O Príncipe Flamejante

O Príncipe Flamejante Lu Evans

Resenhas - O Príncipe Flamejante

RicardoCF 02/11/2016

A continuação de uma fantasia incrível
Depois de um tempo desde o fim de A Princesa das Águas, Cã e seus amigos devem partir para outra jornada para trazer de volta — e com vida — a princesa Lílat e herdeira do trono.
Nessa longa jornada eles encontrarão desde um palácio de ouro até mortos-vivos. Personagens novos aparecem na vida dos nossos corajosos, assim como muitos personagens também se vão.
Me surpreendeu a mitologia do mundo de Zylgor. Neste livro, a autora explora mais como o planeta foi criado e assuntos relacionados às deusas, por exemplo.

Leia a resenha completa no blog Lapso de Leitura

site: http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-principe-flamejante-lu-evans.html
Lu Evans 04/01/2017minha estante
E sempre uma honra ter você resenhando a série. Obrigada por tudo. Um grande abraço!

Jéssica 20/11/2016

Você termina e quer mais
Neste segundo livro nós acompanhamos, nas primeiras páginas, o destino da princesa e a chegada de um personagem misterioso que a ajuda.

Muito longe dali, nas Terras Aquecidas, a matriarca através de sonhos descobre o paradeiro da princesa. Ela, na verdade, estava nas Terras Gélidas, lugar onde moravam os Elfos Brancos. Uma espécie de guerreiros que estava do lado do Adversário - o grande vilão de Zylgor. Era preciso então criar uma comitiva para resgatar Lílat. A rainha então decide deixar a missão sob o comando de seu campeão Cã e também de Áspio, o príncipe dos Silfos - que no livro passado havia lutado bravamente, porém era extremamente namoradeiro.

Resenha completa no link

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/2016/11/resenhando-zylgor-ii-o-principe.html
Muito obrigada, Jessica.
Amo a forma como você consegue captar tantos elementos e expor de forma tão interessante.

Carol Cristina | @blogacdh 07/12/2016

Resenha postada no @blogacdh
Estou feliz por ter tido a oportunidade de ler a continuação de "A princesa das águas", que, como eu disse no fim da resenha do mesmo, terminou dando início a uma nova aventura e me deixou curiosa.

Depois de derrotarem Daimos e da infeliz captura da princesa Lilat, "O príncipe flamejante" já começa narrando em terceira pessoa o paradeiro da mesma, e descobrimos sua atual situação. Porém, os esclarecimentos sobre Lilat só vão até um certo ponto, e voltamos a Zylgor, com Cã já estabelecido como campeão da rainha. Ele, juntamente com a Rainha Hamena e Áspio (personagem que ganha destaque nessa continuação), descobrem que a princesa está nas Terras Gélidas e passam a planejar a missão e viagem de resgate. Além disso, a questão das jóias mágicas (o cetro áureo, os 4 cristais elementais e o anel supremo) continua em voga, pois, precisam ser reunidas para deter a ameaça maior e constante do Adversário. Se ele por as mãos nas jóias, o mundo poderá ser perdido para sempre.
Áspio, o príncipe de Altanira, deixa bem claro para a Rainha que planeja se casar com a princesa Lilat assim que for encontrada. Ao terem conhecimento disso, os outros descendentes reais da região protestam, requisitando a disputa do torneio dracônico, realizado as pressas antes da missão de resgate.

"– [...] Desde a primeira geração de matriarcas, nenhuma princesa
do trono maior teve o direito de escolher um marido para reinar ao seu lado. Todos os reis foram impostos através do torneio dracônico. O que sempre pareceu justiça para os tronos menores, sempre me pareceu a mais tremenda injustiça para a herdeira do trono maior."

Porém, desta vez a Rainha decide estipular uma nova regra:

"– Se meu campeão for derrotado, a princesa casará com o príncipe vencedor. Se, pelo contrário, Cã vencer, a princesa estará livre para fazer a escolha. Ela poderá colocar quem bem quiser no trono, independente de o noivo pertencer ou não à realeza. Poderá decidir também reinar sozinha."

