Marxismo Desmascarado

Marxismo Desmascarado Ludwig Von Mises

Resenhas - Marxismo desmascarado

1 | 2 | 3 | 4

Madu Olifotet 30/03/2024

"O Marxismo Desmascarado" é uma obra escrita pelo economista austríaco Ludwig von Mises, que oferece uma crítica contundente e detalhada das ideias fundamentais do marxismo. Publicado pela primeira vez em 1952, o livro se destaca por sua análise rigorosa e perspicaz das falhas conceituais e práticas do marxismo.

Von Mises começa desafiando a teoria do valor-trabalho de Marx, argumentando que o valor de um bem não é determinado pelo trabalho necessário para produzi-lo, como Marx sugere, mas sim pela interação entre oferta e demanda no mercado.

Ele também contesta a visão de Marx sobre a inevitabilidade da luta de classes e a necessidade de uma revolução proletária para alcançar o socialismo. Além disso, Mises critica a concepção marxista do Estado como um instrumento de opressão das classes dominantes, argumentando que o Estado é necessário para manter a ordem social e proteger os direitos de propriedade.

Ele também examina as consequências práticas do marxismo em países que adotaram o sistema, como a União Soviética, destacando os problemas econômicos, políticos e sociais enfrentados por essas nações.

No geral, "O Marxismo Desmascarado" oferece uma refutação abrangente das principais ideias do marxismo, apresentando uma defesa apaixonada da economia de mercado e do liberalismo.

Duchesse 22/03/2024

Todos deveriam ler Mises!
?Eu não sou favorável à economia de mercado e contra o socialismo porque os capitalistas são pessoas muito legais. Alguns são; outros não. Nesse sentido, eles não são diferentes das outras pessoas. Eu apoio o capitalismo porque ele beneficia a humanidade. Eu não sou contra o socialismo porque os socialistas são pessoas más, mas porque ele gera um declínio completo no padrão de vida de todos e destrói a liberdade.?

Ludwig von Mises - pág. 161

Claudia.livros 10/10/2023

Sempre achei que este seria um livro difícil de ler. Mas surgiu a oportunidade de aproveitar gratuitamente o áudiolivro dele pelo app Audible. Imaginei se seria um desafio tão grande assim. Daí pensei: por quê não?

E ainda bem que eu o ouvi. Não é um livro difícil, mas é para quem gosta de história. Ele é todo formado por palestras do autor. E é muito bom mesmo.

Mises nos entrega muitas informações sobre a história da civilização, o início das trocas de mercadorias, a evolução bancária e muito mais. E assim, mesclando história e economia, ele desmascara o marxismo. Desmascara Marx e Engels. Tira a venda que esconde as falácias do marxismo e tudo aquilo que ninguém te conta. E mais: mostra porque o livre mercado faz sentido para as pessoas, porque é algo natural para o ser humano.

Marx não entendia nada de economia (sequer trabalhava e nunca, nunca viu um proletário na vida), nem Lênin. "A maior parte das críticas de Lênin às ideias dos seus adversários se resume a denominá- los ?burgueses?." Esse é o nivel.

Espero que mais pessoas entendam a importância de Hayek e Mises e os estudem. O conhecimento é libertador. Adorei a experiência de ouvir um livro e adorei Mises.

"A maior parte das ideias violentas dos nossos tempos se origina de homens que não teriam sido capazes de resistir a nenhuma agressão."

BCasf 02/10/2023

O livro traz a opinião de Mises sobre o Marxismo, trazendo contradições e dificuldades que fazem com que essa filosofia não funcione na prática, mas apenas em um mundo utópico de seus pensadores.

S.C.Sunbeam. 25/09/2023

Um livro "crítico-reflexivo".
Logo de cara me interessei por este livro, muito por conta de seu título chamativo e sinopse. O livro nos presenteia com transcrições das conferências de Von Mises, nas quais ele busca revelar certas lacunas presentes nas ideias Marxistas (citando o famoso manifesto comunista)/no sistema socialista.

Quote: "Mesmo que um sistema socialista não fosse controlado por uma ditadura brutal, mas sim por ?anjos? humanos que só gostariam de fazer o ?bem? para a humanidade, e mesmo que os incentivos para trabalhar e empreender não fossem reduzidos ou eliminados pela abolição da propriedade privada, Mises pôde demonstrar que a estrutura institucional de um regime socialista tornou impossível que ele produzisse um 'céu na terra' material para a humanidade superior à eficiência produtiva e inovadora de uma economia de livre mercado eficaz."

