Fome

Fome Márcio Benjamin

Resenhas - Fome

Lidiane 08/12/2016

Apaixonada!
Esse é um dos livros que me apaixonei pela capa e não sosseguei enquanto eu não comprei! Eu estava só com receio do enredo, como assim zumbi no sertão? Mas num é que eu iniciei e teve como parar? Teve Não? É um thriller, mas com o jeito nordestino, sofrido e esperançoso, com o jeitinho e sotaque particular do sertão. É um livro gostoso de ler... Tão bem contado que eu vou fugir por uns tempos de gente de batina. RS.
Márcio 27/01/2018minha estante
Muito obrigado!!

Isabela Polezel 13/12/2020

Eu amei a escrita, bastante fluída e diferente, falar sobre o nordeste, achei muito criativo e tem algumas frases bastante reflexivas, adorei!

Vaneza | @garotado330 19/10/2020

Zumbi no sertão
A primeira coisa que eu pensei sobre isso foi: imagina a catinga! O sol esquentando aquele rebanho de gente morta, CREDO!

Foi um livro que gostei muito de ler, adorei todo o regionalismo, as expressões e a realidade da seca, fome e má gestão política que são realidades do sertão. Quero a continuação o quanto antes para acompanhar os sobreviventes.
Carla Maria 19/10/2020minha estante
Esse livro é muito bacana

Vaneza | @garotado330 20/10/2020minha estante
Quero conhecer mais livros do autor ?

Carla Maria 20/10/2020minha estante
Eu também quero. Mas minha fila de leitura está enorme.??

Yuri 24/09/2022

A mata branca com tons de vermelho
Em uma pequena cidade do interior do nordeste, o apocalipse zumbi já se iniciou, os infectados têm uma fome insaciável por carne humana.
Local pacato, repleto de figuras interioranas tais como a beata, o bêbado e o padre que conhece a tudo e todos, regionalismo que lembra "O Quinze" e "Vidas Secas" é preenchido pelo terror e o sangue escuro dos mortos vivos.
O enredo é bem conduzido, apesar de não ser muito explícito, o leitor fica tenso pela sobrevivência dos personagens e se frustra com a morte deles.
Dividida em pequenos capítulos que intercalam entre os diferentes personagens que buscam respostas sobre a origem da infecção e a fuga da cidade.
A obra contém criticas aos problemas enfrentados pelas pessoas no interior do sertão, desde ausência de oportunidades, pobreza, omissões políticas, entre outros

Jaime.Azevedo 16/09/2018

Um zumbi nunca é apenas um zumbi
Fome, de Márcio Benjamin, é um triunfo do horror potiguar! A analogia entre seca e mortos-vivos é orgânica e muito bem executada. Você vai se perguntar: porque ninguém pensou nisso antes?

O livro é extremamente dinâmico, cheio de ação e gore, porém centrado nos dramas das figuras típicas do interior: o delegado, a sertaneja que mora na capital e está de visita, o padre... A linguagem, poética em vários momentos, é calcada no regionalismo, o que pode ser difícil para quem não é do nordeste. Mas calma! O autor inclui um glossário ao final de cada capítulo para explicar os termos mais típicos utilizados nos diálogos.

Um grande livro para os amantes do horror que, indo além dos monstros, toca em temas políticos e discute a vida difícil no sertão brasileiro.
Márcio 12/03/2019minha estante
Meu querido, muitíssimo obrigado! Vindo de você, são mil pontos a mais com certeza!

Fernanda DCM 12/07/2020

Leiam!!
Não lembro como este livro foi parar na minha lista de leituras, mas que bom que foi! O começo parece com "Bacurau": enfermeira volta a sua cidadezinha no interior do Nordeste após estar fora por muitos anos, maaas algo estranho está acontecendo! O autor elaborou a narrativa muito bem, consegue nos fazer sentir suspense, aflição, medo de ler as próximas linhas! Diálogos nordestinos com um toque pessoal do leitor, uma leitura diferente.
Eita!!! Muito obrigado!

Borboleta Metafórica 31/01/2022

Perfeito!
PLOT: Zefa mora numa pequena cidade do Nordeste. Ela cortava uma galinha para o almoço quando viu pela janela um grupo enorme de pessoas estranhas se aproximando. Ela decide trancar a porta, mas não deu tempo: eles invadem sua casa. Pensou que estivessem famintos, e se encostou num canto, esperando pegarem toda a comida. Porém, a fome deles era outra, e atacam Zefa.

