Tudo que deixamos para trás

Tudo que deixamos para trás Maja Lunde

Resenhas - Tudo Que Deixamos Para Trás

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

joolia 19/03/2023

Promete mas não entrega muito
O livro é bom, porem promete demais e nao entrega quase nada.
a ideia é otima e me atriu bastante, 3 pessoas aparentemente diferentes entre si e em épocas distintas, em certo momento a historia das 3 se cruzariam, e de fato se cruzam, mas o livro tinha bem mais potêncial e tópicos otimos que nao foram bem aprofundados e aproveitados.
apesar de tudo foi uma leitura interessante, fácil de ler e te deixa com aquele pensamento reflexivo sobre o futuro da humanidade e da terra.

Ariane244 18/03/2023

As abelhas voltaram...
Este é um livro no qual você se integra a história de uma maneira tranquila e sútil, e que aborda temas super essências para a nossa atualidade.
O livro não conta somente uma distopia de um desaparecimento das abelha em uma China futurista, aonde um biólogo do séc XIX se depara interessado em estudar e aprofundar seus conhecimentos na grandeza das abelhas e seus mistérios, e sobre a história de um apicultor americano que é altamente persistente e responsável em seu trabalho, mas não o bastante para acabar evitando uma tragédia.
Aborda também relações entre pais e filhos, mães e filhos, e seus dilemas diários, mostra claramente que os pais tem seus planos para os filhos, seus sonhos e conquistas dedicados aos mesmo, porém, além de haver uma herança deixada e uma educação imposta e criada, a um coração, a uma mente pensante, que dependendo da ousadia e intensidade, realizará seus desejos, custe o que custar.
Senti que faltou um pouco de emoção em variáveis partes, mas entendi que o livro seguiria assim, é uma característica dele!
Recomendo muito! Um livro super gostoso de ler, não tenho muitos livros lidos de ficção científica, contudo esse abriu muito bem uma porta para novas leituras relacionadas a este tema.

Ana Carolina C. Crescencio 21/02/2023

Muito bom!
Distopia, problemas familiares e lições de humanidade - tudo isso costurado por um enredo sobre um colapso das abelhas. Livro gostoso de ler e que aborda bem temas muito importantes.

Annaplima 10/02/2023

"A fim de viver na natureza, com a natureza, precisamos nos distanciar de nossa própria natureza... Educar significa desafiar a nós mesmos, desafiar a natureza, os instintos..."
Gostei muiyo desse livro.

Breno 06/02/2023

Tocante
A autora conseguiu trazer um romance profundo tendo como pano de fundo estudos, artigos e termos técnicos nos ensinando bastante sobre o papel das abelhas e a importância delas.
As vezes parecia que eu estava lendo um livro de relatos reais pois me senti conectado com os sentimentos dos personagens e a autora retrata a vida como ela simplesmente é. Sem forçar final feliz.
Um livro poderoso que serve pra dar uma aquecida no coração.

Felipe1205 20/01/2023

Abelhas e relacionamentos
Tudo que deixamos para trás e um ótimo livro , muito bem escrito e que por trás de toda sua idéia sobre o desaparecimento das abelhas mostra uma crítica muito bem construída sobre o relacionamento de pais e filhos e sobre famílias .

gleice 17/01/2023

Acompanhamos não apenas uma história, mas a história de três pessoas, em três momentos diferentes do tempo: William, em 1852, na região de Hertfordshire, na Inglaterra; George, em 2007, em um apiário em Ohio e; Tao, 2098, em Sichuan, na China. Parece que eles nada têm a ver um com o outro, mas estão todos ligados pelas abelhas.

Bea 28/12/2022

Achei o livro muito bom, é uma leitura fluida e nos faz refletir sobre o meio ambiente e a importância de darmos atenção e termos cuidado com ele, especialmente a extrema importância das abelhas -isso me fez lembrar de um dos episódios de Black Mirror que fala justamente sobre a escassez das abelhas e seus problemas. É um assunto delicado e absurdamente importante do qual deve-se levar a sério, pois a situação não é tão irrealista como pode parecer para alguns. Além disso, o livro nos faz observar em como os pais depositam suas expectativas nos filhos e a hereditariedade do trabalho, nesse caso, a apicultura, de forma clara e precisa.

