Farmácia Literária

Farmácia Literária Susan Elderkin
Ella Berthoud

Resenhas - Farmácia Literária

Tábata Kotowiski 27/11/2023

Publicado em 2013, Farmácia Literária oferece uma abordagem única para o poder curativo da literatura. As autoras, ambas biblioterapeutas, exploram a ideia de que os livros podem ter efeitos terapêuticos e podem ser prescritos para ajudar a tratar uma variedade de condições emocionais.

A proposta central do livro é apresentar uma lista de condições e, para cada uma delas, recomendar livros que possam servir como remédio. Por exemplo, se você estiver se sentindo solitário, pode encontrar sugestões de livros que abordem temas de solidão e ofereçam consolo. Se estiver passando por um período de mudanças, poderá receber recomendações de livros que tratem desse tema.

O livro é tanto informativo quanto divertido, pois as autoras compartilham suas próprias experiências e anedotas enquanto destacam uma variedade de obras literárias que abordam questões humanas universais. O livro não apenas fornece uma lista extensa de recomendações, mas também explora a conexão profunda entre a literatura e a experiência humana.

Se você é um amante da leitura e está interessado em descobrir como os livros podem ter um impacto positivo em diferentes aspectos da vida, Farmácia Literária pode ser uma ótima escolha.

Rebeca Silva de Souza 01/11/2023

Pra ter sempre perto de você
Muitas sugestões de leitura para diferentes momentos da vida. Sugere livros clássicos e contemporâneos, uns eu conhecia, outros não.
É realmente bem útil pra conhecer livros novos e os livros certos pra cada fase da vida. Compartilho da ideia de que a literatura serve de remédio. Já pude desfrutar dos seus efeitos anestésicos pra curar coração ferido, raiva e solidão.
Amei ler as reflexões e comentários sobre os livros que já li, como forma de complementar a leitura. Meu único porém é que esse livro dá spoiler de alguns livros, como Jane Eyre e Anna Karenina. Sei que algumas pessoas não vão aprovar receberem de supetão a revelação do destino dos personagens antes da hora.

Ana Lyra 20/07/2023

Uma idéia incrível
Confesso que o título e a capa foram fortes chamarizes para mim. É impressionante a quantidade de conteúdo que há neste livro.
O livro é organizado em tópicos, em ordem alfabética de "problemas e doenças", que podem ser medicadas com indicações de livros. Onde as autoras fazem uma breve resenha de cada obra literária sugerida.
O jeito que apresentam os livros e os motivos pelas quais escolhem são muito interessantes e divertidos.
Não é exatamente um livro que se deva ler na ordem ou de forma corrida. É para procurar pelo "sintoma" que te incomoda e encontrar o que você precisa. Um livro interessante para se deixar na mesa de cabeceira, ou sempre a mão, para consultas.
Gostei muito da proposta, com certeza recorrerei a ele quando estiver precisando de uma cura literária.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 03/12/2022

Interessante!
Uma relação de livros para todos os males! Uma leitura curiosa e bem dinâmica! Terminei a leitura com uma lista enorme para ler! Kkkkkk

site: https://www.instagram.com/semlimitesparaoslivros/

Syntia Tainan @pequeninaestante 03/11/2022

Farmácia literária
Livro muito bom, e que para quem gosta de ler, ele traz muitas sugestões comentadas. Índico para quem tem o hábito da leitura e principalmente para quem não tem.

bruna.asn 08/08/2022

livro de auto ajuda?
basicamente isso, de fato, uma farmácia literária, quem não iria amar o fato de um livro falando sobre outros livros?
amei ver livros conhecidos e que eu já li nele e tb adicionei vários na minha lista
não é o estilo de livro que eu leio, mas pra proposta dele, ele é ótimo ?

Pavozzo 12/03/2022

Biblioterapia na prática
Amei a proposta! De maneira análoga a uma farmácia, na qual se procura remédios para curar determinadas doenças, aqui você encontrará livros para "curar" os seus problemas - desde um coração partido até medo de altura.

Há listas de livros por temas específicos; há listas de livros por idade; há um índice no final com todos os autores e livros citados... enfim, um ótimo trabalho.

Só lamento porque gostaria de uma postura mais "séria". Há alguns "males" tratados pelo livro que seriam dispensáveis, coisas do tipo: "livros para curar dor no pé"; "livros para curar resfriado". No entanto, entendo que a intenção das autoras era de fazer um livro ao mesmo tempo útil e descontraído.

Dos mais de 400 livros apresentados, fiz uma lista particular de quase 100 que me interessaram. Agora, dêem-me licença, que preciso ir comprar alguns "remédios"...

Carla Sarmento 21/02/2022

Um livro diferente
Demorei a terminar esta leitura porque acho que tem que ser feito de maneira bem devagar mesmo. Um livro para ler um pouquinho, pesquisar, anotar na nossa lista de desejo e voltar para a próxima página. Para quem conhece o conceito da biblioterapia, a proposta do livro é perfeita. Porém, as vezes não se adapta muito a nossa realidade. Muitos dos livros indicados não têm em português. O que eu mais gostei foi a ideia mesmo das autoras de pensar em cada detalhe (dor, alegria, medo, desejo, etc) da vida e saber que existe um livro pra tudo. Foi um grande aprendizado!

Pablo Paz 13/11/2021

A cura pelo romance
Fiz uma resenha desse belo livro para o blog "Letras In.Verso/Re.Verso". Veja no link: [ http://www.blogletras.com/2021/11/farmacia-literaria-ou-cura-pelo-romance.html ]

site: https://www.blogletras.com/2021/11/farmacia-literaria-ou-cura-pelo-romance.html
Julia 13/11/2021minha estante
Eu amo esse livro!

