Desconstruindo Una

Desconstruindo Una Una

Resenhas - Desconstruindo Una

Josi 21/03/2024

Desconstruido Una
"Tenho que me perguntar por que esperam tanta coragem de garotas e mulheres nesse mundo."

Doloroso e real. Não sei o que dizer.

Jana Nascimento 20/02/2024

Homens não amam mulheres, homens amam o poder, e o poder que podem exercer sobre mulheres e crianças, ou qualquer outra pessoa em vulnerabilidade.
Que bom que o feminismo existe e vem a duras penas fazendo pequenos progressos

isavnus 02/02/2024

?uma de muitas.?
Essa é a minha segunda experiência lendo HQ ? salvo é claro aqueles que li na primeira infância ? e decidi por ler Una devido a temática que muito me interessa e que está bem atrelada a pesquisa que desenvolvo sobre o desamparo feminino. Entretanto, confesso: esperava mais do livro! Mesmo assim, vale a leitura para quem se interessa pelo assunto tanto quanto eu.

Thalita Souza 21/01/2024

Uma hQ incrível!
A autora Una faz um relato autobiográfico em sua HQ, em um panorama bruto, cru e ao mesmo tempo sensível. Nela, a autora irá retratar o peso do silêncio em que a sociedade envolve uma mulher abusada ou violentada.

O tema violência de gênero sempre foi envolto em tabu, principalmente nas décadas anteriores. Una, no entanto, consegue trazer esses assuntos a tona de uma forma poética e dolorosa. Fiquei impressionada com a qualidade de sua escrita e de seu traço que é diferente.

Para nos ambientar em um tempo e espaço, a autora traz uma série de feminicídios que ocorriam em West Yorkshire, durante a década de 80, e de como a polícia britânica falhou miseravelmente em capturá-lo por conta de sua própria misoginia. Devo ressaltar que por acaso assisti o documentário na Netflix, recomendo em assistirem.

Desconstruindo Una é uma HQ surpreendente sobre um assunto importante nos dias de hoje. Recomendo demais a leitura, a discussão e a reflexão.

@somaisumparagrafo 18/01/2024

@somaisumparagrafo
?Não quero parecer ingrata, estou contente por estar viva, por ter uma vida? mas me pergunto: quem eu seria se não tivesse sido interrompida de forma tão rude? ?

Década de 1970, um assassino em série vem aterrorizando os moradores de um condado inglês, enquanto a polícia falha em sua captura. E em meio a esse temível cenário, conhecemos a jornada de Una, uma jovem de apenas 12 anos que vivencia diversos atos violentos que vão lhe causar dores e traumas, deixando marcas profundas em seu corpo, sua mente e sua alma.

- Dilacerante, reflexivo, doloroso e enriquecedor.

Por meio de uma arte melancólica e sombria, permeada de preto e branco que dita o tom lúgubre da história, somos inseridos no contexto perturbador de Una. A cada virar de páginas somos absorvidos pela confusão de sentimentos e pelos pensamentos ambíguos da personagem onde tudo nessa história grita por socorro, vulnerabilidade, frustração e desespero.

O que você encontra:

- Violência contra a mulher;
- Estupro de vulnerável;
- Culpabilidade da vítima;
- Sistema falho de justiça;
- Depressão, crises de ansiedade e pânico.

O livro todo é um soco no estômago. Mesmo que o cenário seja a década de 70, a trama é atemporal, pois, infelizmente, se encaixa em nosso contexto, visto que apresenta a dura realidade feminina em um mundo misógino, machista e patriarcal. Uma história que deveria ser lida por todos; para chocar e lutarmos por mudanças e progressos.

Carol 21/11/2023

Una é um relato pessoal tão forte e sensível, não sabia do que se tratava a Hq e ao ler fui ficando curiosa, é uma narrativa que trata de diversos assuntos, mas principalmente abuso sexual, então aqui fica o alerta de gatilho.

Michele394 10/10/2023

Profundo
É uma leitura rápida, fluida e muito profunda.
Acho importante alertar que possui gatilhos sobre estupro, misoginia e as diversas violências contra a mulher. E justamente por isso, é um livro muito forte e relevante. Super recomendo!

Larissa.Soares 13/09/2023

Una
Eu achei o livro bem interessante por se falar sobre assuntos importantíssimos pra a sociedade, mas vou dar 3 estrelas por não ser meu estilo de livro favorito.

Adrieli.Lacerda 08/07/2023

Descobrir que você não está segura nem no seu próprio corpo
"Cresci sabendo que precisava tomar cuidado ou o estrupador me pegaria" essa frase mexeu muito comigo

É uma história profundamente triste,porém infelizmente realista autora coloca na história casos reais de abuso e dados sobre o assunto.É uma hq que todos deveriam segura ler

Noemy 05/07/2023

Deveria ser leitura obrigatória
Não costumo ler HQ, porém estava na segunda aguardando uma sessão de autógrafos em uma livraria e como muitas outras pessoas que passaram a tarde na fila peguei um livro e fui ler.

Decidi por imã HQ para dar tempo de terminar em cerca de 3 ou 4h que ficaria lá, e sinceramente peguei o livro aleatoriamente, s tive uma grata surpresa.

