As I Lay Dying

As I Lay Dying William Faulkner

Resenhas - As I Lay Dying

Squad Literário 14/04/2018

Maravilhoso!
Bom final de tarde, quer
O que acham de resenha cheia de amor de um livro não tão cheio de amor, mas maravilhoso? "A razão para viver era se preparar para estar morto durante muito tempo." Em uma entrevista em 1956, William Faulkner descreveu seu romance como um teste de força. Nas palavras dele, "ele simplesmente imaginou um grupo de pessoas e os colocou diante simples catástrofes universais - fogo e inundação -, as quais deram aos personagens uma direção. É, de fato, uma narrativa simples, uma família que quer enterrar a matriarca em outra cidade e conceder-lhe o último desejo. No entanto, o modo que os eventos se desenrolaram e como as vozes dos quinze personagens-narradores se apresentam é altamente complexa. Cada membro da família Burden carrega uma motivação própria - e até egoísta - para enterrar a matriarca, desde coisas simples como uma dentadura nova, como as mais pesadas - prática de aborto. Dessa forma, o tom da narrativa chega a ser tragicômico, provoca o riso, mas não o de diversão, mas o de angústia, de agonia, o riso do absurdo.
Entre os quinze narradores, é impossível não se cativar com Darl, o segundo filho da família Bundren, e o único que tem a sensibilidade de enxergar os verdadeiros problemas do meio que vive. E, acredito, o mais interessante nesse personagem é sua "degradação", da sanidade à insanidade, da estabilidade, a instabilidade, de um mundo a outro.
Enquanto Agonizo é um must-read para todos os leitores, de todos os gêneros, nos colocando diante de questões interiores e identitárias, de esquizofrenia e abandono.
Mas acima de tudo, Enquanto Agonizo é uma história sobre o homem em sua cruel individualidade. ~ranger preta ?

Lasse_ 27/04/2021

..the woman with the dog's eyes would not close my eyes as I descended into Hades
Atrás da estrutura densa e profundamente rebuscada, uma miríade de reflexões profundas sobre a condição humana. É assim com todo livro do Faulkner, sendo este ainda díspar: os capítulos são curtos, narrados pelos personagens na cena em alternância, de forma que cada pequena parte da narrativa é permeada por uma visão de mundo diferente. A maior tour de force do autor exemplifica como nenhuma outra sua maestria e profundo conhecimento do coração humano, que está intimamente ligado ao solo e à fundação de cada indivíduo.

As I Lay Dying é assim um livro fragmentário, mas contido num todo que é maior que a soma de suas partes. Destaca-se o diálogo da matriarca da família, situado fora do momento presente da narrativa numa memória, o dilema da jovem com os dez dólares, e a queda de um dos irmãos mais velhos, cuja sanidade parece se deteriorar em conjunto com o corpo no caixão. É assim que a jornada para Jefferson transforma todo o núcleo familiar à medida que as jornadas individuais dos personagens se desenrolam e se cruzam, de um jeito belo e linear.

Dany 14/11/2022

O retrato de uma família se destruindo após a morte da matriarca. Pode ser chamado de tragicomédia eu acho, pois tem momentos surreais. Uma família completamente quebrada e sem reparos, mostrando o pior das famílias e como geralmente é a figura materna a responsável pela sobrevivência da família. Também é deveras confuso e demora um pouco para entender o que está acontecendo.