O olho mais azul Toni Morrison

Resenhas - O olho mais azul

Julesleao 18/04/2024

Emocionante
Li esta obra pela primeira vez pra uma disciplina da faculdade, discutimos sobre alguns dos temas que o livro aborda e tudo mais, mas confesso que reler o livro foi uma experiencia 1000 vezes melhor do que ler pela primeira vez. A carga ao mesmo tempo emocionante e cruel que a obra carrega é impressionante e avassaladora. Toni Morrinson, você sempre será lembrada

Mari 18/04/2024

Pecola Breedlove é uma menina negra que vive em uma época onde o padrão de beleza é a branquitude, seu maior sonho então é ter essa tal beleza que tanto fascina as pessoas.

Maltratada e negligenciada não só pela sua família mas também por outras crianças, ela vive num mundo cheio de preconceitos e injustiças. Um racismo estrutural brutal, onde não se difere somente em raça e sim em colorização.

A Toni Morrison foi genial e impecável com a escrita desse livro e seus personagens que são vários. Em tão poucas páginas, ela consegue disseminar os percalços de uma geração atemporal, sem vilões ou vitimismo, mas sim com um realismo analógico impressionante.

É um livro doloroso, triste e tem alguns gatilhos.
Pesadíssimo (infelizmente).

Carol Guimarães 16/04/2024

A autora adentrou na história de vários personagens, para explicar o comportamento deles ou para explicar as situações em que se encontravam.
A narrativa cheia de divagações é entediante pra mim e a cronologia confusa talvez não tenham me ajudado a apreciar esse livro tanto quanto ele merece.
Mas as histórias em si, marcam, comovem e nos fazem refletir que o mundo retratado pela autora naquela época não mudou tanto assim quanto nós pensamos apesar de tanta luta.

"...quebrar a narrativa em partes a serem reunidas pelo leitor — pareceu-me uma boa ideia, cuja execução, agora, não me satisfaz. Além disso, não funcionou: muitos leitores se sentem tocados, mas não instigados..."

Essas palavras da autora refletem bem como me senti durante a leitura.
Apesar disso, recomendo a leitura. Um livro que nos faz refletir.

Leila 15/04/2024

O olho mais azul
Esse livro fala sobre o racismo, toda crueldade e violência relacionada ao tema. Conta a história de Pecola, uma menina de 12 anos que sofre todos os tipos de preconceito e violência, até mesmo de outras pessoas negras. Pecola se sente feia e reza todas as noites para ter olhos azuis, dessa forma se sentiria bonita e seria respeitada.
Muitos pontos fortes podem ser destacados:
??O livro é narrado na década de 40, período em que a segregação racial estava no seu auge nos EUA.
??Os padrões de beleza, na época, assim como hoje, privilegiam alguns biotipos em detrimento de outros. O que leva Pecola a não se aceitar enquanto criança negra.
??A política de branqueamento, praticada em muitos países, somente reforçou ainda mais a não aceitação da beleza da raça.
??Por fim, como é possível uma criança ser submetida a tantas formas de violência (física, moral, sexual) e privada do atendimento básico que é seu de direito, mesmo até os dias de hoje.

Recomendo a leitura!

Higor 15/04/2024

"LENDO NOBEL": sobre protagonistas que não protagonizam
Toni Morrison muito me instigou com "Sula", seu segundo livro publicado (e minha primeira leitura da autora), tanto que parti imediatamente para "O olho mais azul", seu livro de estreia. Sim, o mérito principal se deve a escrita da autora, mas eu queria entender melhor o prefácio de "Sula", em que a própria afirma se tratar do único livro com ideia, estrutura e intenções diferentes de toda a sua vasta bibliografia. Com tal informação, a leitura deste livro se deu mais para entender o que ela queria dizer, entender as divergências e, de quebra, torcer para encontrar na história de Pecola aquilo que eu mais gostei no livro anterior, assim como não me aventurar novamente naquilo que mais detestei do núcleo familiar de Sula.

Acontece que, infelizmente, eu encontrei uma versão não polida - ou revisada - de "Sula", pois há, aqui, em "O olho mais azul", o que há de melhor e também de pior em seu segundo livro. A questão de Morrison, ao menos para mim, está na estrutura de sua narrativa, na maneira como ela organiza os fatos, e quem ela escolhe para nos apresentar seu doloroso mundo.

Se em "Sula", a personagem-título demorou diversos capítulos para aparecer, enfim, ao leitor, nossa protagonista da vez, Pecola, já é referenciada logo de cara, assim como seu destino trágico, mas parece que os fatos ocorridos na vida de Cláudia, a narradora, são muito mais interessantes, e o leitor se esquece em diversos momentos quem de fato é a personagem principal do livro.

