A Nerd e o Cafajeste

A Nerd e o Cafajeste Valéria Reis

Resenhas - A Nerd e o Cafajeste

garotadovlog 10/11/2017

RESENHA: A Nerd e o Cafajeste (Valéria Reis) | por Carol Sant
Hoje vou falar sobre aquele livro que todos nós gostamos e com certeza já lemos em algum momento de nossas vidas: estou falando de romances clichês. Pois é, quem não gosta, né?! O livro se intitula "A Nerd e o Cafajeste", da autora Valéria Reis e lançado pelo Young Editorial.
Aqui nós vamos conhecer a história da Júlia que é uma garota órfã e um tanto quanto melancólica. Ela passa seus dias estudando muito para o vestibular que está se aproximando, trabalha em uma loja para noivas, lê muitos romances em seu tempo livre e claro, tem quatro amigas que são inseparáveis desde que se conheceram.
Júlia está cansada da vida pacata que leva, mas tudo muda quando seu crush platônico vai trabalhar como pintor na loja em que a moça trabalha. Jhonny é pintor e tem a fama de ser o maior garanhão da cidade; mas quando ele começa a se aproximar demais de Júlia, a garota fica com um pé atrás - o que é compreensivo!
É claro que rola um romance fofinho entres esses dois, mas será que a nossa protagonista está disposta a enfrentar os medos que a perseguem desde a morte de seus pais?
Eu estava mega empolgada para fazer a leitura porque a capa me chamou muita atenção (convenhamos que é linda e super fofa!), mas infelizmente o romance do casal não conseguiu me convencer, pois desde o começo senti como se tudo na história fosse meio superficial. Fique bem incomodada com a narrativa da autora por fazer com que eu me sentisse infantilizada ao ler o livro, o que é uma pena.
Outro ponto que me deixou muito desconfortável enquanto lia, foi a pressão que as amigas da Júlia e Roberta, mulher que a criou colocam em cima dos ombros da garota para que ela arrumar um namorado. Ficou me parecendo que não importava quem fosse o namorado que Júlia escolhesse, ela só PRECISAVA estar namorando, não importando se o cara fosse ou não um cafajeste e isso me deixou bem incomodada afinal, a garota só tem 17 anos!
Também me deu a entender que se a protagonista não tiver um homem para chamar de seu, a vida dela seria muito sem graça e até mesmo dando a entender que ela seria uma pessoa infeliz (como se todas as mulheres precisassem namorar e ter um homem para ser feliz). Segue um trecho do livro que traduz o que eu disse acima:
"O sonho de todas elas era que eu encontrasse alguém especial e me apaixonasse, ou ao menos namorasse. Aparentemente, sonho realizado."
Odeio escrever isso mas, o livro não funcionou para mim. Mas recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões sobre o livro, afinal, somos pessoas diferentes com pensamentos diferentes e se ler, vem depois me contar o que achou.
Beijos da Cah ♥

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2017/08/resenha-nerd-e-o-cafajeste-valeria-reis.html

Raissa624 16/09/2023

A nerd e o cafajeste
É um romance juvenil que narra a história de uma nerd e um cafajeste, apresentando uma trama envolvente e divertida. Mesmo seguindo alguns clichês do gênero, o livro consegue cativar o leitor com personagens carismáticos e momentos encantadores. É uma leitura leve e ideal para quem busca uma história romântica descontraída.?

Michelle Trevisani 06/10/2016

A Nerd e o Cafajeste
Olá gente! Tudo bem? Hoje a resenha que trago aqui para o blog é do livro lançamento da Young Editorial, A Nerd e o Cafajeste, de Valéria Reis. Resenha mega exclusiva hein gente, porque o livro é lançamento MESMOOO! :)

Bom, o que dizer dessa capa tãooo fofa? Pois é, só amores né? O livro é de rápida leitura, letras ótimas para ler, capítulos curtos. É escrito na primeira pessoa de inicio, narrado praticamente por Júlia, a "Nerd" rsrs. Mas chegando quase ao final, o livro também é narrado por Jhony, o tal "Cafajeste" e por algumas amigas de Júlia, o que dá uma dinâmica diferente e legal ao final do livro.

