Guardei no armário

Guardei no armário Samuel Gomes

Resenhas - Guardei no armário

arthur 03/07/2021

Uma leitura importante
Mesmo sendo difícil avaliar um livro autobiográfico, é fácil reconhecer que essa é uma leitura extremamente poderosa e importante, na qual o autor não só percorreu sua trajetória e as dificuldades dentro dessa como um homem negro, gay e periférico, mas também procurou trazer as histórias e pensamentos de outras personalidades LGBTQIA+ brasileiras por meio de entrevistas. Um livro que traz reflexões e muito necessário para entender preconceitos e como esses, infelizmente, se manifestam dentro de ambientes religiosos.

Murilo.Martouza 22/06/2021

Uma inspiração para jovens gays negros
É muito bizarro dizer que gostou ou não de ler a história da vida de alguém, mas é quase impossível não dizer o quão feliz eu fiquei ao conhecer a trajetória do Samuel. É uma história cheia de altos e baixos, que me representa muito enquanto homem gay, negro e periférico, mas principalmente é uma história fora da zona de conforto e necessária para inspirar jovens gays negros pelo Brasil.

Bárbara 20/11/2021

Samuel
Samuel podia estar na minha favela, ser meu amigo da faculdade ou da igreja

Hj eu enxergo melhor os Samueis que estão por aqui, e não só ele como as Milas e Marias, queria que a nossa adolescência e infância fossem mais fáceis

A carta do Pai e as entrevistas ao final são pérolas

Vanessa 28/05/2023

Histórias que vão mexer contigo
Um livro sensível que vem mostrar as relações homoafetivas através de relatos e entrevistas. Com certeza vale a leitura pra enterdermos as diversas situações passadas por todos da comunidade.

Jeniffer Geraldine 05/11/2020

“GUARDEI NO ARMÁRIO” – O LIVRO MANIFESTO DE SAMUEL GOMES
Guardei no armário foi publicado em 2020 pela Editora Paralela e traz o relato autobiográfico de Samuel Gomes, jovem negro, gay, periférico e ex-evangélico. Com uma linguagem simples e cativante, o autor compartilha sobre seu processo de autoaceitação e os desafios de enfrentar uma sociedade racista e homofóbica.

Além de escritor, Samuel é criador de conteúdo e mantém desde 2015 o canal Guardei no armário no YouTube com a proposta de ouvir outras pessoas LGBTQIA+ sobre seus processos de aceitação da sexualidade. Em 2019, o autor foi eleito Top Voices 2019 pelo Linkedin.

A leitura de Guardei no armário se assemelha a leitura do diário íntimo de um garoto que desde muito jovem queria entender quem era e qual era o seu lugar no mundo. Cercado por uma criação evangélica severa, Samuel constantemente entrava em conflito sobre o que sentia, o que ouvia dos pais e da igreja e o que deveria ser para a sociedade.

No livro, Samuel faz um mapeamento dos momentos mais marcantes da sua trajetória e aborda algumas questões como: criação no lar evangélico; a descoberta do primeiro amor; heteronormatividade; a igreja como um espaço social opressor; o encontro com a internet – um espaço para ser quem realmente gostaria de ser e encontrar semelhantes; a descoberta e acolhimento da negritude. Uma trajetória que como ele mesmo define “marcada pela busca do pertencimento”.

Quando descobriu e acolheu a sua negritude, por exemplo, o rapaz encontrou resistência em casa e se questionou “como a roupa ou o cabelo de alguém poderiam determinar o amor de Deus por um ser humano?”. Tanta resistência, angústia e conflitos pessoais contribuíram para que Samuel tivesse a saúde do corpo e da mente abaladas o que culminou na doença de Crohn.

As autobiografias mostram que o íntimo é universal, o pessoal é político. E elas abrem oportunidades para descobrirmos novas e diferentes narrativas que contribuem para olharmos para a diversidade e complexidade dos sujeitos. Samuel, por exemplo, sabe que sua história não é a única e por isso também abriu espaço no livro para entrevistas com outros brasileiros LGBTQIA+, entre eles estão: Spartakus Santiago, Jonas Maria, Nátaly Neri, Jup do Bairro e Rodrigo França.

