Amor e Amizade

Resenhas - Amor e Amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Edmar Lima (@literalgia) 05/04/2020

Amor e amizade
A edição de "Amor e amizade" da Tag Experiências Literárias, reúne, além do conto que dá nome ao livro, outros dois intitulados "As três irmãs" e "Uma coletânea de cartas". Os três são escritos no gênero epistolar, ou seja, em cartas. Particularmente, esse é um gênero que não me agrada, pois é difícil o autor conseguir aprofundar os personagens e explorar os ambientes através de cartas. Porém, Austen conseguiu nessa obra. A personagem Laura, do primeiro conto, reproduz os diálogos com as outras personagens em sua escrita, o que facilita a compreensão do desenvolvimento da história. O segundo conto, o meu favorito, é irônico e divertido, cada irmã é única em sua personalidade e deixam saudade ao fim da leitura, gostaria que a história se alongasse um pouco mais para vermos o desenvolvimento do clímax da trama, mas entendo que Austen tenha escolhido deixar o final aberto. O último conto é peculiar, pois não é bem um conto, na verdade, ele abre portas para várias histórias que poderiam ser escritas a partir de cada carta.
No geral, meu primeiro contato com Jane Austen me surpreendeu. Não esperava que sua escrita me tirasse risadas e a maneira como a autora ironiza a escrita romântica da época, com o amor exagerado e quase cômico, é o que faz de sua obra tão única. Com certeza não ficarei apenas nesse livro, não vejo a hora de partir para uma próxima leitura de Austen.

Jeane Tertuliano 14/02/2023

Clássicos
Ler as narrativas de Jane Austen me fez lembrar do primeiro encontro que tive com a autora em Razão e Sensibilidade.

Beatriz.Varela 09/06/2022

Amor e Amizade - Jane Austen
Amor e Amizade foi escrito por uma Jane Austen adolescente e com bastante senso de humor. Pode até ser encarado como uma paródia, em que todos os personagens e acontecimentos são absolutamente ridículos e inverossímeis, mas diante de situações comuns da época. As duas mocinhas principais desmaiam por qualquer motivo e se casam com pessoas que conheceram há 5 minutos. É até que divertido, mas achei também um tanto infantil. Além dessa história principal também há no livro uma história incompleta sobre uma moça que aceita se casar com um homem detestável com medo de que alguma de suas conhecidas viessem a se casar com ele caso ela o recusasse, o que aparentemente acontecia no período regencial. Foi interessante por ter conhecido mais da autora.

Felipe 29/09/2020

Jane Austen
Confesso que foi meu primeiro contato com a autora que sempre ouvi falar, mas que tinha um certo receio de ler seus livros. Receio porque sempre tinha uma ideia de que seria difícil ler os livros dela. Claro, são obras mais densas e que remetem a uma reflexão muito além das páginas, isso é inegável, mesmo eu ainda não tendo lido.

Esse livro foi enviado pela TAG Curadoria junto com outros livros que eles intitularam como "livros clássicos" do clube. São histórias que acreditam ser os primórdios de Jane Austen como escritora. Ao todo, são 03 histórias, todas elas no formato de cartas. Com relação ao conteúdo, são cartas muito interessantes pois nos levam a tentar entender/compreender como a mulher da época deveria se portar, pensar e agir. Essa reflexão é de uma riqueza sem tamanho e acredito que com os livros da autora, essa reflexão se aprofunda mais.

Acho que foi um bom começo com essa autora tão importante para a literatura mundial e com certeza, me deixou mais ansioso por ler os seus outros livros.
Ronnayse 20/10/2020minha estante
Meu pensamento é o mesmo: tinha receio da autora (não me pergunte porque kkkkk) mas acabei gostando.

Maharet Sys 08/11/2023

O início de uma escritora.
Que livro mais gostoso, cara!!!
São dois contos narrados por meio de cartas, e uma coletânea de cartas das mais diversas espécies - desde casais apaixonados a amizades.