O Delegado Paranhos e o Soldado Segundo ficaram pasmos com o caos na casa, sangue para todo lado, e com o estado do corpo de Zefa (ou o que sobrou dele). Eles precisavam investigar mas mal sabiam por onde começar.

Nesse tempo Fátima, a filha da finada Zefa, estava vindo da cidade grande visitar a mãe, sem ter ideia do que tinha acontecido. Quando estavam próximos da cidadezinha, o ônibus freou bruscamente. O motorista ficou em choque: ele jurava ter visto um homem comendo partes de um corpo humano.

Como Fátima vai reagir ao saber da morte da mãe de forma tão brutal? O que está acontecendo nessa cidade? Só lendo o livro para saber.

MINHA OPINIÃO: não li o livro todo num dia só pq precisava ir trabalhar, e pra isso eu precisava dormir, pq senão teria lido de uma vez! Ambientação nordestina, sotaque maravilhoso, achei sensacional!

Tá, eu sei que é uma história triste e tem trechos pesados. Mas tem momentos engraçados tbm, e como é gostoso fazer uma leitura onde a gente se envolve, fica ansiosa para ler e devora o livro! Sofri com os personagens, senti o desespero deles quando estavam encurralados! E raiva tbm, pq o Prefeito não estava na cidade... pq será? kkkk

Achei legal que alguns trechos são narrados do ponto de vista de um morto-vivo! Ele sente cheiro de pessoas e não consegue raciocinar mais, só precisa saciar sua fome.

E isso casa com algumas reflexões que o autor traz no começo do livro: essa é uma história ficcional mas que tem muito de realidade, afinal todos temos fome. Vc tem fome de que? Até onde vc iria para saciar essa fome?

???? Super recomendo!
Muito gratoooo

Marcela115 21/01/2024

O melhor livro sobre Zumbis que existe!
É incrível que depois que sai do eixo "Estados Unidos x Inglaterra", encontrei obras incríveis sobre o tema Zumbis.

O melhor livro, europeu, sobre zumbis que já li foi Apocalipse Z e ainda tem seus erros. Mas é simplesmente bom, deu um frescor ao gênero.

Agora, FOME é diferente.

FOME não cai nos clichês tão difundidos por The Walking Dead (individualismo, vilões caricatos e personagens insuportáveis.), na verdade, vai no caminho contrário. Demonstra como nós prosperando como sociedade: Apoiando uns aos outros durante as situações adversas.

Começou bem com a citação de Euclides da Cunha e se tornou maravilhoso no fim.

Simplesmente uma obra prima.

Um livro que valeria a pena ser adaptado para alguma série ou minissérie (esse seria o formato perfeito), uma obra brasileira cheia de terror, sarcasmo e acima de tudo, superação.

(e o clichê do político ruim calhou muito bem, pois foi devidamente explicado e a situação, completamente verossímil. Fiquei com medo do autor perder a mão nesse clichê, mas felizmente ele conseguiu contornar de uma maneira brilhante!)

AMEI AS APARIÇÕES DOS ORIXÁS!!!!!!! FOI TUDO TÃO MÁGICO E FIQUEI TÃO FELIZ COM A REPRESENTAÇÃO DA MINHA RELIGIÃO!!!

Wash (@viciodaspaginas) 31/08/2020

Fome de querer mais
Que leitura eletrizante!

Você não consegue parar de ler e termina com ânsia de querer saber mais do que aconteceu depois.

Estamos numa pacata cidade sertaneja do nordeste brasileiro, onde grande parte da população já desfez em debandada, principalmente os mais jovens, restante poucos habitantes para ocupar as parcas moradias dispostas aqui e ali.

O Prefeito, então, só se dispôs em época de campanha e após o noticiado evento das tubulações de água que foram implantadas na cidade (um dos maiores de seus feitos para aquela região seca), simplesmente some do mapa, literalmente.

A leitura é simplesmente aterradora, te arrasta com força para a vida dos personagens, suas angústias, seus dilemas da região e expectativas de dias melhores.

A escrita do autor é um recheio de dialetos, crendices, gírias e um toque sádico e humorísticos em muitos pontos. Em meio a fuga de tirar o fôlego a que os personagens da trama nos leva, somos convidados a conhecer não só a vida deles como também a dos que foram afetados por essa praga. Em destaque temos a visão até racional, se é que podemos dizer assim, do bicho, agora morto/Zumbi que antes era o padre da paróquia da cidade.

Márcio nos brinda com terror de forma espontânea, utilizando uma escrita que nos remete a uma imersão, como se tivesse realmente em diálogo constante com o leitor e o transportasse direto para cada cena, cada medo.

