Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Nikollas HoTToN 21/03/2024

Uma pequena coletânea de histórias de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de endurecer um bom número de cidadãos

Eder.Machado 07/02/2024

Leitura muito divertida
Sou fã de carteirinha do autor, gosto muito de sua abordagem aos assuntos e da forma como ele coloca os assuntos, e principalmente a pitada de humor. Muitas histórias são um contraponto sobre aquilo que nos foi ensinado nas escolas e provocam uma reflexão sobre a nossa história enquanto nação.

Michelli.Mezzon 04/01/2024

Interessante!
Esse foi o livro que me fez voltar a ler, na pandemia, pois era o único livro físico que existia na minha casa. Sou muito grata a ele por isso!

Ezequiel.Soares 23/12/2023

Guia politicamente fraco da historia do brasil
O livro trata diretamente da classificação ideológica e pouco investigativa de parte
considerável da historiografia brasileira que separa bandidos de mocinhos,
seguindo, acriticamente, a dicotomia de heróis e traidores, bons e maus – tudo
de acordo com um fio condutor coerente, mas não necessariamente fiel aos
dados da realidade. São pessoas que fazem dos seus escritos e relatos algo
comovedoramente monótono, com resultados previamente definidos desde a
elaboração da ideia e do desenho da “pesquisa” até às conclusões finais.
resumindo, só quem gosta é quem nao leu nada sobre historia do brasil. um guia politicamente fraco.

isabelladoslivro 23/12/2023

Uma junção de estrume com bosta
Esse livro é um compilado de desinformação e mentiras lambe bolas estadunidenses. Eu quando tinha 12 ANOS não vi veracidade nos "fatos" expostos no mesmo.
Única reação que eu tenho sobre ele é apenas nojo.
Sempre temos que nos lembrar, nem sempre o que tá num livro procede com os fatos.

Eros 21/12/2023

Fiat lux!
Faça-se a luz!!! Esses guias politicamente incorretos são ótimos! Chega a ser um acalento alcançar a história com o viés libertador do questionamento. Todos os que defendem a "verdade absoluta" tendem ao ridículo. Essa série bem prova isso! Mas este livro em particular lava a alma ao "desvendar" (entre aspas mesmo, já que só não vê quem não quer) o que de fato existe nas humanidades de fatos históricos e vultos nacionais de envergadura. Nada é tão redondinho e se for, desconfie! índios que aprenderam preservar a floresta com os portugueses e adoraram sair do meio do mato, aliás, como é natural quando se vê conforto pela frente; ex-escravos que quando forros - em liberdade - decidiram enriquecer vendendo escravos e utilizando o mesmo artifício cruel no contrabando com a África e os navios negreiros; e segue a dança: falácias ingênuas, imperador democrata, comunistas assassinos, e a história redondinha vai derretendo para virar a massa disforme característica da formação dos povos. Eu adoro! Defeitos, máculas e algumas atitudes sublimes caracterizam a humanidade e o nosso belo país, sem necessariamente ser tudo isso motivo de vergonha. É assim no mundo todo: sem santos e sem vilões absolutos, mas uma mistura de deuses e demônios a alternar paraísos e infernos ao gênero humano. Como dizia Raulzito: "pare o mundo que eu quero descer"!

Joy 02/12/2023

Eita, Brasil!!!
Desde sempre, nosso país é marcado por falcatruas. Triste realidade, viu? Ao mesmo tempo que gostei da leitura, fiquei bem incomodada por ver quantas mazelas trazemos em nossa história.

Cláudio Santos 25/11/2023

Samba e Facismo

[LEMBRETE PARA RETORNAR A LEITURA]

Jean375 12/10/2023

Um outro ponto de vista
Um dos livros mais polêmicos que já ouvi falar.
Uma leitura curiosa mas bem interessante, o autor nos traz um novo ponto de vista em se tratando da história do nosso país.

William LGZ 02/09/2023

Muito polêmico mas ainda assim minimamente válido
Eu pedi pro meu pai comprar esse livro faz anos mas só agora, que não tenho mais interesse algum pelo tema, que o peguei para ler em minha estante. O fiz isso, inclusive, com os dois pés pra trás por conta da fama do autor, mas até que não foi uma experiência completamente descartável.

Embora critique autores que só dão vazão para um único ponto de vista da História, seja por partidos ou ideais, aqui Narloch faz o mesmo para ir contra a tal narrativa dominante e quebrar o que ele acredita serem mitos de diversos temas, pendendo para o exagero em vários momentos para chocar e carecendo de contrapontos em outros.

Mas, em seu mérito, o faz calcado em fontes que não devem ser ignoradas e sim melhor discutidas pois ainda são válidas para um debate e podem servir para expandir o senso crítico de quem lê, não sendo tiradas do nada e sim de obras de historiadores reais que se aprofundaram muito mais do que ele, que é jornalista.

Devido a isso tudo considero de bom tom indicar para alguém desde que seja usado como porta de entrada para pesquisas mais profundas, que façam como o escritor diz e não aceitem de cara o que é contado porque toda história tem várias facetas. Descubra, compare, questione e assim sempre chegará mais próximo da verdade.

westbob.harris 28/08/2023

O outro lado é importante
A história é escrita muitas vezes pelo lado político dominante e eles esquecem convenientemente de diversos fatos que não lhes agradam, por isso é importante obras como essa para dizer "não foi bem assim" ou "também existe esse lado".

Fellipe19 22/08/2023

Sempre foi difícil tankar o Brasil
Acredito que o principal objetivo é trazer esclarecimento aos assuntos polêmicos. Com isso, ele não trás clareza sobre alguns heróis brasileiros(até crítica alguns) e foca em momentos e personagens controversos.

Assuntos como: colonização, escravidão, relações entre índios, negros e portugueses, algumas figuras famosas da nossa história, monarquia e outros, são abordados no livro. Tudo isso de forma provocativa e meio que didática.
Dessa forma, ele quebra algumas narrativas ideológicas, que por se repetirem tanto, acabam se tornando "verdade".

No final do livro, há cerca de 40 páginas exclusivas para as fontes.

Charlie.7 16/08/2023

Fake news atrás de fake news. Lamentável. Perdi meu tempo a cada página. A raiva só não é maior porque não paguei, fui presenteado, porém eu acho que foi presente de grego.

diegoviegasss 02/06/2023

Polêmico!
Bom, este é um livro um tanto quanto polêmico. Muitas pessoas falam extremamente mal e outras extremamente bem. Na minha opinião, creio que muitas pessoas que falam mal na verdade não leram o livro, pelo menos não completamente ou com atenção. Muitas pessoas que criticam negativamente esta obra, dizem que o livro é uma "opinião do autor sobre a história do Brasil". Isso é uma mentira, já que no final de cada capítulo (repito: CAPÍTULO) tem as fontes de onde foram tiradas as informações dos temas discutidos. Eu mesmo tomei a liberdade de verificar e felizmente para alguns e infelizmente para outros, são bem confiáveis. Gostei da maioria dos assuntos tratados, que são muito bem construídos. Mas é bom ressaltar que não é um livro que vai deixar você super inteligente sobre a história do Brasil. No máximo, ele é uma pequena introdução. Ele serve para perceber que quanto mais tempo passa, mais pobre está ficando a educação em nosso país, e que por isso, é extremamente necessário transformarmos o "estudo" em um hábito, e não em algo chato. Enfim, é uma leitura interessante.