Sway

Sway Kat Spears

Resenhas - Sway

Queria Estar Lendo 05/12/2016

Resenha: Sway
Recebido em parceria com a editora Globo Alt, Sway é um livro sobre um garoto disfuncional altamente temido e igualmente adorado pelo pessoal ao seu redor. Uma promessa de 10 Coisas que Odeio em Você que tinha muito potencial, mas acabou ficando no mais ou menos.

Sway é o apelido de Jesse Alderman. Ele é um faz tudo na cidade onde mora; e por faz tudo eu digo que faz de tudo mesmo. Ele é o contato dos contatos. Ele é a pessoa que você deve procurar se estiver querendo um favor - seja um favor simples, como uma vaga no time da escola ou um convite para uma festa badalada ou um favor mais complexo, como drogas e encontros arranjados. Quando Ken paga Sway para descobrir tudo o que puder sobre a Bridget, uma garota doce e adorada por todo mundo no colégio, tudo o que Sway queria era desaparecer - afinal de contas, Ken estava pagando para que ele o ajudasse a sair com a garota por quem estava apaixonado.

O que mais me irritou nesse livro foi o protagonista. Jesse é o típico sabe-tudo cheio de si que se esconde atrás de um passado sombrio para justificar todas as atitudes babacas que tem - e, nossa, como ele é babaca. Toda vez que alguém reafirmava isso no livro eu aplaudia, porque o Jesse é muito babaca. E não é um babaca compreensível ou um babaca com arco de crescimento, nem mesmo um babaca simpático. Ele é pura e simplesmente um babaca. O fato de todo o livro ser narrado em primeira pessoa pelo Jesse torna a história enfadonha e irritante, ainda que o background seja interessante e te prenda e mantenha sua atenção presa à leitura.

"O que é verdade hoje pode não ser verdade amanhã."

Até suas 180 páginas, Sway não me surpreendeu. É um livro bem escrito, mas simples em sua composição. Essas 180 páginas basicamente focaram no dia a dia do Jesse como o cara. Uma parte interessante da trama começa quando Jesse conhece o Pete - o irmão da Bridget tem uma leve deficiência mental, o que meio que o exclui da normalidade com que as pessoas estão acostumadas. O fato de Pete ter tanta personalidade e ansiar tanto pela normalidade tornam suas cenas ótimas e o convívio com o Jesse uma explosão atrás de outra; afinal de contas, o Jesse é um babaca, lembra? Ele é um babaca com o Pete também. Mas o Pete não é do tipo que leva desaforo para casa, então ele está sempre rebatendo as atitudes ridículas do Jesse.

"- Você fica mais velho, aprende um pouco sobre o mundo, aprende o que é amar alguém mais do que a si mesmo e você pensa: se eu tivesse de fazer tudo de novo, faria melhor."

A outra parte foi o Sr. D., um velhinho que ele conhece no asilo onde a avó de Bridget está instalada. Caindo lá de paraquedas, Sway acaba inventando uma mentira fingindo que o Sr. D. é avô dele só para ter a desculpa de se aproximar da Bridget; e o Sr. D, obviamente, se aproveita disso, usando Sway para levá-lo a jogos, conseguir chocolate ou até mesmo, simplesmente, ter sua companhia.

Mas, de novo, o Sway me irritava a cada nova cena. O modo como ele tratava as pessoas à volta dele era bem asqueroso, do tipo recheado de comentários homofóbicos, racistas e preconceituosos no geral. Não é uma leitura agradável, não é legal conhecer os pensamentos de uma pessoa assim. Pouco me importa se é mecanismo de defesa do Jesse, nada justifica preconceito. O modo como ele tratou alguns personagens em diversos momentos - tal como Pete, ou David, o garoto nerd, a secretária de um cara que estava acima do peso ou até mesmo a Bridget, só porque o Jesse queria se manter afastado dela - foram bem escrotos. Slut-shaming foi outro ponto muito abordado por ele, outro detalhe que me fez aumentar o desejo de abandonar o livro. Os comentários absurdos que ele fazia sobre as mulheres que encontrou no passar da trama eram desconfortáveis. Piadas sobre estupro, o modo como ele se referia às crianças deficientes... Sério, de todos os personagens babacas escrotos que já li, tu és o maior, Jesse.

