Desconstruindo Una

Desconstruindo Una Una

Resenhas - Desconstruindo Una

Mari 01/07/2020

O livro conta a história de Una, uma menina abusada sexualmente mais de uma vez e com ela lidando com isso sozinha, já que nem a polícia lhe dava ouvidos.
"Porque dá ouvidos a uma adolescente, não é mesmo?". Se a polícia tivesse levado em consideração o depoimento de Una poderia ter previnido tantas mortes e agressões, mas eles (os policiais) não queriam escutar, eles não sabiam levar as mulheres e suas considerações a sério. Muitas garotas têm que lutar em silêncio e sozinhas, para continuar nadando contra a corrente, "seguindo em frente" devido a esses problemas, pois não se sentem seguras o suficiente para comentar com alguém ou até mesmo denunciar, pq elas sabem que podem acontecer o mesmo que aconteceu com Una. É triste ver que a sociedade continua julgando as mulheres como vadias e que merecem tudo que acontecem com elas, por conta de suas roupas, atitudes ou às vezes sem fazer nada.
É uma história muito forte e vale super a pena ler!

Noemy 05/07/2023

Deveria ser leitura obrigatória
Não costumo ler HQ, porém estava na segunda aguardando uma sessão de autógrafos em uma livraria e como muitas outras pessoas que passaram a tarde na fila peguei um livro e fui ler.

Decidi por imã HQ para dar tempo de terminar em cerca de 3 ou 4h que ficaria lá, e sinceramente peguei o livro aleatoriamente, s tive uma grata surpresa.

Que HQ linda, triste e potente. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas de tão boa. Toda mãe, pai, avós, professores e adolescentes deveriam ler. Na verdade todo mundo deveria ler.

Fala sobre abuso, sobre consentimento, sobre julgamento contra a mulher, o quanto a mulher é diminuída e ao mesmo tempo cobrada na sociedade. O quanto o comportamento da mulher reflete sobre ela, reflete nos julgamentos, nas oportunidades e na sociedade de uma maneira em geral.

Enfim, é uma lição de vida, é triste, potente e real. Uma das poucas leituras que dei 5 estrelas esse ano.

Julyana. 24/11/2016

Quando eu terminei de ler esse livro eu percebi que estava chorando.

Eu tive sorte, nascer na família em que eu nasci me poupou e me protegeu muito das agressões da vida, da violência do mundo, especialmente a de gênero. Mas isso não me impediu de perceber e de sentir que nascer mulher é quase uma sentença. A gente não vai ser tão incentivada quanto os meninos, nossas potencialidades não vão ser bem desenvolvidas, vamos ganhar menos, vão sempre procurar justificativa para a violência que sofremos, às vezes vão até dizer que a culpa é nossa.

Os fatos que sustentam essa narrativa ocorreram no fim da década de 70. Comparando com os nossos dias, será que podemos dizer que avançamos significativamente? Penso que não... Por isso livros assim são tão necessários. Essas questões precisam ser debatidas, expostas. Precisam vir à luz.

*************************
- Trechos:

"Se você é uma mulher e alguém quer mostrar o quanto te odeia, você certamente será chamada de vadia ou algo similar, e existe apenas uma linha de defesa:

EU NÃO SOU VADIA!

É uma defesa que só torna mais difícil para os outros defenderam a si mesmos."

"Antes do advento da internet, qualquer pessoa que quisesse abafar uma mulher no grito precisava fazer isso cara a cara. Não era difícil. Aqueles que são hostis às ideias feministas pegam carona com os quatro cavaleiros da violência de gênero: humilhação, isolamento, descrença e ridicularização."

"Essas ações diárias de misoginia sempre estiveram à nossa volta, mas agora, por conta da internet, elas são visíveis para todos."

"Mais recentemente, jovens homens que você pensaria conhecer bem parecem acreditar que misoginia é uma forma hilária de ironia."

"A fascinação cultural por homens violentos faz com que eles sejam exaltados pelas artes em documentários e ficção: livros, filmes, series de tv, teatro, quadrinhos e musicas."
su fern@ndes 24/11/2016minha estante
nossa, Ju...arrepiei com o q escreveu.

Mariana. 26/11/2016minha estante
Arrepiei too!

Julyana. 28/11/2016minha estante
***suspiro***

Adriano 01/07/2022

Estruturado de uma maneira muito original, "Desconstruindo Una" é um relato autobiográfico forte, e carregado de dor e significado. É daquelas obras que eu recomendaria a todos, mas que sei não ser possível, uma vez que apresenta diversos gatilhos.

Jose 27/02/2023

Desconstruindo Una é um quadrinho lançado aqui no Brasil pela Editora Nemo e escrito e desenhado pela inglesa Una. A tradução ficou por conta de Carol Christo.
O tema do quadrinho é a violência de gênero vivida pela autora desde os seus 12 anos. Enquanto isso, ela mistura na narrativa um caso de um assassino de mulheres que, entre 1975-80, matou 13 mulheres e feriu mais 8. Ele foi chamado de “o Estripador de Yorkshire” porque, de acordo com a polícia, ele tinha prostitutas como alvo, fazendo alusão a Jack, o Estripador. Na verdade, Peter Sutcliffe (o assassino), era só um misógino que odiava mulheres. Essa confusão e busca mirabolante por um estripador atrasou o caso e fez com que mais mulheres sofressem nas mãos desse homem.

