O Som do Amor

O Som do Amor Jojo Moyes

Resenhas - O som do amor

Juliana Rodrigues 17/04/2021

Tive outras experiências literárias maravilhosas com a autora, por isso insisti tanto na leitura deste livro, apesar de ter achado a narrativa extremamente lenta e os personagens nada cativantes.

Talvez no início eu não tenha percebido que a intenção da autora era demonstrar a real evolução desses personagens ao longo dos capítulos.

Então, apesar de ter demorado, depois da metade da leitura comecei a ficar muito curiosa sobre qual seria o desfecho e posso dizer que o final me surpreendeu bastante.

"São as pessoas quem criam o próprio destino!"
Fernanda 22/11/2022minha estante
Boa noite sou nova aqui e ainda não sei como ler os livros alguém pode me dizer como é

Juliana Rodrigues 20/12/2022minha estante
Oi, Fernanda

Você consegue organizar as suas leituras pelo skoob, registrar histórico e favoritos, por exemplo, mas não consegue ler por aqui.

MiCandeloro 06/01/2017

Belo, mas perturbador!
Laura e Matt contavam os dias para que o Sr. Pottisworth morresse, não só porque Laura não aguentava mais cuidar daquele velho ranzinza, mas também porque ele prometera deixar em seu nome a Casa Espanhola, lugar onde ele morava e que era da sua família há gerações.

A casa estava caindo aos pedaços, pois fazia mais de 50 anos que não via uma reforma, mas não tinha problema, Laura e Matt eram pacientes e já tinham arquitetado tudo e sabiam exatamente o que fariam com o local depois que o moribundo falecesse.

Porém, as coisas não saíram como planejado. Pottisworth não honrou a sua palavra, e depois que partiu dessa para melhor, a Casa Espanhola foi parar nas mãos de sua sobrinha neta, para a fúria dos McCarthy.

Fazia menos de um ano que Isabel estava viúva. Ainda de luto, ela não tinha forças para cuidar dos filhos, nem de nenhum serviço doméstico. A única coisa que fazia era tocar o seu violino, um Guarnieri, presente do seu amado.

Mas ela não podia mais ignorar a pilha de contas que se acumulava, nem de sobrecarregar a filha de 15 anos com tarefas que não eram de sua responsabilidade.

Certo dia, ao receber a visita do advogado, descobriu estar falida. Seria necessário vender a residência na qual eles moravam e cortar todos os supérfluos para se sustentarem. Ainda bem que havia sido agraciada com uma herança recebida do irmão de sua mãe. Ao menos ela e as crianças teriam um teto.

Mas mal sabia ela o fardo que a Casa Espanhola trazia consigo. Marcas capazes de transformar todo um vilarejo.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Desde que me tornei fã de Jojo, impus como meta ler todos os seus livros, portanto, assim que pude colocar as mãos em O som do amor, me joguei de cabeça, como faço em todas as leituras de Moyes, mas dessa vez, senti um estranhamento absurdo em relação à essa história.

Nesta obra ela trabalha a temática da obsessão, e coloca como objeto de desejo e de disputa entre todos os protagonistas a Casa Espanhola.

Me incomodou demais observar o quanto o ser humano é capaz de se corromper e de se dobrar para alcançar um objetivo, mesmo que ele precise fazer mal aos demais.

Além disso, é impressionante como as pessoas são aptas a atribuírem a sua felicidade a eventos futuros ou ainda inalcançáveis, ao invés de valorizarem o que têm.

Por mais que eu tenha amado ser teletransportada para o interior da Inglaterra, agraciada com vistas de tirar o fôlego e com a pasmaceira que é viver no meio do mato, senti nojo, raiva e indignação por tudo de ruim que aconteceu no texto.

Narrado em terceira pessoa, com capítulos intercalados entre o ponto de vista de todos os personagens, conhecemos melhor a respeito daqueles que tiveram a sua vida afetada pela Casa Espanhola.

Matt é um dos personagens mais desprezíveis escritos pela Jojo. Após perder a casa, ele oferece à Isabel ajuda para reformá-la, com o simples intuito de fazer a viúva gastar todas as suas economias para depois ser obrigada a vender a propriedade como uma forma de se reerguer. O pior, todos no vilarejo desconfiam dos planos de Matt e não fazem nada. Eu odiei Matt com todas as minhas forças e queria que a autora tivesse matado ele e fiquei furiosa com o final que ele teve.

Matt é o retrato grotesco de todos os gananciosos, corruptos e despudoráveis que vivem na sociedade, e tenho certeza de que a minha repulsa se deve ao fato de Jojo tê-lo escrito tão bem. Por isso não posso deixar seus méritos de lado.

Mas se não fosse por Matt, tenho certeza de que teria adorado a trama, afinal, também presenciamos lindos desabrochares, amadurecimentos e amor ao próximo.

Isso ficou nítido no crescimento de Isabel, que deixou de ser uma mãe relapsa e negligente e assumiu seu papel de cuidadora e lutou pela felicidade de sua família; em Byron, que se doou a completos estranhos, ao dar atenção a Thierry e ao ensinar Isabel a sobreviver de suas terras; e nos Primos, que ofereceram seus ombros, ouvidos, mantimentos e um chá quente para quando os problemas surgiam.