À essa altura, a Rainha havia traçado planos futuros para um compromisso de noivado entre Cã e Ives, sua bela e misteriosa dama de companhia. Mas sabemos que Cã tem uma forte ligação com a princesa Lilat, e isso o deixa determinado a derrotar Áspio e os outros competidores do torneio dracônico, para enfim ir atrás da princesa. Além dos acontecimentos do torneio dracônico, acompanhamos os perigos e aventuras da viagem do grupo de resgate até as Terras Gélidas.

"Aguente firme, Lilat. Aonde quer que esteja, eu vou lhe encontrar."

Zylgor II - O príncipe flamejante já começa num ritmo muito bom (posso ouvir um amém?), coisa que está muito difícil ultimamente nas minhas leituras, sempre tenho dificuldade de interesse nas primeiras páginas. Mas fato é que senti falta de uma pequena contextualização do livro anterior nesse início, já que tem bastante tempo desde a minha leitura do primeiro volume, e é normal alguns detalhes fugirem ao leitor.

Mais uma vez eu me senti assistindo um grande filme de aventura, é uma das coisas que mais gosto na escrita da autora e no desenvolvimento da história. Como não sou muito ligada em literatura fantástica, posso dizer que Zylgor me conquistou. Essa série precisa ser publicada em formato físico gente, mais do que merece isso! Em capa dura e com muitas ilustrações, de preferência, haha ;)

Sobre os personagens, Cã cresceu e apareceu. Tudo bem que no primeiro livro ele já tinha certa maturidade para um menino de 15 anos, mas nessa continuação você nem vê sombra disso nele, estamos lidando com um adulto cheio de responsabilidades (ou que pelo menos age como um). Áspio, o príncipe flamejante que deu título ao volume, se mostra um personagem bem interessante também e traz uma dinâmica boa para a história. Metido sim, galanteador e ótimo lutador, ele chama a atenção de todos e por isso, ele e Cã acabam tratando-se naturalmente como rivais. Tanto que é engraçado quando você percebe que as situações vão levando os dois a criarem certa cumplicidade, mesmo que um pouco da rivalidade ainda esteja ali presente. A rivalidade/amizade entre eles é uma das melhores coisas durante a história. Já a Ives, é uma personagem feminina bem peculiar e determinada, um pouco insensível (característica de sua própria espécie), e com suas próprias motivações. Ela acaba envolvida entre Cã e Áspio também.

"Por mais que gostasse do amigo, por mais que soubesse que era seu maior aliado, também tinha consciência de que era seu único rival, e faria de tudo para impedir que o silfo se colocasse entre ele, Cã, e sua princesa."

Não encontrei erros de revisão no livro, e a capa desse segundo volume é a minha favorita por enquanto, haha. Um ponto que eu curti bastante foi a narração das etapas do torneio dracônico, que foi feita de forma empolgante e não ficou cansativa; outro ponto positivo é que em algumas passagens a autora retratou mulheres fortes e sendo importantes em meio as suas "sociedades", com sucesso.

Após a conclusão do torneio dracônico, ainda acontece muita coisa (algumas até desnecessárias) na viagem de resgate da princesa (eles viajam de navio, então, há uma certa passagem de tempo). Só que eu não estava esperando que seria um livro inteiro só para chegarem até onde ela estava! rsrs Acho que poderia ter ao menos um epílogo nesse volume dando uma pista do paradeiro de Lilat depois do tanto de tempo que se passou. Claro que não precisava revelar tudo logo de cara né, mas... Fiquei um pouco frustada por chegar no final e continuar "no escuro". Ainda assim, estou curiosa pra saber as consequências de alguns acontecimentos ali no finzinho, e para ver a história ficar cada vez mais séria, com a ameaça do Adversário e tudo o mais.

Acredito que "A princesa das águas" e "O príncipe flamejante" se mostraram equilibrados no quesito qualidade, então minha nota continua sendo 4,0.
Espero que tenham gostado da resenha e se interessado pelo mundo de Zylgor!

site: http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Lu Evans 04/01/2017minha estante
Obrigada pelo carinho e por um texto tão maravilhoso.