"Mercadorias passam por minhas mãos como água - trabalhos do semestre, drogas, identidades falsas -, mas não têm o valor que a informação tem."

Bridget foi uma personagem com potencial que acabou sendo usada para o clichê básico de romances assim. Ela tem toda uma personalidade enérgica e presença em cena, mas senti que a trama não a trabalhou da maneira adequada. Ela só estava ali para cenas de crescimento do Sway, momentos em que ele precisava dela para sentir. Tudo bem, o livro é sobre ele, mas não justifica colocar uma personagem feminina só para ser o partido ideal, a famosa manic pixie dream girl. O desenvolvimento da Bridget começou muito bem, mas decaiu ladeira abaixo conforme a história avançava, o que é uma pena para uma personagem tão rica. O romance entre os dois não me convenceu porque soou apressado e "amor da Disney" demais para uma história que queria me vender realismo.

"- Por que tudo que você toca fica tão complicado?"

No mais, o que achei mais interessante na história foi a Joey, amiga e companheira da vida sombria do Sway, e o Peter. Os dois personagens mais bem trabalhados da trama - ainda que Joey tenha tão pouco tempo em cena - e os dois que definitivamente mereciam mais destaque. Foram reais e humanos e dois pontos extremamente positivos dentro da história. Em relação à "profissão" do Sway, foi interessante como a autora não poupou e nem romantizou o que ele fazia. Afinal de contas, além de receber dinheiro para cumprir favores - muitos deles perigosos - Jesse também lidava com um pessoal barra pesada. Traficante de drogas e de favores, é o que Sway fazia, e essa parte do universo foi inserida nua e crua dentro da obra, sem falhar na tentativa de suavizar. Ele estava fazendo muita coisa errada e a autora expõe isso.

"- Às vezes o que queremos e o que o mundo espera de nós são coisas diferentes."

Quanto à edição, a editora Globo Alt fez um livro impecável, como sempre. A capa é simples e atrativa, amo lettering como a que usaram nessa. Diagramação agradável para leitura e capítulos não muito longos, o que, mesmo com o começo arrastado, não te cansava de continuar lendo.

Sway te prende pelo background e pelos personagens coadjuvantes, mas definitivamente não pelo protagonista. A sinopse me prometia um novo Heath Ledger em 10 Coisas que Odeio em Você, mas acabou se mostrando um belo de um Joey Donner...
Julia.Fernandes 24/05/2021minha estante
comecei a ler agr mas estou quase desistindo, achei tão chatinho

Tícia 28/08/2023

Leu a sinopse e conclui que esta será mais uma história com bad boy descompensando que encontra sua cara metade na mocinha genérica e de tal abalroamento embeiçado surge um amor transcendental que doma a selvageria do moleque-piranhudo que pegava geral?

Né, não.
Bem, até tem mocinha genérica, uma redenção pra não perder o costume e finalzim feliz, mas em Sway tudo isso tem um toque meio diferentão.

Aliás, acho que foi por isso que gostei tanto, saiu do clichê. Não que eu ache os clichês uma desgraça, pelo contrário, mas surpreender de vez em quando é bão pra desopilar a mente do recorrente.

E, por incrível que pareça, quando acabou a história, senti falta do Jesse, o mocinho anti-herói que você ama/quer-tacar-fogo-e-apagar-a-paulada.
Ele é o tipo de pessoa que é um bosta, mas admite porque hipocrisia é uma merda. Só nisso já ganhou vultuosos pontos comigo.
E tem mais coisa, porém estou em meio a uma massa polar fora de época e o edredom clama por mim.

Recomendo?
Demais da conta, sô!

;)

Ana Le 17/10/2021

Ruinzinho mas ok
É um livro bem clichê e bem previsível, daria um clássico filme original da netflix kkkkk.
O que salva é o velho e o irmão da Bridget que dão um pouco de humor pra história, mas tirando isso você fica lendo com raiva e vergonha alheia de tudo que acontece.

