Uma breve história da música

Uma breve história da música Roy Bennett
Roy Bennett

Resenhas - Uma breve história da música

Wanessa.Caldeira 24/07/2022

Excelente resumo dos períodos da história da música
Toda a Coleção de Cadernos de Música da Universidade de Cambridge são excelentes e esse não é diferente.

Eu comprei esse livro porque ele estava com um preço muito bom na Amazon e pretendia usá-lo nas aulas de piano que eu ministro. Mas acabou que eu usei ele para estudar para minha prova final de história da música e eu não sei o que seria de mim sem ele kkkkkkkkk.

Tem uma linguagem leve e que prende o leitor, assim como toda a coleção. Apresenta os períodos da música em ordem cronológica. Obviamente não é um tratado, mas já fornece uma visão geral sobre como a arte da música vem se desenvolvendo ao passar dos séculos e é de grande auxílio aos estudantes de música e instrumentistas que desejam entender melhor a música que executam.

Apesar do uso de termos técnicos e que exigem um certo conhecimento prévio de teoria musical, acredito que esta livro sirva bem também aos leigos que desejam aprender um pouco mais sobre o assunto bem como entender certos pontos da arte musical.

Já estou de olho em promoções futuras dos outros livros da coleção e recomendo muito!

Rafael_Santiago 01/01/2023

Título pretensioso para o conteúdo que apresenta
Ao ver o livro e a capa pensei se tratar de uma obra com um forte enfoque na história real da música desde os primeiros registros, inclusive o completo, o epitáfio de seikilos até a música popular contemporânea, as variadas formas de notação até a formato atual oficial com as partituras, as diferentes escalas musicais adotadas na música ocidental até a escala temperada atual, modalismo, música tonal, atonal, além dos períodos históricos da música ocidental, oriental etc.

Contudo, ao ver o formato físico do livro, formato de apostila, logo vi: é uma obra parcial e extremamente pedante nos moldes do que se entende por ?música? no olhar arrogante da academia.

Nisso, apenas são abordadas as expressões musicais que culminaram no que se entende hoje por música ?erudita?. O livro é bom para quem vai prestar exame para ingressar em conservatório, no sentido de um resumão, mas de longe consegue abordar e passar ao leitor o que é música. Música para o livro se subentende apenas o subconjunto de composições que cumprem o nível de ?erudição? fixado pelo pedantismo musical da academia que estuda o que seria essa tal música ocidental (parcial).

A verdade é que se hoje (2023) chegasse um extraterrestre querendo entender a nossa civilização em termos culturais via nossas manifestações musicais, os registros sonoros do que se entende por música popular seriam muito mais ricos em relação ao que somos do que ao que hoje se julga erudito, nisso uma obra que fala sobre música mas não se dedica ao farto cancioneiro popular é muito míope às fontes culturais, arrogante e pretensiosa aos próprios valores.

Tarso 09/09/2020

Esperava outra coisa, o livro é para pessoas que estudam muito música. É como uma apostila para estudos com exercícios.

Srta.Araújo 12/01/2021

Eu precisava de uma introdução a historia da musica e esse livro cumpriu o seu papel, não foi uma leitura difícil e arrastada como eu achei que seria. Ele serve mais pra dar uma noção mesmo.