Com um desfecho angustiante e de tirar o fôlego, O som do amor nos mostrou que casas são apenas amontoados de materiais de construção, e que aquilo que realmente importa são os amigos e a família que levamos no coração.

site: http://www.recantodami.com

Ana 14/10/2023

A leitura vai abordar traição, fraqueza, status, vida no campo, simplicidade. A história tem embasamento em um família que acaba de perder o pai... a mãe se vê em estado depressivo, com dívidas, e do nada aparece uma herança.
Se mudam para um lugar simples, uma casa que nem conseguiram acreditar que poderiam morar nela...
A partir daí que a vida da família muda...seus hábitos, costumes, modo de ser e agir. Tem episódios de raiva, consolo, paixão, culpa, traição, amor e principalmente superação.

Nadia 27/06/2023

Leve!
Leitura leve sem grandes acontecimentos, mas que ainda assim me prendeu.
Foi legal ver toda evolução da família, buscando superar o passado e reiniciar a vida em outro local, sem grandes expectativas e com novos hábitos.

Paula.MTerra 28/01/2022

Já li vários livro da Jojo Moyes e gosto bastante da escrita dela.
A primeira metade do livro foi bem lenta... achei a história meio arrastada mas depois ficou mais interessante!
Final lindinho :)
gigica 06/03/2022minha estante
Não passei da metade do livro! Me fala aonde ele melhora ? Kkkkkkk estou muito lenta nessa leitura que é tão pequena mas, a história não me prendeu como de costume ...

Paula.MTerra 29/03/2022minha estante
Quase no 1/3 final hahahaha
Dá um tempinho pra ele... talvez em outro momento, flua mais ?

Dani 30/04/2023

É um livro meio arrastado, não tem muitos acontecimentos interessantes, meio água com açúcar. A Isabel me irritou muito em alguns momentos, parecendo uma criança mimada em algumas atitudes, mas no decorrer da trama ela vai amadurecendo. Esperava bem mais, por isso foi meio decepcionante, mas, se ler sem muita expectativa, é uma boa história. A leitura flui bem, apesar de ser morna. Bom para ler entre histórias mais densas, já que é bem levinho.

Duda Moretti 21/04/2023

O livro é bom, porém muito arrastado. Não teve muitos diálogos ou narrações no livro que eu gostei, já li outros da autora e acho que esse não funcionou muito bem.

David 29/05/2020

Meu 8° livro lido da autora.

O Sr. Samuel Pottisworth é um idoso que vive numa mansão muito mal cuidada, porém mesmo assim sua mansão não perde o seu brilho e nem o seu valor.
A "Casa Espanhola" como é conhecida, fica no condado de Norfolk, no interior da Inglaterra, em uma região belíssima.

Laura McCarthy cuida do Sr. Pottisworth há anos, mas não pense que ela é um ser altruísta ou que pretende ajudar sem nada em troca.

O que acontece é que Laura e o seu marido, o Sr. Matt McCarthy possuem um plano de conseguir a casa assim que Samuel morrer, sempre tentando convercer o idoso a lhe deixar a mansão como herança.

Por fim chega o dia em que o Sr. Samuel se vai deste mundo e o que o casal não contava é que ele tinha uma herdeira.

Isabel Delancey, vai herdar a "Casa Espanhola" num momento muito dificil de sua vida.
Há quase um ano ela perdeu o marido que era a sua âncora, seu amor e além de tudo o administrador da sua vida.
Ele a deixou com muitas dívidas.

Ao receber a herança ela vê a oportunidade que esperava para recomeçar a sua vida, algo que não vai ser tão fácil assim pois ela tem outros problemas:
Kitty, sua filha mais velha, além de ser adolescente está odiando ter que se mudar de Londres e deixar seus amigos, a sua babá que é mais proxima que a sua mãe. E pra piorar ela detesta ter deixado a sua casa que tinha todo o conforto do mundo pra morar numa casa que está caindo aos pedaços.
Thierry, o filho caçula, está tão traumatizado com a perda do pai, que há uma ano não diz uma palavra e vive infeliz.

Isabel além de ter todos esses problemas vai ter que lhe dar com o casal McCarthy, que farão de tudo para que ela desista da casa e venda a propriedade para eles.

Isabel apesar de viver a dor do luto, ela pode se reerguer e viver um dia de cada vez, não desconsiderando a dor que passou, mas olhando em volta e para tudo mais que lhe cerca, ela têm motivos pra lutar.

Isabel também encontra forças para superar seus problemas através da música com seu violino ela une dor e superação através da música.

Aqui temos a junção de literatura e música.... Amoo.

site: https://www.instagram.com/p/B_gDBw5HKGM/

Vanessa704 28/05/2021

"Descobri que uma casa - apenas tijolos cimento, madeira, talvez uma pequena extensão de terra - podia ser uma obsessão". O Som do Amor, Jojo Moyes.
“O Som do Amor” é um livro da Jojo que não me cativou tanto quanto os outros da autora, mas que tem uma mensagem importante, aborda temas delicados como luto e traição, além de trazer personagens densos (e alguns até desnecessários). Não foi uma leitura rápida, mas é um bom livro.