úlia é uma típica Nerd, quase não sai de casa, perdeu os pais muito cedo em um acidente, estuda pra valer e adora ler. Encontrou em Roberta uma mãe, já que era a amiga mais próxima da família, e foi ela quem cuidou de Júlia desde a morte de seus pais. Roberta tem uma loja de vestidos de noiva, e Júlia passa seus dias atendendo clientes que estão se preparando para o melhor dia de suas vidas, em meio a vestidos lindos e muito glamour. No trabalho Júlia tem suas melhores amigas: Carla, Priscila e Lorena, que vão acompanhar a personagem no decorrer na história.

Acontece que a vida pacata da Júlia vai mudar um pouquinho, quando sua chefe e também quase mãe, resolve reformar a loja. Entra em cena então nosso Cafajeste, o Jhony, que é pintor e fica cantando Júlia só para vê-la corar e ficar nervosa. Júlia sabe que Jhony é a maior roubada, mas como resistir se o cara só fica no seu pé e te promete o mundo e as estrelas?

Júlia resisti até onde consegue, mas Jhony é insistente e logo a convence a sair. Júlia descobre que Jhony não é aquele cara que todo mundo fala, que ele é bacana, carinhoso, e vai ajudá-la a superar seus medos (Júlia é medrosa demais minha gente! srsr) e vai propor uma lista de medos a serem quebrados, ajudando Júlia a conquistar inclusive a chance de aprender a andar de bicicleta.

Leia o restante da resenha no meu blog >> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/10/resenha-nerd-e-o-cafajeste-de-valeria.html

Giovana | Blog Dei um Jeito 07/10/2016

Por que um desenvolvimento The Flash minha gente?
Júlia é uma jovem que por ser órfã tem medo de se apegar às pessoas, é uma nerd que está tranquila na medida do possível no final do ensino médio, com uma ideias de como será seu futuro. No seu trabalho ela nutre um amor platônico pelo pintor que está presente na reforma do lugar que trabalha, este pintor tem uma baita fama como cafajeste e dá altas investidas para cima da menina, que um dia ela acaba cedendo.

Nos encontros deles tem muitas quebras de barreira do que eles são, fugindo da zona de conforto, pena que os eventos e o romance são desenvolvido na forma The Flash: você vira uma página e já estão nas juras de amor eterno e vira mais uma e já estão planejando os nomes dos cachorros e das crianças que vão ter. Tem muitos clichês nesses encontros, que se não ocorressem no tal modo The Flash seriam bem fofos de se ler e se apegar.

As investidas iniciais do Sr. Cafajeste não são tão agradáveis quanto deviam, mas na segunda parte da história que se passa anos depois ele já é um personagem bem melhor. Nesta tal segunda parte eu queria um maior desenvolvimento dos personagens novos que surgem, pois eles pareciam bem interessantes, mas ficou faltando (#chora).

Um ponto interessante de se ver é o núcleo de amizades da Júlia, pois são amigas que você pode contar para desabafar tudo (se não contar tudo apanha) e é o típico de amizade que todos querem. A escrita é contagiante de forma que você pode ler tranquilamente em uma tarde, só peca mesmo é no desenvolvimento dos fatos.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2016/10/livros-nerd-e-o-cafajeste-valeria-reis.html

Babi @leiturasdababi 11/10/2016

Resenha do blog Myself Here
Nesse livro conhecemos Julia Beatrice, ou como ela prefere, só Júlia. Seus pais morreram no dia do seu aniversário de 13 anos e desde então ela não tem ânimo para fazer nada, e perdeu a sua fé em Deus. Ela é uma garota de 17 anos, quieta, e muito estudiosa. Com a morte de seus pais, ela acabou indo morar com Roberta, que era melhor amiga de sua mãe, e agora Julia a considera como se fosse a sua mãe. Roberta tem uma loja de vestidos para casamento, a Magia em Cores, e a Julia também trabalha lá. Ela não é de muitos amigos, mas tem um grupo de amigas que sabe que pode confiar, e apesar de cada uma ser bem diferente da outra, elas estão sempre juntas, e sempre ajudando umas as outras.