Ge... 06/03/2024

Um delinquente marrento e fofo
A leitura é fácil e fluida, a história é divertida e até bonitinha, a escrita é simples na medida certa e os personagens, apesar de serem bem estereotipados e clichês, são legais e com certeza vão te fazer rir.
A história é a clássica receita de bolo, que todo mundo já viu ou vai ver e que é tão clichê que é facilmente comparável com um filme de sessão da tarde, mas acredito que o diferencial desse livro foi a evolução do Sway, confesso que no começo do livro ele era um pé no saco, tanto que criei uma antipatia gigantesca por ele, mas gostei de verdade de ver a evolução dele. Ao decorrer da história ele mudou seus hábitos e seus pensamentos (que eram completamente horripilantes), mudou pelo menos um pouco o jeito que tratava e enxergava as pessoas, e principalmente mudou, apesar de ter sido bem pouco, o jeito que ele próprio se enxergava, sem obviamente deixar de lado a personalidade forte e durona dele que se você olhar bem de perto chega até a ser fofa.
Os poucos amigos do Sway, apesar de terem ficado durante grande parte do livro em plano de fundo, foram de grande importância na história, não somente os que ele já tinha no começo do livro, mas também os que ele conquistou durante o mesmo, todos eles fizeram o Sway seguir em frente e começar a gostar um pouco mais de si mesmo, todos eles foram peças muito importantes no processo de evolução do Sway.
O romance é bonitinho, mas não tem nada de mais, é o básico do básico, mas que super funcionou para mim e apesar de eu ter praguejado durante o livro todo para a Bridget não ficar com nenhum dos dois personagens no final do livro eu fiquei satisfeita com o desfecho da história.
Enfim, é um livro legal pra quem gosta de um bom clichê com algumas cenas que causam vergonha alheia e com lições de moral retiradas do twitter.

vii 28/07/2021

dêem uma chance!!
sem brincadeira, eu me surpreendi com esse livro. a autora tem um humor ácido super presente em sua escrita, confesso que fugiu um pouco da minha zona de conforto. me desapontei um pouco com o final, o livro estava acabando e as coisas ainda não estavam nem perto de se resolver, e faltando umas 30 páginas, tudo se desenvolveu um pouco rápido demais. fora isso, senti falta de uma descrição melhor dos personagens principais, da construção deles mesmo. em um contexto geral, gostei do livro e destaquei vários trechos importantes, esse livro aborda vários assuntos, um dos motivos que me prenderam na leitura, além dela ser leve! :)

Tinny 08/07/2021

Esse livro dá o que promete, é simples, um clichê adolecente. Eu me senti lendo uma fanfic enquanto lia esse livro, mas não me surpreendeu nada, nadinha.
No começo eu já sabia tudo que ia acontecer, por isso achei o livro fraquíssimo
Beatriz.Oliveira 18/07/2021minha estante
Céus kkkkkkkk

Beatriz.Oliveira 18/07/2021minha estante

Relâmpago Marquinhos 09/06/2021

Resenha: Sway
No início eu estava achando o protagonista um babac*, no final não mudei minha opinião. Mas acho que essa é a magia desse livro, ver o quão fria e sem sentimentos uma pessoa pode ser por causa de seus pais. O final já era esperado, mas as músicas presentes nesse livro são simplesmente INCRÍVEIS.

Barão 30/10/2016

Jesse Alderman, melhor badass!
"No mundo real, a Bela não se apaixona pela Fera e vive feliz para sempre. No mundo real, a Fera transa com a Bela. A Fera quebra o coração da Bela. A Bela entra num comportamento autodestrutivo como dormir demais nas aulas da faculdade, aumentando assim o impacto emocional negativo provocado pela Fera. Era uma história triste." - pág 104

Jesse Alderman é aquele tipo de cara que os seus pais pirariam se soubessem que você anda com ele. Mentiroso, rebelde, totalmente manipulador, ele é o encarregado de arrumar qualquer coisa que você precise. Além de ser um gato que não está nem ai para sentimentos, coisa que acaba afastando as pessoas dele, além do ar de perigoso. Ken é o jogador principal da escola, além de muito lindo e idiota, vive de atormentar as almas sofridas do ensino médio. Ken acaba contratando os serviços de Jesse para lhe arrumar uma garota, mas não qualquer uma, e sim, Bridget, a garota mais linda, educada e inteligente da escola.

