O enigma e o espelho

O enigma e o espelho Jostein Gaarder

Resenhas - O Enigma e o Espelho

Elaine cris 23/03/2021

Didático
Me fiz um auto desafio de ler todos os livros do Jostein Gaarder.
Este é um livro didático recomendado ao público juvenil, porém como os demais livros do autor recomendo para os adultos.
Retrata a história de uma menina pré adolescente que está doente e um anjo aparece em seu quarto, eles iniciam uma amizade, com diálogos e passeios.
Muitos dos diálogos são sobre Deus, universo, nascimento e morte, sobre o anjo não sentir determinadas sensações e sentimentos humanos.
Livro muito fofo, que faz refletir sobre vários assuntos, como a existência de Deus, sobre a vida, alma, vida em outros planetas, anjos e morte.

"Não somos nós que viemos ao Mundo, mas o Mundo que vem ao nosso encontro. Nascer significa ter o Mundo como presente."

Juliana.Leite 24/06/2022

Um livro sobre o processo de morte... Cecília conversa com o anjo Ariel e juntos fazem questionamentos sobre os seres humanos. A forma com que Cecília falava, parecia ser de uma pessoa mais madura, isso trouxe um pouco de estranhamento pra mim.
Não foi um livro que me prendeu... Gostei mais de outras leituras que já fiz sobre o tema.
Mas é uma leitura simples, o fato de não ter divisão de capítulos me incomodou um pouco, porque costumo parar a leitura quando finalizo o capítulo para ficar mais fácil de retomar... Mas isso é questão de costume.

mura 19/07/2011

Mais um livro do Jostein Gaarder que eu leio, e como os outros é uma obra excelente. Uma garotinha à beira da morte conversa com um anjo sobre várias questões que não conseguimos explicar. Uma boa leitura.

sonia 02/04/2013

meigo livro infantil
um livro sobre a morte, para crianças não tão pequenas pois a personagem Cecília fala de muitos assuntos com a maturidade de uma pré adolescente.
há uma defasagem entre o tom infantil da narrativa do autor e a sagacidade das palavras da menina, e algumas conversas se prolongam demais e tornam a história um pouco monótona.
Andersen já explorou o tema em A pequena vendedora de fósforos - a meu ver, de modo mais adequado ao público infantil.

SakuraUchiha 13/07/2015

Não se compara ao Mundo de Sofia.
Embora seja um romance curto, ele traz alguma profundidade em suas frases.
Cecilia é uma jovem norueguesa que encontra-se doente na cama, enquanto sua família se prepara para o Natal. Ela então tem um visitante inesperado, com o anjo Ariel passando através de sua janela, e engatando com ela uma série de conversas sobre as próximas semanas. Ela e o anjo discutem sobre a vida e a morte, a natureza do ser, os sentidos e o universo, tudo envolvo em uma discussão por hora divertida e por hora profunda. Cecilia se desespera em algum momento vendo seu fim se aproximar, mas com sua nova amizade, ela começa a aceitar seu destino e se preparar para sua partida.
Este livro é simples e muito bem escrito e comovente, e deixou uma impressão duradoura.