O primeiro, cujo da nome ao livro, é perfeito!!! Mesmo sendo um dos primeiros escritos pela Jane, já é carregado do sarcasmo que futuramente seria sua marca registrada.
Aqui, ela brinca com a imagem da mulher no romantismo. Exagera nos esteriótipos, e é engraçado como ela consegue ser tão cirúrgica em retratar os costumes da época e ainda aplicar suas ironias.
Da pra perceber que ela, mesmo com 23 anos na época em que escreveu (minha idade, veja só!) já tinha bem definido sobre o que queria tratar em seus romances.

O segundo conto, intitulado "As três irmãs", também é bem divertido, e não dá pra ignorar o "Q" de Orgulho e Preconceito ali (e de outros livros dela, também). Parece um prelúdio do que viria a ser a obra! Na verdade, essa sensação também ocorreu no primeiro conto.
Esse segundo conto trata sobre um pedido de casamentos bastante engraçado e nada comum, sem nem um pingo de amor, focado somente na união de laços entre as famílias e status.
É muito engraçado ver as motivações da Mary para aceitar ou não, e o que ela faz depois que toma a decisão.
Acho que foi o que mais gostei.

Por fim, temos "Uma coletânea de cartas", que é bem isso mesmo. Um apanhado de histórias contadas por meio de cartas. Aqui não dá pra falar muito, já que as histórias são bem diversas, embora se encontrem numa temática central: o amor.

Vale super a leitura!!! Principalmente se você quer conhecer mais da autora. Lembrando que foram contos publicados após a morte dela.
Como sempre, Jane Austen dando um show e me prendendo do início ao fim!

Larissa Guimarães 06/02/2021

Bom!
Foi meu primeiro contato com uma obra de Jane Austen, eu confesso que minhas expectativas eram altas.
Não consegui me adaptar com a narrativa através de cartas, apesar de ser bastante interessante, tenho a impressão de que a narrativa se torna rasa.
Pretendo ler outras obras da autora, como orgulho e preconceito que é tão aclamada...

Giu 20/03/2021

Cartas de Jane Austen
Esse é meu primeiro encontro com a dama das cartas em toda minha história de leituras.
Me descobri inebriada com o jeito de escrita e a atratividade das cartas e dos assuntos que nelas se fazem.
Não pensei em gostar de romances assim porém me senti muito confortável em ler este livro, mesmo tendo o vocabulário bem restrito à época e coloquial em todo seu sentido.
Senti que Jane demonstra, assim como sofrimento, uma alegria e comédia em sua escrita deixando com que o leitor se envolva nas histórias.
Gostei bastante da experiência.

Lucas1429 23/06/2020

Para os fãs
A leitura é ideal para fãs da autora que queiram dar uma olhada em como era o processo de criação da renomada escritora. Nessa pequena edição você vai encontrar seu primeiro trabalho (publicado apenas muitos anos após sua morte) marcado por um humor escrachado e ácido, algumas outras obras menores e uma introdução escrito por Chesterton. Dificilmente qualquer uma delas fica em pé por si mesma, é preciso partir de obras mais conhecidas da autora ou de algum conhecimento sobre ela própria e por isso eu não recomendaria a leitura para alguém que tenha simplesmente topado com ela por acaso. No final valeu a pena por despertar um interesse por Jane Austen que eu nunca pensei que teria, mas fica o gentil alerta para outros desavisados como eu.

Ronnayse 20/10/2020

Amor e Amizade e outras histórias
Ler Jane Austen, sempre quis mas tinha receio pelo "clássico", não me pergunte porquê rsrs

G. K. Chesterton, no prefácio do livro, afirma que Jane Austen "foi um exemplo marcante daquilo que é dito sobre os poetas: ela nasceu assim, não se tornou assim", "Jane Austen não foi inflamada ou inspirada, ou sequer levada a ser um gênio; ela simplesmente era um gênio", "O certo é que ela, com seu próprio talento artístico, tornou interessante algo que milhares de pessoas superficialmente semelhantes teriam tornado tedioso".