É um livro muito "rico" (não me refiro a dinheiro), recheado de um excelente contexto histórico. As refutações feitas por Ludwig, em suas conferências, são convincentes e muito bem elaboradas (tudo se encaixa direitinho). Entretanto quando chegou no capítulo onde Mises aborda sobre questões financeiras (como o socialismo influenciaria), achei muito custoso dar prosseguimento na leitura (foi bem maçante - acredito que isso se deva ao fato do meu não conhecimento da área) - sendo que essa seria a minha única ressalva sobre está obra.

Quote: "Infelizmente, expurgos não acontecem só porque os homens são imperfeitos. Expurgos são a consequência necessária dos fundamentos filosóficos do socialismo marxista. Se você não consegue discutir diferenças de opinião filosóficas do mesmo jeito que discute outros problemas, precisa achar outra solução? por meio da violência e da força."

Enfim, recomendaria este livro até mesmo para aqueles que se dizem adeptos ao socialismo (e às ideias de Karl Marx). É um livro bem escrito, com uma baita bagagem histórica, nada dificultoso (apesar da parte sobre economia ser meio cansativa, vale a pena) e de fácil entendimento para leigos que se interessam sobre (assim como eu).

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Até mais! ?

EduardoCDias 04/08/2023

Essencial
Destruindo ponto a ponto muitas das mentiras da esquerda, Mises é genial. Ao mesmo tempo nos faz entender conceitos muito úteis, sobre economia, investimento, governo, sociedade? pena que não dá para enfiar na cabeça dos esquerdistas.

Tatiane 31/07/2023

Marxismo desmascarado tem como objetivo expor os malefícios das ideias marxista, o autor expõe o quanto às ideias de Marx são contraditórias visto que o Marx defendia não dizia respeito da vida que o mesmo levava.

Camila1586 21/02/2023

Provocativo
Em suas conferências, Mises discorre assertivamente, sobre as razões da ideologia Marxista não passarem de uma utopia, revelando as diversas incoerências das ideias comunistas e socialistas, ele faz qualquer um refletir sobre os pensamentos de Karl Marx e sua hipocrisia.

A leitura é um excelente convite à reflexão sobre a ideologia Marxista e sobre o que de fato é o capitalismo, o que ele representou para nossa evolução e o quanto contribui para a ascensão do mundo.

?Não é porque a maioria esteja sempre certa. Pelo contrário, eu diria que a maioria muitas vezes está errada. Mas Se você não quer recorrer a uma derrubada violenta do governo - e isso é impossível se você é uma minoria, porque se você é a minoria, eles o derrubarão- você só tem um método: falar com as pessoas, escrever e falar de novo.?

Douglas.Pimenta 12/01/2023

Infelizmente li
Não recomendo, há liberais mais sérios com análises mais profundas. Talvez seja mais proveitoso ler outras obras do autor do que essa, recomendo a outros camaradas que, assim como faço, busquem ler autores da ideologia burguesa.
souztx 12/10/2023minha estante
Leia ?Ação Humana? e ?Socialismo?, do mesmo autor.

Nathalia 20/12/2022

Uma aula!
Esse livro é muito completo, aborda o tema no âmbito da filosofia, que é o que eu esperava e já sabia, mas também no âmbito econômico, o que me surpreendeu. E não só aborda o marxismo no âmbito econômico, mas a economia em si, como funciona o sistema bancário, o crédito, as bolhas e crises.
Não é simples e fácil de digerir, mas também não é difícil. Eu diria médio. Ele explica bem os conceitos, mostra exemplos, e portanto não fica difícil.
Amei, recomendo muito, e achei muito esclarecedor.

Murillo.Batista 16/12/2022

Desmascarando filosoficamente e economicamente
O livro fala tanto de economia quanto filosofia. Portanto, não é uma leitura simples pra quem não tenho, previamente, um conhecimento mínimo sobre Marxismo, Capitalismo e Economia. Mas basta um pouco de esforço se é possível compreender a ideia geral dos capítulos. Acredito que seja um bom livro pra ser lido novamente após o leitor adquirir mais conhecimento em temas por ele abordado.

Seguem algumas lições que tirei durante a leitura.

- Um sistema de planejamento governamental amplo nos assuntos econômicos cria a pior tirania já experimentada na história humana, com toda a produção, o emprego e a distribuição completamente sob o controle monopolístico do estado, o destino e a sorte de cada indivíduo ficariam à mercê da autoridade política.

