A guerra do Paraguai

A guerra do Paraguai Luiz Octavio de Lima

Resenhas - A guerra do Paraguai

Pedro Ferrari 28/12/2023

Fundamental para quem quer entender a consolidação do Brasil como pais, e os pilares da queda da monarquia

ANDER CELES 21/12/2023

Um livro sobre a História que até parece uma história.
Gostei muito de ler esse livro. Acho que nenhum livro sobre a História que já li aborda as questões da forma que esse livro aborda. Porque ele traz as informações históricas, como todos os outros, mas ele apresenta as coisas de forma linear, ou dá forma mais linear possível. Claro que às vezes ele tem que voltar a um acontecimento pra gente entender como as coisas chegaram naquele ponto, mas na maior parte do livro, a coisa é bem linear.

Outra coisa: as vezes parece que vc tá lendo um romance, uma ficção, não um livro histórico. Porque às vezes o autor coloca as falas dessas pessoas históricas, narra pra gente com tanta riqueza de detalhes as cenas dos acontecimentos. Parece que vc tá lendo uma história, e não a História.

Olha, gostei muito, e acho que se outros livros usassem esse como inspiração, os eventos históricos seriam mais atrativos para a maioria das pessoas.

Moya2 04/10/2023

Um passado sombrio relatado precisamente
Uma obra completa e detalhada sobre o período sombrio que abalou o cone sul.
A verdade é que a América do Sul era uma terra recém saída das mãos colonizadoras, com um futuro potencialmente próspero, mas extremamente volátil e nas mãos de líderes questionáveis no trato diplomático.
A batalha em si, foi uma demonstração ímpar de equívocos de todos envolvidos, desde sua concepção, a logística envolvida (ou não), o sub aproveitamento dos navios e rios, as pífias estratégias repletas de reveses em ambos lados, e principalmente a dificuldade geográfica enfrentada na mobilidade das tropas terrestres.

Ferreiro 11/06/2023

Relato esclarecedor
Apesar de resquícios de parcialidade, o livro apresenta dados interessantes sobre o maior conflito da América do Sul.

João 21/05/2023

Contra o revisionismo
O livro mostra que realmente o Paraguai e solano Lopes foram os maiores culpados por esse capítulo negro da história da América do Sul.

Ramon M. Santos 18/02/2023

Os exércitos sofreram, viu...
Para conhecer a origem da Guerra do Paraguai, os principais acontecimentos, descrição das batalhas, agruras sofridas pelos exércitos, feitos e nomes de heróis e heroínas que reverberam até hj, recomendadíssimo!

Simrpatizei com o nosso rei. Conheci um pouco das manobras políticas para um presidente sempre se manter no poder.

Ah, a Baêa esteve sempre presente na guerra ?, a exemplo de nossa gloriosa Ana Néri.
Ramon M. Santos 27/03/2023minha estante
É ! onde tem ?

Vini Coletta 04/01/2023

Um dos, senão o melhor livro sobre o assunto
A Guerra do Paraguai é um evento até hoje envolto em incertezas, mistérios e mentiras de ambos os lados, algumas delas passadas adiante inclusive pelas próprias instituições de ensino. Felizmente, Luiz Octavio de Lima foi capaz de jogar uma nova luz sobre o conflito, desmascarando mitos e expondo a verdade em uma obra de ritmo adorável, não sendo muito lenta a ponto de ser entediante, nem rápida demais de forma que só toque no assunto superficialmente.

Os líderes e seus países são apresentados da devida forma afim de dar um melhor contexto histórico e geopolítico da guerra, e se tornam personagens ao longo do livro tornando tudo ainda mais didático. Não me recordo de ter visto nada similar em outros livros de história.

A escolha de fontes também é louvável, com as obras visuais de Cândido Lopez, soldado que viu, retratou e lutou na guerra pela Argentina, citadas e muitas inclusas em uma fascinante coletânea de imagens que está presente pouco após a metade do livro. Outros registros contemporâneos de combatentes foram consultados e incluídos, e a obra prima "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto, também é citada.