Que HQ linda, triste e potente. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas de tão boa. Toda mãe, pai, avós, professores e adolescentes deveriam ler. Na verdade todo mundo deveria ler.

Fala sobre abuso, sobre consentimento, sobre julgamento contra a mulher, o quanto a mulher é diminuída e ao mesmo tempo cobrada na sociedade. O quanto o comportamento da mulher reflete sobre ela, reflete nos julgamentos, nas oportunidades e na sociedade de uma maneira em geral.

Enfim, é uma lição de vida, é triste, potente e real. Uma das poucas leituras que dei 5 estrelas esse ano.

Tamy 04/05/2023

Alerta: essa hq aborda sobre violênci@/abus0 de gênero.

Desconstruindo Una, uma hq que dialoga conosco sobre um assunto importante e que faz parte do nosso dia-a-dia, mesmo que você não perceba, mas FAZ, está aí, camuflado ou escancarado.

É doloroso perceber o pouco caso que fazem quando o assunto é violênci@/abus0 contra mulheres. Quantas mulheres não se calam por medo de como será tratada diante da sociedade? Quantas mulheres, crianças, adolescentes não passaram e/ou  passam pela mesma situação que vemos em Una? Quantas vítimas ainda serão culpadas por terem sofrido violênci@/abus0? Mudanças levam tempo, mas quanto tempo é preciso para que essa situação deixe de se repetir?

Sabe, ser ?sobrevivente? de um abus0/violênci@, não é um prêmio, claro, que bom que a pessoa sobreviveu, mas não é fácil levar a vida lutando para "administrar os danos?, desperdiçar uma energia consertando algo que te destruiu de diversas formas, que te invadiu, que te despedaçou por dentro, que deixou marcas que carregará para sempre. Não, não é essa a vida que mulheres merecem. Se um dia isso vai mudar? Gostaria de acreditar que sim?

DISQUE 100, PARA CASOS DE VIOLÊNCI@ DE GÊNERO! DENUNCIE!

Livros trechos e trecos 09/04/2023

Nem todo homem, mas sempre um homem.
"Enquanto questionamos e discutimos o que fazer e quem está certo, milhões de pessoas comuns convivem com experiências diárias que não podem processar adequadamente, pois não podem falar livremente sobre elas devido a vários tabus confusos e ultrapassados. Esse pensamento nebuloso sobre a violência de gênero faz com que nos distanciemos de potenciais soluções e tem há muito tempo nos impedido de entender, em escala global, o que essa violência causa a nossa sociedade. Eu não tenho respostas claras, mas tenho tentado apresentar um conjunto de perguntas interessantes neste livro, de varias formas."

Apenas leiam essa GN!!!!!

13/03/2023

Pertinente
Tema muito necessário. Aconselho a todos os homens a lerem para terem uma ideia do que se passa na vida de uma mulher. E para as mulheres, se sentirem acolhidas.

Danny Rosa 13/03/2023

De quem é a identidade feminina?
Livro: Desconstruindo Una
Autora: Una
Tradução: Carol Christo
Editora: Nemo
Páginas: 208
Ano: 2016
Indicação: 17 anos
Leitura feita através do Prime Reading.

"Logo encontrei um lugar onde ninguém me conheceria e
Ninguém saberia me tornei uma nova criatura.

Não era fácil esconder mais de uma vez a reputação que
Eu tinha perdido tão nesligentemente veio me encontrar

Porque as pessoas adoram uma boa história.

Então deixei meu nome para trás, a última coisa que eu tinha que era minha de verdade." (p. 163)

Una é uma adolescente de 16 anos que vive na pacata Yorkshire, Inglaterra. As descobertas da adolescência esbarram com acontecimentos aterrorizantes provocados por um serial killer. Depois de mais de 20 anos, a escritora desconstrói questionamentos e reflexões sobre a sua vida naquele momento, o seu olhar e o da sociedade sobre um sociopata e a colocação da mulher perante a sociedade.

?As partes que mais gostei foram sobre a vida da quadrinista mesmo sendo partes que pouco apareceram e poderiam ser mais exploradas.

?Muitos assuntos e críticas abordadas por Una são interessantes para ver o quanto a sociedade ainda continua machista e misoginia. Através de estatísticas e pesquisas de materiais que argumentam as ideias abordadas por Una, traz até nós uma HQ informativa e que denuncia a violência de gênero. Além disso, o trabalho mostra ao leitor que essa violência está em qualquer lugar e que não é algo recente.

?Observe as imagens e as ilustrações que compõem a HQ. Parecem uma sequência cinematográfica.

?Depois de muito tempo adiando, enfim fiz a leitura e confesso que pensava que era muito mais do que eu li. Eu esperava mais da leitura. Algumas partes se tornaram tediosas e confusas ao longo da história.

?Se liga nos detalhes minuciosos que a HQ traz e as referências culturais da época.

?Entretanto, não deixe de fazer a leitura. Os assuntos abordados e questionados pela quadrinista ainda são pertinentes e atuais a respeito de como a imprensa determina qual é a identidade feminina e como isso interfere no olhar de como a sociedade "compra" a mesma ideia e se baseia nela para determinar o que é certo ou errado.
Myria.Viana 13/03/2023minha estante
Já foi para o desafio??