Salt to the Sea

Salt to the Sea Ruta Sepetys

Resenhas - Salt to the Sea

readingstatus 19/02/2022

Salt to the Sea foi uma leitura devastadora, Ruta Sepetys tem um jeito único de escrever ficção histórica, seus livros sempre contém personagens tão incríveis e que se torna impossível não se sensibilizar com a história de cada um.

O ano é 1945, o terror da Segunda Guerra Mundial, se alastra por todo o globo, quatro pessoas - Joana, Florian, Emilia e Alfred - cada um de um país diferente, porém com algo em comum: todos são assombrados e perseguidos pela guerra. Enquanto milhares fogem do avanço do exército soviético na Prussia, os caminhos desses jovens se cruzam em uma oportunidade única de embarcar em um navio que promete segurança e liberdade.

Salt to the Sea foi um leitura comovente, a história é baseada em uma tragédia real, o naufrágio do navio Wilhelm Gustlof, o navio participava de uma operação de resgate de civis e tropas alemãs que estavam fugindo da guerra, com mais de 10 mil pessoas a bordo, Wilhelm Gustlof foi alvo de um ataque submarino soviético, causando uma das maiores tragédias com o maior número de mortes em uma única tripulação na história.

Acompanhar a história de cada um dos personagens foi comovente e dolorosa, Ruta Sepetys criou personalidades tão fortes para cada um que acabamos ficando tão envolvidos com a história deles e com suas motivações.

O livro tem uma dinâmica interessante, os capítulos são curtos e narrados por cada um dos personagens, isso faz com que a leitura seja mais fluída e também tenhamos uma visão mais ampla do que está acontecendo, eu gostei bastante da forma que a autora decidiu contar essa história.

Ruta Sepetys com certeza se tornou uma das minhas autoras favoritas quando o assunto é ficção histórica, eu gosto da proposta dela em abordar assuntos que geralmente ficam em segundo plano quando falamos sobre as grandes guerras e gosto mais ainda da proposta de escrever esse tipo de história para um público jovem-adulto.

Salt to the Sea (publicado no Brasil pela Ed. Arqueiro, como O Sal das Lágrimas) foi uma leitura dolorosa, que mostra o terror da guerra e nos alerta sobre a tirania, a ignorância, o genocídio. Ruta Sepetys foi incrível na pesquisa para a construção dessa história? Recomendo demais a leitura.