O gene

O gene Siddartha Mukherjee

Resenhas - O Gene

Danilo 03/01/2017

Genética, passado e futuro.
Cá há uma abordagem histórica da biologia, voltada obviamente como ilustra o título, a genética. Nos primeiros capítulos somos levados ao século XIX, com uma introdução ao desenvolvimento da biologia, nas quais são citados os principais pesquisadores da área, tais como Darwin, Wallace e Mendel. Nos capítulos subsequentes, em ordem mais ou menos cronológica, o livro aborda as principais descobertas da biologia, em pesquisas tais como a de Watson e Crick (responsáveis por desvendarem a estrutura do DNA) e o projeto genoma humano.

Um dos pontos fortes deste livro é que, além da divulgação científica, temos a todo momento uma conexão com questões morais e éticas, acerca da manipulação genética e seleção. Alguns capítulos abordam problemas sociais trazidos pela eugenia, que culminou em políticas racistas. Já no final do livro, somos levados a uma abordagem da responsabilidade em manipular o genoma humano, a cautela que as pesquisas devem ter, bem como os riscos de se perder eticamente em meio as possibilidades futuras de criar humanos transgênicos.

Lauro.Miranda 07/05/2020

Uma história realmente íntima dos genes
Excelente livro, digno do título. Em O Gene o autor mistura elementos pessoais e históricos com o descobrimento da genética e suas áreas envolvidas.
Em poucos capítulos você se encontra imerso nesse universo fascinante das ciências biológicas e compartilha sua opinião referente ao uso dessa informação tanto no passado, como no futuro.
Mag 07/05/2020minha estante
Ótima resenha, já vou colocar o livro na minha meta de leitura para me ajudar academicamente.

Myy 23/04/2022

Diferente do habitual mas muito bom.
Genética e futuro num livro só. Uma abordagem completamente diferente a respeito pra mim. Mas é interessante demais a maneira como funciona a evolução.

Cabide.Castro 14/03/2017

Muito mais do que a história da genética.
Como se não bastasse o fato de conter a história da genética de forma muito bem escrita e muito agradável de ler, o livro é uma aula maravilhosa sobre como se da o desenvolvimento da ciência e tem discussões muito interessantes sobre a ética por trás dos experimentos realizados. Tira os pesquisadores do pedestal e os trata como seres humanos, que amam, odeiam, erram e que tem dúvidas.
Pelo fato de trazer o foco pra história e para as discussões, não se preocupa muito em ficar explicando demais as descobertas, o quê é muito bom para quem já tem certo conhecimento do assunto, mas que talvez atrapalhe quem não tem um conhecimento básico de absorver todo o conteúdo, mas não impede que seja uma leitura muito agradável e informativa, que deveria ser obrigatória a qualquer estudante de ciências biológicas.
Gustavo Mahler 21/07/2017minha estante
Excelente ! Acabei de pegar o meu aqui e já vou começar a viagem .

Sou estudante de biológicas tbm ?

Daniel Andrade 05/12/2022

Um belo livro.
Depois de ler O Imperador de Todos os Males, achei que o Siddhartha Mukherjee não conseguiria fazer com que me apaixonasse novamente por um livro nesse estilo, mas me enganei. Confesso que as primeiras 150 páginas foram um pouco menos interessantes que o resto do livro, porém entendo a necessidade desse ritmo diferente. Depois, é só ladeira acima. Trata de eugenia, racismo, xenofobia, homofobia; vai muito além da biologia pela biologia. É uma leitura que eu, como professor, me sinto na obrigação de recomendar para meus alunos. Simplesmente genial e necessário.