Essa nerdzinha tem um amor platônico por Jhony Anderson, o maior cafajeste da cidade, aquele cara que pega todas, bem o oposto de Julia. Eis que Roberta decide fazer uma reforma em sua loja, e Jhony vai trabalhar lá como pintor. Julia se vê obrigada a ter que conviver todos os dias com ele, e tentar superar essa paixonite, mas Jhony começa a demonstrar interesse por ela. É claro que ela demora pra notar isso, até ele deixar bem explícito ao tentar beijar ela, mas ela é tímida e nunca passou por uma situação dessa antes, então acaba agindo da pior maneira (ou não), o evita ao máximo. Suas amigas é claro, não concorda em nada com essa atitude de Julia, e faz com que ela dê uma chance para esse cafajeste.

Começa a surgir então um grande amor entre a Nerd e o Cafajeste, e mesmo que eles não sejam nada parecidos, com gostos totalmente diferentes, vemos que um relacionamento pode ser possível. Mas nem tudo são flores... Tem que ter uma terceira pessoa para estragar tudo isso, e no caso é Marcela, ex de Jhony. Ela inferniza a vida do casal, e conta um segredo de Jhony para Julia. Isso faz com que tudo se desmorone, e então Julia toma uma decisão que mudará totalmente o rumo da história. E eu não vou contar mais porque vou acabar me empolgando e dando spoiler.

Apesar da Julia ter uma personalidade um pouco imatura, na minha opinião, e isso permanecer até o final, relevei isso, pois ela nunca teve um convívio social muito bom, e não teve um processo de amadurecimento igual as outras pessoas, com ela tudo aconteceu bem diferente e ao extremo.

Queria conhecer um pouco mais do personagem Jhony, mais de sua família pois só foi falado o nome de seus pais e sobre o lugar que moram, de como foi sua infância e adolescência e o que fez ter aquelas atitudes, quais eram seus sonhos não foi nada aprofundado... Pois quando conhecemos ele, já tem 21 anos, e só conhecemos essa parte da sua vida para frente.

Só quero dizer que o final desse livro é totalmente diferente do que imaginei quando comecei lê-lo, é um livro que te prende do início ao fim, e foi o livro que li mais rápido, comecei de manhã e terminei antes de ir dormir. A autora tem uma escrita super leve e objetiva. Super recomendo a leitura, para quem gosta de romances, quem gosta de surpresas e finais inesperados.

Título: A Nerd e o Cafajeste - Autora: Valéria Reis - Editora: Young Editorial - Nº de páginas: 240 - Nota: 4/5

site: http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2016/10/resenha-nerd-e-o-cafajeste-valeria-reis.html

Luiza 24/10/2016

Vale a Pena?
Júlia é nossa protagonista. Ela é descrita como uma personagem profundamente desinteressante. A garota pela qual os caras nunca se interessariam, e eis que, num passe de mágica surge um príncipe (SQN) charmoso, atraente, simpático, enfim, do jeito que arranca suspiros. Seu nome era Jhony. Trabalhava na reforma em uma loja que a garota trabalhava. O pior: ele era seu amor platônico.

Tenho certeza de que se ele trabalhasse como vendedor da Magia em Cores, conseguiria vender todos os vestidos com apenas um sorriso e um elogio a cada cliente que entrasse (P. 27).

