre o tráfico de drogas e a corrupção policial e política no Rio ou em qualquer lugar. Incomparável. Revoltante. Absurdamente real. Umdepoimento chocante e arrasador!

Edvaldo Bezerra 14/08/2020

Uma boa história
Possui uma boa narrativa, consegue prender o leitor, mas não é tão bom quanto Como Nascem Os Monstros, que trás a verdade nua e crua da situação da PMERJ.

O livro narra acontecimentos vividos por um Policial Militar, que aqui é chamado de Rubens, que posui uma conduta ilibada, mas como o homem se adapta ao sistema, é mais um tragado pelas condutas erradas do meio.

Senti o livro em um certo ponto fantasioso e com a narrativa querendo mascarar certas situações. Mas nada que não leve a nossa imaginação a certa realidade.

Aconselho se possível o leitor mergulhar nos três títulos (Elite da Tropa, Sangue Azul e Como Nascem os Monstros) e ver que os três apontam algo comum, que é a corrupção da instituição, por outro lado, um trás para mais próximo do leitor a realidade vivida por cada policial militar daquele Estado.

Nota 3,5 por não entregar a violência destacada, mascarar as ações para "bons moços" e um pouco mais fantasioso que os demais títulos.

rui.rocha.7902 09/11/2015

Não gostei em partes.
A narrativa é de fácil leitura e prende o leitor com uma história envolvente e personagens carismáticos apesar de suas curtas trajetórias na obra.

O que me desagradou foram alguns erros ortográficos que passaram pelas revisões mesmo na 2ª edição. Além de erros técnicos em relação à armamentos e procedimentos policiais, o que me faz ter dúvidas se esse livro foi realmente foi escrito com auxílio de um Policial Militar

gabrielworms 16/05/2015

SURPREENDENTE
O livro tem linguagem fácil, direta e real. Narrativa que prende o leitor que acompanha sem pausa o desdobrar da história, que segundo o autor, é real, apenas com mudanças de nomes e datas para reguardar o real ser humano por trás do personagem Rubens, bem como as outras pessoas que ele cita ao longo da narrativa sangrenta, perversa, chocante e sem meias palavras. A realidade de um policial militar no estado do Rio de Janeiro, onde corrupção e honestidade se embatem, sempre com o risco da morte iminente, num cenário de crimes, tráfico de drogas, política e uma dose de romance. Vale a pena ler e entender um pouco desse tema!

Sandro Bueno 12/04/2015

Sangue, sangue, sangue.
Se fosse um filme, faria qualquer filme de Tarantino um conto infantil. Violência, corrupção, drogas e tudo mais que existe no submundo do Rio de Janeiro. Uma leitura que faz você querer devorar o livro sem parar. Li ele em menos de 24 horas. Frenético. Muito bom!
Bruno 26/04/2015minha estante
Vou ler, Vc esqueceu de dar a nota!!!

Rnk 18/01/2014

Realístico e verídico
Este livro fala do que todos os brasileiros já sabem, da corrupção que gira em torno de todo o Brasil (e principalmente no rio de janeiro) e que atingem todas as patentes. Mas o livro retrata de uma forma sem igual, uma forma de que, só quem realmente fez parte de tudo isso e vivenciou poderia contar, e não de uma maneira sensacionalista qualquer como vemos todos os dias nos jornais.

Este livro mostra como o Brasil realmente é, que não existem lado bom ou lado ruim, nem heróis nem vilões.