Babel. Entre a Incerteza e a Esperança

Babel. Entre a Incerteza e a Esperança Zygmunt Bauman

Resenhas - Babel. Entre a Incerteza e a Esperança

Fabíola 29/08/2017

Democracia?
Após algum tempo relativo findo esta obra.
O que dizer de Babel? O próprio título já é sugestivo. O livro é em cima de um diálogo entre Zygmunt Bauman e Ezio Mauro, divido em três capítulos:
- Num espaço desmaterializado
- Num espaço social em transformação
- Solitários interconectados
O capítulo que mais gostei foi o terceiro, pois através do debate entre os dois passei a conhecer pontos de vista que levaram-me a profundas reflexões. Por exemplo: o slacktivismo ( pessoas que apoiam uma causa social apenas por desencargo de consciência), o terrorismo exercido através das redes, o preconceito invertido....

Nos primeiros capítulos são debatidos os impasses do capitalismo globalizado e o enfraquecimento da "democracia" se é que ela exista neste século. Eu nunca havia pensado nisto...sempre achei que a democracia fosse real.
Para finalizar ambos nos fazem a seguinte análise: se o desafio do presente é construir o novo, Quid est veritas?

Recomendo a todos. Que através do conhecimento possamos entender para exercer com consciência nossos passos e a cada instante vivenciar a verdadeira autoresponsabilidade.