A Negação do Brasil

A Negação do Brasil Joel Zito Araújo
Joel Zito Araújo

Resenhas - A Negação do Brasil

Virginia.Laurindo 01/06/2023

Um obra importante para pensar o lugar das pessoas negras na telenovela brasileira. Ao terminar a obra com uma pergunta, Joel nos faz refletir acerca das mudanças nas novelas brasileiras desde os anos 60, 70, 80 e 90. É possível perceber, em 2023, que já avançamos, mas ainda há muito a ser feito.

Vinicius.Vinny 21/10/2018

Leitura indispensável
O livro de Joel é uma delícia. Leve e fácil. Linguagem didática e a estruturação de capítulos ajuda a compreender todo os conceitos até a conclusão do autor. O livro foi uma aula sobre conceitos do ideal de branqueamento da sociedade, como o brasileiro não-branco foge de sua realidade étnica arrumando nomenclaturas para definir sua cor, os estereótipos que importamos dos Estados Unidos e como ela se materializou em muitas das obras televisivas brasileiras, e como isso moldou a carreira de muitos dos principais atores negros brasileiros ao longo de quase 50 anos.

Outros conceitos trazidos por Joel são interessados e importantes para aumentar consciência e repertório sobre o tema como a pouca contribuição das telenovelas brasileiras na construção da identidade racial positiva, a predominância dos autores e sua visão zona sul (branca e elitista), o racismo apresentado na televisão como exemplo de como ocorre na sociedade, como um tabu.

Para quem quiser aprofundar ou prefere uma obra audiovisual, no YouTube há um documentário produzido pela Tv Cultura de mesmo nome.