Luciano.Skiter 24/02/2017

Fascinante para quem não estuda genética e fundamental para quem estuda.
No início do livro você acha que a história será sobre um caso familiar, mas a história íntima é na verdade é sobre a evolução da busca por conhecimentos sobre a natureza que nos rege. A busca sobre a menor partícula que torna cada indivíduo único, o gene. O Mukherjee mergulha o leitor nos casos íntimos dos cientistas que buscavam entender o gene, passando desde a Grécia antiga, os conflitos de Rosalind Franklin, James Watson e Francis Cric até os conflitos para execução do projeto genoma humano. A leitura elucida como a ciência, de modo perverso, tem sido usada para justificar ações perversas, como a eugenia proposta pelo primo de C. Darwin, o Galton, foi a base para o Nazismo de Hitler. Isso faz da obra não apenas um relato histórico sobre a evolução dos estudos sobre genética, mas uma visão social de como a ciência deve ser trabalhada, isso faz com que a leitura seja fluida e interessante. Por fim eu, que sou da área vegetal, senti falta de uma abordagem sobre as transformações genéticas em plantas e organismos, mas tudo bem, o autor sendo biólogo e médico é justo que tenha falado apenas da genética humana, ainda mais porque a história íntima não é somente sobre o gene, mas também sobre sua família. Recomendo o livro para todas as pessoas, principalmente para quem passa horas realizando reações de polimerase em cadeia sem ter noção de como essa técnica, relativamente simples, é fruto de anos e anos de conflitos acadêmicos/científicos e muitos estudos.

Tina 09/06/2022

Todos os "Gs" da Genética
Em 2018, conheci o Siddhartha Mukherjee através do seu primeiro livro, "O imperador de todos os males" e me apaixonei. A leitura de "O Gene: uma história íntima", seu segundo livro, entrou de imediato na minha lista. Consegui realizá-la esse ano, e continuei apaixonada. Enveredando-se pelo mundo fantástico da genética, Siddhartha esmiúça as descobertas da ciência e as teorias antigas, retornando aos pensamentos de Aristóteles e Pitágoras, passando pelos experimentos de Mendel e Darwin, pela descoberta da estrutura do DNA em um momento emblemático da ciência por Watson e Crick, pelos experimentos com DNA recombinante, e os avanços do conhecimento até o desenvolvimento da terapia gênica, o ápice da genética em humanos. A complexidade do ser humano no que tange à genética torna-se simples nas palavras do autor, que explica com paixão e conhecimento técnico todas as teorias e experimentos que nos trouxeram até o momento presente. Sabemos tanto, com tantos recursos e equipamentos, que podemos descobrir e testar praticamente tudo. Digo praticamente, pois questões morais e éticas se mostram obstáculos quase impossíveis de serem rompidos, dada a complexidade de seus desdobramentos. O livro tem suas mais de 600 páginas, mas elas passam voando. Para qualquer profissional da área da saúde (principalmente biológicas e biomédicas, como eu) é uma leitura indispensável! E para os amantes do conhecimento como um todo, um belíssimo passatempo educativo para aprender a linguagem dos Gs (Genética, Genes, Genomas, Genótipos, etc).

Nanda 04/02/2022

Ma.....r.....avi...l..[..h...]..oso
Esse livro te leva numa viagem no tempo impagável! Iniciando por Aristóteles, Pitágoras (sim, o dos triângulos), Mendel, Darwin... Conta o romance do RNA com a Micela nos primórdios da existência orgânica, todos os passos e dificuldades até aqui, além de lançar uma previsão que pasmem: aconteceu!!!

Eu estudo genética a algum tempo, estou me formando na área da saúde e apesar de ter tido excelentes professores, nenhum foi capaz de me cativar tanto quanto esse livro.

Do fundo do meu coração: leiam!

Eu ri e chorei, me empolguei e me contive. Estou apaixonada nesse livro.

Jardelsouzaa 14/06/2022

Essencial
"Gene é essa história: a história da busca pela normalidade, identidade, variação e hereditariedade."
Livro rico tanto no âmbito histórico da genética quanto em pesquisas. Serve como complemento para estudantes de saúde em geral. O autor narra bem a história e ilustra muito bem cada momento importante da genética e sua evolução durante o seu desenvolvimento. Recomendadíssimo.

