A Química

A Química Stephenie Meyer

Resenhas - A química

Sandi 15/11/2016

A química- Stephenie Meyer
Não dá para negar que ler algo novo da Stephenie Meyer anos depois do seu último lançamento gera alguma expectativa. Alguns amam, outros odeiam. Sou do time que sim, se apaixonou pela saga Crepúsculo, mas que hoje, alguns anos mais experiente com o gênero YA sabe reconhecer as inúmeras falhas que a autora tinha, e que viu em A Hospedeira uma opção muito mais interessante. Surge então em minhas mãos A Química, lançamento da escritora, que marca sua viagem a um gênero mais adulto e contemporâneo. Porém, essa experiência também me ensinou as expectativas nunca vão para onde se espera e as mudanças nem sempre alcançam seus objetivos.

A Química conta a história da Dra Juliana, uma médica especializada em interrogatórios e tortura, que após ser traída pelos seus empregadores, leva a vida escondida, sempre à espera do pior. Porém, ao receber uma nova missão, se vê diante da possibilidade de conseguir sua liberdade de volta e salvar o mundo de uma praga mortal. No entanto, a rede de intrigas e segredos é muito maior do que ela inicialmente pôde imaginar.

Stephenie acertou na escolha do enredo e do cenário, aproximando-se mais do gênero de crime e trazendo personagens inteligentes e uma história bem mais complexa que suas anteriores. No entanto, sua grande característica, a capacidade de nos fazer nos apaixonar pelos personagens se perdeu completamente. Juliana aka Alex, com certeza, traz todo o estereótipo de mulher forte, bem-resolvida, mas carece totalmente de empatia e sua paranoia excessiva distancia-se demais da realidade que a personagem poderia ter. Conseguimos entender a personagem, mas nunca nos colocar no lugar dela e sentir suas escolhas. Talvez isso se deva também a construção do seu interesse amoroso (sem spoilers), que beira tanto a perfeição como qualquer mocinho que Stephenie já criou, porém não se encaixa ao modelo de homem adulto que a autora proponhe. O melhor personagem com certeza é o terceiro integrante protagonista (NÃO se assustem, não tem triangulo amoroso, isso ela aprendeu haha), que traz uma leveza maior a história e por que não uma maior humanidade. No entanto, sua participação é bem subexplorada.

O desenrolar da narrativa é competente e acredito que seja o ponto forte do livro, uma vez que a história te prende e é bem fluida, com cenas de ação competentes. Só achei a linguagem da autora com um tom um pouco "forçado" para a proposta do livro e as descrições um pouco detalhadas demais, mas nada que realmente incomode a longo prazo.

Stephenie voltou à ativa com um saldo positivo e merece crédito por ter saído de sua zona de conforto. No entanto, toda magia que permeou sua carreira parece ter se esgotado, uma vez que não vejo como esse livro possa alcançar o sucesso dos anteriores. Evoluir e mudar sempre é bom, mas por vezes é necessário sublinhar que a essência criativa não pode se perder, aquele aspecto que faz com que as pessoas leiam sua obra e saibam que é sua. Se Crepúsculo foi uma grande sacada isolada, a autora ainda tem muito caminho a percorrer para provar-se merecedora de seu sucesso.
Hemy Gomes 18/11/2016minha estante
é livro únicp?

Sandi 19/11/2016minha estante
Acredito que sim Hemy. O final é redondinho.

Paulo Cilas @estantedopc 12/12/2016minha estante
"No entanto, sua grande característica, a capacidade de nos fazer nos apaixonar pelos personagens se perdeu completamente."
DISCORDO COMPLETAMENTE!
De todos os livros dela, esse é o que ela melhor construiu as personalidades dos personagens, o que leva de fato alguém a se enxergar neles. Não acho que a linhagem criativa dela se perdeu, pelo contrário, se aperfeiçoou, porque dá pra ver que o livro teve pesquisa. Nunca vi uma evolução tão grande em um escritor.

Sandi 16/12/2016minha estante
Respeito sua opinião, Paulo. No entanto, por mais que a escrita da autora tenha evoluído, esse livro dificilmente terá o mesmo sucesso dos anteriores e atribuo isso a menor empatia dos personagens.

Ana Carolina 10/01/2017minha estante
Vou começar a ler hoje! de fato para mim tbm é essencial gostar dos personagens, sentir empatia por eles...caso contrário fica difícil se apaxionar por completo.