Explico melhor: dividida em três linhas narrativas principais, a não-linearidade cronológica de "O olho mais azul" se inclina para uma escolha pretensiosamente bem-sucedida (muito bem, diga-se de passagem), mas se perde ao intitular uma protagonista e, sinceramente, não dar a devida atenção, de maneira a deixar o leitor, embora tocado com o terror que assola a pequena Pecola, não conectado por completo ao seu drama, pois ou há uma curiosa cartilha sobre uma família branca e aparentemente perfeita, ou uma narradora, Claudia, uma criança também negra, mas não tão desprezada ou sofrível como a protagonista, que empolgam muito mais.

Acredito que, exceto pela parte final, o pouco que sabemos de Pecola se dá com comentários espaçados do narrador onipresente ou de Cláudia, em uma narrativa apenas expositiva, sem muitos detalhes do porquê ou de como aconteceu a ela. Todos os outros personagens são mais interessantes que Pecola, e digo de Cholly e seu passado angustiante, de como conheceu e se apaixonou por Polly, apesar de sua deficiência em uma sociedade preconceituosa, e como o amor se transformou no ódio, no vício, e principalmente, em algo tão criminoso.

Em contrapartida, enquanto o leitor acompanha o passado e a construção de todos os outros personagens e consegue reconhecer o talento da autora, afinal, ela escreve muito bem, por que Morrison não fez o mesmo justamente com Pecola? Até mesmo Soaphead, um personagem tão pequeno, teve uma construção, tempo de história maior que a própria Pecola, quando claramente é um personagem descartável, tanto que apareceu apenas naquele momento para nunca mais ressurgir.

Eu entendo perfeitamente o período de escrita e publicação de "O olho mais azul", assim como sua importância para a literatura, não só negra, mas da época de uma maneira geral, onde houve uma ruptura no modo de narrar a história, que era a de abordar os dilemas americanos pós Grande Depressão e Guerra Mundial, para se olhar e atentar aos problemas dos negros, além de, principalmente, resgatar a beleza racial há muito perdida. A questão é que eu saio muito frustrado da experiência de ler Toni Morrison.

A frustração ainda tomou proporções maiores com o posfácio da autora, em que ela muito questiona a si e as escolhas tomadas ao livro. Sério, se a própria autora reconhece que errou, e muito, nas escolhas estruturais e narrativas que tomou, por que eu deveria gostar?

Outro exemplo para reforçar meu pensamento: o título, "O olho mais azul", se dá à vontade de Pecola de ter os olhos azuis, olhos de Shirley Temple, e não ser mais feia. A primeira menção a isso está na página 22 e depois é retomado apenas na página 174. Não seria esse o fio condutor de toda a história? O dilema a que a dita protagonista lutaria a cada página, caso tivesse páginas decentes dedicadas a ela?

Inquestionavelmente bem escrito, "O olho mais azul" sofre com decisões catastróficas da autora, reconhecidas anos depois pela própria. Uma grande história sobre temas relevantes e atemporais, como infância negra, contraste entre a vida de brancos e negros, violência doméstica, racismo internalizado, dentre tantos outros, mas que se propõe a elevar uma personagem a status de protagonista, quando todos os outros são, ou quando não há necessidade de elencar apenas uma pessoa, quando se tem um grupo tão diverso e interessante.

Basta de Morrison por enquanto.

Este livro faz parte do projeto "Lendo Nobel".

Ellen609 13/04/2024

Triste
Que livro triste. Tanta ignorância, tantos valores deturpados, tanto preconceito baseado numa meta cor de pele... Fiquei um pouco angustiada durante a leitura, que é mais densa do que estou acostumada, mas gostei e recomendo. Afinal, é um clássico.

vivianne 08/04/2024

Qual é a cor de olho que recebe mais atenção?
Apesar de que quem tenha os olhos azuis terem seus privilégios sim, essa obra traz a reflexão de como o olhar que recebemos pode guiar nossos caminhos, como dar atenção ao olhar que recebemos do outro vai nos fazer sentir. Uma obra que sai dos eventos de escravidão de um homem sobre o outro para uma escravidão imposta a nós, por nós mesma quando o que importa é o olhar do outro.

Lika.Tanaka 08/04/2024

Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele muito escura e do cabelo muito crespo, ela deseja mais do que tudo ter olhos azuis como os das mulheres brancas ? e a paz que isso lhe traria. Mas, quando a vida de Pecola começa a desmoronar, ela precisa aprender a encarar seu corpo de outra forma.