->Luta de classe e socialismo revolucionário

- Marx dizia que os interesses de uma classe eram claros. Embora ele nunca tivesse definido, de fato, o que é classe.
Ele escreveu crítica aos sindicatos, alegando que não se pode mudar a vida do trabalhador assalariado dentro do capitalismo.
Portanto, sindicato deveria lutar pelo socialismo.
Aqui há uma discordância de alguém que nunca foi do proletariado indo contra sindicatos, que eram o proletariado. Contraditório?

- Marx dizia sobre a lei de ferro dos salários: os salários permaneceriam num nível suficiente para sustentar os descendentes dos trabalhadores, até que os mesmos se tornassem trabalhadores.
Mas ele também dizia sobre os trabalhadores ficarem tão pobres até serem levados a rebelião e dando luz ao socialismo.
Contraditório?

- Marx pregava a ideia do empobrecimento progressivo dos trabalhadores. Não percebeu que o capitalismo produz em grande escala para satisfazer as massas, nem que o consumidor tem sempre razão.
Enquanto assalariado não se pode definir o que se produz, mas enquanto consumidor, você é o chefe.

- Marx falava da inevitabilidade do socialismo. E por outro lado defendia a revolução e derrubada de governos.

->Individualismo e Revolução industrial

- Liberais consideram o indivíduo com importância. O desenvolvimento do mesmo como a coisa mais importante.
Para Marx, o indivíduo era irrelevante aos olhos da nação.

- A revolução industrial trouxe melhorias tremendas pra condição de vida das pessoas.
O capitalismo possibilitou que a maioria das pessoas viva melhor do que muitos dos seus antepassados há 100 ou 200 anos atrás.

- Marx era contra intervencionismo, pois achava que isso atrasaria a chegada do socialismo. Os sindicatos eram a favor. Isso os colocava em rota de colisão.

- Marx dizia que o capitalismo era uma era inevitável pra lançar o socialista.
Mas depois escreveu que a Rússia podia chegar ao socialismo sem passar pelo capitalismo.
Contraditório?

->Nacionalismo, socialismo e revolução violenta

- Sorel, que era socialista, achou uma contradição no sistema de Marx: se dizia revolucionário, mas não deveria acelerar seu estabelecimento porque as forças produtivas precisam atingir seu ápice no sistema da velha sociedade.
Como encaixar a revolução, de fato, nisto? Contraditório?

- Sorel queria dos sindicatos: atacar, destruir e sabotar. Uma espécie de política preliminar até o dia que os sindicatos iriam declarar greve geral.

- Sorel era de uma linha mais adepta a violência. Tendo influenciado Hitler, Stalin, Mussolini.

- Marx acreditava que a sociedade estava a um passo do socialismo.
Ignorava o princípio do Nacionalismo, que foi implantado na Europa e trouxe muitos problemas, pois dividia os países de acordo com a língua, exclusivamente. Mas existem mais diferenças que deveriam ser levadas em conta.
Marx acreditava que a única diferença entre as pessoas era a educação.
Falta de observação ao que aconteceu a sua própria volta na Europa.

- Socialismo e Comunismo eram, em princípio, usados quase como sinônimos.
Após um tempo, Marx escreveu sobre a fase avançada e uma fase intermediária.
Na fase intermediária ainda haveria diferença de remuneração e na final não.
A fase intermediária, posteriormente, ficou conhecida como socialismo e a avançada como comunismo.

->Marxismo e manipulação do homem

- Karl Kautsky disse que "se a natureza humana está conta o socialismo, a natureza humana precisa ser mudada".

- Existiu um autor socialista que disse que que o homem mais poderoso do mundo é aquele que fala as maiores mentiras e não cai em descrédito. Aqui está a força de sua filosofia.

Os Russos chegaram a afirmar que eram uma democracia, que seu povo era feliz e tinham uma vida plena sob o seu sistema. Se outras nações tivessem encontrado a resposta certa pra essas ideias, certamente essa filosofia não seria tão popular.

->A construção da civilização moderna: Poupança, Investimentos e Cálculo Econômico

- Os bens de capital são coisas materiais. Já o capital é a valorização da provisão do bem de capital em dinheiro.

- No sistema socialista não se pode ter um sistema de preços. Porque não há troca entre comprador e vendedor.

->Dinheiro, Juros e Ciclo Econômico

- O juro existe porque o ser humano dá mais valor para o bem do presente do que do futuro.

- Quando o dinheiro emprestado é proveniente de pessoas que consumiram menos que produziram e pouparam essa diferença, representa bens reais.
Mas quando o empréstimo vem de crédito expandido, leva a uma falsificação do cálculo econômico.

- Quando os sindicatos forçam aumentos salariais em cima de um momento Econômico que veio de uma expansão de crédito, isso gera desemprego um pouco a frente, pois era um momento Econômico artificial.

