Amor e Amizade

Amor e Amizade Jane Austen

Resenhas - Amor e Amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jennifer.Ernesto 18/04/2024

Divertido, sarcástico e reflexivo! Adorei muito e agora eu quero ler muito mais de jane austen. Que autora brilhante!

Susan Keiko 12/03/2024

Amor e Ironia
A escrita de Jane Austen é sempre cativante, envolvente e muito peculiar. Nesta obra, há uma ironia desmedida na descrição e/ou alusão à quase total falta de caráter dos personagens, um exagero no ridículo das emoções e sentimentos expressados por eles.
"Loucuras e absurdos, caprichos e inconsistências me divertem, eu admito, e rio deles sempre que posso", como bem diria Elizabeth Bennet.

Dani 30/01/2024

Jane Austen adole
Eu sou muito fã da Jane! Ainda não li toda a sua obra, mas com esse já somo 5 obras.
E até aqui só elogios!
Mesmo esse aqui que é uma compilado de uma novelinha e contos epistolares, primeiros escritos dela quando tinha por volta dos 14 anos, já podemos ver tudo o que ela faria. Todos os elementos principais e a base de muitos personagens estão aqui!
O humor e a ironia se destacam.

Kácio 18/01/2024

Não é meu tipo de leitura
Embora o prefácio do livro teça elogios a essa obra da Jane Austen, achei o livro um pouco enfadonho. Talvez se eu tivesse lido as melhores obras da autora antes eu teria outro olhar sobre esta, mas não tive a oportunidade.

Enfim, quem gosta de Jane Austen certamente gostará desse livro.

Bah 27/12/2023

A escrita da autora é sensacional. Eu li sem saber do que se tratava e, parece, que é uma coletânea de obras inacabadas em forma de cartas. Algumas das histórias têm bastante potencial, mas outras apenas mostram o lado ruim das pessoas da época

valentina 24/12/2023

Adorei as histórias, imaginava a jane austen como sendo muito mais dramática do que sarcástica e humorística como a encontrei aqui (um preconceito meu, com certeza). É quase exagerada (mas não chega a ser, e me agrada muito) a sátira feminina do texto. Sendo meu primeiro contato com a autora, fiquei surpresa e feliz com isso. Ela claramente despreza a ideia da mulher fraca e hipersensível, e tira sarro não das mulheres em si, mas da concepção masculina sobre nós, claramente sem embasamento. Li este depois de A mão e a luva, de Machado de Assis, e achei o senso de humor um pouco parecido, opesar de Amor e Amizade exagerar muito mais no sarcasmo. A descrição dos personagens e suas opiniões e preconceitos uns sobre os outros também me parece semelhante, mas talvez esteja exagerando.

Michele 15/12/2023

Uma surpresa
Apesar de ouvir muito sobre Jane Austen esse é meu primeiro contato com sua escrita e adorei.
O texto é gostoso de ler, flui com facilidade e é bem divertido.

Maharet Sys 08/11/2023

O início de uma escritora.
Que livro mais gostoso, cara!!!
São dois contos narrados por meio de cartas, e uma coletânea de cartas das mais diversas espécies - desde casais apaixonados a amizades.

O primeiro, cujo da nome ao livro, é perfeito!!! Mesmo sendo um dos primeiros escritos pela Jane, já é carregado do sarcasmo que futuramente seria sua marca registrada.
Aqui, ela brinca com a imagem da mulher no romantismo. Exagera nos esteriótipos, e é engraçado como ela consegue ser tão cirúrgica em retratar os costumes da época e ainda aplicar suas ironias.
Da pra perceber que ela, mesmo com 23 anos na época em que escreveu (minha idade, veja só!) já tinha bem definido sobre o que queria tratar em seus romances.

O segundo conto, intitulado "As três irmãs", também é bem divertido, e não dá pra ignorar o "Q" de Orgulho e Preconceito ali (e de outros livros dela, também). Parece um prelúdio do que viria a ser a obra! Na verdade, essa sensação também ocorreu no primeiro conto.
Esse segundo conto trata sobre um pedido de casamentos bastante engraçado e nada comum, sem nem um pingo de amor, focado somente na união de laços entre as famílias e status.
É muito engraçado ver as motivações da Mary para aceitar ou não, e o que ela faz depois que toma a decisão.
Acho que foi o que mais gostei.

Por fim, temos "Uma coletânea de cartas", que é bem isso mesmo. Um apanhado de histórias contadas por meio de cartas. Aqui não dá pra falar muito, já que as histórias são bem diversas, embora se encontrem numa temática central: o amor.

Vale super a leitura!!! Principalmente se você quer conhecer mais da autora. Lembrando que foram contos publicados após a morte dela.
Como sempre, Jane Austen dando um show e me prendendo do início ao fim!

Carla1468 23/07/2023

Resenha: Amor e amizade e outras histórias
Uma das primeiras escritas da autora inglesa, está é uma novela composta por cartas.

Jane Austen usa de clichês de romance de época com um pouco de sarcasmo,sua marca registrada, para criar as reviravoltas nos enredos, sempre com bom humor.

Um livro curto,que combina com férias, final de semana ou uma viagem.
Boa leitura!

Jade 21/07/2023

Hilário
Impressionada com essa história de uma bem jovem Jane Austen. Muito bem humorada! Já demonstrava um grande talento em dramas e romances.

Bianca.Ribeiro 29/04/2023

Foi a primeira obra que li da Jane Austen, gostei da escrita e em como ela te aproxima dos personagens. Pretendo ler mais obras dela.

maria.e.sousa.7 26/03/2023

Ri litros!
Amor e amizade
Jane Austen

Foi surpreendente constatar a perspicácia e a leitura da realidade de uma pessoa tão jovem, sendo mulher e considerando o período (em que mulheres não recebiam a mesma educação ou estímulos, de forma geral, que os homens). Realmente, além da indubitável inteligência e sagacidade, o ambiente familiar certamente favoreceu o pensamento questionador.

Achei surpreendente a crítica social e a ironia precoce, que já sugeriam quem ela seria posteriormente.

Ri bastante, do absurdo do romantismo e dos costumes mesmo; achei leve e adequado com um debut de Austen e introdução à obra.

Dou 3, levando em conta a idade.

Virginia Barros 04/03/2023

Esse livro tem algumas histórias curtas que Jane Austen escreveu, algumas estão incompletas. A maior é a primeira, Amor e Amizade, mas são bem diferentes dos romances principais da autora.

Jeane Tertuliano 14/02/2023

Clássicos
Ler as narrativas de Jane Austen me fez lembrar do primeiro encontro que tive com a autora em Razão e Sensibilidade.

Debora 02/02/2023

Gostei de Amor e Amizade
Amor e Amizade em si achei ótimo. A sátira de Jane Austen sobre como as mulheres eram vistas e tratadas na sociedade sempre me soam interessantes.
No 2o conto, As três irmãs, tive muita pena de Mary.
A última parte é uma coletânea de situações ruins para algumas mulheres, em tom irônico, narradas por cartas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6