Airon.Herbert 01/03/2018

O LIVRO DA VIDA
Em O Gene, Siddartha Mukherjee aventura os leitores por toda a cronologia do gene. Desde os primeiros conceitos da hereditariedade surgidos há milênios de anos até os estudos mais recentes do genoma humano. A leitura de O Gene possibilita a reflexão do que é realmente ser humano e das nossas diferenças apenas contextuais em comparação a todos os outros seres vivos. Nos mostra as questões éticas e filosóficas de um organismo que possui não só o conhecimento de suas menores unidades de informação mas também a capacidade de cortar, reparar, sobrepor e melhorar o próprio genoma ao seu bel-prazer.

O Gene não é apenas um estudo sobre o código genético mas também sobre sua interação com o meio ambiente. Como mutações no DNA somadas ao ambiente podem ocasionar doenças hereditárias e como a genética e a terapia gênica podem auxiliar no tratamento dessas doenças. A engenharia genética evoluiu de apenas buscar os genes que podem configurar certas doenças para melhorar o ser humano no sentido de o aperfeiçoar e de tomar o papel da seleção natural de Darwin. O autor também nos mostra como essa ideia de criar super-humanos foi o princípio de uma das mais obscuras ideologias que acarretou milhares de mortes e de muitas pesquisas antiéticas e pseudocientíficas, o nazismo. E que, apesar disso, a genética pode ser a porta para um futuro melhor para a vida humana e para a vida pós-humana se utilizada devidamente.

Livro excelente, muito rico em informações porém fácil de compreender. Recomendo a todos que querem entender melhor como funciona os genes, como informações escritas no DNA podem dizer muito sobre nós, sobre quem somos e sobre quem seremos. E mais, como cada descoberta ao longo do tempo nos trouxe para o que sabemos da genética hoje e o que podemos esperar dela em um futuro próximo.

Romerito 26/03/2018

Fantástico
O livro é fantástico. Uma leitura relaxante e muito oportuna. Uma verdadeira viagem no tempo para o passado e para o futuro. O autor utiliza uma linguagem simples e objetiva para tratar de um assunto tão complexo. Recomendo fortemente este livro para os amantes da ciência, da vida e tudo aquilo que o mundo nos oferece de maravilhoso.

Patti Vieira 23/07/2022

Um passeio histórico da genética
Um livro que te deixa imerso no mundo da genética com uma linguagem acessível, um misto de história do meio científico que permeia o tema envolto em experiências pessoais de um médico que demonstra uma profunda sensibilidade ao tema.

Uma leitura enriquecedora!

beleza 21/05/2020

Nossa!
Este livro conta a evolução do GENE.
Desde quando foi descoberto, ou melhor, antes de ser descoberto até os tempos de hoje. E o que poderá ser no futuro
Vocês já pensaram numa cirurgia genética? Literalmente? Leiam este livro

Lênin 02/01/2023

"Mostre-me que você sabe dividir as notas de uma canção;
Mas primeiro me mostre que sabe discernir
Entre o que pode ser dividido
E o que não pode."

Mescla de biologia, história e até jornalismo, o livro conta desde o surgimento das primeiras teorias genéticas até as mais recentes descobertas e suas implicações. Trabalhando conceitos densos e até desafiadores, o autor tece uma narrativa onde cada nova teoria surge quase com vida própria, de cientistas e pensadores que enxergaram lacunas no que conhecíamos até ali e nos levaram um degrau adiante na discussão. Não espere o momento certo para chegar nessa obra ? mas também nao espere um livro fácil. Sem criar alarde sobre tudo que responde e entregando muito além do que esperávamos, Siddhartha Mukherjee figura entre os grandes divulgadores científicos do nosso tempo e o resultado final é uma peça fundamental para o entendimento do que somos e para onde vamos.