Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Elias 23/03/2023

Traços
Reli esse livro, pq já não lembrava da história e pq eu sou completamente apaixonado por Submerso (segundo livro do autor); mas de fato esse livro é fraco e deixa a desejar.
Lendo eu fiquei pensando no que escrever quando fosse resenhar, e até agora não sei. O livro não promete nada, e também não entrega nada. Tem toda a questão da jornada de autoconhecimento dos personagens principais, e Beatriz me lembra muito Alasca, do John Green, no quesito querer encontrar seu lugar no mundo. Mas os personagens principais de Traços são meio insosos, e até meio irrelevantes. Relendo esse livro, e comparando com Submerso da para ver o crescimento do autor, porque o que esse livro não tem de profundidade, o segundo livro dele é recheado.
Eduardo Cilto, eu te adoro, mas esse livro é complicado de sustentar.

eve. 07/06/2022

a pior escolha da bienal de 2017
é injusto eu tacar o pau quando se trata de um livro nacional escrito por um youtuber tão querido? sei lá, não consigo me sentir mal por conta da experiência literária que me foi proporcionada.
entre as várias coisas que me desagradaram nesse livro, estão: personagens principais detestáveis e sem personalidade, muito mal construídos; aventura confusa, cheia de elementos dispersos que me fez mais perdida do que atenta aos detalhes; fechamento que deixou desejar; e, por último, uma escrita que eu simplesmente odiei.
sinto que se a aventura tivesse mais detalhes e os personagens principais fossem outros, mais bem elaborados, eu até teria gostado, dado umas três estrelas e meia.
foi um sufoco terminar, a minha pior compra na bienal, o que me deixou bem frustrada, porque eu costumo acertar quando se trata de livros, mas dessa vez saí de mãos vazias: um livro que não me acrescentou em nada.

Sandrine 04/02/2022

gostei, mas esperava romance e ficou longe disso, não entendi o que eram os traços afinal, mas procurando um livro leve e fácil pra ler fiquei satisfeita.

Micaela Cavalcanti 25/12/2021

Traços
Eu não entendi bem o que essa história quis mostrar, inicialmente pareceu que seria um romance, e depois tomou um caminho, não só oposto, mas... Esquisito? Apesar de não ter ficado tão surpresa com as reviravoltas, o livro me prendeu, acredito que mais pela escrita do que pela história mesmo. Ainda vou ler "Submerso" também do Eduardo, e realmente espero gostar mais.

zize 01/12/2021

estou sinceramente puta
(?)

Esse livro não foi nada do que eu esperava e, sinceramente ainda achei chato. Preciso dizer que em alguns momentos eu tive a sensação de estar lendo uma redação do Enem... Muitos momentos com falas formais demais que não faziam sentido no contexto por serem adolescentes e umas pautas que foram levantadas mas descrevidas e problematizadas de um jeito estranho, como numa redação.

O Matheus é o adolescente nem fede nem cheira, um personagem totalmente esquecível. A Beatriz é insuportável, mimada e egoísta. Os motivos para ela querer ir para São Paulo são ridículos, me irritou muito os "white people problem" dela... A Sammy era a que dava para salvar, mas o Eduardo Cilto teve a audácia de matar a única personagem que valia a pena continuar a leitura!

Pensei diversas vezes em abandonar o livro, pois achei muito arrastado, tanto que demorei horrores para conseguir finalizar. O livro não é de romance e passa super longe de ser, apesar da capa, título e a sinopse sugerirem isso, mesmo que de leve. No fim estamos envolvidos num sequestro e em descobrir como tudo isso funcionou, culpados e afins. Uma coisa totalmente absurda, sem fundamento e que achei bem meia boca.

Senti que faltou finalizar melhor algumas coisas. Tenho a sensação que o outro livro do Eduardo Cilto é bem melhor, esse aqui não funcionou de jeito nenhum para mim! Odeio criticar negativamente livros nacionais, mas não teve como defender esse aqui. Uma pena.

Carla Patrícia 23/06/2021

Traços
O livro é uma típica aventura de adolescentes mas consegue fornecer lições sobre amizades, prioridades e identificações pessoas. De início pensei que fosse um romance clichê mas o livro vai bem mais a fundo.

Alastair 08/06/2020

"É você quem define o desenho que seus traços vão formar"
Infelizmente o livro não me cativou, e nos últimos três capítulos quando eu achava que iria me prender, não aconteceu. Mas talvez o problema tenha sido eu, acredito que este tipo de história e escrita não me cativa mais igual cativava antes quando eu tinha uns 13, 14 anos.