Luana 31/03/2024

Muito triste...
No começo da leitura eu não entendi bem qual seria a proposta do livro
Depois que fui percebendo e no final tudo faz mais sentido ainda.
A jornada da Pecola é muito triste, permeada de muito sofrimento. Quando a autora narra que ela era feia, dá até um aperto no coração, imaginar tudo que ela viveu . O olhar de indiferença das pessoas pra ela , na parte que a menina da escola compra sorvete pra ela, até me animei um pouco achando que dali poderia surgir uma amizade que iria ajuda- lá, mas apenas uma ilusão.
Todos contribuíram para a ruína dela ? e aquele pai dela , um bosta, que teve uma vida cheia de sofrimentos e rejeições, a mãe da mesma forma e tudo isso refletiu nela.
E aquele personagem assassino de cachorrinhos e um abusador, aquele capítulo me deu arrepios de horror.
Minha nota foi 4 mais pela dificuldade que tive no começo da leitura.

Andeuza1 30/03/2024

Aquela que rezava para ter olhos azuis ?
Como aceitar sua identidade num mundo que parece não ter sido feito para você?
Natureza como ruptura..
nay.gba 10/04/2024minha estante
Não entendi a resenha, qual o motivo da nota tão baixa?

Paulo2093 30/03/2024

Amor não se paga com maldade
O olho mais azul

Cholly e Polly Brredlove têm dois filhos,Samny e Pecola.. Seria uma típica família americana não fossem os Brredlove muito pobres e negros. A situação de marginalidade é ainda mais grave para a menina Pecola, que encontra rejeição em todos os ambientes que frequenta. Na escola, é ridicularizada até pelas outras crianças negras, pois tem a pele mais escura. Em casa, o pai a oprime e a mãe prefere dedicar seu amor à família branca para a qual trabalha. Num delirante e inconsciente desejo de redenção e ascensão social, a pequena Pecola reza todos as noites para ter olhos azuis.
Pecola queria olhos azuis, mas na verdade era um sonho de criança, o que ela queria mesmo era ser vista, alguém para conservar e ouvir seus problemas de criança, queria ser amada, o pai a amou a ponto de toca-la, mas este esqueceu que o amor nunca é melhor que o amante, assim como o estupido ama com estupidez em outras palavras, a mau ama com malvadeza e o violento ama com violência.
Este livro, fora proibido nos Estados Unidos. Acredito que entre jovens. Realmente tem cenas "pesadas", para uma certa faixa etária que ainda não possui discernimento para entender certas passagens da vida, assim como muitos adultos também não o entendem.

Bruna.Bandeira 30/03/2024

Que livro
Narrativa crua de uma realidade triste de desalento. Mais um livro maravilhoso da Tony Morrison que dá vontade de devorar, embora a história seja forte. Livraço!

lucaismaia 23/03/2024

Comecei a ler em janeiro e só consegui terminar agora por causa das leituras obrigatórias/teóricas que me infernizam há 3 meses. mas desde então, a história de Cláudia, Frieda e Pecola, principalmente esta última, têm me acompanhado semanalmente.

uma historia pra ficar horrorizado do começo ao fim, e nem é do gênero terror. digo isso pq a escritora deixa claro como a opressão racial impacta psicologicamente suas vítimas, destruindo e colapsando a imagem de si: terror diário, constante. a leitura fica mais densa, mais pesada e sombria pq ocorre com uma criança, a mercê da violência intrafamiliar e social, de abandono e abusos.

infelizmente o fim é tão cruel qnt uma narrativa de Conceição Evaristo. e tão poeticamente cruel quanto!
Priscilla280 23/03/2024minha estante
Fiquei com vontade ler!

lucaismaia 23/03/2024minha estante
indico demais, viu. li para o clube da faculdade, e foi uma das melhores leituras desse ano!!!

Priscilla280 23/03/2024minha estante
Obrigada!

Daniela742 21/03/2024

"Eu acabei o livro ou o livro acabou comigo?"
Esse é, sem dúvidas, um dos livros mais tristes que já li na minha vida.
Estou sem palavras.
Tive que parar a leitura várias vezes para respirar e absorver o que tinha acabado de ler.
Uma história fortíssima sobre infâncias roubadas pela violência e racismo.
É triste e revoltante saber que a história da Pecola não está somente na ficção. Quantas Pecolas existem no mundo?
É impressionante como a autora consegue aprofundar temas tão sensíveis em 200 páginas. Vou precisar de um tempo para conseguir digerir essa história.