Teologia do Antigo Testamento

Teologia do Antigo Testamento Walter C. Kaiser Jr.

Resenhas - Teologia do Antigo Testamento

Lucas 13/12/2021

Walter C. Kaiser Jr – Teologia do Antigo Testamento – RESENHA
Walter C. Kaiser Jr – Teologia do Antigo Testamento

Essa é uma teologia bíblica (TB) que se deve ler antes das demais. Primeiro, pelo seu tamanho, visto que é consideravelmente menor que a maioria. Mas também, pela didática e pela abordagem.

A primeira seção do livro é de definições, e são as mais objetivas que eu já li. Depois disso, vem a maior seção do livro, que é a TB propriamente.

Em sua TB, Kaiser faz uma espécie de rastreamento dos pontos-chave do AT, o que o levou a uma grande ênfase em certos temas que, de acordo com a proposta/teoria do autor, seriam (ainda que ele não diga isso diretamente) os fundamentos da fé israelita.

Entre esses temas, estão: o temor, a fidelidade, a obediência, a confiança e a sabedoria.

Por causa dessa proposta, essa TB acabou se tornando um excelente tratado bíblico-teológico sobre esses assuntos acima.

As seções mais específicas sobre o propósito e a importância da lei (e sua relação com a fé nas promessas) são especialmente boas e, por si sós, compensam a leitura dessa obra, dentre as dezenas obras de Kaiser.

Mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://editoramentecrista.com/walter-c-kaiser-jr-teologia-do-antigo-testamento-resenha/