Realidade Americana

Realidade Americana Carlinhos Troll

Resenhas - Realidade Americana

FrankCastle 14/12/2016

Bom resumo para quem não acompanhou a trajetória de Carlinhos Troll
Conheci o canal Realidade Americana há alguns anos, através de um vídeo que comparava o serviço de Correios do Brasil e Estados Unidos. Fiquei curioso e comecei a explorar o canal, como de costume, buscando os primeiros vídeos. Achei muito interessante esse formato que faz jus ao nome, de mostrar a realidade do ponto de vista de quem sente na pele tanto os pontos positivos, quanto os negativos de morar nos EUA.

Devido a quantidade enorme de vídeos, algo normal nos vlogs, deixei de acompanhar e ao saber do lançamento do livro, vi uma maneira de "pagar um tributo" pelas informações compartilhadas até então e me inteirar dos acontecimentos do período em que deixei de acompanhar as postagens.

A linguagem é bem simples e direta, entre tópicos e capítulos existem pequenas caixas de texto "Você Sabia?" contando breves curiosidades sobre costumes e regras dos EUA. A divisão dos capítulos, visa estruturar o livro de forma mais organizada (algo que acredito ser necessário). Com isso, em parte, ele traz uma linha cronológica da trajetória de Carlinhos Troll, mas como muitas coisas diferentes aconteceram concomitantemente, há uma certa quebra para poder tratar o assunto em capítulos específicos.

O autor conta sobre a sua motivação para encarar essa mudança de vida, visando uma melhora de vida para si e para seu filho, como foi duro e até arriscado passar pelos trabalhos braçais. Chegando ao crescimento do canal e seus negócios próprios. Sem dúvida, um dos momentos mais marcantes é a narrativa sobre o estágio terminal do câncer de sua mãe e como ele se dedicou a passar com ela, os últimos dias.

Por mais que Carlinhos tenha logrado êxito, por diversas vezes ele deixa claro o quanto teve sorte e também o quanto foi crucial ter ajuda de sua mãe e sua irmã, que já moravam nos EUA, para conseguir se manter no início.

Achei o livro mediano (a intenção era dar 2,5 mas o Skoob não aceita nota quebrada), um dos motivos para a nota pender para baixo foi o fato de a versão em ebook não organizar bem as notas de rodapé ao final do capítulo, que se mesclam ao texto sem indicação de que são notas. Algo que pode ser melhorado, mas depois de entender isso, é possível ler o livro sem dificuldades.

Após a leitura, conferi um dos vídeos mais atuais e percebi que, em partes, as falas dos vídeos são praticamente convertidas para texto nesta obra. O livro acaba sendo indicado para quem conheceu o canal mais recentemente e quiser conhecer os fatos mais marcantes, de forma direta ao ponto. Para quem tem paciência de acompanhar uma lista grande de vídeos, talvez seja melhor acompanhar no Youtube mesmo que, aliás, é a mídia que o autor tem maior traquejo, não que não possa se aperfeiçoar no texto também.

matheus.jacquesfleischmann 27/01/2017

Biografia
O livro se resume em uma biografia (que já exste em vídeos no canal do autor) e resume a trajetória de saída do Brasil até os dias atuais. Há alguns erros de revisão, mas nada que comprometa a leitura. O conteúdo é muito fraco e mesmo as partes "emocionantes" não são bem escritas e fica tudo meio cinza. As "dicas" são francas e podem ser encontradas em diversos sites na internet.

Tania.Crepaldi 04/09/2017

Bom para divulgar o trabalho.
Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que sou fã do Carlinhos e principalmente admiro muito a história de vida dele, achei que o livro ficou devendo explorar um pouco mais os percalços que ele passou que talvez valorizariam ainda mais a obra. Senti que talvez o editor tenha mexido muito no português do Carlinhos, já que o livro é escrito em primeira pessoa, senti que acabou matando um pouco a regionalidade do autor. Por ser escrito em um caráter mais informal eu particularmente esperava ler ''tis e tus'' no livro, mas apesar do estranhamento eu não vejo grande problema nisso. É um livro que vale a leitura, mas é bem superficial comparado a história de vida de vida e de superação dessa pessoa que eu tanto admiro e me inspiro para mudar e melhorar.

Gabriela.Malta 22/11/2017

Conheci o canal Realidade Americana no youtube em um dos meus passeios despretensiosos pela plataforma. Gostei do conteúdo e resolvi "maratonar" alguns vídeos. Em um deles, o Carlinhos falava que a renda deste livro iria para uma instituição que ajuda pessoas com câncer, em razão da história da mãe dele. Ali me despertou a vontade de ter o livro, mas acabei deixando passar. Outro dia, este livro apareceu nas sugestões da Amazon e sem pensar duas vezes, adquiri o eBook. Este livro resume muito bem a história que ele contou nestes anos todos no youtube e tem algumas dicas sobre os EUA (comportamentos, preços, etc). Apesar dele ser muito carinhoso nos vídeos, no livro a sensibilidade dele está muito clara e o amor com que ele fala do filho, da mãe e da Senhora Troll emocionam. Enfim, este livro superou minhas expectativas e amei conhecer a história do Carlinhos.