A Diversidade em perigo

A Diversidade em perigo Pascal Picq

Resenhas - A Diversidade em perigo

Kris Monneska - Conversas de Alcova 17/01/2017

Um livro instrutivo e um grito de alerta!
Hello queridos homos sapiens (?)
Hoje eu estou aqui pra trazer para vocês uma resenha não tão convencional aqui no blog, por ser de uma leitura mais acadêmica do que recreativa. O livro em questão é A Diversidade Em Perigo do antropólogo Pascal Picq.

A Obra é dividida em três partes, que poderiam ser nomeadas como Passado, Presente e Futuro. Na primeira delas, o autor nos conta sobre a descoberta da diversidade natural e cultural, selvagem e doméstica através da analise das viagens de Darwin e Lévi-Strauss. Na segunda, Picq traça um paralelo entre os caminhos da evolução e os e da biodiversidade de ontem e de hoje. E, por fim, na terceira parte ele explora a temática de como a evolução do homem tem atingido a diversidade e as suas consequências.

Logo que soube do lançamento desse livro eu fiquei muito interessada em fazer a leitura, pois antropologia é uma temática bastante recorrente dentro do curso de design, assim como eu acredito dentro da maioria dos cursos de ciências humanas e sociais, e definitivamente não me arrependi. Pois apesar da temática complexa e de certa forma, até pesada, porque chega a ser assustador ler um cientista afirmando que a terra se encaminha para mais uma extinção, a obra é escrita de uma maneira agradável e natural, proporcionando uma leitura fluída e até mesmo dinâmica, algo que não é muito comum em livros do gênero.

A Diversidade em Perigo é um grito de alerta e poderia chamar-se perfeitamente a humanidade em perigo, ainda mais quando a maioria dos seres humanos, se mostra tão egoísta ao ponto de acreditarem que são os únicos seres vivos importantes para a sobrevivência da terra. E esses mesmos também acreditam muitas vezes que as suas culturas são as únicas certas e/ou importantes também. Essas são algumas das questões exploradas na obra.

Pascal Picq aborda profundamente a questão da extinção das espécies, não os grandes animais, que normalmente são mais falados, mas as pequenas espécies, que muitas vezes não são tão falados e por isso muitas pessoas não sabem que o seu desaparecimento, acarretará grandes problemas para todo o ecossistema. Incluindo nós Seres Humanos.

É provável que você já tenha lido ou ouvido falar que as Abelhas, estão entrando em extinção, devido principalmente ao uso de agrotóxicos nas plantações e que o desaparecimento delas, acarretará o desaparecimento de várias espécies de plantas, uma vez que elas são umas das principais polemizadoras da natureza e o desaparecimento dessas plantas poderá desencadear um processo em cadeia. As consequências disso não serão sentidas hoje, e nem amanhã, mas cooperará no processo de caminhada do homem para a sua própria extinção.
Esse exemplo não foi retirado do livro, mas foi uma das melhores formas que pude usar para explicar sobre o que essa obra fala e para elucidar a sua importância. Pois essa é sem dúvidas uma obra que deve ser lida, absorvida, e espalhada. Ainda dá tempo de fazermos diferente!

A Edição da Editora Valentina está muito agradável, a capa do livro é simples, bonita e moderna, sem dúvida corresponde perfeitamente a temática do livro. A Diagramação e a revisão estão impecáveis como sempre acontece com os livros da editora. Sem dúvidas eu recomendo essa leitura a todos, principalmente aos universitários, pois esse é sem dúvidas um livro que pode auxiliar muito na sua monografia.

Espero que tenham gostado da resenha, não deixem de me dar a sua opinião.
Beijos

site: http://www.conversasdealcova.com/2017/01/resenha-diversidade-em-perigo-de-darwin.html

Camila Lobo 21/01/2018

Resenha: A Diversidade em Perigo (Por Livros Incríveis)
Desde o ano passado, venho tentando sair um pouco do que sempre foi a minha zona de conforto. Ou seja, romance romântico em geral, com muito YA. Tenho tentado ler mais dos outros gêneros, o que inclui não-ficção. Então, quando a Editora Valentina liberou A Diversidade em Perigo para leitura, não pensei duas vezes, já que quanto à área de não ficção, o que mais me interessa são os livros de ciência, que me fazem querer aprender mais e mais, mesmo que eu seja de humanas.

"A explicação de nossas origens comuns exige que rejeitemos qualquer hierarquização a priori entre as espécies e as populações humanas."

A Diversidade em Perigo é uma obra dividida em três partes e escrita por Pascal Picq, professor de paleoantropologia numa universidade francesa, o que confere bastante veracidade para o livro. A primeira parte é mais histórica, onde o autor conta a trajetória de Charles Darwin e Lévi-Strauss, onde é contado desde a história como pessoa até como figura pública de ambos os homens. Já a segunda e terceira partes também utilizam-se de uma abordagem histórica, mas em relação à evolução, ciência e antropologia, ao mesmo tempo que se misturam com críticas do autor e comparações entre antiguidade e atualidade.
É possível aprender muito com a obra, que faz uma verdadeira viagem sobre os mais diferentes tipos de evoluções em nosso planeta e sobre como os humanos estão estragando-o.
O que mais me interessou foi sobre informações como a existência de vários homos que habitavam ao mesmo tempo o planeta e sobre como a evolução - a sua erradicação - também é aplicada às populações, muitas exterminadas, outras com risco de serem exterminadas culturalmente. A Diversidade em Perigo provoca muitas reflexões nesse sentido, fazendo o leitor impressionar-se, chocar-se e indignar-se com muitas atitudes "humanas" ao longo da história.

