Enciclopédia Mundo Juvenil

Resenhas - A Game of Thrones

1 | 2 | 3 | 4

Helena 20/10/2014

Uma breve consideração sobre George R.R.Martin e As Crônicas do Gelo e Fogo
Defino minha experiência de literatura como antes e depois de ler As Crônicas do Gelo e Fogo. Após a leitura da obra não consegui até o momento encontrar outro trabalho literário tão belo e complexo.

Me atrevo ainda a comparar George R.R.Martin a Shakespeare. É incrível o quanto ele consegue captar a alma humana, suas virtudes e fraquezas. O forte da obra não são os elementos de fantasia, mas os conflitos, o amadurecimento dos personagens e as reviravoltas na trama.

JPHoppe 17/01/2014

Winter is coming
Foi difícil evitar, dado toda a atenção e clamor que recebe, spoilers desta que é considerada a melhor série de low fantasy dos tempos recentes, algo como o que Senhor dos Anéis representou pro cenário de fantasia medieval no passado. Comprei os livros, que ficaram empoeirando na estante por mais de um ano, até finalmente tomar vergonha e pegar pra ler.

Parte do cagaço era: e se for ruim? E se todo esse hype em cima da série for desmedido? Afinal, temos várias séries de qualidade desejável por aí, os "Twilight"s e afins da vida.

Não era preciso ter medo algum. "A Game of Thrones" é simplesmente uma das melhores histórias já contadas. É um livro longo, mas nada ali está a toa. Toda informação é usada para construir o universo, os personagens, impulsionar a trama. É o que sagas como o Ciclo da Herança falharam miseravelmente em tentar ser. Consegue ser épico pelo próprio esforço, não precisando reciclar e reutilizar clichês batidos e heróis improváveis.

Gostei muito da narrativa, contando a história do ponto de vista de personagens diferentes. É possível sentir a mudança de estilo entre cada um deles, desde o inocente Bran até o ardiloso Tyrion, além de mais sete personagens (e um prólogo narrado por um personagem menor). Três histórias se desenrolam entre as visões deles: os acontecimentos nos Sete Reinos, na Muralha, e no Leste. Tudo é muito bem construído e ligado, preparando o cenário para muitas histórias. Não à toa, temos por enquanto quatro sequências, com mais duas confirmadas e sabe-se lá em quantas mais irá se estender!

Pelo menos terei leitura excelente garantida para o futuro.

Guilherme Amaro 06/08/2017minha estante
Melhor resenha que li de GOT ate hoje.
Meus parabéns pela paciência de descrever cada personagem da história.

Angel's Roses 10/07/2013

Pure satisfaction =D
Hey, how can this man can write too much??? rsrsrrs

I'm actually REreading this book because I had only read the first three hundred pages and then decided to watch the Tv Show which was a big mistake.

After that, when I came back to finish the book I couldn't, so I decided to give a break and read other books before returning this reading.

A book with more than thousand pages 800 tells about seven kingdoms, super organized with drawings (I liked the map), and it teases you a lot, if you don't pay too much atention, u'll end up lost. My only difficult was the beginning with their names and nicknames, so I made a little note to keep it 'till I could get used to them.

This collection has now seven books ahead but don't worry because the story it's amazing.

Wonderful book is that one that no matter how wide it is, you read it easily and don't want to stop and not mentioning the chapters that end up in a good way that you'd like to go on, however, you have to put it aside for awhile, my big example of this was with Daenerys and Drogo's moment. ='(

The book plays you a lot, you create your favorite characters, you get angry, you suffer when someone dies or separates themselves, in the end, is a very well written book and I was so fascinated, no words.

The worst part was when I see my two favorites DYING ='( especially one that appeared on the cover hahaha I'm sure that now you could discovered at least one of my favorites.

By the way, the story takes place in Winterfell and then every group's going to move and their stories, too.

If you like medieval books, big stories to be told, that's the book!!!!

emiliocarvalho 25/03/2013

Vocabulário difícil...
meu inglês não foi o suficiente pra que eu entendesse tudo que o autor dizia no livro..

Átila 29/06/2012

Definitivamente Game of Thrones é uma obra-prima. Incrível como George R.R. Martin descreve minuciosamente a saga de oito "famílias" diante da luta pelo poder, reunindo uma complexidade não só na história, mas também na composição dos personagens. Aqui, o leitor mais atento vai se deparar com preceitos de Maquiavel e Nietzsche misturados a uma boa dose de realismo fantástico.
VictAria109 26/10/2022minha estante

Izaldir 04/07/2012minha estante
Gostei da sua opinião por parte.

Discordo da primeira parte, pois, George Martin é o primeiro escritor que vi tem respeito pelos personagens, ele trata eles como humanos iguais que podem viver, sentir e morrer, não existe nenhum personagem que vai chegar e salvar o dia, quando um personagem que você se identifica morre é como morresse um amigo seu. Ele descreve um mundo mais baseado na era medieval, acha que na Idade Média não existia crueldade? Bem, a fragilidade dos personagens é um fator que depende da idade, inteligência e com certeza sorte. Quais cenas épicas ele não descreve?