Ana Carolina 10/01/2017minha estante

Sabrina 08/08/2018minha estante
Esse para mim é o melhor livro dela. Como gosto muito de autores como Sidney Sheldon e Ágatha Christie, achei muito bom o livro. A história faz você prender o fôlego várias vezes, personagens carismáticos.
A autora só tem melhorado na minha opinião.

chronicles.mari 29/09/2020minha estante
Indo pegar para ler agora!?

Bergamim 01/11/2020minha estante
Adorei sua resenha!! Super completa, mas sem spoiler! Eu li o primeiro capítulo agora e achei descritivo demais, estou na dúvida se continuo.

Jady.Sicurella 03/09/2023minha estante
Resenha muito boa!

Aline Michele 13/09/2021

Ler A Química da Stephenie Meyer foi uma experiência no mínimo interessante.

Neste livro, que muitos sites chamaram de thriller empolgante, uma ex-funcionária do governo é caçada pela agência que trabalhava e tem a chance de limpar seu nome ao participar de uma última missão e de quebra salvar a vida de milhares de pessoas ao parar a disseminação de um vírus letal.

Parece muito empolgante né? Mas o livro demora e muito para pegar certo embalo. Stephenie aqui descreveu muito detalhadamente os primeiros capítulos, onde Alex, a protagonista estava fugindo. Era meio maçante.

A Alex não tem muito carisma. Eu gosto de personagens fortes, decidias, capazes de fazer tudo, mas ela não convence muito e o jeito dela, me fez não gostar de praticamente nada do que ela fez.

Nessa trama de salvar o mundo, (bem coisa de norte-americano rsrs) ela conhece os irmãos Danny e Kevin. Ainda bem que não temos um triangulo amoroso aqui, apesar dela se envolver com Danny.

E isso foi uma das coisas que mais me incomodaram no livro, achei forçado demais o romance entre os dois. Ok paixão surge do nada, mas nas circunstâncias que eles se conheceram, nem sendo a pessoa mais romântica do mundo rsrsrs.

E entre os dois irmãos eu prefiro o Kevin, sarcástico, bad ass, destemido e corajoso. É deu para ver que gostei dele mesmo rs. Tem horas que a pessoa não fazer drama e simplesmente lidar com a situação é muito melhor. E o Kevin tem como melhor amigo o Einstein né, o pastor alemão mais inteligente desse planeta!

Nossa, as cenas envolvendo os cachorros me deixaram com o coração na mão! É sério, mexam com os humanos, mas com cachorros não, eles são o que há de melhor no mundo e nem ligo se só existem na ficção, o apego é o mesmo. Einstein, Lola e Cia foi um acerto, e dos grandes, no livro.

Tenho que falar que a trama também foi muito bem amarrada, fazendo sentido no final e a coisa toda os irmãos espelhados eu achei muito inteligente e o resgate no final do livro foi bem legal de acompanhar e aí sim, realmente a coisa ficou boa.

Provavelmente este é um livro que eu só leria novamente por falta de opções, não que ele seja ruim, mas acho que faltou carisma na Alex mesmo e isso faz toda a diferença.

Mesmo assim, eu recomendo a leitura. Com esse livro deu para ver que a Stephenie consegue escrever coisas bem diferentes de vampiros que brilham no sol.
Julia Simões 13/09/2021minha estante
Mexem com cachorrinhos? ?

Aline Michele 13/09/2021minha estante
Sim, e cachorros para mim são intocáveis. Fiquei com o coração na mão na parte deles

Julia Simões 13/09/2021minha estante
Para mim tb, n sei se quero mais ler kk

Aline Michele 14/09/2021minha estante
Nesse livro ficou claro que a lealdade e amor deles é tudo!

vero 05/12/2021minha estante
Eu amei a Alex, me identifiquei muito, e também prefiro o Kevin dkskksks

Aline Michele 05/12/2021minha estante
O Kevin tem um tchan a mais né? Rsrs

@_leandropaixao 11/04/2023

Intrigante e rápido de ser lido!
Alex é uma ex-agente do governo norte americano e que vive em constante mudança não só de casa, mas de nome, sendo assim já adianto que Alex não é seu verdadeiro nome. Ela está foragida depois de ter seu amigo e companheiro de trabalho assassinado, aparentemente sem motivos, com o êxito na sua fuga ela está disposta a fazer o que for preciso para ter sua liberdade de volta.

