J. R. R. Tolkien

J. R. R. Tolkien Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Jussara 13/04/2024

Gosto muito da trilogia O senhor dos anéis desde a adolescência, e nunca tinha me interessado por conhecer mais sobre o autor (não é um sentimento exclusivo com essa obra, geralmente não tenho curiosidades sobre autores). Mas eu ganhei a biografia do Tolkien e resolvi ler, apesar de vários posicionamentos e escolhas de vida dele me incomodarem, nada me incomodou com o tom de condescendência e as escolhas narrativas do biógrafo. O Tolkien foi por vezes uma pessoa difícil e mesquinha (além de machista, intolerante religioso), e ainda assim o maior incômodo é a tentativa de justificar esses comportamentos por parte do biógrafo. A cronologia do livro ficou bem confusa, pois a escolha dos capítulos foram por temas, então por vezes eu senti que as informações ficaram fragmentadas, com a quebra de linearidade.

Dennis19 31/03/2024

Dinheiro jogado fora.
O autor claramente nunca leu Tolkien, fez uma pesquisa meia-boca e aventa interpretações que qualquer um que faça uma pesquisa rápida na Wikipedia sabe que são absurdas.
Pelo menos o livro é bonito e o trabalho editorial é bom.

Erika 15/03/2024

O fantástico mundo de Tolkien
Que livro gostoso de ler! A vida de Tolkien contada de forma simples e real. Com seus altos e baixos, defeitos e qualidades. Durante a leitura é possivel relacionar sua personalidade e trajetória de vida com suas obras. Parece que o Hobbit e senhor dos Anéis possuem a personalidade de Tolkien, praticamente um hobbit obcecado pela história e um tanto quanto rabugento e detalhista (adjetivo que explica porque suas obras demoraram tanto). Ótimo livro, recomendo.

Menina Ciria 26/02/2024

Amei conhecer a trajetória vivida por Tolkien. Para os fãs de plantão ja ressalto que fiquei de olho na infância dele. Ronald nasceu na Africa do Sul onde seu pai trabalhava, aos 3 anos foi visitar os parentes na Inglaterra e por lá ficou com sua mãe a seu irmão. Ele sempre foi uma criança muito sensível, se apegada aos lugares por onde passava e pelas passagens que contemplava. Um melacolico daqueles. Sofreu muito com a separação e morte do seu pai e anos depois com a morte da sua mãe. Amava a natureza, a praia e o sol. Amava os diferentes idiomas e pesquisar sobre a oriegem das língua. Criou várias línguas desde a infância e as usava nas férias com as primas. Se destacou como filólogo. Quando chegam na pré adolescência as crianças param de brincar, mas Tolkien não. Continuou a aprimorar suas criações chegando a ter línguas bem estruturadas para a comunicação. Foi criando histórias para os filhos que teve inspiração para o Hobbit e a saga do Anel (demorou 14 anos para concluir a saga). Extremamente perfeccionista preferia reescrever todo o livro, ao invés de, fazer modificações nos pontos criticados. Amigo de C.S Lewis gostava de saber das críticas do amigo, mas não as usava como base para fazer modificações em suas histórias. Catolico convicto que frequetava a Missa todas as mãnhas. Não gostava de se sentir sozinho. Não sentia bem com as estravagancias dos fã Clubes. Ficou Rico com as vendas da saga do anel pelo mundo.

Julinho 04/12/2023

É uma leitura "gostosinha", uma experiência bastante agradável. O tratamento do autor em relação a vida de Tolkien é muito honesto, sem idealizar o autor de "O senhor dos anéis" ou colocar seu ponto de vista ou preconceitos na frente da construção do retrato ou perfil que busca construir.

Mas no entanto, acho que o livro permanece superficial: passeia por uma infinidade de temas, em capítulos curtos, dentre eles tenta analisar o porquê da relevância do universo da terra-media na atualidade, mas não se aprofunda, não constrói análises mais complexas.

Podemos ver que é um livro escrito com boa intenção e que talvez funcione melhor como "introdução" aos iniciantes na história de Sam e Frodo. Eu como macaco velho, fiquei com gostinho de quero mais: quero saber mais, conhecer mais do Tolkien e dos meandros de sua personalidade e história.

Thiago César 10/08/2023

Abandonado temporariamente
Não é ruim, apenas estava saturado de biografias na época, contudo pretendo dar uma segunda chance... um dia.

Douglas.Bonin 02/08/2023

WHITE, Michael. J.R.R.Tolkien: o senhor da fantasia. Tradução: Bruno Dorigatti. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2013.
Bilbo Bolseiro é um inglês de classe média que, assim como Tolkien, olha com desdém o progresso e a inovação. BIlbo gosta do seu cachimbo e da sua cadeira aconchegante e é apenas lentamente persuadido a entrar em qualquer tipo de aventura. Mas, quando se envolve, torna-se um herói, o sangue de Somme corre em suas veias. (WHITE, 2013, p. 143)

Essa descrição de Tolkien, ou melhor dizendo, de Bilbo, revela o liame que une autor à obra. O escritor, que não se curvava aos avanços tecnológicos e era adepto de uma linha de pensamento ecológica, construiu um universo totalmente afastado das geringonças modernas, uma terra de dragões e castelos. Uma terra onde, de tempos em tempos, homens comuns são mandados para linhas de batalha a fim de defender toda uma sociedade.