Quanto ao livro, como colocado no prefácio por G. K. Chesterton "Amor e Amizade (...) é uma dessas coisas que podem ser lidas com prazer porque foram escritas com prazer; em outras palavras, é ainda melhor dizer por ser juvenil, no sentido de ser jovial".

A forma como Austen descreve suas cartas, nos ambientando, nos levando a imaginar cada desenvolver da trama acaba fazendo com que nos deleitemos na leitura e fique querendo saber mais e mais. A partes 'inacabadas' deixam a nossa imaginação aguçada...

Esse livro (minha versão é a enviada pela TAG Livros) foi meu primeiro contato com a autora e confesso que não será o primeiro. Gostei muito da forma que ela desenvolve sua escrita.

Carla.Dornelles 11/03/2020

Um livro muito bacana, onde Jane Austen mostra sua sagacidade e inteligência de sempre!

Patresio.Camilo 31/08/2020

Legalzinho
De acordo com a resenha da própria Tag, estes textos são de autoria da Jane Austen quando ela tinha 14 anos, ou seja, eu nesta idade só queria saber de jogar futebol na rua com meus colegas e depois ver jogos de futebol também na TV.
Escrever só quando professora mandava fazer redação, e que nunca fui dos melhores.
Então, vou dizer é uma leitura boa para estes tempos de isolamento social, pois dá para se distrair.

Ana Luiza 06/04/2020

Meu primeiro contato com a autora.
Confesso que esperava mais. Na verdade, em alguns momentos, achei a narrativa lenta e arrastada. Senti a falta da ironia e do humor que ouvi falar dela. Existia sim, porém tão enrolado no texto que me fez me perguntar se realmente ela estava sendo sarcástica.

Não achei ruim o livro, só acho que, às vezes, não funcionou comigo. Porém respeito muito sua obra e como primeiros trabalhos, é normal que algumas coisas precisassem ser melhor trabalhadas. Demorei a escrever minha opinião aqui porque quis digerir a história primeiro.

Enfim, não é uma leitura que "AMEI" ler. Porém como primeiro contato com a autora, estou ainda muito decidida em ler outros livros, principalmente os mais consagrados, como Orgulho e Preconceito e Emma.

Julia 24/01/2021

Divertido
Os livros da Jane Austen são marcados por uma crítica social: a autora não se vale de grandes eventos, batalhas épicas ou coisa do tipo para captar a atenção do leitor. São relatos críticos sobre os costumes de sua época, mas contados de forma a te envolver com a leitura.
Nesse volume constam 3 contos da autora. Seguem a mesma característica dos demais livros (pelo menos do que já li), mas talvez pelo formato mais curto se perceba aqui uma dose mais concentrada de suas críticas sociais e de seu humor satírico.
São curtinhos - dá pra ler em apenas um dia - e vale notar como comportamentos de certos personagens permanecem tão atuais. Pelo entretenimento e principalmente pela reflexão, vale a leitura!

robert.messias 23/01/2021

Divertido.
O livro em formato de troca de cartas é um diferencial, na medida que retrata a escrita da jovem Jane Austen.

Gostei dos 2 primeiros contos (O primeiro trágico e o segundo engraçado), ficando de saco cheio para o último, que já estava saturado do modelo de escrita... Ansioso para ler "Orgulho e Preconceito" e ficar com raiva de burgueses privilegiados.

Fabiana 22/03/2020

Não conheço a obra de Jane Austen, contudo, uma das características que todos citam é a capacidade de criticar seu tempo. Essa é uma obra de quando a escritora estava ainda em amadurecimento, praticamente adolescente (segundo a TAG, que a enviou para os assinantes) e já observei que a crítica à sociedade da época é realmente bem contundente. Terei que ler outras, para formar uma opinião a respeito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6