Star Wars: Sombras do Império

Star Wars: Sombras do Império Steve Perry

Resenhas - Star Wars: Sombras do Império

Rodolfo 11/03/2023

Até que enfim!
Após uma enorme tortura lendo outros 2 títulos medíocres, finalmente uma leitura (pelo menos) razoável.

É meio triste falar isso, mas infelizmente não tenho como "passar pano" só pq gosto da franquia. "Liberar" para que qualquer autor tenha liberdade de criar suas próprias histórias é uma manobra arriscada, uma vez que a chance de vir muito lixo é bem alta.

Felizmente, Sombras do Império é um título que traz um pouco do potencial que Star Wars pode alcançar; em um universo tão rico e mágico, não é admissível livros com qualidade tão baixa quantos muitos por aí.

Nessa trama (que ocorre entre os episódios V e VI) lidamos com grandes nomes da franquia (Darth Vader, Luke, Léia, Lando...), onde o autor consegue explorar bem a essência marcante que trouxe tanto sucesso a esses personagens. Uma aventura cheia de planos ardilosos, ação e bastante coerência em preencher essa lacuna que surge entre os filmes.

Boa leitura, esse eu recomendo, mas leiam sem grandes expectativas rsrs.

Nando.Costa 23/12/2022

Sombras do império.
Começar falando desse vilão xizor, ele que foi o verdadeiro vilão dessa história, o cara manipulou todo mundo (menos o palpatine), e vader se matando para proteger o filho, no episódio IV ele decepa a mão do filho, mas aqui ele bate no peito e diz que só quem pode tocar no luke é ele.

Aqui conhecemos também um personagem muito bom, o dash rendar (Han solo substituto) o cara é bom, gostaria de ver ele nos filmes, mas não vai rolar.

Também vemos um comportamento bem diferente por parte da Léia, nunca visto antes esse lado dela, uma história boa, tem muito do star wars que já conhecemos, mas vale a pena ler (se passa antes do episódio V).

PedroSF 16/12/2022

O livro tem muita sorte de conter os grandes e famosos personagens de Star Wars para sustentar sua trama e desenvolvimento. Caso não tivesse essa carta, seria um livro bem genérico com um vilão extremamente exagerado e com diversas hipérboles para mostrar como ele é poderoso e maléfico, em sua maioria totalmente descartáveis. O tamanho do livro também poderia ser um pouco reduzido, visto que o autor cria contratempos sem nenhuma importância para a história, que serviram só para chegar nas 450 páginas. Tirando esses pormenores, a sua escrita é boa.

Sabrina 08/04/2022

Personagens marcantes com certeza!
Com certeza esse livro deve ter sua fama graças aos seus personagens! A história se passa entre os episódios V e VI e vemos Leia, Lando, Luke e companhia em busca de salvar Han das garras do Jabba. Encontramos novos personagens também como Dash, Guri e o grande vilão, arqui-inimigo de Vader, Príncipe Xizor. Os personagens são bem construídos, suas interações são fluídas, porém, acredito que o desfecho deles não foi bem arquitetado. Acredito que tenha sido o receio do autor de não interferir na obra original, mas senti falta de um final mais digno para esses personagens. No fim, é uma leitura despretensiosa e ótima pra conhecer mais personagens icônicos do Universo Expandido.

C.F. 27/01/2022

O universo da franquia Start Wars é imenso e cada livro que leio dele me encanta um pouco mais, seja um detalhe interessante aqui ou uma referencia ali, ou o jeito como eles encaixam um livro novo sobre dois filmes antigos sem atrapalhar em nada os enredos dos filmes, realmente é bem interessante.
Neste gostei muito de rever personagens que já são velho conhecidos, mas gostei também da trama e de como o poder do Jedi ou dos Sith pode por vezes ser superado pela boa e velha inteligência.

Wesley Santos 23/01/2022

Um complemento interessante e divertido aos filmes
Nessa historia acompanhamos Leia, Chewie e Lando que partem a procura de Han Solo após ter sido aprisionado em carbonita, enquanto também vemos a rivalidade entre Darth Vader e Xizor em busca de Luke.

Fabio.Barbosa 03/12/2021

Meia boca ahahah
História fraca, nada de atrativo ou espetacular, mas sendo star wars a gente leva do começo ao fim mas não compensa o gasto financeiro

RNA 13/08/2021

Leitura obrigatória para os fãs da saga
Sou um grande fã do game e fui com
Muita expectativa ler este livro, e minhas
Expectativas foram superadas, o livro é
Espetacular, são mais de 400 páginas
Eletrizantes que em nenhum momento
Fica monótono, os personagens são
Ótimos além dos clássicos temos o Xizor
E Dash, personagens carismáticos e
Bem construídos, não entendo pq a Disney ainda não fez uma adaptação desse livro, sem dúvida seria um sucesso,
Leitura super recomendada.