Obviamente, por se tratar de violência de gênero, feminicídio e abuso sexual, esse é um quadrinho que pode trazer muitos gatilhos. Situações indignantes aconteceram tanto com a autora, quanto com mulheres envolvidas no caso do estripador. É impossível não sair enojado do quadrinho.

Em questão de mensagem e tema, Desconstruindo Una é poderosíssimo. Se você pode, leia. Ao final do quadrinho, tem as referências usadas pela autora, e um glossário explicando minunciosamente as referências, para contextualizar o leitor. No entanto, meu maior problema em relação a obra é a narrativa gráfica, por ser um tanto confusa. Isso atrasa o ritmo, o que diminui um pouco a qualidade da obra como história em quadrinhos.

De qualquer maneira, é uma leitura que vale a pena. Tome muito cuidado com possíveis gatilhos, mas entenda que é impossível sair da leitura sem ser impactado.

@jana450 05/05/2020

Intenso
Se o abuso infantil ou o estupro te causam muito mal e são gatilhos horríveis em sua vida a leitura será intensa como foi pra mim.

Júlia 25/03/2021

“Meu nome é Una, Una quer dizer uma. Uma vida, uma de muitas”
⚠️Gatilhos: violência de gênero, abuso sexual

"A história de Una revela como o silenciamento público da voz das mulheres dá, constantemente, origem a infernos particulares.” - Emma Jane Unsworth.⠀

É uma HQ que aborda muitos assuntos importantes que deveriam ser discutidos mais, acho que todo mundo deveria ler, um tipo de livro que deveria ter nas escolas. Fala sobre misoginia, violência contra a mulher etc. Apesar de difícil é um leitura muito importante e causa muita empatia, não com a Una mas sim por todas as mulheres.
Machismo estrutural desenhado! Essa HQ é um soco no estômago, não esperava tanta profundidade.
Li em Ebook mas agora quero muito a edição física.
5/5 ⭐⭐⭐⭐⭐ - ♥️ Cinco estrelas & Favoritado

site: https://www.instagram.com/p/CDM5U2Iglco/

Hellen @Sobreumlivro 04/09/2020

QUANTAS UNAS VOCÊ CONHECE?
Eu estou tentando encontrar palavras para conseguir definir esse livro desde 2018, quando o li pela primeira vez. Eu ainda não encontrei. Esse é um daqueles livros que precisam ler lidos na escola. É o tipo que eu gostaria de ter conhecido quando era mais nova, para entender mais sobre as coisas que falavam ao meu redor. E bem, por onde começar quando as ilustrações demonstram mais do que palavras? Nesse relato autobiográfico de não ficção, encontramos nossas histórias - o que meninas e mulheres são subjugadas, silenciadas, erotizadas e violentadas diariamente. Uma narrativa passada na década de 70 que se mantém extremamente atual.
A violência de gênero é uma realidade;
A cultura do estupro é uma realidade;
A culpabilização da vítima também.

Como mulher, é fácil identificar as situações descritas por Una. Eu não vivi metade do que ela viveu na infância e adolescência, mas as descrições e o modo inflexível como a autora tratou torna fácil a identificação. É nessas histórias que percebemos ao que as mulheres são expostas rotineiramente, há muito tempo.

Mas, quem é Una e o que ela está desconstruindo?
Parafraseando a contracapa, Una examina nessas páginas o que significou crescer e vivenciar uma série de atos violentos, numa cultura que silencia e questiona as ações femininas enquanto releva a violência masculina.

Paralelamente a sua biografia, a autora descreve como foi crescer num lugar onde um assassino em série estava estuprando e matando mulheres. Em West Yorkshire, na década de 70, um homem de bem, trabalhador e casado esquartejou pelo menos 13 mulheres - mas a polícia não sabia disso. Pelo menos, não da parte sobre ser um homem de bem. Talvez por isso, o estripador de “prostitutas” foi interrogado e liberado mais de 9 vezes. A polícia não estava atrás de um homem de bem.

Como Una propõe, garotas descobrem que tem más reputações antes mesmo de descobrir o significado da palavra.
PUTA
vadia
má
prostituta
LOUCA
Quem não recebeu um desses adjetivos?

Nessa HQ de quase 200 páginas, encontramos Una Pequena. Uma borboleta ainda em casulo. Aos poucos, na tentativa de voar, ela vai confiando em pessoas. E é nesse meio tempo, que encontramos uma realidade tabu: abuso infantil. E se ela tivesse a oportunidade de falar? De poder conversar sobre as coisas que aconteciam ao redor? E se ouvissem pessoas realmente interessadas em ouvi-la? Durante a leitura e diante dos acontecimentos recentes, percebo o quão necessário é a educação sexual.