O que mais me incomodou durante a leitura foi que, por vezes, a linguagem utilizada por Picq era complicada de eu entender, sendo um tanto específica em minha opinião. Por isso, às vezes era necessário eu reler com mais calma do que eu já estava lendo, sendo que livros de não ficção eu já leio extremamente devagar, justamente para conseguir compreender e absorver tudo. Sendo assim, apesar de haver uma linguagem para leigos, há trechos mais complicados para entendimento.

Pascal Picq também usa bastante referências de obras e eventos como colóquios que aconteceram ao longo dos, para contextualizar e enriquecer o livro com mais informações, o que agregou bastante. Assim, é possível entender melhor o que o autor quer passar, e o que as pessoas fizeram sobre o mundo e o meio ambiente.

Por fim, A Diversidade em Perigo mostrou-se um livro extremamente rico em informações e explicações - ainda que algumas precisem de relidas para compreender melhor - sobre o que aconteceu e o que pode acontecer com o nosso mundo. Leitura ideal para quem está procurando informações científicas e ao mesmo tempo, extremamente humanas.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2018/01/resenha-diversidade-em-perigo-jacques.html
emysadorno 13/12/2020minha estante
Mana tô me sentindo da mesma maneira com relação a linguagem mas até agora estou amando, muito bom os pontos que vc abordou na resenha

Ana 05/11/2020

Neste ensaio Pascal Picq aborda a importância da diversidade natural e cultural de acordo com o conceito Darwiniano de evolução.

Natalha Neves 25/08/2022

Leitura interessante
Curti a leitura que traz temas relevantes para a sociedade em geral. A importância de pensar na diversidade da natureza e de preserva-la para as próximas gerações.

Bruna 16/12/2023

Gostei muito desse livro. Mais é importante resaltar que não se trata somente de conteúdo na área da Biologia, trazendo a tona assunto sobre os mais diversos tipos de diversidade, desde a diversidade dos ecossistemas, a das culturas e línguas. Mesmo assim os assuntos levantados durante o decorrer do livro são de extrema importância e precisam ser discutidos.

Beatriz 30/01/2017

Uma leitura intensa que te fará refletir sobre o passado, o presente e o futuro!
O livro é dividido em três partes:
Como as viagens formaram a consciência
A inconsciência da evolução
Um planeta cada vez mais (não) humano

Na primeira parte conhecemos com profundidade a criação, família e os ideias de Charles Darwin e Lévi-Strauss. É incrível poder saber mais sobre suas respectivas viagens, descobertas que obtiveram durante a estadia na América e inúmeras indagações a respeito da biodiversidade.

Durante a segunda parte, são apresentadas explicações de como surgiram as eras; o surgimento do Homo Sapiens; a importância de organismos que normalmente são ignorados, como por exemplo as bactérias que são fundamentais para a biodiversidade e para manter o ciclo da vida em pleno funcionamento e a extinção de algumas espécies e o motivo do desaparecimento das mesmas.

A terceira parte aborda a respeito da diversidade e a importância de se preservá-la; a extinção cada vez maior das línguas e uma conclusão englobando todas as fases das quais os homens já passaram.

Os assuntos abordados na obra são descritos de maneira bem detalhada, o autor expõe os fatos e esclarece as principais dúvidas que os leitores possam vir a ter durante a leitura. É um livro para ser sentido e apreciado com calma, há muitos termos e informações que quando pesquisados se tornam simples e ajudam ainda mais na compreensão geral.

Alguns fatos que o autor mencionou já eram conhecidos por mim, lembro de ter estudado durante o ensino médio, contudo, outros me surpreenderam, como a extinção de inúmeras línguas que é um assunto de extrema importância.

A edição foi impressa em papel pólen soft, o que torna a leitura confortável aos olhos, as fontes apresentam um tamanho normal e não poderia deixar de mencionar o belo trabalho de capa e contracapa com cores vivas e imagens expressivas.

Recomendo fortemente para quem gosta de Biografias, foi fascinante conhecer mais sobre Charles Darwin e Lévi-Strauss; Amantes da Biologia, é uma verdadeira aula a respeito de assuntos fundamentais para quem curte esta área e para todos que querem se informar sobre a biodiversidade, evolução e a situação em que estamos vivendo atualmente. Esta leitura foi de grande aprendizado, pretendo ler mais vezes para absorver melhor todos os conceitos.

site: https://bookandbirds.wordpress.com/2017/01/13/a-diversidade-em-perigo-de-darwin-a-levi-strauss-pascal-picq-2/

Barbara 18/02/2021

Precisamos parar de matar nosso planeta
O alerta vermelho está aceso pasa a ameaça que vem despontando no horizonte: a Terra se encontra em vias da sétima extinção - a extinção da espécie humana.

Livia1182 02/11/2023

Esse livro eu li na época que eu tava conhecendo o meu estilo de livro, e definitivamente esse n é o meu estilo. Mas ele é bom pra estudar