Outro ponto que merece destaque nesta biografia escrita por Michael White é a amizade entre Tolkien e Lewis. Ambos nutriram uma relação de troca de críticas acerca de seus escritos, o que se mostrou imprescindível para a construção de seus universos particulares: Terra Média e Nárnia. Entretanto, as posturas de Tolkien acerca da religião acabaram distanciando-os.

Por fim, é imprescindível mencionar o destaque que o biógrafo constrói sobre o caráter perfeccionista que Tolkien tinha sobre sua obra. Ele via em cada livro um pedaço de um universo maior. Por conta disso, muitas de suas obras só foram concluídas por seu filho após sua morte.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, África do Sul, em 3 de janeiro de 1892. O autor se consagrou com a publicação das obras O Hobbit e Senhor dos Anéis, para além, construiu uma sólida carreira como professor de Língua Inglesa.

Leituras e Reflexões 04/06/2023

Maravilhoso conhecer um pouco mais desse "monstro" da literatura mundial.
Um homem sofrido, um guerreiro "indesistível". Hiperexigente e refinado tanto em seus relacionamentos, quanto em suas produções. Foi peça chave para mudar o pensamento de C. S. Lewis em relação a Cristo. Foi um pai apaixonado, apesar de ter ficado órfão muito cedo. Um escritor que criou um universo totalmente novo, que cativa e eleva seus leitores.

Super indico a leitura desta biografia...

Felipe863 09/03/2023

O Senhor da Fantasia
Biografia de J.R.R Tolkien, é um ótimo livro para quem é grande fã das obras do autor, ou está começando a ler suas obras. O autor descreve a vida de Tolkien que prende o leitor a cada leitura dos seus capítulos. O livro aborda o contexto de uns anos antes de seu nascimento até o sucesso de suas obras décadas após sua morte. O livro contém notas explicativas (nada muito grande) que ajudam muito no contexto da leitura, contém imagens também, fotografias de paisagem de lugares da época e pessoais. Essa edição (em comemoração de 125 anos de aniversário de Tolkien) em si é muito linda, e vem com um pôster do mapa da Terra-Média.

Lily.sweet 07/01/2023

Essa edição além de ser linda também é bem escrita. Foi fascinante ler e saber que houve tanta historia antes mesmo da criação da terra média e suas fantasias.

Leiliane R. Falcão 02/10/2022

O Senhor da Fantasia
Uma das biografias mais legais que já li. Sou apaixonada pela obra de Tolkien, e sempre tive curiosidade em saber de onde as suas histórias vieram.
Nesta biografia, podemos observar um pouco sobre como era o processo criativo do Tolkien (que sempre é meu maior interesse quando leio a biografia de um escritor), mas também conhecemos um pouco mais sobre as suas origens, sobre a sua infância marcada por perrengues e perdas, e sobre a sua juventude marcada por duas grandes guerras mundiais.
Outro ponto acerca da vida de Tolkien que sempre me gerou curiosidade era a sua amizade com o não menos genial C.S. Lewis. Adorei conhecer mais sobre os Inklins e seus encontros em Oxford com debates entusiasmados, elegância e muita cerveja.
Fora isso, sendo o Tolkien um professor conservador religioso, não dava para esperar muitas emoções da sua vida particular, mas confesso que os capítulos que tratam sobre o período em que ele esteve em guerras é um dos mais interessantes do livro. É possível perceber como essa experiência pesadíssima marcou a sua vida, a sua geração, e consequentemente a sua literatura.
O biógrafo não esconde que é um grande fã de Tolkien, e é possível perceber isso em cada linha desta biografia. Mas mesmo como fã, o biógrafo não doura a pílula, e nos apresenta aqui muitas das críticas sofridas por Senhor dos Anéis na época do seu boom.
Em resumo, a leitura dessa biografia foi deliciosa. Foi maravilhoso conhecer mais sobre os "bastidores" da criação da obra Tolkien, e saí da leitura admirando ainda mais todo o legado que a obra de Tolkien nos deixou.

Anderson 16/09/2022

J. R. R. Tolkien O senhor da fantasia
Uma breve biografia , bem resumida da vida e obra de J.R.R.TOLKIEN, sem muito aprofundamento .

nanahxis 14/09/2022

Resumidamente falando: Gênio!
Mas ele também era humano, com todos os defeitos típicos e, é isso que eu gostei deste livro. Michael White não endeusou Tolkien, apenas o revelou. E, apesar disso, eu terminei o livro amando ainda mais John Ronald Reuel Tolkien, o Senhor da Fantasia.

Agnie 11/09/2022

A história de Tolkien é interessante e inspiradora. A escrita do livro também é agradável de se acompanhar.

A forma que foi organizado me fez ficar um pouco confusa com a cronologia e em alguns momentos o autor pareceu fazer inferências demais e apresentar algumas suposições como fatos.

Mesmo assim a retratação de Tolkien é humana e eu não achei que foi parcial, apesar do autor ser claramente um fã.