Guardei no armário é um livro manifesto em que Samuel junta sua voz a de outros LGBTQIA+ para pedir respeito e reconhecimento às diferenças.

site: http://jeniffergeraldine.com/guardei-no-armario-o-livro-manifesto-de-samuel-gomes/

luizdamilton 05/07/2021

Um exercício de empatia e uma leitura de si mesmo
Ao contar sua história em detalhes que de início parecem desnecessários, Samuel vai tirando do armário peça por peça. Para quem já viveu situações parecidas, é um resgate de detalhes que vão ficando para trás e muitas vezes você já é uma pessoa totalmente diferente e já não se lembra como chegou onde está, ou porque algumas coisas continuam acontecendo.

Para o momento em que me encontro, foi particularmente importante ver que é possível viver afetos de outras formas, que o amor com a própria história e com si é um fator que nunca pode ser esquecido e que muitas vezes o mundo pode ser cruel demais, e você vai precisar enfrentá-lo com o que tem - e muito provavelmente já será muito!

O último capítulo narrado por um dos personagens dessa história foi onde eu me derramei. Os relatos de outras pessoas, dessa história e outras, mostra que todo mundo tem uma visão e uma vivência, e que de nada adianta julgar sem primeiro conhecer. E que o conhecimento de si também passa pelo conhecimento do outro, e vice-versa.

Obrigado, Samuca!

Hiago.Feitosa 29/09/2019

Sobre narrativas de bichas pretas e a superação do racismo e da homofobia
O livro de Samuel Gomes, é inspirador. Ele é íntimo e nessa intimidade também é possível nos ver. Vemos nossas vivências com intolerância religiosa, com racismo e com homofobia e mais ainda, vemos que somos mais fortes que o preconceito. É um livro que fortalece. Ser LGBT por muito tempo foi tabu, apesar de existirmos desde sempre. E dentro da nossa luta por representação, negros e negras nem sempre estiveram na grande mídia ou nos meios de visibilidade, mesmo sendo diversas vezes protagonistas, vide Marsha P. Johnson e no Brasil Madame Satã. O que Samuel faz é mostrar que nossas trajetórias importam, que existimos, resistimos e que temos voz!
Só tenho a agradecer por esse livro.

Marcinho Boladão 10/05/2023

GUARDEI NO ARMÁRIO - SAMUEL GOMES
A primeira parte do livro, que é um relato extenso sobre a vida do autor, é simplesmente primorosa, e me fez chorar. A segunda parte, formada por outros relatos, achei menos interessante, já que são relatos breves. Mas isso não tira o brilhantismo da obra que é de uma sensibilidade ímpar.

Doug 12/06/2021

Relato corajoso e emocionante do influenciador Samuel Gomes relatando sua jornada de descobrimento e aceitação como um homem gay negro, periférico e evangélico, quanto ele fala sobre o sofrimento com a religião é muito forte e sobre a conversa com os pais e todo o processo de aceitação. Samuca é incrível. E as entrevistas com personalidades do meio LGBTQIA+ tornam o relato ainda mais rico.

Andreia 25/06/2022

Samuel é um homem negro, gay e que nasceu em uma família evangélica. Passou toda sua infância e adolescência lutando contra seus sentimentos, com medo de se aceitar e assumir homossexual. Criado em um ambiente bastante rígido e opressor, que condenava sua sexualidade e negritude, ele encontrou nas artes, um refúgio que, posteriormente, se transformou em sua profissão. Se formou em design gráfico, atuou no mercado publicitário e no ano de 2016 criou o canal no Youtube Guardei no Armário e lançou, de forma independente, o livro de mesmo nome, que foi relançado pela editora Paralela em 2020.

Neste livro, além do relato autobiográfico de Samuel, acompanhamos também, por meio de entrevistas realizadas pelo autor com diversas personalidades LGBTQIA+, o processo de descoberta e aceitação da própria sexualidade e os desafios e preconceitos enfrentados durante esse caminho, por todas essas pessoas. Esses relatos são apenas um pequeno recorte dos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+ no Brasil. Foi uma leitura transformadora para mim e recomendo muito a leitura!

Gabriel 07/07/2021

Como alguém que é LGBT+ e que TB cresceu na igreja evangélica senti identificação em muitos momentos da narrativa do Samuel, que apesar de ser uma experiência pessoal, pessoas LGBTQIA+ que possuem essa vivência encontram com facilidade acesso a memórias do enfrentamento da religião para com a sexualidade, desde o processo de repúdio da mesma, passando pela identificação, pelo sentimento de rejeição e de não ser amado, até a fase de autoaceitação, "saída do armário" e o pós disso. Além disso como alguém que nasceu e cresceu em Diadema só me fez sentir mais próximo ainda de toda essa narrativa, com os bairros mencionados e toda essa experiência apresentada pelo autor, me sinto agraciado pela oportunidade de ter acesso a essa autobiografia, já acompanho o Samuel pela internet a alguns anos e até msm já o encontrei pessoalmente, tenho muito carinho por todo seu trabalho e ler o seu livro só veio a somar nessa inspiração.

