A Game of Thrones

George R. R. Martin

Resenhas - A Game of Thrones

1 | 2 | 3 | 4

catinha520 08/02/2024

Plot twist interessante, estou curiosa para continuar a ler o resto da coleção. Contudo, não senti uma ligação muito forte com as personagens.

PdePrincesaa 01/01/2024

Ned Stark não é Rei.
Não sabemos quem é a mãe de Jon Snow.
Cersei "Homicídio" Lannister.
Jaime "meu deus ele comeu a irmã dele" Lannister.
Joffrey "tem alguma coisa de errada aqui" Lannister.
Sansa "preciso me casar mesmo que meu pai fique sem cabeça" Stark.
Arya "eu vou enfiar uma espada no seu uc" Stark.
DAENERYS STORMBORN 🤬 #$%!& TARGARYEN.

Nesse perfil não apoiamos o final pavoroso da Season Finale e apoiamos somente Daenerys a primeira de seu nome mesmo que ela tenha que matar Porto Real inteira pra isso acontecer.

Marcelo Mendonça 04/11/2023

Começo triunfal
De uma saga colossal, estabelecendo esse universo em palavras?

??e a noite ganhou vida com a música dos dragões??

ashryversarcasm 19/10/2023

A GAME OF THRONES
Como falar sobre a experiência que foi ler esse livros? Porque gente, sim, foi uma experiência de quase 2 meses ?

O livro é enorme, 835 páginas é muita coisa! Porém acredito que ter demorado 2 meses para ler ele foi por causa do idioma que eu, em não tão plena sã consciência, escolhi ler!

GOT foi meu primeiro livro na língua inglesa, confesso que foi difícil no começo, não conhecia algumas palavra se ficava empacada mas ao decorrer da história foi fica do mais fácil e eu fui aprendendo com ele de certa forma.

Enfim, vamos para a resenha em si! como o livro são vários pontos de vista (POV?s).
O livro é contado em 9 POV?s diferentes, o que bem interessante porque quando dois personagens estão em uma mesma situação conseguimos ver/ler o mesmo acontecimento só que com reações diferentes, um plus é que não deixa a história estagnada e torna mais interessante. Sendo assim, vou dividir a resenha em minis resenhas desse pov!

Eis meu ranking de POVS:
1 - Jon Snow (sim eu gosto dele)
2 - Tyrion Lannister
3 - Catelyn Stark
4 - Daenerys Stormborn
5 - Arya Stark
6 - Eddard Stark
7 - Bran Stark
8 - Sansa Stark

? Jon Snow
João Neve é meu preferido, de longe! Apesar de ele fazer besteira na 8 temporada nunca deixou de ter um espacinho no meu coração! Os pov?s iniciais são mais sobre o Tne Nights Watch, mostrando como são as coisas e tal, mais introdutório porém eu amei demais! E esse último pov dele foi perfeito também, a escolha que ele teve que fazer, aceitar que a sua família agora era aquela e que não tinha para onde fugir já que ele agora ele tem uma promessa a manter.

? Tyrion Lannister
Eu amo os capítulos do tyrion e de longe ele é um dos meus preferidos desde o começo! Com certeza é um dos personagens mais complexos na mais humilde minha opinião, todo o drama e as situações que ele passa, o sarcasmo e a esperteza! Sério, amo demais o tyron, e seus pov?s com certeza foram uns dos melhor que li!

? Catelyn Stark
Catelyn foi a minha maior surpresa, para quem acompanho toda a leitura nos storys percebeu que ela não tá entre as minhas personagens favoritas rsrs, mas nessa releitura eu consegui me aproximar muito mais dela (continuo odiando com todo meu ser, principalmente os cap dela no vale) além de muito bem escritos, ela também é uma personagem bem complexa desde o começo, então já temos muito sobre quem ela vai se tornar.

? Daenerys Stormborn
Esse núcleo da dany eu não sou tão fã, apesar de ter gostado bastante de ter lido o desenvolvimento e amadurecimento, e tenho que dizer que foi precoce pois a MENINA só tem 13 anos, e ai tá a parte que me incomoda! As cenas de sexo da dany eu não me sentia confortável em ler! Fora isso, gostei de ver ela se empoderando e entendo que ela é forte o suficiente para ser o quer quiser! Além disso, o último POV dela é simplesmente PERFEITO!

? Arya Stark
Apesar da arya ter ficado em 5 lugar eu apenas AMO essa menina, serio!!! Eu mato e morro por ela, tem os pov que mais me fazem chorar e meu deus como a minha menina sofreu.

? Eddard Stark
Ai ai ned, o que falar de você meu senhor? Mesmo me irritando com várias decisões que ele toma sendo mão do rei ele é um personagem tão bem construído, a honra e o desejo de fazer o certo mesmo que isso leve ao fim dele cria um legado gigantesco, ao ponto que anos depois o Norte ainda continuam na luta pelos stark e o mais importante, lembrando!

