Evelina

Fanny Burney

Resenhas - Evelina

Luíza | ig: @odisseiadelivros 11/08/2020

Precursora de Austen
Evelina é uma jovem garota que fará sua entrada ao mundo. Era um costume típico nas culturas europeias, “to come out”, isto é, ser apresentada aos espaços públicos, evidenciando sua disposição a um possível casamento. Mas Evelina possui um problema: ela não é reconhecida como filha legítima.

Seu pai, Lorde Belmont, praticamente rasgou a certidão de casamento com a mãe de Evelina. Não-reconhecida pelo pai e órfã de mãe, Evelina é criada pelo reverendo Villars, que a educa sob preceitos cristãos no interior da Inglaterra. Dezoito anos depois, a avó materna de Evelina, Madame Duval, vai à Inglaterra com a intenção de reconhecê-la. Evelina, neste momento, está indo para Londres pela primeira vez com a família Mirvan, composta pela dócil Mrs. Mirvan, pela amiga e confidente Maria Mirvan e pelo capitão Mirvan (homem que odeio profundamente).

O livro é cheio de situações constrangedoras que me fizeram fechar o livro várias vezes com a intenção de respirar fundo até que a vergonha alheia passasse. Evelina, nada acostumada com a vida londrina, conta-nos as normas sociais. Nós a vemos crescendo, aprendendo com os erros e, de jovem tímida, a cada situação torna-se mais assertiva.

Por sua posição incerta, Evelina transita entre a alta e “baixa” classes. Entramos em contato com os mais diversos tipos: o conservador reverendo, a progressista Mrs Selwyn, a impolida família Branghton, o libertino Sir Willoughby (suspeito que foi daqui que Austen tirou a inspiração para o personagem homônimo), o educado Lord Orville.

O livro, apesar de ser divertido por vários pequenos incidentes (pequenos na nossa visão, de século XXI, mas ENORMES para a sociedade da época), me incomodou em certas partes. Apesar de Frances Burney ter dito no prefácio que os acontecimentos são verossímeis, achei difícil engolir alguns. Além disso, também fiquei muito incomodada com as atitudes do Captain Mirvan, que não beiram a violência, mas ultrapassam-na. Porém, sei que homens como o Captain Mirvan existem até hoje.

É um livro divertido, no geral. Fiquei feliz pela Evelina no final!

site: https://www.instagram.com/odisseiadelivros/

Marcos606 16/04/2023

Traça o desenvolvimento social de uma jovem educada com indiferença que é insegura de si mesma e sujeita a erros de educação e julgamento, mas eventualmente supera suas deficiências e consegue se casar. Inovador em seu tratamento friamente imparcial das maneiras contemporâneas e em seu uso da conduta errônea e incerta da heroína para o desenvolvimento de sua trama.