Dressa Oficial 03/08/2021

Resenha - Guardei no Armário
Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Espero que estejam todos bem e se cuidando muito, se Deus quiser teremos a vacina ano que vem e o mundo vai voltar ao normal novamente né!

Enquanto isso ainda não virou realidade precisamos tomar todos os cuidados necessários e ficar em casa definitivamente salva vidas.

Para quem está em casa e querendo alguma leitura para distrair só chegar mais e conferir a resenha desse livro, que tenho certeza vai agradar a todos.

Samuel é Brasileiro vive na cidade de São Paulo, é negro, mora na periferia e era evangélico fervoroso,sua família sempre foi e seguia a risca tudo que a religião pregava.

Acompanhamos sua descoberta da sexualidade e vamos vendo como é difícil falar nos dias de hoje, imagina alguns anos antes?

Sem referência nenhuma, com uma família muito enraizada nas tradições da igreja e da família perfeita imagina como foi confusa a vida de Samuel que sempre quis se encaixar na sociedade, mas dentro dele mesmo não se via como uma pessoa "normal".

Samuel foi descobrindo aos poucos, conforme ia crescendo, conseguiu concluir os estudos, entrou na faculdade e foi na faculdade que se auto conheceu, sempre foi um menino dedicado com tudo, com estudos, com a igreja, com os pais, e perceber que não era aceito por algo que nem ele mesmo sabia que existia foi bem complicado.

Samuel escreve muito bem, parece que estamos em um bate papo descontraído, ele fala como era sua vida, que se dedicava muito na igreja seja lendo a bíblia, nos encontros com os jovens, nas músicas, e perceber que conforme ia crescendo já era cobrado para ter uma namorada, casar, ter filhos, deixou ele bem assustado, que ainda nem pensava no assunto.

Conforme foi crescendo foi conhecendo suas origens, quis deixar o cabelo mais natural, afinal não era feio, mas até o pastor da igreja achou estranho o novo penteado e pediu para voltar a usar como antes.

Eu não sou Evangélica, não quero criticar nenhuma religião, mas acho que a partir do momento que você entra para um lugar que não aceitam suas origens, suas roupas, com certeza certo não deve ser não é mesmo?

Samuel além de descobrir aos poucos e sozinho sua verdadeira sexualidade também descobriu sua origem negra, aceitar seu cabelo, barba, usar a roupa que se sentia bem, confesso que fiquei feliz lendo esse livro.

Tenho um amigo que era homosexual e infelizmente morreu, pois não aguentou tanta pressão familiar e psicológica e escrever esse livro libertou Samuel e vai libertar muitos outros, quando você tem uma história parecida e decide compartilhar ela com o mundo, você não muda só você, o mundo muda junto.

Samuel na verdade guarda no armário todo o ódio, preconceito, homofobia no armário e se abre para o mundo apenas com coisas boas.

A pandemia nos trouxe coisas inusitadas mas amor ao próximo é algo que bate mais forte, e esse livro é isso amor e cuidado com o próximo seja ele o que for.

Gostaria de agradecer o autor que me respondeu no Instagram quando comentei do livro dele, foi super simpático, além de autor ele tem um canal no Youtube, é super ativo nas redes sociais, quem quiser seguir vou por o link embaixo:

Site: https://guardeinoarmario.com/
Youtube: https://www.youtube.com/GuardeiNoArmarioOficial
Instagram: https://www.instagram.com/samuelgomes/

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2020/12/resenha-guardei-no-armario.html

oarthurgomes_ 11/02/2021

LGBTQIA+
Samuel narra sua história pessoal, profissional e familiar. Como foi sua trajetória para "sair do armario" . Contem entrevistas com outras pessoas LGBTQIA+.

Sayuri 05/07/2021

A vivência lgbt+
É sensacional poder ler sobre a vivência do Samuel e de várias outras pessoas que eu já conhecia. Desde o processo de conhecimento do eu, como foi crescer tendo que lidar com mais essa faceta da vida. Livro muito bom para refletir sobre as questões de sexualidade e as várias caixinhas em que somos colocados. Também achei muito interessante a reflexão da necessidade de sempre se reafirmar, explicar, quando na verdade todo esse processo deveria ser algo tão natural.