Leitura obrigatória para todos aqueles que visam uma educação mais iluminada e correta no que diz respeito ao maior conflito armado que o Cone Sul já viu, e não sabem por onde começar. A linguagem é simples e o livro é acessível, tornando-o perfeito para iniciantes e para qualquer um que tenha apreço por historiografia de qualidade e honesta.

Gilcimar 19/09/2022

Um relato histórico surpreendente
O livro mais completo e surpreendente que já li sobre a História da Guerra do Paraguai.
Super recomendo!!!!!
Ramon M. Santos 24/10/2022minha estante
Lendo, e também gostando ?

Gilcimar 24/10/2022minha estante
Este livro é top demais

Tiarajú 24/04/2022

Excelente leitura
Ótimo livro, conta em detalhes o antes, o durante e o depois da Guerra do Paraguai versus a Tríplice Aliança. Interessante especialmente por conhecer figuras que conhecemos apenas de nomes de ruas, como General Osório, Duque de Caxias e Almirante Tamandaré. Mostra as muitas faces de Francisco Solano Lopez e até contesta a informação que se tornou verdade absoluta de que 80% da população paraguaia foi dizimada. Ainda assim, foram muitas vítimas de todos os lados. Uma excelente leitura.
Ramon M. Santos 24/10/2022minha estante
Também fiquei surpreso com os nomes que hj est presente por aí em

Ramon M. Santos 24/10/2022minha estante
... com os nomes que estão por aí em escolas e avenidas

Tieppo 05/04/2022

Bom livro para entender a Guerra do Paraguai
Um bom/ótimo livro. Traz várias fontes e detalhes, mas faltou um pouco mais das batalhas e dos equipamentos usados, mas traz a história antes da guerra, o que já traz um conhecimento da antiga América do Sul. E um livro fácil e tranquilo de ler, recomendo a leitura.
Ramon M. Santos 24/10/2022minha estante
Estou sendo, e gostaria da descrição das batalhas, mas vejo que não há. Mas estou gostando muito.

Salino 24/03/2022

Reflexivo
Uma guerra pode, surpreendentemente, levar à mudança total de uma sociedade, não sendo exceção o caso brasileiro e paraguaio, especificamente. O jornalista Luiz Octavio de Lima relata, de modo satisfatório, a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, sendo não só a questão da bacia do Prata como a principal, mas diversos outros pontos que levaram ao maior conflito do continente sul-americano. Entre traições, massacres, batalhas estonteantes e figuras históricas, o livro é facilmente lido pela curiosidade em descobrir até onde vai o sentimento humano mais sombrio para conquistar seus próprios desejos.

Augusto Bogo 14/01/2022

Incrível
Livro mais do que necessário para se conhecer mais da história do Brasil e dos vizinhos.
Muito bem escrito!

Thiago.Silva 17/09/2021

Que livro fantastico!!!!
A guerra do Paraguai contada de uma forma nunca vista!!!!nunca li nada parecido! Esqueci tudo que você viu sobre a guerra na escola.O autor faz um trabalho formidável contando a guerra do Paraguai sob detalhes desconhecidos da maior parte do publico, sob uma nova ótica(aquela história que a Inglaterra queria a guerra e o Paraguai so queria o desenvolvimentos o Brasil é o grande vilão bla,bla,bla.) , demonstrando muito bem as verdadeiras razoes para a guerra, bem como o conflito em si! 5 estrelas pra esse livro

Tozatti 15/11/2020

Excelente relato da guerra do Paraguai. Este Livro deveria ser obrigatório nas escolas, devido a sua riqueza em detalhes que nos faz compreender os motivos que culminaram no conflito.

Madeira 07/10/2020

Mesmo nível do Laurentino
Pra quem leu 1808,1822 e 1889 sabe bem quem é Laurentino. Dono de uma escrita categoricamente estimulante e grande narrador histórico. Luiz Octavio de Lima, jornalista, não deixou em nada a desejar na narrativa desse marcante período da América Latina. Vale a viagem! Rs