Matthew Bates 08/12/2022

uma ótima ideia porém mal aproveitada
quando eu conheci a sinopse desse livro eu morri de vontade de ler. acompanhar um desastre distópico como esse parecia incrível.

porém, mesmo que com uma escrita incrível, Lunde não conseguiu me prender na trama pelo excesso de tramas.

como são 3 histórias intercaladas eu me senti extremamente cansado em algumas delas. sempre tinha uma que eu queria ler a outra que eu achava bem mais ou menos, assim, sempre que mudava de narrativa, eu ficava com preguiça de continuar a ler.

acho que se ela tivesse escrito apenas 1 ou 2 tramas teria sido melhor pro andamento de cada uma delas. oq eu senti é que, ao tentar focar nas 3 ao mesmo tempo ela não conta nenhuma por completo.

foi uma experiência cansativa e árdua. porém a história da Tao é incrível, se o livro inteiro fosse dela, com flashbacks do passado pra contextualizar (papel que, no livro, é feito com as outras narrativas de maneira exageradamente extensa) o livro seria incrivelmente melhor.

Érika 13/09/2022

Quero criar abelhas
Meio romance, meio distopia, meio previsão do futuro? Leitura as vezes um tanto pesada mas bem fluida. Confesso que me deu uma vontade enorme de criar abelhas ?

kay 25/08/2022

maneirinho, não me agrada muito
Eu gostei muito dessa leitura por falar bastante de abelhas, que são criaturinhas que eu genuinamente gosto bastante, inclusive por isso que me chamou atenção e tudo o mais. Eu li esse livro porque ganhei da biblioteca e não tava com muitas opções de leitura, então porque não começar a ler né?

O livro é realmente muito bom, a dinâmica é interessante e afins, não vou dizer que não gostei, mas acho que teve bastante enrolação para algumas coisas meio óbvias. Teve cenas bem marcantes, os personagens são legalzinhos, a escrita é muito boa, mas em quesito de conteúdo mesmo não me agradou tanto.

Enfim, é uma leitura boa mas não é pra qualquer um, chega a ser até maçante em alguns momentos. Mas valeu a pena já que teve muita coisa interessante e valeu a pena pela distopia.

Mari 25/08/2022

Uma reflexão sobre o futuro
Um livro que tem como tema principal a vida das abelhas e como o ser humano pode impactar na sua extinção. Outro tema importante é a relação entre pais e filhos, as expectativas que os pais têm dos filhos que podem ser frustradas ou podem trazer orgulho. Gostei muito da leitura.

Janderlaine 14/08/2022

Lentamente encantador
Tudo o que deixamos para trás, é uma leitura agradável, que apesar de particularmente ter demorado muito para finalizar, meu agradou profundamente.
A escrita é boa, e a narração de cada personagem tem um toque especial, diferente, como se realmente fossem pessoas diferentes, em lugares diferentes, e épocas distantes. A história de cada um é interessante a sua maneira, apesar do ritmo lento e de achar algumas partes enroladas demais, me peguei virando as páginas anciosa para a próxima parte da história, para os mistérios que se desenrolavam.
Mas com toda certeza, o maior motivador era a completa desesperança que vai se infiltrando nas páginas em sua reta final, tornando a história e seus personagens desoladores, sem perspectivas, para no fim surpreender e encantar, semeando esperança, mesmo que para alguns, em seu fim.
Maja Lunde, escreve com maestria, entrega muito mais do aparentemente pode parecer.

Tudo que deixamos para trás, merece ser lido a cada página.

Lidiane.Febras 03/08/2022

Tudo que deixamos para trás é um livro difícil de deixar para trás. Um pano de fundo, intenso, com histórias profundas. Como mãe sei como é colocar um filho em primeiro lugar na nossa vida, mesmo sabendo que podemos ser deixados pra trás, não desistimos de lutar por eles.E na maioria das vezes o que sempre resta, são os arrependimentos de ambas a partes.Um livro que nos ensina tantas coisas, que é capaz de mexer com sentimentos mais profundos...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6