Usando de todos os seus meios, Jesse acaba se envolvendo com Bridget, começando a descobrir lugares que a garota frequenta, até o que ela acha interessante, coisas como ajudar a cuidar de crianças com deficiência. Pensando só em terminar esse serviço, Jesse entrega todas as informações que conseguiu para Ken poder conquistar a linda jovem. O que Jesse Alderman não esperava é que ficaria com ciúmes quando isso acontecesse. 😓

"Meu coração, já uma casca dura, enrugada, virou cinzas e desabou." - pág 201.

Bom galerinha, só para finalizar eu gostaria de falar que ADOREI esse livro, principalmente pelo fato que não envolver só aquele antigo caso de amor não correspondido, mas vários outros temas. O Jesse com certeza me cativou, pelo jeito ácido, o humor negro, de falar o que quiser sem ter medo, ahh eu AMEI esse personagem. Até a Bridget eu gostei, por não ser aquela personagem boazinha/chatinha ela tem suas pitadas de ironia, coisa que adorei.

Enfim, quem está com duvida de ler ou não Sway, LEIAM, é um livro bem leve, fluído e super legal. Eu já queria mais livros com o Jesse.

Larry 08/01/2022

Nada do que eu esperava
Comprei esse livro achando que a capa e a sinopse significavam um YA bem clichêzinho, bem mamão com açúcar e gostoso de ler. Porém, não foi nada disso.
Nesse, personagem principal, tem muitos problemas de autoestima, amor próprio e confiar nas pessoas. Além de tudo, é um babaca insensível, e eu realmente esperava um arco de desenvolvimento muito bom para ele, mas isso não aconteceu.
Os pontos positivos desse livro são as três amizades que ele tem, mas continua sendo babaca cm eles: Joey, Carter e Pete.
Fora isso, totalmente decepcionada com esse livro.

ju 27/12/2021

li o livro bem rapidinho, foi um dos primeiros lidos do ano.

gostei do romance e como a história foi construída, mas sinto que faltaram muitas informações que podiam ter sido encaixadas.

é bom pra sair de uma ressaca literária, mas existem livros melhores pra essa função.

nem bom, nem ruim.

tchiaveli 09/08/2021

Sway
O livro conta bem mais a historia do Jesse e sua vida como "Sway" do que o romance em si.
Entendo que para o romance acontecer era necessário entender a vida dele mas era so isso que tinha no livro, o romance prometido apareceu de verdade so nas ultimas 20 páginas

Flávia | @baixinhasleitoras 06/04/2020

Como diria o sr D.: Bela porcaria kkk (mas tudo tem 2 lados)
#FFRESENHA | #BAIXINHASLEITORAS
??????????????????
Título: Sway
Autor: Kat Spears
Editora: Globo Alt
Páginas: 256
Tradução: Santiago Nazarian
?????????
Era pra ser só mais um trabalho.
?????????
Foi o que pensou Jesse Alderman ao aceitar o serviço que Ken Foster, o capitão do time de futebol de sua escola, lhe pagou pra fazer.
?????????
Ele só precisava fazer com que a garota mais reservada e benfeitora dos fracos e oprimidos da escola, Bridget Smalley, saísse com Ken.
?????????
Para Jesse, que é acostumado a conseguir tudo que pagam para ele fazer, desde trabalhos escolares a conseguir bebida para festas, por isso o apelido Sway, ele inicia seu plano de trabalho.
?????????
Mas como tudo na vida, surge imprevistos, e nessa história o imprevisto poderia ser até o irmão de Bridget, Pete, mas a verdade que o que faz dar um trabalhão pro Jesse mesmo nessa história é que Bridget é uma garota encantadora, não é só mais uma menina que só quer saber de festas, garotos ou qualquer coisa inútil. Ela é difícil de lidar, ela pergunta demais, é insistente, e acima de tudo: gente boa. E para um cara como Jesse, que não é acostumado com esse tipo de gente, acabou ficando difícil não se apaixonar pelo o que deveria ser o seu trabalho.
?????????
Oi, amores! Amei escrever essa resenha para vocês, espero que tenham gostado. Eu até que gostei do livro, é uma história super rapidinha de ler, os personagens são bem engraçados, principalmente o senhor D. (Leiam e descubram mais sobre esse senhorzinho ranzinza haha) A história poderia ser melhor, mas acabou sendo uma leitura prazerosa, mesmo não acontecendo nada de grandioso.
?????????
Sendo assim, indico para quem quer ler algo simples, ideal para essa quarentena que estamos passando. ?
?????????
E vocês, alguém aqui já leu esse livro? Curtiram?
Xoxo, F. F. ???
?????????
#sway #katspears #livro #bookholic #instaliterario #instabook #preto #flores #livros #swaylivro #swayresenha