- Quando o governo pega dinheiro emprestado com um banco, por exemplo, está expandindo crédito, o que pode gerar grande problemas, inclusive aumento da inflação.

- Ondas de bons e maus momentos Econômicos vem de expansões de crédito artificiais. Muitos governos irresponsáveis recorrem a esse recurso .

->Lucro e prejuízo, propriedade privada e as conquistas do capitalismo

- O slogan "produzir pela utilidade e não pelo lucro" não tem sentido. Um empresário produz pelo lucro. Mas ele só pode lucrar
porque os consumidores querem usar as cosias que ele fabrica, porque têm mais vontade de usar essas coisas do que outras.
Se não existissem o lucro e o prejuízo, não haveria nenhuma orientação de produção. São os ganhos e perdas que mostram ao
empresário o que os consumidores estão precisando com mais urgência, em que qualidade e quantidade.

->Investimento estrangeiro e o espírito do capitalismo

- Os Marxistas dizem que investimento estrangeiro é imperialismo, sendo ruim tanto para quem exporta o capital e quem recebe. Mas, são afirmações falsas.
Um investidor escolher investir em outra nação porque acredita que será mais lucrativo.
Isso acontece porque os consimdores do mercado interno podem demandar produtos que só podem ser fabricados após a expansão da indústria nacional.
Nesse processo, se desenvolve sistema de transporte, portos e outras coisas que são benéficas. O capital é exportado pra atender a demanda de todas as nações envolvidas.

Nilcilene.AraAjo 10/11/2022

O Marxismo Desmascarado é uma transcrição de nove palestras ministradas por Ludwig Von Mises na Biblioteca Pública de São Francisco entre 23 de Junho e 3 de Julho de 1952.

Mises era um expoente da Escola Austríaca de Economia e defendia o liberalismo. Sempre se posicionou contra o intervencionismo do Estado e defendia que ele deveria somente proteger a vida, a propriedade e as liberdades individuais. Acreditava que o marxismo precisava ser criticado não só no campo econômico, mas filosófico e sociológico. Afirmava que nunca haviam feito uma crítica sensata às ideias de Marx: "As críticas às doutrinas marxistas sempre foram superficiais, pois jamais salientaram como Karl Marx se contradisse e como não conseguiu explicar suas ideias". Achava necessário refutar esses fundamentos em suas próprias contradições, como o pensamento do Materialismo Dialético Marxista, as formas pelas quais o socialismo seria implantado.

"Eu não sou favorável à economia de mercado e contra o socialismo porque os capitalistas são pessoas muito legais. Algumas são; outras não. Nesse sentido, eles não são diferentes das outras pessoas. Eu apoio o Capitalismo porque ele beneficia a humanidade. Eu não sou contra o socialismo porque os socialistas são pessoas más, mas porque ele gera um declínio completo no padrão de vida de todos e destrói a liberdade."

Wellington.Pimente 28/10/2022

Compacto, porém entrega o essencial.
Mises tem um poder de síntese impressionantemente assertivo. Nesse livro, com um tema tão profundo e polêmico nos dias atuais, o autor consegue argumentar a origem marxismo, o panorama de fundo da época em que foi escrito, o motivo que muitos não levam a sério essa tese ideológica, entre outros fatores importantes para entendimento do assunto e o contraponto com o capitalismo. Tudo isso com uma lucidez precisa e de fácil assimilação. Uma obra compacta, mas com muita profundidade e entrega o que promete.

João 14/10/2022

Cirúrgico
Mises completamente cirúrgico ao criticar uma das filosofias mais influentes do nosso tempo.
Com ótimos pontos e a carisma de sempre do austriaco.

Maxsuel.Aquino 09/10/2022

Marxismo Desmascarado
O livro traz uma série de palestras de Mises sobre o Marxismo e o quanto este pode ser ruim para a sociedade.
As ideias marxista são um verdadeiro atraso para a humanidade e Ludwig apresenta os principais pontos de forma clara e objetiva, sempre apresentando o contraponto.
O livro é curto e de fácil compreensão, mas não pense que você aprenderá tudo sobre o comunismo, as ideias socialistas e que terá argumentos suficientes para debater com os seus adeptos, pois é um livro introdutório, porém, é um livro essencial para os que querem começar a estudar sobre o tema.

"Eu apoio o capitalismo porque ele beneficia a humanidade. Eu não sou contra o socialismo porque os socialistas são pessoas más, mas porque ele gera um declínio completo no padrão de vida de todos e destrói a liberdade."

1 | 2 | 3 | 4