Já quero a segunda temporada! Pode parecer estranho dizer esta palavra, mas me senti em filme/série, diante meus olhos a cada capítulo. E este por serem curtos e diretos, com cortes precisos entre as histórias e momentos vividos pelos personagens, torna a leitura ainda mais interessante e instigante.

Vocês precisam conhecer esses zumbis nordestinos, porque aqui não são complemente desapropriados de objetivo, eles não andam a esmo sem foco. Os bichos, antes habitantes desse lugarejo, cercados pela paisagem árida e a rotina dura, são infectados por uma imprudência política. E o que antes era motivo de alegria, pois a sede seria suprida e melhores condições pela superação da seca, fosse tornar o fardo que os conduziram a uma fome além da comida, além da água, uma fome humana!

Recomendo muito!

Miguel214 01/03/2023

Zumbis no sertão slk
O livro fome que foi escrito por um autor potiguar, ele é muito divertido e interessante de se ler, além dos personagens que são muito bons e dá pra ter aquela tensão de apocalipse zumbi e também boas risadas com os diálogos. E também um fator muito exclusivo e o mais interessante do livro, é as gírias nordestinas que são sempre usadas e o autor deixar lá no finalzinho de algumas páginas o significado de cada gíria utilizada, para que quem não conhecesse soubesse do que se tratava. Enfim o livro é muito bueno???

Mari 23/02/2023

Prende o leitor do início ao fim
O livro narra a história de um povoado que começa a ser assombrado por zumbis, de maneira dinâmica e cheio do linguajar dos sertanejos do nordeste. Personagens incríveis e uma ótima narrativa.

Carla Maria 04/04/2020

FANTÁSTICO, ARREBATADOR e ÚNICO
Eis que em uma postagem desse imensurável Instagram, deparei-me com uma indicação de um leitor (não me lembro quem foi, mas muito obrigada por isso). Fome, livro com temática zumbi e ainda por cima escrito por um brasileiro.

Pra minha surpresa, depois de Finalizada a leitura, Márcio Benjamin ( @oterrordemarciobenjamin ) se tornou mais um dos autores brasileiros que passou a fazer parte da minha lista de queridinhos.

Fome é uma história super original de zumbis. Mas não pense que é mais uma no meio das milhares já lançadas, essa ocorre no Sertão com direito a uma escrita totalmente única.

Fome foi capaz de me fazer viajar por um Sertão castigado, mas repleto de moradores esperançosos.

Fome me fez sofrer já no início, por uma certa Zefa, sem nem ao menos saber muito sobre a mesma. Aqui os personagens são altamente cativantes, chega a ser impressionante.

O efeito é instantâneo e o sofrimento inevitável. Mas mediante uma história de zumbis, não devemos questionar sobre os reais protagonistas.

...FANTÁSTICO, ARREBATADOR e ÚNICO..

Priscila 25/08/2020

Algumas considerações:
1) O conteúdo do prefácio deveria estar no final do livro - no começo fica repetitivo e tem spoiler.

2) Um antigo professor da escola escrevendo o "sobre o livro", o mesmo que me tirou nota de trabalho escolar porque coloquei prólogo em vez de introdução. Professor, e esse livro com introdução, prefácio E prólogo, O que o senhor acha? Redundância ou pleonasmo?

3) Autor conterrâneo, que maravilha! Ah que saudade da minha terra natal. Esse livro repleto do dialeto sertanejo me encheu o coração... Obrigada, Márcio.

4) Terror suave. O tema Zumbi é abordado de forma diferente aqui. Não vou fazer spoiler, diferentemente do autor, hehe.

Recomendo!
Camila 09/12/2020minha estante
eu acho que a intenção dele é você já ler sabendo a origem do problema mesmo, por isso falar no começo, pra você já ir notando as menções a ela no desenrolar da história

Márcio 03/02/2022minha estante
Opa, vou considerar esses comentários em uma outra edição. Muito grato pela leitura! E a história não acabou, viu? Em breve...Romaria! ;) E livro novo pela casa nova, DarkSide Books! Fica de olho! E cuidado com os bichos...

Erika 09/05/2020

Bom... boa estória, poderia ter desenvolvido mais. Mas mesmo assim faz pensar... bem que poderia ser aquele interior onde passa férias....
Márcio 03/02/2022minha estante
Talvez seja, quem sabe...hehe. Em breve livro dois: Romaria!

tamasgo 05/10/2022

" Apocalipse zumbi no nordeste "
Amei a escrita e a história, é realmente algo novo que eu nunca imaginei ler.
os capítulos são bem curtinhos então dá pra ler super rápido