Marxismo Desmascarado

Resenhas - Marxismo desmascarado

1 | 2 | 3 | 4

Cristina117 26/10/2020

Desmascarando
Desculpem os amantes de Karl Marxs. Mas nesse livro Misses desmascara o que Karl não soube explicar

Cassio 15/06/2020

Máscaras que caem
Leitura imprescindível a todos, principalmente aos que acreditam nas teorias socialistas propostas por Marx. Mises desmonta e refuta filosofias sociais e teorias econômicas e de dominação de classe propostas por Karl Marx através de análises e argumentações fundamentadas e utilização de exemplos reais que comprovam os perigos do socialismo, e suas variáveis, e desmistifica o capitalismo para àqueles que ainda o consideram um movimento predatório e não o vêem como de fato é um movimento de constante evolução, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.

Tatiana Hollanda 05/06/2020

Uma crítica ao marxismo, sob o ponto de vista de um dos maiores teóricos da Escola Austríaca. Mises aponta as diversas incongruências do socialismo, com muito embasamento histórico e teórico.

Bia Cattaneo 31/08/2021

Marxismo desmascarado
Simplesmente incrível como Mises conseguiu em poucas páginas, ou melhor, em poucas palestras, explicar como Marx se contradizia e falava coisas sem sentido ou base. Mises fala sobre a filosofia, sobre a vida de Marx, seu plano econômico, e como ele seria um caos na prática. Muito bem explicativo e completo.
Beatriz3345 31/08/2021minha estante
Quero ler!!

Bia Cattaneo 31/08/2021minha estante
é muito bom, recomendo fortemente! É um pouco denso, mas a qualidade de conteúdo vale o tempo gasto!

Adilson22 07/03/2021

Um livro muito bom, recomendo. Linguagem boa e acessível. Faltou somente uma edição com exemplos atualizados.

@livrocas 17/04/2021

Comecei esse livro logo após ler o Manifesto Comunista de Marx, e que contraste, rs!

Gostei da didática, tradução, estética e tudo nesse livro. Curti muito essa edição da Vide.

O livro é uma curadoria das conferências de Mises. Aqui você vai ver o autor dissertando e refutando as ideias marxistas e também explicando MUITO (bem) sobre o capitalismo, sua importância e desenvolvimento.
Relevante e bem necessário para os dias de hoje.

Miguel 23/07/2021

Ótimo livro, mas a edição...
O livro é simplesmente brilhante. Mas essa edição é bem ruim! Muitos erros ortográficos, palavras faltando, por várias vezes dificultando o entendimento do parágrafo. Recomendo comprar outra versão!

Marcelo.Freire 03/04/2020

Leitura recomendada para entender o porque essa ideologia nunca funcionará na prática.

Marcos.Wagner 02/10/2020

Bom livro
Para quem quer entender melhor sobre o marxismo e suas contradições

Dani Felipelli 14/02/2020

Livro de fácil entendimento, nele estão reunidas as 09 palestras ministradas por Mises em 1952 na biblioteca de São Francisco aonde ele exemplifica com detalhes a farsa que é o Marxismo.

Ju Furtado 03/07/2021

Esclarecedor
De uma forma profundamente respeitosa às ideias de Marx e Engels, esse livro condensa 9 palestras proferidas por Mises, em crítica direta. Trata-se de uma obra importante para traçar diferenças essenciais entre o socialismo de Marx, o comunismo (que seria o último estágio do socialismo), e a contraposição dessas conceituações tanto em relação ao socialismo moderno quanto ao liberalismo. Obra muito didática.

Murillo.Batista 16/12/2022

Desmascarando filosoficamente e economicamente
O livro fala tanto de economia quanto filosofia. Portanto, não é uma leitura simples pra quem não tenho, previamente, um conhecimento mínimo sobre Marxismo, Capitalismo e Economia. Mas basta um pouco de esforço se é possível compreender a ideia geral dos capítulos. Acredito que seja um bom livro pra ser lido novamente após o leitor adquirir mais conhecimento em temas por ele abordado.

Seguem algumas lições que tirei durante a leitura.

- Um sistema de planejamento governamental amplo nos assuntos econômicos cria a pior tirania já experimentada na história humana, com toda a produção, o emprego e a distribuição completamente sob o controle monopolístico do estado, o destino e a sorte de cada indivíduo ficariam à mercê da autoridade política.