? Bran Stark
Ainda não consegui me conectar com o bran! No começo estava adorando os POV?s dele mas ao decorrer não me prendeu tanto e até me vez postergar o livro! Apesar disso eu amei a magia envolveu os capítulos, a relação dele com com summer, a escrita com um tom inocente mas ainda sim profunda, então acredito que mais pra frente ele, talvez, se torne um personagem fav!

? Sansa Stark
Bem, a sansa é um caso difícil para mim! Na serie só fui começar a gostar dela após a segunda temporada se não me engano, e a mesma coisa vai acontecer aqui nesse livro! Vejam, eu ama essa personagem pelo arco de redenção e evolução dela, mas esse começo me pega demais! A sansa do começo é muito mimada e chata demais, apesar de que pode ser pela idade, mas me deu muito nos nervosos! Porém, esse final dela me quebra o coração!

Enfim, a minha nota não foi cinco pois por mais que eu tenha adoro ler o livro ele foi bastante arrastado para mim e as vezes me peguei entediada em alguns momentos porque tem MUITO detalhes, entoa não posso dizer que foi O MELHOR livro que já li na vida, porque não foi! Porém tenho grandes expectativas para as sequências seguintes!

Julia.Peixoto 15/10/2023

Extremamente bem construído e pensado, tem tanta coisa pra descobrir e se informar sobre que o livro acaba ficando um pouco lento e, em algumas partes, cansativo e entediante, mas achei muito bem detalhado e é incrível a forma como a história se desenrola ao passar dos capítulos

Denner 23/05/2023

When you play the game of thrones, you win or you die.
Infelizmente eu não li esse livro antes de ter visto a série, eu seria mil vezes mais feliz se tivesse lido os livros antes, mas fazer o que né.
Não me considero um grande leitor e não leio muito pra ser honesta mas esse É DEFINITIVAMENTE O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI EM T O D A A MINHA VIDA

Eu poderia passar horas falando sobre como esse livro é impecável em tudo que se propõe mas vou tentar ser breve e apontar minhas coisas favoritas:

- História contada em POVs:
O livro é contado em 9 Pontos de Vistas diferentes, o que além de não deixar a história estagnada ainda deixa mais interessante quando dois personagens pov vêem o mesmo acontecimento mas com reações diferentes.

Eis meu ranking de POVs
5. Tyrion
6. Jon
7. Arya
8. Bran

1. Catelyn leva o número um por ser o mais dinâmico na minha opinião. Ela passa por trancos e barrancos mas precisa se manter forte pela família dela, o auge de uma mãezona do 🤬 #$%!& .

2. Eddard leva o segundo lugar, poderia levar o primeiro se ele não me deixasse furioso com CERTAS DECISÕES...

3. Sansa leva o terceiro lugar pela forma que ela vê os eventos acontecerem com seus olhos de criança inocente, e como tudo isso de desfaz depois de certo ponto

Os outros POVs foram todos ótimos, cada um de seu jeito único mas esses foram os meus 3 favoritos.

- Escrita:
A forma que o George RR Martin escreve é algo hipnotizante, eu li o livro em inglês pois eu queria realmente ler exatamente o que ELE escreveu, traduções pra mim não funcionam mais.
E que decisão excelente que eu tomei (diferente de certas pessoas que começam com Eddard e terminam com Stark).
É como se eu tivesse lendo poesia, a forma que ele brinca com as palavras, como ele posiciona elas e todas as novas lindas palavras que eu aprendi lendo esse livro, algo que não tem preço.
Minha escrita favorita dele é quando ele descreve algo e obviamente no diálogo, pra mim é nessa parte que ele mais brilha.

- História:
Como eu já assisti a série eu digo com firmeza que a história só começa naquele negócio que acontece no septo de Baelor. Mas de forma nenhuma isso é uma crítica as 700 páginas do livro, é uma preparação legendária pro maior ato do livro e da série (de livros) como um todo na minha opinião.

- Considerações Finais:
A Game of Thrones estará indo pra minha lista de favoritos, nunca imaginaria que um livro imenso de 800 páginas seria tão gostoso de ler. Agora a única coisa que eu penso é começar o próximo livro. A Clash of Kings me aguarde...

julia (taylor's version) 02/04/2023

Enrolação e guerra, mas foi f0d4 msm assim
Vou falar uma vdd, se o livro não fosse tão descritivo do jeito q é as 800 páginas iam virar 300, mas ainda não vou julgar por causa disso pois o universo e a história são simplesmente incríveis e tão bem formados e como é o primeiro da saga é normal q seja mais descritivo msm (eu espero

skuser02844 26/02/2023

Incrível
É minha terceira vez lendo essa história (porém apenas a segunda vez que consigo concluir) e só posso dizer que o GRRM é muito bom no que ele faz. Pros fãs da série, esse livro é uma extensão da primeira temporada, pois realmente foi muito bem adaptado. Esse livro é uma introdução maravilhosa para o que vem aí, e já sabendo de diversas coisas que acontecerão, nessa releitura consegui captar muitas "dicas", o que eu achei maravilhoso.
Uma leitura fundamental para os fãs de fantasia política.