Layza 10/03/2019

Putz
Traços | 2,0/5
* Por algum motivo eu fiquei presa ao livro esperando se ia ter um plot twist sensato mas putz que personagens chatos, que história (???)

adrianlendo 22/04/2018

MARAVILHOSO
Traços conta a história de Matheus e Beatriz que após uma noite estranha com os amigos resolvem buscar um sentido para a vida deles em São Paulo.

Traços é o romance de estreia de Cilto, que é booktuber e ajuda a quebrar o estereótipo de que alguém vindo do YouTube não pode escrever algo bom.

Ao ver sobre o que se trata a história pela sinopse, pode-se achar que se trata de algo bobo e superficial, mas Cilto permeia por vários assuntos que podem ser considerados tabus de modo calmo e tranquilo, que fazem com que o leitor se apaixone cada vez mais a cada página.

Ao contrário de muitos livros intitulados "romance" por conterem duas pessoas que possuem um caso amoroso, o romance de Cilto se torna uma história mais sobre amizade e companheirismo, além de nos fazer ficarmos apaixonados e também odiarmos os protagonistas ao mesmo tempo.

Em determinado momento, começamos a sentir ódio mortal dos protagonistas, eles se tornam mesquinhos e parece que tudo está indo de mal a pior, mas Cilto faz com que aconteça uma reviravolta que impede qualquer um de parar de ler, tornando os últimos capítulos do livro ainda melhores. Se não fosse um livro brasileiro, poderia dizer que aguardo ansiosamente uma adaptação.
Gabriel S. Rodrigues 16/06/2018minha estante
undefined

Alana 22/03/2017

Suprendente,a única palavra que definiria essa obra.Não adianta você negar é quase impossível não se surpreender com essa trágica e liberta história.

camilasbc 06/12/2016

Traços
raços conta a história de Matheus o tipico adolescente que não fede e nem cheira, aquele que não é feio, mas está longe de ser bonito, não é engraçado, mas também não é um completo nerd, ainda assim é considerado estranho para a maioria do colégio, ou pelo menos para o grupinho dos famosos.
Ele tem um amigo chamado Ivo que namora com Fernanda uma garota estranha que a cada semana está seguindo uma moda diferente e a da vez é que ela diz ser um pouco bruxa, Beatriz é a única amiga mulher que Matheus tem, e também é o grande amor do jovem.
As coisas começam depois que os quatro vão para a casa da Fernanda participarem de um ritual para saber o futuro de Beatriz, e de uma forma muito bizarra ela acredita que precisa fugir para São Paulo para que seus sonhos se realizem, nisso ela coloca Matheus nessa loucura.
E é nesse ponto que para mim a história começa a desandar, conforme fui lendo ficou praticamente impossível não comparar esse comecinho com Cidades De Papel, não estou falando que é igual, mas muita coisa me lembrou.
Por exemplo Beatriz é egoísta e mimada exatamente como Margo e o jeito do Matheus de menino bom moço e sair largando tudo para ir atrás das loucuras de Beatriz me lembrou Quentin, mas fiquem calmos que é só esse comecinho que te faz pensar que está lendo novamente um livro de John Green.
Na viajem acontece tanta coisa que me lembra até filme da sessão da tarde. É ônibus quebrado, carona com drag queens, polícia, mentira, muitas mentiras, sequestro e de bônus um reencontro com uma amiga da infância de Matheus.
Samantha aparece para salvar o livro na minha opinião, porque até então nenhum personagem tinha me agrado, peguei raiva da Beatriz logo no começo e Matheus como disse no começo não fede e nem cheira. Sam me fez torcer por ela, me fez chorar com ela, enfim minha personagem preferida.
Apesar de ser um romance eu diria que o livro é mais sobre aventura e auto conhecimento.
O que gostei no livro é que Eduardo abordou muitos temas, apesar de nenhum ter tido um aprofundamento acredito que só de traze-los para um público que está começando a formar opinião já valeu muito.
O grande problema é que não consegui embarcar na história, e apesar de ter lido muitas criticas positivas a respeito do final ele não me surpreendeu.
No entanto preciso dizer que para o primeiro livro Eduardo foi bem, a escrita dele é ótima, os diálogos que ele criou foram bem construídos.
A diagramação do livro está impecável, a Editora Planeta fez um excelente trabalho, tudo pensado nos mínimos detalhes.

site: www.tecontopoesia.com