Ronald Reagan

Ronald Reagan Bill O'Reilly...

Resenhas - RONALD REAGAN

Flávia Menezes 21/01/2022

QUANDO A VIDA LHE FECHAR UMA PORTA, ABRA UMA JANELA!
Eu sou aquela pessoa que quando entra em uma livraria, a primeira seção que eu procuro é a das biografias. E se eu passar por uma capa que tenha a foto de algum político norte-americano, seja ele democrata (meus preferidos, é claro!) ou mesmo um republicano, é certo que eu não vou sair da livraria sem levá-lo. Um gosto muito peculiar, eu sei, que eu tenho desde a minha adolescência, e que nunca mais consegui me libertar. E nem quero!

?Ronald Reagan?, escrito por Billy O´Reilly e Martin Dugard, e publicado em 2016 é uma biografia do 40º presidente dos Estados Unidos que tem uma narrativa tão envolvente, que houve momentos em que eu tinha que me recordar de que este não se tratava de um livro de ficção, tamanho era o entusiasmo que os autores provocavam com a sua escrita.

O livro conta a história de Ronald Wilson Reagan das suas três décadas como ator e presidente do SAG ? Sreen Actor Guild, passando pelos seus dois mandatos como presidente dos Estados Unidos, até a sua morte em 05 de junho de 2004, aos 93 anos.

Durante o período em que Ronald Reagan se dedicou a sua carreira de ator, a verdade é que houve muitos momentos de frustração. Reagan viveu a época em que as famílias começaram a adquirir seus primeiros aparelhos de televisão, o que ocasionou em uma queda das vendas nas bilheterias. Afinal, era muito mais aconchegante assistir a um bom filme ou programa de tv em casa, do que sair e ter que pagar para assistir a um filme em uma sala de cinema.

Uma das passagens que mais me emocionou, dessa fase da vida do presidente Reagan, foi quando o autor fala sobre o momento em que ele dividiu o palco com um jovem e cheio de vida James Dean. Eu não aguentei, e corri para o YouTube apenas para ver o famoso James Dean atuando no vídeo ?I´m a fool?, de 1954, da General Eletric Theatre, que era uma série de antologia americana organizada por Ronald Reagan, e transmitida pela rádio e televisão da CBS. Uma grande estrela do cinema americano que teve a vida tão brevemente encerrada por um acidente automobilístico aos 24 anos.

E quando a vida no cinema não deu certo, já casado e ao lado de Nancy Reagan, uma jovem ambiciosa que o escolheu em uma época em que ele tinha um nome famoso em Hollywood, sua vida foi sendo direcionada para o lado da política, e seria sua esposa quem mais o apoiaria a se tornar o 40º presidente dos Estados Unidos, e que seguraria a sua mão nos momentos mais difíceis da sua vida, tal como o momento em que ele quase perdeu a vida ao ser baleado por um lunático que só o fez para chamar a atenção e conquistar o amor de Jodie Foster, bem como do início ao fim do Alzheimer que levou toda a sua lucidez, e a sua capacidade de memorizar falas e ser o grande comunicador que Reagan foi.

As passagens do livro onde os autores falam sobre John Hinckley Jr., o homem psicologicamente instável que tentou acabar com a vida do presidente Reagan por conta de uma obsessão por uma jovem atriz, trazem não apenas os fatos, mas os autores escrevem como se fossem cenas de um livro de suspense. Separado em capítulos à parte, os autores contam o início estranhíssimo da vida de um bebê que nasce em um hospital psiquiátrico, até o momento em que ele é liberado para voltar à sociedade, depois de viver confortavelmente em uma clínica psiquiátrica, para onde foi mandado após tentar assassinar um presidente, e atirar em mais 3 outros homens, modificando a vida de todos eles para sempre.

Os debates sobre as patologias psicológicas, e da evolução ao longo dos anos sobre a forma como são tratadas, especialmente quando essas pessoas estão envolvidas em crimes tais como esse de assassinato, são importantíssimas, e nos faz refletir sobre como as famílias estavam (e a verdade é que ainda estão!) bastante despreparadas para lidar com esse assunto.

O mesmo brilhantismo, veremos quando os autores trazem à tona o surgimento do Alzheimer na vida do presidente Ronald Reagan. Na época, muito se desconhecia sobre a doença, e a verdade é que, estudando os primeiros sinais, algumas evidências são encontradas ainda no período em que Ronald Reagan estava no seu segundo e último mandato.