*Resenha disponível no IG @baixinhasleitoras

Danii 25/12/2016

"Nada é bom ou mau, o pensamento é que torna as coisas assim. Foi Shakespeare quem disse isso."
Sabe quando você começa a ler um livro sem esperar nada dele? Então, foi assim que comecei a ler "Sway", esperando um livro mediano já que a nota média dele no Skoob não é das melhores (o que espero que mude porque não entendo a média ser menos que 4,0). Mas estou feliz em poder dizer que eu me enganei, pois, fui surpreendida e nem preciso dizer que amo como isso acontece.

"A verdadeira riqueza é medida em segredos, segredos dos outros e os meus próprios. Segredos são poder."

"Sway" é um livro surpreendente, inteligente, engraçado e sarcástico escrito pela autora Kat Spears e publicado aqui na nossa terrinha pela Globo Alt. É narrado em primeira pessoa pelo jovem Jesse, o "Sway", um cara que nenhum pai iria querer como genro, é um cara que "consegue" o que quiserem, desde que paguem por isso, seja com dinheiro ou com algum "favor" em troca.

"Sway não é algo que se possa definir. Um cara que tem sway é o cara, não precisa tentar ser descolado, apenas... é."

Quando eu li a sinopse imaginei que o Jesse conseguia coisas simples, ou melhor, coisas dentro da lei ou ilegais leves. Mas ele é traficante! (Isso não é spoiler, descobri bem no começo). Ok, ele não consegue apenas drogas, mas só por isso você já percebe que ele não é lá um mocinho do tipo príncipe de cavalo branco. Na verdade, ele é um belo estrategista e é bom de lábia, do tipo que venderia alho para vampiro e prata para lobisomem. Porque tudo que pedem para o Sway, se ele quiser, ele consegue. Quer pegar uma guria? Pede para o Sway. Quer que alguém seja expulso, pede para ele também. Quer algo para a sua festa? Bom, o Jesse consegue.

"Quanto mais se diz às pessoas que elas não podem ter algo, mais elas querem. É uma dessas leis do universo."

O Jesse é tão bom nisso que é "respeitado" e quase todos conhecem sua fama. E sabendo dessa fama o jogador Ken Foster contrata o Jesse para que consiga que a linda jovem Bridget Smalley saia com ele. Até aí tudo fácil para o Jesse, ele já conseguiu isso antes mesmo. Mas o que ele não imaginava era que essa guria conquistaria o seu coração também, coração que muitos pensavam sem ser sentimentos, ser de pedra. O problema é que ele já concordou em ajudar o Ken, e, além disso, a Bridget é uma boa garota, boa filha, boa aluna, é voluntária em uma instituição para deficientes, é uma guria que sorri de verdade para todo mundo, seja rico, pobre, lindo, feio, não interessa, é uma garota que mostra que se importa com você, simplesmente por ser boa. Então é claro que o Jesse acha que não a merece, porque, bom, olha o histórico dele! Ele lida com pessoas perigosas, não age dentro da lei, ele é do tipo que pessoa que os outros acham que não está nem aí, que não se importa com quase ninguém. Como um cara assim conquistaria uma garota como a Bridget? Ou será que é melhor nem tentar conquista-la e se manter afastado?