Emmy 28/01/2023

Como é bom retornar pra Westeros
Seguindo meu projeto de releitura de todo universo asoiaf, finalmente terminei o livro que eu mais tenho apego emocional. Ainda lembro de ler pela primeira vez e passar por todas as emoções e surpresas, dessa vez as surpresas foram menores mas a emoção continua forte. Foi muito bom observar todos os foreshadowing, os temas nas entrelinhas e os indícios de como seria a jornada de cada personagem.

Fiz um ranking dos meus pov favoritos aos que eu menos gostei nessa releitura:

Bran
Bran é provavelmente meu personagem favorito, eu amo a magia envolvida nos capítulos dele, a relação dele com o lobo, a escrita com um tom inocente mas ainda bem profunda, pra mim obra de arte te amo Bran.

Catelyn
Essa foi minha maior surpresa, Catelyn não tá entre as minhas personagens favoritas logo de cara, mas nessa releitura eu consegui me aproximar muito mais dela (continuo odiando com todo meu ser os cap dela no vale) além de muito bem escritos ela também é uma personagem já bem complexa desde o começo, e já temos muito sobre quem ela vai se tornar.

Arya
Arya minha filha, eu mato e morro por ela, tem os pov que mais me fazem chorar meu deus como a minha menina sofreu.

Eddard
Aí eddard que saudades de vc meu velho, mesmo me irritando com várias decisões que ele toma sendo mão do rei ele é um personagem tão bem construído, a honra e o desejo de fazer o certo mesmo que isso leve ao fim dele cria um legado gigantesco, ao ponto que anos depois o Norte ainda continuam na luta pelos stark e o mais importante, lembrando.

Tyrion
Eu amo os capítulos do tyrion, um dos personagens mais complexos na minha opinião, quase tudo que acontece no futuro do personagem já tá plantado nesse primeiro livro (embora algumas características o Martin tenha retirado dele depois).

Sansa
Eu amo a sansa e ela não tá no final por ódio ou coisa parecida, infelizmente o Martin tem uma certa dificuldade em escrever personagens femininas adolescentes, e isso acaba comprometendo os pov da sansa, porém minha menina não fez nada de errado e defendo com unhas e dentes.

Jon
Entendam, eu amo meu moreninho, faria tudo por ele. Mas nesse primeiro livro ele só fica bom lá pro final quando começa a ter dúvidas de qual caminho seguir, o resto servem apenas como exposição da muralha e dos outros patrulheiros, o que eu não acho ruim pq eu amo todos eles (menos vc alliser thorne, vá ? #$%!& )

Dany
.... eu não gosto desse núcleo, gosto da Dany e acho que ela tem um desenvolvimento interessante - o último pov dela é lindo - mas pra mim é o núcleo de personagem menos desenvolvido, os dothraki tem a complexidade de uma colher de chá e o jorah eu detesto, e mais uma vez martin erra escrevendo mulheres adolescentes (as cenas de sexo meu velho ?) ainda tem uns momentos bons com o viserys mas fora isso, preguiça.

Beatriz 09/01/2023

INCRÍVEL!!!! me deu até ressaca literária porque não achei nenhuma leitura boa até chega aos pés disso aaaaaaa

SupremoPHM 99 21/12/2022

AMAZING
This might become the best medieval fantasy story of all time when it is finished, man you should read it! is just such a great experience. George style of writing is sometimes annoying because he really likes to describe things just like tolkien, but even with that the story is fluid and runs well. Can't wait for winds of winter.

Gabi1568 04/12/2022

Perfeito, perfeito, perfeito
Melhor fantasia que já li, é incrível do início ao fim.
Muitos detalhes, muitos personagens, muitas tramas...
Tem algumas cenas BEM tristes, e outras maravilhosas.
Tem batalhas, tem mortes, tem traição, tem ambição, tem reis, rainhas, reinos...
Não é por nada que eu sou fã há 10 anos.

O último capítulo foi o melhor, eu só consegui surtar enquanto lia. Perfeito.

JoAo366 18/11/2021

O melhor da fantasia
Simplesmente uma das melhores histórias que já li. A complexidade e a riquezade detalhes são inacreditáveis, fazendo com que cada capítulo prenda o leitor na constante busca por respostas desse universo incrível do George R. R. Martin.

1 | 2 | 3 | 4