Eu sei que eu sou suspeita para falar, mas essa é uma biografia incrível, como uma escrita muito impressionante. Acompanhar a vida de um homem que lutou e buscou vencer em uma profissão como a de ator, e de um momento para outro, deixou tudo para trás para entrar no mundo da política, nos faz refletir sobre a coragem em perceber que nem sempre aquele caminho que pensamos que fosse o certo a seguir, é o que realmente dará certo. Às vezes, é preciso perceber que o caminho pode mudar, basta estarmos atentos.

De fato, o mais importante é, tal como o 40º presidente americano, Ronald Reagan, quando a vida fechar uma porta na sua cara, seja corajoso o suficiente para abrir uma janela!
Daniel 22/01/2022minha estante
O livro parece bem interessante, Flávia. Brilhante trazer detalhes da vida de John Hinckley Jr. compartilhando com o leitor o impacto que um doente mental causa na comunidade!

Flávia Menezes 22/01/2022minha estante
Daniel, realmente é um livro bem interessante. É a segunda biografia que leio que foi escrita por eles, e a narrativa é bem envolvente. Sobre o Hinckley, foi bem isso mesmo que você falou. Os autores trouxeram esse impacto, até porque estamos falando de uma época em que a doença mental ainda estava caminhando, em termos de tratamento. Tanto que quando houve uma intervenção psiquiátrica, houveram falhas do profissional que o fez ser processado. Daniel, super recomendo essa leitura, viu? Muito interessante mesmo em vários aspectos! ???

Dhewyd 25/01/2022minha estante
É verdade que o lunático que atentou contra a vida do presidente, tinha lido o livro o Apanhador no Campo de Centeio? parece que leitores do livro também fizeram alguns crimes famosos, como o cara que matou Jonh Lenon, que retirou um exemplar do livro do casado, e ficou esperando a polícia para prendê-lo enquanto foleava o livro!

MaurAcio1 28/02/2023

Excelente
História incrível de como ascendeu à presidência dos EUA. Saiu da vida de noitadas de artistas a homem mais poderoso do mundo. Lidando com os problemas internos e principalmente com a crescente presença do comunismo na América e na Europa.

Rod Serling 04/04/2020

Historia de um dos grandes atores políticos do conservadorismo.
Ronald Reagan, junto com Winston Churchil e com Margaret Thacher são a trindade da politica conservadora. Reagan no inicio da politica era visto como uma piada por ter sido um ator. Contudo quando começou a fazer seus primeiros discursos.

Boa parte deles feitos de improviso ele se mostrou um grande orador. Ele tem discursos memoráveis como o discurso sobre a guerra do Vietnã. Aonde ele pergunta se queremos mesmo a paz em troca de nossa liberdade.

A unica coisa que sentir falta no livro foi mostrar mais o posicionamento economico liberal de reagan. Isso o livro nao mostra infelizmente. Foca se muito no aspecto politico da pessoa Reagan e pouco na politca economica liberal promovida pelo mesmo.

Marcos 04/08/2020

Terminado o livro hoje, temos a sensação de um vazio pela perda de um dos grandes homens que contribuíram positivamente para a humanidade, através de sua luta contra o comunismo e o término da guerra fria.
Ator mediano, mas um presidente notório pela liberdade dos direitos dos cidadãos e pela paz mundial.
Livro muito bem escrito e linguagem fácil, com uma pesquisa bem realizada pelos principais fatos da vida desse presidente.

DAVID MULLER 26/04/2019

A lenda
Respeitado como um dos maiores presidentes da história americana, Ronald Reagan percorreu um caminho atípico das telas de cinema para a Casa Branca, obstinado, não permitiu que nada o pudesse freiar, característica importante me sua vida e em sua presidência foi o protagonismo de sua esposa Nancy Reagan, mulher de ímpeto forte e que era considerada o braço direito de Reagan, em um mundo em intensas transformações, Reagan soube conservar seu estilo conservador e resistir às grandes pressões da oposição, venceu o comunismo ao lado de João Paulo II e fez o grande discurso em Berlim, pedindo ao presidente Mikael G. para derrubar os muros que dividiam a Alemanha oriental e ocidental
Grande líder carismático, Reagan foi o retrato de um político nato e um patriota único na história americana. Grande obra para todos os interessados em política e na história americana.

NiltoJR 22/08/2021

Um caráter a ser seguido!
Sensacional, cada detalhe da vida de Reagan está presente nesse livro. Eu com uma ideologia parecida com ele, acho que todos, independentemente da visão política, deveriam ler e sentir as emoções de um ator que se tornou um dos presidentes mais popular dos EUA. Um homem com excelente caráter e trabalho, descanse em paz Ronnie!

marcelovieiramusic 14/12/2016

Biografia de um dos mais populares presidentes dos Estados Unidos finalmente chega ao Brasil
Último semestre do curso de Jornalismo, TCC a todo o vapor nas poucas horas do dia que me restavam após sair do trabalho. A pilha de livros para referência não parava de crescer, mas havia lacunas que não seriam fáceis de ser preenchidas.

