Esperança abençoada

Esperança abençoada George Eldon Ladd

Resenhas - Esperança abençoada

Thaynan.Botelho 29/01/2022

Uma excelente e completa introdução ao Pós-tribulacionismo
O autor é genial, faz uma defesa sólida de seus argumentos. Fez uma fiel introdução histórica ao pré-milenarismo, e depois veio biblicamente desconstruindo a ideia de um pré-tribulacionismo, refutando as passagens com muitos argumentos e boa exegese bíblica!

Ao final, foi humilde e caridoso em reconhecer que ambas as posições escatológicas descritas em seu livro são inferências, pois a palavra não afirma categoricamente nem uma nem a outra. O autor defende uma inferência (pós-tribulacionismo) simples, imediato e mais segura, enquanto argumenta que a outra inferência (pré-tribulacionismo) seria bem menos possível, mais complexa, e cheia de contradições.

O autor é certo em afirmar que estas crenças são secundárias no que diz respeito à ortodoxia cristã, e que ambas devem se respeitar como interpretações possíveis, contanto que se apeguem no que é essencial. A saber:
A encarnação e nascimento virginal de Cristo;
Seu sacrifício expiatório;
A ressurreição, e ascensão aos céus;
Sua intercessão e retorno.

Este é o teste de ortodoxia, com relação aos pormenores, a palavra de Deus não dá tantos detalhes, pois está preocupada que nos apeguemos nas doutrinas essenciais descritas acima.