De Volta do Inferno

De Volta do Inferno Ian Kershaw

Resenhas -

Albuquerque 04/06/2017

Cansativo...
Focado na história política, o livro é complexo e cansativo. O autor perde um tempo enorme focado na dicotomia "direita/esquerda" e acaba resumindo sua análise dos fatos a isso. Demorei meses para terminar a leitura... li vários livros junto com esse. Quase desisti. Já não aguentava mais ler sobre o movimento comunista em diversos países europeus e sobre as forças imperialistas de direita atuantes. Quase nada sobre o dia a dia do povo. Nada sobre os conflitos armados do ponto de vista estratégico. Nada sobre o convivio nas trincheiras. Só política e confronto idealista. Só história marxista tradicional. Não curti... três estrelas pelo trabalho e por ser um trabalho sério de pesquisa, mas não é o tipo de História que me agrada.
Victor 04/08/2017minha estante
Obrigado pela sóbria avaliação, estava meio balançado em comprar o livro, mas pela resenha ficou claro que também não é muito meu tipo.

Rodiney 25/08/2017minha estante
Depois de ler sua resenha entendi por que um amigo me sugeriu este livro, é bem o estilo dele. Valeu.

Leandro.Santana 09/09/2020

Era das Catástrofes
Sir Ian Kershaw, professor da University of Sheffield, é uma das maiores autoridades no estudo da Alemanha nazista. Sua biografia de Hitler tornou-se uma referência.

Em De Volta do Inferno, ele retrata o período mais turbulento da história da Europa, que vai de 1914 a 1949 (Eric Hobsbawn o chamou de Era das Catástrofes), que inclui duas guerras mundiais, uma grande crise econômica, uma pandemia, o fim de grandes impérios e a ascensão do comunismo ao poder e, posteriormente, ao status de superpotência. Sem falar no redesenho do mapa europeu e na redistribuição dos povos.

Naturalmente que cada um desses eventos merece um livro próprio, mas a proposta de Kershaw é dar ao leitor um panorama geral do período, sem se aprofundar em nenhum deles. Para quem já conhece o período e os eventos que o compõe, o livro pode parecer raso e repetitivo. Porém, creio que seja um ótimo começo para quem está começando agora. Sem dúvida terminará o livro com o desejo de livros específicos.

Tellys 06/12/2017

Aprender para compreender
Leitura necessária para aprender com os episódios do passado e compreender como se dá a disputa por poder e protagonismo na complexa rede de relacionamentos e interesses humanos. O livro é fundamental para quem gosta de história e entende que estamos vivendo tempos muito estranhos.

Tellys 06/12/2017

Aprender para compreender