Gente, ele é bem cafajeste mesmo (Já vou cortar a moralzinha dele logo de início kkkkkkk). Primeiro, Jhony tem uma vontade de ficar com a Júlia que não sei da onde que saiu, depois tenta beijá-la de repente, em um momento totalmente inapropriado (pense também no clima, que nem tinha). Terceiro, nenhum dos dois tinha a mínima intimidade, nem pra conversar (Ok, conversaram, mas muuuuito pouco), o Jhony meio que se declara para ele. (Fazendo jus a seu título de cafajeste kkkkkk).

Cada um demonstra de um jeito diferente, mas os sinais mais evidentes são: ele irá te olhar de um jeito doce, te protegerá, tentará fazer coisas grandiosas para chamar sua atenção e vai sorrir depois dos seus beijos (P. 107).

Não preciso nem dizer que a Júlia se derreteu totalmente. O que nos mantém lendo é a vontade de entender como surgiu essa paixão toda e até onde esse amor os leva (Bom, pelo menos foi o que despertou em mim). O enredo à primeira vista é bem clichê. Leia abaixo se A Nerd e o Cafajeste vale a pena!

Se me perguntassem alguns anos antes qual o homem perfeito eu responderia: Educado, que goste de livros, romântico, carinhoso, calmo, que me transmita paz, um príncipe... Mas ali naquela cachoeira eu pensei: “eu não quero nenhuma cópia minha por perto, quero alguém diferente que abale minha estrutura com apenas um olhar (P. 91).

Vale a Pena?

A intenção da autora é boa. É aquele clichê de: os opostos que se atraem. O enredo é até bem simples. Daqueles que a gente chama de "água com açúcar", porém não convence, é meio fantasiado. O lance entre o casal aconteceu tão rápido que não dá tempo de você processar se eles realmente se gostam, e, quando não, os dois estão lá a um passo de dizer eu te amo.

Não gosto desses romances que as coisas acontecem num passe de mágica, sem um desenvolvimento. Aquele sentimento de conquista, que a gente sabe que a história tá andando e vai chegar em algum lugar. Ok, houve uma reviravolta, a mesma de longe chega a ser bem elaborada. Nada que já não tenhamos visto.

Pra quem tem o gosto por romances mais adultos (eeeeu), esse livro não vai satisfazer nem um pouco. Não descarto totalmente o livro. Digo porque, como sempre digo, é um erro tremendo confundir gosto com qualidade. E romances desse tipo não fazem a minha praia (mds, oq ta contesendu com essa menina que tá usando gíria kkkkkkk).

A autora escreve muito bem e soube desenvolver sua história, mas, por ser fofo demais, acabei não curtindo. Recomendo para quem gosta de romances leves (Desculpa, eu sou trevosa, gente kkkkkkkkk coração de pedra, elsa, rainha do gelo kkkkkkkk).

site: http://estranhoscomoeu.com/2016/10/14/a-nerd-e-o-cafajeste-valeria-reis-resenha/

Nicoly Mafra 03/11/2016

Resenha - A Nerd e o Cafajeste
A Nerd e o Cafajeste conta a história de Júlia, uma garota de 17 anos que luta diariamente com a tristeza de ter perdido seus pais aos 13 anos de idade. Júlia agora mora com Roberta, que era a melhor amiga de sua mãe, e trabalha na Magia em Cores, uma loja de vestidos para festas e casamentos, onde Roberta é a proprietária.

Nesta loja também trabalham as melhores amigas de Júlia: Carla, Priscila e Lorena. As três garotas são bem diferentes de Júlia, mais divertidas, espontâneas e adoram aprontar. Júlia é mais comportada e séria demais, a nerd do grupo.

Júlia adora estudar e ler, e está pensando cursar administração em uma universidade federal, mas a vida dela muda quando Roberta decide fazer uma reforma na loja e o pintor contratado é Jhony. Júlia sempre teve uma paixão platônica por ele, mas sabe que ele tem a fama de ser um cafajeste, mas isso não a impediu de aceitar o convite de sair com ele (depois de ele insistir muito). Jhony é um fofo com Júlia, durante o encontro ele cria uma listinha com todos os medos de Júlia e que ela precisa superar. Para a surpresa de Julia, no dia seguinte ele a convida para riscar um desses medos da lista dela.