Bruna 31/03/2021

Levei bastante tempo para ler esse livro mas não porque ele é ruim mas sim porque é legal ler aos poucos mesmo. Ler um sintoma por dia, ou uma letra por dia. Pegar várias dicas de livros e pensamos legais.
Acho que é um livro que todos leitores deveriam ter.

Ana Caturelli 26/08/2020

Cansativo
O livro deve ser lido aos poucos, pois acaba sendo um pouco maçante! Façam a leitura e anotem as partes interessas e as indicações de livros.

Nat 19/12/2018

Esse tema foi meio complicado, porque a maioria dos booktubers que eu sigo resenham todo tipo de livro, e a maioria não faz meu estilo, eu não arrisco ler nem quando a resenha coloca o livro nas estrelas. Farmácia literária, no entanto, me deixou curiosa por causa do tema, além da quantidade de indicações de leitura que eu poderia achar nele. Tenho várias listas, e uma a mais, uma a menos... Confesso que esse ramo do meu trabalho, a biblioterapia, nunca me interessou (sou bibliotecária, e isso é vergonhoso de admitir). No início, a leitura se arrastou um pouco, mas a partir da letra C peguei o embalo e gostei. O livro traz mais de 400 livros para se ler em vários momentos de dificuldade ou alegria, embaraço ou coração partido, com doenças complicadas ou sofrendo de uma leve dor de cabeça. Recomendo para qualquer um, em qualquer momento de sua vida.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/12/farmacia-literaria-susan-elderkin-e.html

Fêh Zenatto 23/08/2018

Um livro pra quem ama livros!
Gente, vocês conseguem imaginar como é maravilhoso um livro que fala de outros livros??! É simplesmente incrível!
Descobri muitos livros novos que já marquei como desejados e também senti saudades de diversos outros que já li e que pretendo, por conta de Farmácia Literária, reler.

O melhor de todo o livro é a escrita leve, divertida e irônica das autoras que torna cada doença um evento. Um livro onde até as letrinhas pequenas, no rodapé das páginas, valem muito a pena ser lidas!
Gostei especialmente da seção de Males Ligados à Leitura com diversos temas preocupantes como Aflito pelo número de livros no mundo, Não saber que livros levar nas férias e Tendência de ler ao invés de viver.

Para mim, Farmácia Literária é um livro para quem é livromaníaco (ou bookaholic). Todo mundo já deve ter se pego em um momento em que parece ler sempre os mesmos estilos de livros - é natural que inconscientemente selecionemos um nicho -; mas com esse livro acaba a monotonia. As indicações de livros são ótimas, estando presentes clássicos, desconhecidos e lançamentos!

site: https://www.blogcoisaetal.com/2018/08/farmacialiteraria.html

Diogo 23/08/2018

Um livro sobre livros
Farmácia Literária é um livro que tem a proposta de trazer livros para os males nele expostos, São 400 livros para diversas mazelas.

Vani Vaninha 10/10/2017

Farmácia literária é na verdade um livro de consulta mas para ter uma ideia do que tem no livro achei melhor fazer uma leitura completa. E para ser bem sincera as autoras têm uma escrita super divertida. Ambas atuam como biblioterapeutas.

Pensa que delícia para nós, leitores, encontrar a cura para diversos males - psicológicos e até mesmo físicos - nos livros. Os males são apresentados em ordem alfabética com a indicação de um ou mais livros que possam servir de cura ao lado.

Nele você encontrará de tudo: de abatimento a diarréia, de falta de bom senso a coceira nos dentes, de mau gosto a pressão alta, de insônia a topada no dedo do pé e por aí vai, passando por coisas cotidianas como, por exemplo, queimar o jantar.

No começo, eu estava um pouco cética, mas enquanto o folheava antes de iniciar a leitura vi a cura recomendada para "pressão para ter filhos" e era o livro Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver. Tiro certeiro! Meu ceticismo morreu ali. Rsrs

Elas descrevem o mal, indicam os livros e fazem um pequeno resumo de cada um. De alguns deles eu nunca ouvi falar - anotei várias indicações -, outros (alguns clássicos, alguns moderninhos) são bem conhecidos: Jogos vorazes, Cem anos de solidão, As vantagens de ser invisível, orgulho e preconceito, Como eu era antes de você, Anna Karenina, entre outros.

Vários livros brasileiros também marcam presença entre as curas literárias: Grande sertão: veredas, Memórias póstumas de Brás Cubas e Dois irmãos são alguns deles. Mas também há livros de várias partes do mundo.

O livro ainda traz várias listas com livros para ler em cada década da vida, livros para levantar o astral, livros para ficar na cama, livros para chocar, livros para baixar a pressão, livros para ler depois de um pesadelo e muitas outras.

E para finalizar o livro oferece curas para os males ligados à leitura. Você não consegue se concentrar no livro ou tem tendência a abandonar no meio? Você tem medo de ler um determinado gênero? Você não aguenta ver uma promoção e está virando um acumulador de livros? Todos esses males têm cura e você as encontrará em Farmácia literária.

Logo que vi achei a iniciativa super legal. Já li livros que me tiraram de uma tristeza profunda, livros que me ajudaram a desenvolver mais empatia, livros que aumentaram minha fé de que ainda existe muita gente boa no mundo. Quem costuma ler sabe o poder curativo ou ao menos consolador de alguns livros.
Alinedal 29/07/2018minha estante
Tô adorando