Num dado momento o que ela mais queria acontece, seu antigo mentor lhe passa um caso super perigoso e que pode enfim limpar sua barra de uma vez por todas, ela fica um tanto quanto hesitante, pois trata-se de ir atrás de um dos maiores senão o maior terrorista do mundo. Ele ameaça liberar um vírus extremamente contagio e legal, capaz de aniquilar milhares de pessoas em pouquíssimo tempo.

Alex então decide embarcar nesse desafio pela sua liberdade e salvação de milhares de pessoas, mas ela não contava que tudo isso a surpreenderia de tamanha forma.

Stephenie Meyer, autora também da saga Crepúsculo, que diga-se de passagem achei o romance extremante melodramático não funcionou muito bem pra mim mesmo sendo um amante de fantasia. Nesse thriller ela se saiu muito bem e conseguiu em meio a toda ação do livro, inserir um romance divertido apesar de rápido. Recomendo a leitura não só desse, mas também de A hospedeira, uma ficção científica da mesma autora e que inclusive gostei bastante.
Max 11/04/2023minha estante
Ótima resenha e dicas!?

@_leandropaixao 11/04/2023minha estante
Obrigado Max ;)

Bea Triz 22/04/2021

Tem química msm
EU AMO ESSE LIVRO, JA LI INÚMERAS VEZES E É UM DOS MEUS FAVORITOS!
nossa é uma leitura maravilhosa e envolvente, é sempre oq vc menos espera!

Ray Corrêa 12/02/2020

A Paranóia me pegou de jeito.
Eu levei muito tempo para pegar esse livro, acho que no meu subconsciente eu fiquei com um pouco de medo porque eu tinha amado de coração A Hospedeira, o livro anterior da Stephanie Meyer então as expectativas eram altas.
No final, eu não sei porque demorei tanto para ler.

O livro me pegou do início ao fim, muitas pessoas me alertaram que o começo dele era um pouco lento mas depois ele acelerava. Eu achei o livro entretenimento puro desde a primeira página.
Os personagens são interessantes, a narrativa é intrigante, os mistérios me cativaram e me mantiveram atenta, eu fiquei tensa e duvidando de tudo o tempo todo porque você simplesmente não sabe em quem confiar.
A personagem principal está fugindo do governo, se enfiando em uma missão que só ela pode realizar, mas ela recebeu instruções de pessoas que queriam matar ela desde o começo. Isso me manteve ligada em todas as páginas.
A interação entre os personagens é super divertida, assim como os diálogos. Eu gargalhei em vários momentos e xinguei em outros. Eu gosto de livros que me fazem reagir, que fazem as pessoas em volta olharem para mim como se eu fosse louca hahahaha. Esse livro fez isso.

Se fosse reclamar de algo, seria da interação entre dois personagens masculinos do núcleo principal, que não posso dar mais detalhes por causa de spoiler. A relação deles não ficou muito crível pra mim. O menino gentil não era nem um pouco gentil com esse outro personagem, e apesar de entender o background, destoava da personalidade dele com todo mundo. E o menino malvadinho era manso demais com ele de uma maneira que não me vendeu muito. Mas tirando isso, tudo show!

Eu falo mais do livro e mostro um pouco das minhas reações no resenha-vlog que gravei pro canal.

site: https://youtu.be/GZ8DdwCCrKY
Line Ls 13/02/2020minha estante
Que bom que gostou! Adorei a resenha-vlog

Ray Corrêa 13/02/2020minha estante
Ahh, fico super feliz que tenha gostadoooo ??

Duda 03/09/2020

Eu ADOREI o livro, conheci uma versão nova de Stephenie Meyer, não costumo ler muitos livros no estilo ação, suspense e agentes secretos, mas me vi completamente envolvida na história. Estou apaixonada pelos personagens e apesar de as vezes livros únicos não entregarem uma história completa, A Química foi perfeitamente escrita e finalizada, vou sentir saudades dos personagens, mas sei que todos tiveram o final que mereciam.
vero 05/12/2021minha estante
Simmm
Depois dele tive minha primeira ressaca literária ksksks

Tay 19/07/2021

A química
Achei a leitura bem lenta durante todo o livro, não fui envolvida pela história, mas no final o ritmo melhora. Gostei do final, acho foi minha parte favorita do livro.
Gosto dos personagens, mas não amei nenhum.
Estava com as expectativas altas por que gosto muito de A Hospedeira, da mesma autora, e comecei a minha vida de leitura com Crepúsculo, mas no fim foi só uma leitura mediana.