A partir daí os dois começam a ter um relacionamento bem leve e fofinho, e as amigas de Júlia começam a chamar o casar de “a nerd e o cafajeste”. Até o dia que uma verdade vem à tona, e isso muda a vida e o relacionamento de Júlia e Jhony para sempre.

A Nerd e o Cafajeste é um romance juvenil, escrito por Valéria Reis e é um lançamento da Young Editoral. Este é um livro bem fofinho e super rapidinho de ler. Adorei! Adorei que não é um livro que se passa em um espaço curte de tempo e adorei o amor que Júlia por suas amigas e o carinho que ela tem por Roberta, achei muito fofo!

A diagramação do livro ficou muito linda, li este livro em e-book, mas mesmo assim, os detalhes em cada capítulo são fofos demais!

site: www.instagram.com/nickmafra

chrisakie 26/11/2016

Júlia sempre teve uma vida perfeita... até perder os pais aos 13 anos, e desde então mora com a melhor amiga de sua mãe, Roberta, proprietária de uma loja de vestidos de festa chamada Magia em Cores. É lá onde a Júlia trabalha junto com as suas melhoras amigas: Carla, a Priscila e a Lorena.
Mesmo com as amizades tão fortes e sinceras, a Júlia ainda se sentia solitária, sem fé e em depressão. E não se abria a ninguém, pois morria de medo de se apegar e perder alguém querido.

Mas a sua vida vira de cabeça pra baixo aos 17 anos, quando o Jhony começa a trabalhar na reforma da loja e convida a protagonista para um encontro. Ele não é um personagem charmoso e perfeito como tantos heróis que vemos por aí. É um cafajeste e já namorou quase todas as meninas da cidade. Mesmo com hesitação, a Júlia se sente cada vez mais atraída e ele aos poucos derruba todas as barreiras que a Júlia havia erguido em torno de seu coração.

Com uma narrativa bem humorada e um pouco de drama, o livro é curtinho e de leitura rápida. O amor entre os personagens tão opostos, a nerd e o cafajeste, traça um enredo simples e bem clichê. A evolução rápida do romance me incomodou um pouco e a personalidade da Júlia, apesar dos motivos justificáveis que a moldaram, não amadurece muito ao longo da história e não a tornou muito carismática. Mas a segunda parte do livro, mesmo com algumas cenas previsíveis, me emocionei

"Se duas pessoas se amam não tem porque ficarem distantes uma da outra, quando há amor devemos fazer o possível e o impossível para ficar ao lado da pessoa amada"

Um romance leve e bonitinho para ser devorado rapidinho. Os personagens possuem algumas características que todos nós podemos nos identificar com aquele primeiro amor . E a edição está muito fofa e combinou muito bem com a história!!!

Lilian 09/02/2017

Um romance singelo e doce
A Nerd e o Cafajeste é um livro daqueles curtos, apesar do número de páginas, a história é bem leve e descontraída, adorei esse casal, no geral, um romance singelo e doce que suportou os anos e acabou sendo um exemplo de amor.
Júlia é nossa protagonista, cujos pais morreram quando ela tinha apenas 13 anos, deixando-a sozinha e tendo que ser forte, apesar das adversidades. Por conta disso, talvez, ela é bem quieta, reservada e tímida, mas possui boas amigas e pessoas que a apoiam sempre.
Só tem um probleminha: Júlia é apaixonada por Jhony, um cafajeste daqueles, conhecido por ter ficado com quase todas as meninas e destroçado corações por onde vai. Os dois começam a se aproximar quando ele acaba sendo contratado como pintor da loja onde Júlia trabalha, mas ela sabe de sua fama e tenta a todo custo se afastar dele, apesar do seu coração dizer outra coisa.