"No mundo real, a Fera transa com a Bela. A Fera quebra o coração da Bela. A Bela entra num comportamento autodestrutivo como dormir demais nas aulas da faculdade, aumentando assim o impacto emocional negativo provocado pela Fera. Era uma história triste."

Uma das coisas que amei nesse livro são os personagens secundários, como o Peter, que tem paralisia cerebral e é irmão da Bridget, que meio que se torna amigo do Jesse (gostei tanto que se a autora resolvesse escrever um livro para ele, eu iria querer ler o rascunho); ou como o Sr. Dunkelman também, que finge ser avô do Jesse (melhor avô falso literário, que junto com a Jesse rende ótimos diálogos). Ou até alguns dos outros personagens que nos conquistam cada um do seu jeito. Enfim, os personagens são ótimos.

"As pessoas não se importam em mentir, trapacear, roubar... desde que consigam algo que queiram ou precisam, sempre estão dispostas a justificar isso."

E fora isso tem diálogos maravilhosos, sério! Raramente sinto que preciso falar dos diálogos, mas desse livro é preciso, porque é uma das melhores coisas desse livro viciante; tem sarcasmo, tem um humor ácido que é uma coisa. O Jesse tem uma língua afiada que nos faz rir e que, às vezes, nos faz achar ele um tremendo babaca, porque ele não costuma medir palavras, e por mais que fale a verdade, acaba machucando, parecia que doía até em mim, principalmente quando era com o Pete, porque diferente da maioria das pessoas o Jesse não o trata como coitado, não passa a mão na cabeça dele; fala o que acha que ele merece ouvir, fala na cara dele todos os seus problemas, mostra a realidade, o faz vivenciar coisas novas (nem todas legais), e, às vezes, eu queria dar uns tapas nele para ver se ele pegava mais leve, por mais que o entendesse (eu entendendo um traficante, quem diria).

"Às vezes o que queremos e o que o mundo espera de nós são duas coisas diferentes."

Por mais que pareça, Sway não é simplesmente um livro adolescente sobre um cara meio bad boy que se apaixona e acha um jeito de se redimir para tentar conquistar a guria. Não é simplesmente sobre um cara que deixa de ser o vilão para virar príncipe encantado simplesmente pelo milagre do amor. Não é simplesmente um livro adolescente com um triângulo amoroso que a guria fica indecisa entre dois caras daquele tipo que quando lemos dá vontade de revirar os olhos toda hora.

"Todo mundo está fazendo um showzinho o tempo todo. Ninguém é real. Talvez você não possa esconder coisas sobre si como o jeito que você anda ou fala, mas todo mundo está mentindo o tempo todo sobre quem é, o que sente."

"Sway" é um livro que aborda a realidade de uma forma viciante, é leve, mas é a puramente real ao mesmo tempo, sabe? Não totalmente porque é uma ficção, óbvio, mas aborda temas sérios como deficiência, preconceito, drogas, conflitos familiares, e até o que se sente por si mesmo, a raiva, a decepção que todos sentimos... E mesmo abordando tudo isso, não parece ser exagerado, parece realista. Os personagens parecem pessoas que encontraríamos por aí, na rua, na vida; pessoas que tem problemas, que enfrentam suas dificuldades do jeito que podem, mesmo não sendo perfeitos o tempo inteiro ou, muitas vezes, passando longe da perfeição. O próprio protagonista, Jesse, é perfeitamente imperfeito, e por mais que ele não parecesse um cara perfeito, é um personagem que nos faz torcer por ele, nos faz torcer que ele "melhore", não acabe sendo preso e fique com a Bridget, nos enchendo de questões sobre o que aconteceu e o que vai acontecer com ele. Será que ele não merece mesmo a Bridget? Será que ele é algo além do que o cara "mau" que aparenta ser? Por que será que ele é assim? Será que ele pode melhorar? Não posso te responder nenhuma dessas perguntas, então para descobrir as respostas você vai ter que ler o livro e se surpreender com ele também. Até!

"Não havia razão para eu pensar que tudo iria mudar. É como a vida acontece, razão por que você deve ser capaz de ver todos os ângulos toda vez que faz uma escolha. O que é verdade hoje pode não ser amanhã."

site: https://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sway.html