Rafael_Santiago 01/01/2023
Título pretensioso para o conteúdo que apresenta
Ao ver o livro e a capa pensei se tratar de uma obra com um forte enfoque na história real da música desde os primeiros registros, inclusive o completo, o epitáfio de seikilos até a música popular contemporânea, as variadas formas de notação até a formato atual oficial com as partituras, as diferentes escalas musicais adotadas na música ocidental até a escala temperada atual, modalismo, música tonal, atonal, além dos períodos históricos da música ocidental, oriental etc.
Contudo, ao ver o formato físico do livro, formato de apostila, logo vi: é uma obra parcial e extremamente pedante nos moldes do que se entende por ?música? no olhar arrogante da academia.
Nisso, apenas são abordadas as expressões musicais que culminaram no que se entende hoje por música ?erudita?. O livro é bom para quem vai prestar exame para ingressar em conservatório, no sentido de um resumão, mas de longe consegue abordar e passar ao leitor o que é música. Música para o livro se subentende apenas o subconjunto de composições que cumprem o nível de ?erudição? fixado pelo pedantismo musical da academia que estuda o que seria essa tal música ocidental (parcial).
A verdade é que se hoje (2023) chegasse um extraterrestre querendo entender a nossa civilização em termos culturais via nossas manifestações musicais, os registros sonoros do que se entende por música popular seriam muito mais ricos em relação ao que somos do que ao que hoje se julga erudito, nisso uma obra que fala sobre música mas não se dedica ao farto cancioneiro popular é muito míope às fontes culturais, arrogante e pretensiosa aos próprios valores.