"Jhony era o tipo de cara que fazia esse era o problema, as garotas realmente enlouqueciam por ele, eu ficava louca só de imaginar ele ficando com todas elas..."

Quando ela finalmente cede, Jhony lhe mostra tudo que ela pode viver, desafiando seus próprios medos e fazendo-a viver intensamente, da forma como ela nunca viveu. Mas as coisas nem sempre são rosas, e ela acaba descobrindo que todo esse romance foi fruto de uma aposta idiota (ops, um spoiler aqui?) e acaba tendo seu coração destroçado.
Será que o romance dos dois poderá suportar esse golpe? Será que Júlia será capaz de perdoar e seguir sua vida? Quais mistérios e surpresas seu destino lhe reserva? Juntos eles irão superar todas essas adversidades, mágoas e se entregarem ao amor que sentem?

"- Você quer namorar comigo? - ele perguntou me olhando nos olhos. Acho que não preciso dizer que fiquei completamente sem chão e sem voz."

No geral, gostei bastante da história, apesar de sentir que foi um pouco superficial. As coisas pareceram acontecer rápido demais e eu não consegui, de fato, sentir o amor ou a paixão dos dois. Também achei algumas atitudes da personagem um pouco estranhas, já que ela alterou seu jeito e sua personalidade de forma drástica em questão de momentos. Entendi que a autora quis mostrar que Jhony mudou o jeito dela, mas ficou sem sentimento suficiente.
Mas, como estamos falando de um bom e velho clichê, o final não foi decepcionante. A autora quis desenvolver uma boa história e conseguiu, exceto pelo fato de que a trama se desenvolveu rápido demais, como já mencionei.

"Ele sorriu e me deu um beijo quente e apaixonado, decidi que iria viver, independente do medo e das circunstâncias, eu iria viver intensamente e amar Jhony seria pare disso."

Quanto a diagramação do livro, também fiquei um pouco desanimada com a capa, pois fez o livro parecer juvenil demais, não que prejudicasse a história, ainda assim ficou bem linda. Como li o e-book só posso mencionar que está tudo muito bem organizado, com detalhes ótimos e sem erros de gramática.
Enfim, recomendo a história para você que gosta de histórias bonitinhas para aquele final de semana romântico, não recomendo para aqueles que preferem histórias mais profundas, pois não é o caso deste livro, mas creio que vale a pena conferir!

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2017/01/resenha-101-nerd-e-o-cafajeste.html

motivacaoliteraria 05/03/2018

A Nerd e o Cafajeste vai tratar de um romance que eu diria até clichê, onde conhecemos a história da Júlia uma jovem que muito cedo perdeu os pais e ficou sobre os cuidados de Roberta uma velha amiga de sua mãe. Depois de alguns anos Julia começou a trabalhar com Roberta em sua loja especializada em casamentos e foi lá que conheceu Jhony Anderson, o amor inicialmente platônico pelo pintor da loja se tornou real quando o mesmo demostrou interesse em Júlia. A menina estudiosa desajeitada jamais imaginou que um dia pudesse se relacionar com alguém, mais a vida tem dessas coisas de nos surpreender não é mesmo?

Júlia viveu muitas coisas durante toda a leitura, junto de suas amigas ela foi descobrindo aos poucos o segredo do amor e como essas coisas funcionavam, o interessante nessa história é o quanto ela se adapta ao dia a dia das pessoas o quanto tem ligação direta com a realidade nua e crua.A autora mesclou uma tragédia familiar com descobertas amorosas que só uma adolescente poderia ter, em termos de escrita o livro é intenso e um tanto repetitivo na narrativa, onde o leitor encontra dificuldades pra encontrar um diálogo fora dos pensamentos da personagem principal, essa questão podia ter sido melhorada, de forma geral é um livro que te ajuda a fugir de uma ressaca com linguagem simples e de fácil entendimento, e claramente recomendado para jovens.