Eu tentei falar desse livro, mas não sei se foi o suficiente para fazer com que vocês coloquem essa história na sua lista de desejados. Mas, espero sinceramente que vocês deem uma oportunidade a essa história e se torne o ponto de partida da sua desconstrução.É nessa realidade que encontramos o impasse da narrativa: eles estavam atrás de quem? E, se eles estavam atrás do assassino, porque eram as condutas das mulheres que questionavam? Porque a sociedade e o sistema estavam mais interessado em saber o que elas faziam, usavam ou estavam do que encontrar o assassino? E, quando foi uma garota “de bem”, porque não levaram a sério suas palavras?

PUTA
vadia
má
prostituta
LOUCA
Quem não recebeu um desses adjetivos?

site: https://www.instagram.com/p/CEIRs0plyFr/

Jessica Alves 01/04/2022

Necessário
Una é uma menina do Reino Unido, vivendo em na época que tem um estripador atacando mulheres. Por um erro a polícia define que o assassino só ataca prostitutas e isso acaba prejudicando a sociedade e atrapalhando até mesmo a polícia a capturar o serial killer. Ao longo do livro Una também vai nos contando sua história pessoal, como foi seu crescimento, suas experiências e vai fazendo reflexões a respeito da sociedade, misoginia, abusos sexuais, dentre outros. Achei o livro um pouco confuso e não muito organizado nas ideias, mas ele traz reflexões importantes pro desenvolvimento de meninas mais jovens a respeito de machismo e misoginia.

@montowskihelena 25/07/2020

Todo mundo tem que ler
Una é uma história onde vai retratar um tema que para algumas pessoas,pode até ser considerado um assunto tabu.
Una irá falar um pouco - com ilustrações e texto - sobre abuso sexual,violência contra mulher,muitos outros temas super importantes. Vamos até ver um pouco sobre o famoso Estripador de Yorkshire.
Essa é uma leitura que eu diria obrigatório para todos os tipos de leitores. Para todas as mulheres e para todos os adolescentes (Homens também é claro) .
Muito bom e super recomendo.

ingrid 28/04/2021

Desconstruindo Una
Um quadrinho denso e muito pesado sobre violência sexual contra as mulheres. É muito difícil até dar nota para a obra porque é um relato muito cru, não linear e denso que fala sobre as experiências da autora. É cheio de metáforas visuais e referências sobre cultura e notícias da época.

arifrossi 11/06/2020

Una
Uma menina abusada sexualmente mais de uma vez.
Uma menina tentando sobreviver ao que aconteceu com ela. 13 mortes 8 feridas 25 crianças órfãs tudo por causa de um homem nojento.
A sociedade continua julgando as mulheres como vadia e merecedoras do que acontecem a elas sem elas pedir por isso.
Uma história forte, mostra o lado da vitima, da mulher sobrevivente a situações ruins e que mesmo assim elas não buscam vingança e sim deixar de sentir medo.

Ingryd 03/02/2021

Um livro sobre misoginia, esse é o tema central da história. Escrito em formato de graphic novel com tom autobiográfico, conta em paralelo a infância e adolescência de Una em uma época onde o machismo e a misoginia eram extremamente profundos na sociedade moralista enquanto o estripador de Yorkshire estava a solta matando "prostitutas".
Necessário em qualquer época, pois enquanto houver esse machismo estrutural que nos coloca em caixinhas de "santa" e "puta", merecedoras ou não de punição de acordo com um puritanismo mesquinho, é de suma importância debater esses temas, por mais dolorosos que sejam.

ALERTA: Tem gatilhos (muitos).

Rafa 21/04/2020

Reflexivo
Leitura que merece uma boa reflexão sobre a culpabilização da vítima e os estigmas da sociedade perante a violência sexual. Intenso. Leitura que flui rápido e prende.

Larachaves25 17/01/2023

Desconstruindo Una ?
Foi uma leitura incrível ? Super rapidinha mas com um significo Magnífico.

Alerta para os seguintes Temas : Estupro, Misoginia e Pedofilia.

O livro vai retratar sobre o quão difícil é essa violência que Cala. A violência que não te dar a voz ou razão. Sobre você não conseguir espaço para ser ouvida, de contar a sua história, sobre a sua dor.

Vamos acompanhar a Una sendo cada vez mais CALADA, DIMINUÍDA , ROTULADA pela sociedade.

No decorrer do livro você sente a dor que a personagem carrega. Os rótulos que são postos sobre a Una.

Como viver em uma sociedade onde não se tem voz ?
Onde não se pode confiar na polícia ou contar com a mesma ?
Como viver em uma sociedade que te rótula sem antes ouvir a sua história ? Sem entender a sua dor ?
Como viver em uma sociedade que cada vez mais só te diminui ?

As cenas de violência são tão dolorosas por que você consegue sentir que são palpáveis , reais , e que muitas meninas e mulheres ainda passam por isso.

Não se cale !!! NUNCA