Ronald Reagan, o 40º presidente dos Estados Unidos e personagem fundamental ao desenvolvimento do meu texto, não possuía um livro sequer a seu respeito escrito por autor brasileiro ou traduzido para o português do Brasil. Como eu faria para escrever sobre sua ascensão política nos anos 1960, sobre como tornou a Califórnia o estado líder em produção de bens e serviços em seu governo, sobre como fez os Estados Unidos saírem do habitual ciclo de inflação e desemprego nos anos 1980 através de seu Reaganomics?

Na Internet, muitas citações são atribuídas a Reagan sem que se apresente fonte confiável. Falta aquela precisão cirúrgica necessária no meio acadêmico. Memes definitivamente não servem para nada. Dureza. Tive de recorrer a obras em inglês, muitas das quais prolixas ou desfocadas. Foi um trabalho de leitura (e releitura e re-releitura…) e tradução e revisão e confia que vai dar certo.

Hoje em dia, mais até do que quando me graduei, a figura de Ronald Reagan vive e é idolatrada — sobretudo pela juventude com inclinação política à Direita. Em tempos de likes, a página Ronald Reagan Realista no Facebook tem mais de 24 mil. A loja virtual Vista Direita estampa o rosto de Reagan em camisetas e canecas. Até Optimus Prime já trocou um lero com o ex-presidente em HQs dos Transformers. Se o papa é pop, Ronald Reagan é muito mais.

Escrito pelo comentarista político mais prestigiado da América, Ronald Reagan chega para atender uma demanda. É um livro curto (378 páginas) e direto ao ponto. Tudo o que o leitor brasileiro precisa e pode querer saber sobre o caubói que saiu das telas do cinema para o posto mais alto do mundo e fez a diferença tanto para o bem quanto para o mal na década que mais desperta o fascínio de quem não a viveu. Leia e obtenha a poderosa munição que é o argumento.

Rafa 10/01/2017

Ronald Reagan
De um jovem e promissor para o cargo mais do Mundo, sendo um dos Presidentes mais populares dos Estados Unidos, Ronald Reagan tem muita história para contar, uma biografia rica não só na vida de Reagan, mas na história dos EUA.

O livro foi lançado pela Editora Record, um trabalho impecável, diagramação está perfeito, com bons espaçamentos e fonte de tamanho adequado para uma boa leitura. Uma leitura que vai mostrar os bastidores da política dos Estados Unidos, além do Reagan, conhecemos outros presidentes que fizeram história nos EUA.

Reagan possui uma personalidade forte, para muitos jornalistas da época, ele estava ocupando o lugar errado, ou seja, Ronald era desacreditado por muitos, mas ele superou diversos obstáculos e se tornou um grande líder.

O mais difícil na vida de Ronald, foi a tentativa de assassinato, um jovem lunático colocou a vida do Presidente por um fio, os autores se preocuparam em focar um pouco na vida desse jovem que planejou minuciosamente esse atentado.

Um livro que vai além de uma rica biografia, podemos entender sobre política e toda potência que são os Estados Unidos.

site: http://www.livreando.com.br/2016/12/resenha-ronald-reagan.html

Thiago.Silva 10/05/2020

Emocionado com a leitura. Definitivamente um dos maiores líderes que o mundo já teve

Felipe K. Vital 23/01/2023

Uma narrativa atraente sobre uma das maiores figuras dos EUA
A estrutura narrativa do autor é altamente viciante e muito agradável, não tornando a leitura maçante em nenhum momento, pelo contrário, a descrição dos acontecimentos tem um tom cinematográfico, e muitas vezes, humorado. Fazendo jus a figura de Ronald Reagan.

Além do próprio ex-presidente, muitas outras grandes figuras conhecidas dão as caras, pessoas que em algum momento fizeram parte da vida do ex-ator, seja essa participação como coadjuvante ou co-protagonista.

Ninguém é santificado ou demonizado nessa narrativa, sendo todas as figuras apresentadas da forma mais humana e factual comprovavel. A ninguém foi dada a honra do eufemismo, aqui ninguem é poupado, sejam os entes queridos de Ronald, ou o próprio Ronald.

A obra é digna de credibilidade, não super valorizando, mas mostrando que até o homem que ocupa o cargo de mais poderoso do mundo, ainda sim, é um homem.