Saulo Barreto 04/01/2021

Boa Leitura
Sombras do império é um livro que mostra um Vader que há muito queria ver e não havia visto em outras obras que já consumi do universo. Um Vader competitivo e em busca de competição. Sempre o vemos sem inimigos a altura, com exceção dos Jedi, mas aqui não. Aqui somos apresentados ao Príncipe do Sol Negro que é um personagem com muito poder e uma história bastante interessante.
Há evolução nos personagens principais, porém é lenta e não muito significativa.
É importante falar que não é uma obra obrigatória para o universo Star Wars e que não tem uma trama que leve os personagens há algum lugar. Porém é divertida.
Boa leitura.

Liparini 16/12/2020

Bem razoável
Acho que por se passar entre os episódios VI e VI, o autor não teve tanta liberdade. Inventou coisas e personagens descartáveis e ainda representou a Leia como inocente demais

Alassis 02/08/2020

Péssimo
O livro vai do nada ao lugar-nenhum, não adiciona nada de novo que nos dê outra perspectiva sobre o ep. VI. O vilão é caricato, raso, que mesmo tendo um passado trágico, não tem um pingo de nuance em sua personalidade, é apenas vaidoso e autocentrado, emfim, desinteressante. A forma como o autor escreveu a Princesa Leia chega ser desrespeitoso com a personagem, ela é apenas um apoio para o desenvolvimento da história dos homens ao seu redor, sendo reduzida a mero objeto de luxúria em determinado momento da história, vale ressaltar que havia apenas outra mulher na trama, e esta era descrita de forma excessivamente sexualizada e servil. O livro tenta trazer elementos de intriga palaciana, mas não constrói suspense sobre isso, é tudo muito descarado, explicado nos mínimos detalhes para o leitor. Aliás, todos os personagens são MUITO burros e os planos cheios de furos. Dos que eu já li do universo estendido, é de longe o pior.
Zidane 01/03/2022minha estante
e isso mesmo irmao ta certo

Wagner Coelho 27/07/2020

Muito divertido
Pra quem está procurando uma aventura divertida e descontraída este livro não vai decepcionar. Cumpre muito bem o papel de entreter e é sempre bom relembrar de personagens tão icônicos que tanto amamos.

Jose R 13/07/2020

As aventuras de Star Wars x Principe Xizor
Encenado entre os filmes 4 e 5 da franquia, temos aqui Luke Skywalwer, Chewie, Leia e Lando, numa aventura contra o temido Sol Negro, ou Principe Xizor.
Um poderoso Fallen, que tem ódio mortal de Vader e planeja assumir seu lugar entre os mais poderosos da galáxia.
Um ótimo livro sobre o vasto universo de Star Wars.
Entretenimento garantido para os amantes das estorias de George Lucas e cia.

Daironne 17/11/2019

Impressões sobre a leitura de Star Wars: Sombras do Império
O desenrolar dos planos do ardiloso príncipe Xizor conduzem a um perigoso jogo de interesses envolvendo sua organização criminosa, o Sol Negro, o Império e a Rebelião. Situado entre os episódios V e VI, este livro acompanha o desenvolvimento de Luke enquanto Jedi, o interesse de Vader em convertê-lo e a busca de Léia por Solo entrelaçados na perigosa maquinação do líder prepotente da maior organização criminosa da galáxia.

O enredo foca na ação, bem casada com uma leitura rápida, entregando ótimas cenas: esse é o ponto forte da obra. O texto pressupõe que o leitor já tem conhecimento razoável do universo Star Wars, não se detendo em explicações mais esclarecedoras a leigos. A trama em si não é lá grande coisa, cheia de conveniências e soluções improváveis, deus ex-machina (da mesma forma que nos filmes, hehehe).

Recomendo apenas se você é fã convicto de Star Wars, já tendo assistido aos filmes, no mímino. Considero Star Wars um universo riquíssimo, mas mal aproveitado em tramas cheias de furos. O livro Darth Plagueis, de Luceno, e o filme Rogue One são o que considero excelente dentro deste universo.

Scriptoriumm 28/01/2019

O livro é bastante positivo por acrescentar informações importantes à história narrada nos filmes, dando maior profundidade a alguns acontecimentos e fatos.

site: http://scriptoriumm.com/2019/01/star-wars-sombras-do-imperio-steve-perry-resenha/