->Luta de classe e socialismo revolucionário

- Marx dizia que os interesses de uma classe eram claros. Embora ele nunca tivesse definido, de fato, o que é classe.
Ele escreveu crítica aos sindicatos, alegando que não se pode mudar a vida do trabalhador assalariado dentro do capitalismo.
Portanto, sindicato deveria lutar pelo socialismo.
Aqui há uma discordância de alguém que nunca foi do proletariado indo contra sindicatos, que eram o proletariado. Contraditório?

- Marx dizia sobre a lei de ferro dos salários: os salários permaneceriam num nível suficiente para sustentar os descendentes dos trabalhadores, até que os mesmos se tornassem trabalhadores.
Mas ele também dizia sobre os trabalhadores ficarem tão pobres até serem levados a rebelião e dando luz ao socialismo.
Contraditório?

- Marx pregava a ideia do empobrecimento progressivo dos trabalhadores. Não percebeu que o capitalismo produz em grande escala para satisfazer as massas, nem que o consumidor tem sempre razão.
Enquanto assalariado não se pode definir o que se produz, mas enquanto consumidor, você é o chefe.

- Marx falava da inevitabilidade do socialismo. E por outro lado defendia a revolução e derrubada de governos.

->Individualismo e Revolução industrial

- Liberais consideram o indivíduo com importância. O desenvolvimento do mesmo como a coisa mais importante.
Para Marx, o indivíduo era irrelevante aos olhos da nação.

- A revolução industrial trouxe melhorias tremendas pra condição de vida das pessoas.
O capitalismo possibilitou que a maioria das pessoas viva melhor do que muitos dos seus antepassados há 100 ou 200 anos atrás.

- Marx era contra intervencionismo, pois achava que isso atrasaria a chegada do socialismo. Os sindicatos eram a favor. Isso os colocava em rota de colisão.

- Marx dizia que o capitalismo era uma era inevitável pra lançar o socialista.
Mas depois escreveu que a Rússia podia chegar ao socialismo sem passar pelo capitalismo.
Contraditório?

->Nacionalismo, socialismo e revolução violenta

- Sorel, que era socialista, achou uma contradição no sistema de Marx: se dizia revolucionário, mas não deveria acelerar seu estabelecimento porque as forças produtivas precisam atingir seu ápice no sistema da velha sociedade.
Como encaixar a revolução, de fato, nisto? Contraditório?

- Sorel queria dos sindicatos: atacar, destruir e sabotar. Uma espécie de política preliminar até o dia que os sindicatos iriam declarar greve geral.

- Sorel era de uma linha mais adepta a violência. Tendo influenciado Hitler, Stalin, Mussolini.

- Marx acreditava que a sociedade estava a um passo do socialismo.
Ignorava o princípio do Nacionalismo, que foi implantado na Europa e trouxe muitos problemas, pois dividia os países de acordo com a língua, exclusivamente. Mas existem mais diferenças que deveriam ser levadas em conta.
Marx acreditava que a única diferença entre as pessoas era a educação.
Falta de observação ao que aconteceu a sua própria volta na Europa.

- Socialismo e Comunismo eram, em princípio, usados quase como sinônimos.
Após um tempo, Marx escreveu sobre a fase avançada e uma fase intermediária.
Na fase intermediária ainda haveria diferença de remuneração e na final não.
A fase intermediária, posteriormente, ficou conhecida como socialismo e a avançada como comunismo.

->Marxismo e manipulação do homem

- Karl Kautsky disse que "se a natureza humana está conta o socialismo, a natureza humana precisa ser mudada".

- Existiu um autor socialista que disse que que o homem mais poderoso do mundo é aquele que fala as maiores mentiras e não cai em descrédito. Aqui está a força de sua filosofia.

Os Russos chegaram a afirmar que eram uma democracia, que seu povo era feliz e tinham uma vida plena sob o seu sistema. Se outras nações tivessem encontrado a resposta certa pra essas ideias, certamente essa filosofia não seria tão popular.

->A construção da civilização moderna: Poupança, Investimentos e Cálculo Econômico

- Os bens de capital são coisas materiais. Já o capital é a valorização da provisão do bem de capital em dinheiro.

- No sistema socialista não se pode ter um sistema de preços. Porque não há troca entre comprador e vendedor.