Camila 21/11/2016

Um livro de tirar o fôlego e muito inteligente!
Minhas expectativas para o novo livro da autora Stephenie Meyer eram muito altas e não me decepcionei. "A Química" é um livro completamente diferente de tudo o que ela já escreveu e mostra um amadurecimento impressionante em seu texto! O público alvo é claramente o público adulto que curte histórias de conspirações, repleta de espiões e carregado de muita paranóia! rs... A protagonista é uma mulher forte, que usa toda a sua inteligência para se transformar em uma poderosa arma: uma verdadeira mulher-veneno. Todos os conhecimentos adquiridos são necessários para se manter viva e à salvo daqueles que a querer ver morta.
A narrativa é eletrizante e permeado de momentos de tensão que não me deixaram largar o livro. Todos os personagens são muito bem estruturados e cativantes. Minha empatia com a Alex (ou qualquer dos nomes que ela tenha usado) foi total!
Apesar de ter amado o livro, reconheço que não é para qualquer um. Essa nova história da autora exige muito mais do intelecto do leitor, que no mínimo precisa gostar de histórias de espiões, que não economizam nas mortes!
Se esse tipo de história não faz o seu tipo, não vale a pena... Mas se você gosta, então se joga na leitura e aproveite!!
Keila Gonçalves 21/11/2016minha estante
To doida pra ler!!! Esse livro é único né?

nandaassis 22/11/2016minha estante
Sério q é bom assim? não estava botando fé rsrs

Samantha 14/12/2016minha estante
Não achei. Ela tenta fazer um suspense, mas cria uma nova história adolescente. Para a faixa etária entre 12 e 21 anos talvez emplaque. Achei os personagens muito imaturos. Enfim, estou me arrastando pra terminar.

Alice 25/04/2021

Quando eu comprei esse livro o que me chamou a atenção foi a premissa, gosto desse tipo de trama mas quando iniciei no ano passado as 40 primeiras páginas me desanimaram com as aparentemente interminável descrições, tanto de mundo quando dos acontecimentos que levaram a prota naquele momento, então a partir disso larguei o livro por quase 1 ano e retornando agora e as coisas acontecendo não quis mais parar! Primeiro os personagens principais são muito cativantes, segundo tem muito mistério e medo das coisas darem erradas e terceiro tem muitos cachorros. Então um enredo de mistério, crime, redenção e amor foi o que eu precisava e não sabia! Ah esquece mocinha indefesa a prota dessa história é porreta, bota muito marmanjo no chão e digo isso literalmente kkk, a relação de gato e rato dela com o Kevin é muito boa, ria demais dos dois nos arrancarabos. Dê uma chance para esse livro se puder e se gostar do gênero. Uma observação, achei meio conflitante a escritora cortar os palavrões que o Kevin falava num livro que a prota é basicamente um torturadora legal do Estado.

Larissa.Giorgetti 04/06/2022

Gostei muito de ler Stephenie depois de tantos anos, é bem diferente da premissa que ele geralmente escreve mas pra mi foi uma surpresa boa.
Alex é uma "médica/agente" d Cia que por alguma informação que ela não poderia saber está sendo alvo e teve que "desaparecer" para não ser assassinada. O livro começa com ela já em fuga então demora um pouco pra tudo ficar legal e mais fácil entendido.
Ela recebe a proposta de fazer um último trabalho pra CIA em troca de liberdade e decide arriscar. Então que a coisa começa a ficar boa, e no meio do trabalho ela descobre que foi tapeada e junto com outro alvo da CIA começa uma corrida contra o tempo para descobrir quem que mata-los
Livro complicado de fazer resenha sem dar spoiler, mas vale muito a pena dar uma chance e ver o lado policial da Stephanie.

sabs.0 16/07/2021

A química
Pra ser sincera, antes de saber do que se tratava esse livro, eu achei que não compensaria meu tempo, porém, me deixou bem viciada e me prendeu muito na história, dando uma certa ansiedade, em alguns momentos, para saber o que iria acontecer futuramente.

Bianca.Fernandez 30/03/2020

No começo achei uma leitura maçante, mas depois de alguns capítulos prende a atenção. Recomendo.

Vinicius3 27/08/2020

BEM BOM
A autora de Crepúsculo não é tão ruim não, é um livro bom, considerando que veio de alguém que escreveu a Bella.

