Bukowski

Bukowski Howard Sounes

Resenhas - Bukowski. Vida e Loucuras de Um Velho Safado

Stefânea 02/08/2020

Uma biografia escrita como um romance de formação
Logo nas primeiras páginas, na nota do autor, Howard Sounes deixa bem claro o que queria para essa obra: uma biografia que contasse uma história. Claro que esse é o propósito de todas, porém, aqui o autor escolheu retirar do texto todas as explicações de onde conseguiu as informações ditas ali, tudo foi realocado no final do livro. Parece uma atitude simples, mas isso fez com que a leitura fluísse absurdamente. Pois foi como ler um romance de formação, os fatos estavam ali, mas a maneira que estavam sendo contados foi quase ficcional. Isso contribuiu muito para essa ser uma leitura incrível.

Como fã de Bukowski a quatro anos, muito descrito ali eu já sabia de uma maneira ou de outra. Mas a pesquisa de Sounes foi muito intensa, os detalhes essenciais. Muitas histórias que eu acreditava serem reais eram apenas mitos inventados por Bukowski, e com certeza descobri um universo de coisas sobre a vida dele. Descobri um lado dele que não conhecia e ainda não decidi se gostei, mas todo o conjunto foi o que o tornou o autor que era. Essa biografia é considerada a definitiva, pois entrevistou e conseguiu detalhes de quase todas as pessoas que tinham sido próximas ao Hank.

Duas coisas deixaram a desejar para mim, que foi o pouco que fala sobre a vida dele direta com a filha e sobre os seus famosos 6 gatos. Mas isso é bobagem comparado ao todo.

A edição é simplesmente impecável; com poemas, fotos e ilustrações inéditas. Além de ser grande, confortável e com uma folha muito boa. Um trabalho bem caprichado da editora. Nada faltou nesse livro, terminei mais fã do que entrei. Se você está com dúvida sobre a índole real de Bukowski, esse é o livro para você ler e descobrir por si mesmo.

Gasper 14/08/2018

O verdadeiro buk
Para aqueles que se consideram fans, está ai uma leitura essencial para descobrir quem realmente foi o cara.