->Dinheiro, Juros e Ciclo Econômico

- O juro existe porque o ser humano dá mais valor para o bem do presente do que do futuro.

- Quando o dinheiro emprestado é proveniente de pessoas que consumiram menos que produziram e pouparam essa diferença, representa bens reais.
Mas quando o empréstimo vem de crédito expandido, leva a uma falsificação do cálculo econômico.

- Quando os sindicatos forçam aumentos salariais em cima de um momento Econômico que veio de uma expansão de crédito, isso gera desemprego um pouco a frente, pois era um momento Econômico artificial.

- Quando o governo pega dinheiro emprestado com um banco, por exemplo, está expandindo crédito, o que pode gerar grande problemas, inclusive aumento da inflação.

- Ondas de bons e maus momentos Econômicos vem de expansões de crédito artificiais. Muitos governos irresponsáveis recorrem a esse recurso .

->Lucro e prejuízo, propriedade privada e as conquistas do capitalismo

- O slogan "produzir pela utilidade e não pelo lucro" não tem sentido. Um empresário produz pelo lucro. Mas ele só pode lucrar
porque os consumidores querem usar as cosias que ele fabrica, porque têm mais vontade de usar essas coisas do que outras.
Se não existissem o lucro e o prejuízo, não haveria nenhuma orientação de produção. São os ganhos e perdas que mostram ao
empresário o que os consumidores estão precisando com mais urgência, em que qualidade e quantidade.

->Investimento estrangeiro e o espírito do capitalismo

- Os Marxistas dizem que investimento estrangeiro é imperialismo, sendo ruim tanto para quem exporta o capital e quem recebe. Mas, são afirmações falsas.
Um investidor escolher investir em outra nação porque acredita que será mais lucrativo.
Isso acontece porque os consimdores do mercado interno podem demandar produtos que só podem ser fabricados após a expansão da indústria nacional.
Nesse processo, se desenvolve sistema de transporte, portos e outras coisas que são benéficas. O capital é exportado pra atender a demanda de todas as nações envolvidas.

Gustavo Lima 26/04/2017

O PODER DAS IDEIAS CONTRA O MARXISMO

"É impossível derrotar uma filosofia se você não luta no campo filosófico. (...) não há nada mais importante no mundo que as idéias. As idéias e nada mais vão determinar o resultado dessa luta. É um grande erro pensar que o resultado da batalha será determinado por outra coisa que não as idéias." (MISES. p.85-86)

Este livro trata-se de uma reunião de transcrições das conferências ministradas por Ludwig Von Mises em 1952. Nelas Mises procurou enfatizar que o marxismo deve ser combatido não apenas no plano econômico, mas, sobretudo, no campo filosófico. Ele se espantara como o sistema marxista, onde, de acordo com Mises, abundam contradições internas, foi tão pouco combatido e que, por conta disso, foi o sistema filosófico mais triunfante do século XX, ganhando adeptos em várias partes do planeta, inclusive dos Estados Unidos.

Em vista disso, Mises elaborou essas palestras com o intuito de conscientizar seus ouvintes de que o marxismo não pode simplesmente ser ignorado. Para isso, foram apontadas algumas das contradições do marxismo e alguns fatos interessantes e muito úteis que muitas vezes são completamente desconhecidos ou esquecidos pela maioria de nós, como por exemplo, o fato de que Marx era contra os objetivos dos movimentos sindicais que lutavam pela melhoria dos salários dos trabalhadores, pois, para Marx, isso atrasaria a revolução.

Apesar do título, não se enganem. Esse não é um livro que vai "desmascarar" o marxismo. Não esperem isso. A função relevante dele é nos trazer a consciência de que o marxismo não deve ser ignorado ou subestimado, mas conhecido e encarado. Essa é a mensagem central desse livro.

Marcio 22/05/2021

Pela liberdade
Um livro politico, com uma visão clara do que a história mundial sofreu com essa posição autoritária que Max criou, bom para os jovens e apolíticos entenderem a responsabilidade que temos como sociedade de refutar essas ideias de socialismo e Marxismo uma utopia que só dar poder a um pequeno grupo e que no final mantém um regime onde as liberdades são tolhidas vide os países onde isso ainda vive, leitura rápida e bem didática.

1 | 2 | 3 | 4