Kath 09/05/2020

Espiões, cientistas malucos e corrupção na mesma bomba!
Eu não tinha ideia da existência desse livro da Meyer até achá-lo sem querer enquanto procurava livros na internet. Desde o lançamento de A Hospedeira — O melhor trabalho dela, na minha humilde opinião — fiquei muito curiosa sobre seu próximo livro que ao que parece demorou um bocadinho para sair. Quando li a sinopse confesso que não criei muitas expectativas quanto ao que ia ler, talvez por isso minha experiência tenha sido dentro do padrão. A coisa é que, depois de Mo Dao Zushi parece que não consigo ficar presa em nenhum outro livro haha.

A Química segue mais a vibe de A Hospedeira, mas ao invés da ficção científica aqui a gente embarca em um thriller cheio de ação e conspirações envolvendo o governo americano. Juliana Fortis era um prodígio nas pesquisas médicas e foi recrutada, ainda na faculdade, para trabalhar para o governo em uma série de pesquisas e como interrogadora. Ela era mentorada por Barnaby, um senhor também da área que ocupava a mesma posição que ela. Contudo, um dia, os superiores decidem por um fim às vidas deles e graças ao mentor, Juliana consegue fugir, ele contudo não tem a mesma sorte e acaba morrendo de maneira brutal.

Após anos se escondendo em vários lugares e com diferentes identidades falsas, Juliana — Agora Alex — é contactada por Carston, um dos figurões da organização, para resolver um caso envolvendo ameaça biológica, o alvo é um professor de ensino médio que aparentemente está envolvido com a máfia no transporte de um vírus letal que assolará todo sudoeste dos EUA. Claro que ela não acredita nele de cara, mas não ignora a ameaça e decide agir por conta própria conseguindo sequestrar o professor, Daniel Beach, para interrogá-lo. Mas logo, Alex descobre que apesar de parcialmente verdadeiras, as informações que recebeu estavam "desatualizadas" e que todo o circo não passava de mais uma tentativa de matá-la só que dessa vez envolvendo também um agente da CIA no processo.

Kevin Beach se desligou da agência de inteligência americana e, como Alex, vive nas sombras desde então. Quando seu irmão gêmeo é sequestrado ele vai com tudo para cima dos bandidos na tentativa de salvá-lo, mas seus planos são frustrados quando ele tem de lidar com uma cientista que compensa sua ausência de força e altura com inteligência. Assim que o plano de queima de arquivo é entendido pelos dois eles decidem unir forças para desbancar os bandidos e impedir que um político corrupto suba á presidência do país para o qual deram a vida para defender.

O livro é bom. A história é empolgante e cheio de momentos que deixam a gente roendo as unhas, a personagem da Alex/Juliana é interessante no sentido da sua complexidade, tanto psicológica quanto moral. Gostei da forma como ela vai se desconstruindo e reconstruindo sem deixar de ser ela mesma. As brigas dela com o Kevin eram sem dúvida minha parte favorita, eu ria horrores com a batalha de sarcasmo dos dois, na verdade eu shippava mais ela com o brutamontes do Kevin do que com o romântico Daniel. Inclusive, essa foi uma das partes que eu não curti muito no livro.

Dado o ritmo dele — e por ritmo eu digo o tom de ação e espionagem — o romance soou um pouco como o pingo colorido na pintura preto e branco, pra mim ficou deslocado e muitas vezes eu achei que atrapalhou as coisas ao invés de ajudar. Okay, foi bacana ver o desenvolvimento afetivo da Alex, uma vez que ela era órfã e blá blá blá, mas no meu ver ficou destoado do resto do texto. Enfim, opinião minha. Mesmo o livro sendo bom e muito bem escrito, houve umas partes que eu pulei páginas porque estava sem paciência. Tem uns momentos nele que são muito arrastados ao ponto de quase dar sono. Certo que contribui pro plano de fundo das personagens, mas achei esticado demais e vendo outras resenhas percebi que não fui a única.

É uma história bem diferente dos outros livros da tia Steph, gostei muito de conhecer esse outro lado dela apesar de não ter caído de amores pela história. Continuo sendo fã de carteirinha de The Host como melhor livro dela. Recomendo sim A Química para quem gosta de ação, espionagem, conspiração e uma pitada de romance, é um livro realmente muito bom e vale a pena.

Nathan Soares 30/10/2021

O enredo é muito bom, personagens cativantes e diálogos fluidos. Porém senti que a autora colocou elementos desnecessários e supérfluos ao enredo, o que estendeu muito a escrita, chegando a ser cansativa e maçante em alguns capítulos, o que no geral fez com que terminasse de ler na "força do ódio", mais por conta do trabalho de construção dos personagens que, como já mencionei, são cativantes e bem elaborados.