Concordo com a segundo parte, comparar ele com Tolkien não há como, pelo simples fato dos dois terem estilos completamente diferentes, assim como cada escritor tem sua peculiaridade. Tolkien é fantástico como escritor e George também. Também não entendo por que comparam tanto os dois.

Mais, dê mais uma chance aos livros de George Martin, garanto que vão te impressionar.

ThaísLR 18/07/2012minha estante
Realmente a comparação com Tolkien foi infeliz. Apesar de utilizar elementos medievais, Tolkien nos apresenta um mundo realmente novo, cheio de criatividade e elementos mágicos desde o princípio. o Senhor dos Anéis me envolveu muito mais do que A game of Thrones. Senti muito mais medo e apreensão por conta dos cavaleiros negros do que por conta de qualquer tropa, dragão ou semi -vivos de olhos azuis apresentados nos livros de George Martin. Concordo também com relação à crueldade, às vezes me parece uma tentativa um tanto desajeitada de segurar o leitor, bem como as cenas de sexo. Tolkien não precisava apelar. Nunca ninguém criou nada como ele. Mas acho que eu já li uns cinco romances que lembram o estilo de George Martin. Enfim, achei bem mediano, mas não chega a ser ruim.

Carla 13/03/2012

Must-read.
"Extasiada" acho que é a melhor palavra. Envolvente, a história da luta pelo trono, mesmo que sem querer, entre Starks e Lannisters. Mas isso é muito pouco perto da riqueza de acontecimentos do fascinante ambiente criado por Martin. Com todos os atributos para se tornar um livro difícil, complicado e cansativo, é uma leitura de tirar o fôlego. A comparação com "Senhor dos Anéis" é cruelmente inevitável. Inevitável porque ambos remotam há uma outra época, criam um ambiente parcialmente mágico, repleto de ficção e dramas humanos. E cruelmente pela maior maturidade e a complexidade do desenvolvimento dessa história. Adorei, já estou devorando o segundo livro!

Lu 30/09/2011

"When you play the game of thrones, you win or die. There is no middle ground."

Com essa sentença, Cersei Lannister define perfeitamente a proposta do livro e, a meu ver, afasta a história definitivamente de O Senhor dos Anéis. As duas obras não se confundem, e nem acho que seja essa a proposta do George Martin.

O mérito de autor americano está exatamente nisso: não ter tentado imitar Tolkien e se concentrado em escrever um bom livro: narrativa direta, ligeiramente ácida, mas caprichada o bastante para o leitor visualizar o mundo imaginado por ele. E é um belo mundo. Belo e cruel e perfeito como cenário para uma história como essa.

Um elenco principal formado por personagens com personalidades bem definidas e sem idealismos. Eu me vi apaixonada pelos Starks, por Dany, Tyrion e Jon. São personagens que eu não vou me esquecer.

E uma boa história, complexa e inteligente. Seu foco é político, nos jogos de poder. A fantasia forma um assustador pano de fundo. Mas creio que a mensagem que Martin pretende enviar é: muito mais assustador do que o terrível inverno e as criaturas que vem com ele são as próprias pessoas e o que elas são capazes de fazer.

Enfim, um excelente livro.

Recomendado.

Marcos 13/09/2012minha estante
Esse está na minha lista. Agora, devido a resenha, subiu alguns degraus. =)

Van 07/03/2013minha estante
Quero MUITO ler!

Andrelle 10/03/2014minha estante
o livro é excelente! A série em si é ótima! Recomendo!

Babi 24/09/2011

Winter is coming....
Ok, a frase foi manjada. Vamos ao livro!!

Fazia um belo de um tempo que eu não lia uma historia tão bem feita, cheia de detalhes e perfeita para quem gosta de livros de ficção.

George R.R. Martin cria um reino, com seus mistérios, as intrigas entre famlías, pique J. R.R. Tolkien, mas essa é a unica comparação que nós podemos fazer entre eles.

Eu assisti a série produzida pela HBO antes de ler o livro e isso não desistimulou em nada, só deu mais vontade de ler, ficou até mais facil, porque já sabia caracteristicas dos personagens e eu li em inglês, então já valeu a pena.

A série é muito bem feita, e faz juz ao livros, as cenas são perfeitas, e os dialogos são fieis ao do livro.

Não vou comentar muito do livro, pois ele é bem grande, e conforme penso em alguma coisa eu posso querer contar algum spoiler, então so fica registrado que eu não vejo a hora de ler o dois, na verdade só falta criar coragem para ler, porque é muito grande. Acho que é a unica coisa que Martin peca.

Ambos os livros e a série eu recomendo!!

Vivi Barini 14/09/2011

Westeros é um continente que fica num mundo em que, por algum motivo sobrenatural, as estações do ano não têm uma duração nem certa nem normal. Não se sabe quanto tempo o verão ficará presente antes que as noites eternas de inverno chegem, e nem quando estas darão lugar de novo ao verão.

Esse continente, antes dividido em sete reinos com regentes distintos, agora é governado por um só rei: Robert Baratheon, conhecido como usurpador por ter derrubado do poder a antiguíssima linhagem que antes governava Westeros, os Targaryen.

E são as ações do atual rei, tanto as passadas quanto as presentes, que desencadeiam grande parte dos acontecimentos do livro.

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2011/09/guerra-dos-tronos-por-george-r-r-martin.html

1 | 2 | 3 | 4