Logo no início da narrativa descobrimos que a Família Delancey passou por uma perda recente, a morte Laurent. E Isabel Delancey que tinha uma vida mimada e tranquila com seus dois filhos e marido, descobre que o falecido deixou uma montanha de dívidas e alguns segredos.

Com esse acontecimento como plano de fundo somos apresentados aos personagens da história: Isabel Delancey, protagonista obcecada pela música, primeiro violino na Orquestra Sinfônica Municipal de Londres, e um tanto quanto negligente em relação aos filhos; Kitty, uma adolescente inteligente que teve que crescer rápido demais; Thierry, um menino que teve parte da sua infância maculada por segredos; Byron, um cara marcado por uma ação do passado; e Matt e Laura McCarthy, que têm um relacionamento conturbado e são obcecados pela Casa Espanhola.

A narrativa tem como ponto central e comum a todos os personagens a Casa Espanhola, propriedade deixada pelo velho Sr. Pottisworth para a Família Delancey, e objeto de desejo da Família McCarthy. Ao longo da história, vemos que todos possuem e/ou desenvolvem alguma relação com a Casa Espanhola.

Não obstante a isso, é importante ressaltar que o foco principal é o crescimento e amadurecimento da protagonista feminina e o desabrochar de seus filhos. Apesar de no início a leitura ter sido um pouco difícil e lenta; do meio para o final torna-se fluída e fácil.

Foi bonito acompanhar Isabel construindo uma relação com os filhos, conhecendo-os e ao mesmo tempo se redescobrindo como mãe, mulher, violinista e dona de casa; transformando-se em uma nova pessoa em meio a uma caótica reforma liderada por Matt McCarthy (ranços eternos).

Durante a leitura também somos apresentados a personagens secundários, mas que em algum momento são relevante para história. Conhecemos Asad e Henry, os “fofoqueiros” donos do mercado local; Anthony, filho dos McCarthy, que se torna amigo de Kitty (e crush); e Nicholas, um corretor de imóveis que está tentando se reinventar no mercado mobiliário. Também conhecemos a fundo Byron, o ajudante de Matt que desenvolve uma linda amizade com Thierry, ajudando-o a superar alguns traumas, e que se torna um ponto de apoio para Isabel.

Assim como em vários outros livros da Jojo, apesar de ser um romance, o livro não tem como principal foco o romance romântico, e sim o crescimento da protagonista, e o crescimento de uma família que perdeu sua estrutura básica e teve que aprender a se reerguer através da manutenção de uma casa velha, caindo aos pedaços e objeto de desejo de várias pessoas, e os sons de um violino. Acompanhamos uma Isabel um tanto quanto ingênua, tomar as rédeas da própria vida em prol da família, a tomar decisões – algumas certas outras nem tanto-; e o desabrochar de seus filhos.

Com o passar da história, desvendamos segredos e passamos por alguns plots, sentimos muita raiva, nos afeiçoamos aos personagens e aprendemos com eles.

“Eu é quem tive que aprender a dura realidade do que é importante.” Isabel Delancey.
Julia Agnes | @pontoparagrafoo 29/05/2021minha estante
Linda essa resenha ?

Vanessa.Pitsch 01/07/2021

O som do amor
Eu confesso que pelo título, esperava outro tipo de livro, afinal não gosto de ler sinopses?
Livro fácil, que cumpre como entretenimento. Nada super especial, mas gostoso de ler.

Sarah432 25/05/2020

Arrastado
Começou interessante, ficou enrolado pelo meio, no fim que poderia ter sido mais explicado, ficou parecendo que teria mais alguma coisa!
Juliana Moraes - @espiritoliterario 25/05/2020minha estante
Os livros da Jojo é arrastado mesmo!

Fabi 24/02/2020

História maravilhosa com personagens que nos fazem querer saber suas próximas escolhas

.Ju 26/03/2022

diferente do que eu costumo ler
achei que esse livro era um romance romântico, por causa da capa e da autora, mas a obra não se encaixa nesse gênero.
A trama é um pouco arrastada, pois não tem nenhum acontecimento grandioso ou surpreendente. É apenas uma narrativa sobre uma cidade pequena, na qual muitas coisas acontecem, personagens amadurecem e relacionamentos surgem.
Ao menos, é bastante instigante. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas fiquei bastante curiosa ao decorrer das páginas.
É um livro legal, valeu meu tempo.

Le Pacheco - amante dos livros 06/04/2020

Mais um livro da Jojo Moyes que eu leio...
Confesso que cada livro que leio eu gosto ainda mais...
Ela tem uma forma leve e gostosa de escrever...
Te envolve na história de uma maneira suave... te fazendo não querer largar mais a leitura...
E isso não foi diferente quando li esse livro...
Mais uma vez gostei muito e posso dizer que o final é surpreendente!