O Lado Oculto do Medo

O Lado Oculto do Medo Barbara Nonato

Resenhas - O Lado Oculto do Medo

Roberto 19/09/2021

Vale uma leitura rápida
O livro é sobre uma jornalista recém-formada que passa a viver em uma vila aonde mortes começam a ocorrer.

Os primeiros capítulos são lentos, o final, um pouco apressado. Poderiam ter sido melhor revisados.

Mas em geral a leitura ganha fôlego, com diversas pistas e suspeitas relacionadas às mortes.

O Lado Oculto do Medo entrega uma história de investigação razoavelmente bem construída e vale uma leitura rápida.

eugilvanarocha 15/10/2016

Surpreendente
Um suspense policial de tirar o fôlego, mas além disso nos trás alguns questionamentos e informações sobre psicologia, não é nenhum tratado de psicologia, mas tem muitas tópicos bem legais.
Tina está começando uma nova fase de sua vida, primeiro emprego, primeira vez que está morando sozinha e por sua própria conta. De mudança para uma vila de oito casas cada uma com dois apartamentos.
Como é uma jornalista começa a analisar seus vizinhos, cada uma mais diferente e exótico que o outro...Mas até aí tudo bem...
Mas poucos dias após se mudar, um dos moradores se suicida, o que trás a tona outro suicídio que já havia acontecido a alguns anos atrás, e a veia jornalística de Tina começa entrar em ação e ela começa a encontrar padrões, outras mortes ocorrem e todas seguem o mesmo padrão. Ela começa a desconfiar de todos os moradores, cada um tem um comportamento que o incrimina, ela não pode confiar em ninguém, desvendar esse mistério se torna uma questão de vida ou morte...
A autora conseguiu me prender ao livro desde as primeiras páginas, uma trama muito bem desenvolvida sem pontas soltas, personagens bem construídas apesar de alguns serem meio estranhos, são bem verídicos, e suas ações estranhas são todas justificadas no fim do livro.
"—Se há algo que nos mantém vivos é o medo. Ao sentir medo o ser humano se cuida, evita determinados riscos de modo a garantir sua segurança e, consequentemente, manter-se vivo. O medo não nos permite arriscar e isso é a nossa garantia de sobrevivência desde os primórdios da humanidade. Como toda moeda tem dois lados, eu precisava mostrar que o medo também mata, ou melhor: faz com que as pessoas se matem!"

Para que gosta de um bom suspense policial, não perca tempo, embarque nessa história...

site: www.livrosemretalhos.com.br

Vivik Oliveira 26/10/2016

Especial de Halloween
Tina é jovem e acabou de se formar em jornalismo. Está em uma nova etapa da vida, novo emprego, nova casa e novos vizinhos. A vila para onde se muda tem muito moradores estranhos, mas ela não se importa, o aluguel e barato, fica próximo de seu novo emprego e ela está ansiosa por sua nova vida.
Logo após a chegada de Tina um suicídio na vila tira seu sossego. Os vizinhos parecem achar normal e a polícia não parece dar atenção. Mas então uma série de suicídios acontece, todos se matam materializando seus maiores medos. Tina não consegue explicar, mas não acredita que sejam somente suicídios. Todos são suspeitos. Como diria Randy em Pânico. Até mesmo o padre!
Sozinha Tina tenta desvendar o que está por trás de tantos suicídios em uma vila tão pacata. Ela corre grande perigo ao se envolver nessa história e a única certeza que tem é que não pode sentir medo, o medo é exatamente o que leva a morte.

"Preste atenção a uma coisa que Maria vai falar: basta não ter medo. Você não tem medo. Maria sabe, Maria viu. Se continuares assim, sem medo, você sobreviverá e sairá vitoriosa dessa história."

Esse suspense me prendeu exatamente como uma obra de Agatha Christie, os suicídios, a suspeita de crimes, os personagens intrigantes, está tudo lá, como uma fórmula perfeita. O resultado é uma história com um grande jogo psicológico onde o medo é o maior inimigo.

RESENHA COMPLETA NO BLOG ;)

site: osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Cami @leiturizar 13/12/2016

Aterrorizante! Amedrontador!
O livro conta a história de Tina recém formada em jornalismo que sai do conforto da casa dos pais pra se mudar pra outra cidade porque recebeu uma proposta de emprego em uma revista pra trabalhar duas vezes na semana e então aluga um apartamento em uma vila onde as coisas mais estranhas acontecem e pessoas se matam sem motivo aparente. Porém Tina, com sei faro jornalístico logo descobre que não são suicídios verídicos e sim que há um psicopata por trás de tudo isso que explora os medos das pessoas e faz com que as mortes pareçam suicídios.
Após algumas mortes na vila, Tina se vê na lista desse psicopata em potencial e não sabe como sairá dessa ilesa e em segurança.
O livro tem uma abordagem diferente dos que estou acostumada a ler. O psicopata é o típico assassino a sangue frio, que mata pelo mero prazer de ver suas vítimas agonizando antes de enfim morrerem. Mostra que há duas faces do medo, uma que coloca a pessoa em segurança e outra que é seguida se um desespero para logo após vim a morte.
A autora aborda também um tema um pouco polêmico que é o preconceito que muitos vizinhos tem com quem é diferente e a necessidade do ser humano em ser aceito pela sociedade.
Trata-se de um thriller psicológico assustadoramente fantástico e leva o leitor a pensar até onde alguém iria motivado pelo medo....
Leia a continuação dessa resenha no meu blog

site: https://leiturize-se.blogspot.com.br/

Voandoentrepaginas /livro_gram 08/03/2017

"O lado oculto do medo" A história me lembrou Agatha Christie e seus casos alucinantes que tentamos revelar antes do fim. O lado oculto do medo fala de medo e morte que parece suicídio que se passa na vila e Tina como nova moradora percebe que a vila e um tanto estranha os moradores a cada um em seu apartamento e o dono muito do arrogante deixa a seguinte ordem de sempre manter as portas bem fechadas. As mortes começam a acontecer e Tina começa a tentar descobrir quem e o suposto assassino por ela desconfia que não são meros suicídios e ela não se abre e não conta nada a ninguém pos tem amigos na vila em que se pode confiar , e assim ela põe três supostos assassino e no fim descobri que quem ela pensava ser uma pessoa confiável era em si o verdadeiro assassino. No fim descobrimos e podemos constatar que quem vê cara no vê coração que nem tudo e o que pensamos , o mal vive em nosso lado e nem dos conta do verdadeiro medo que nos cerca. O lado oculto realmente vale a pena a ler e desvendar as mortes e descobri quem e o verdadeiro (a) assassino. E qual e o medo dele.

Janete 21/04/2017

Desvendando o medo.
Mais uma história da autora Barbara Nonato, bastante interessante e muito gostosa de ler. Um excelente roteiro da autora, contando a vida da personagem Tina e os muitos mistérios que envolvem sua mudança e profissão.
Com uma narrativa que nos prende a atenção do início ao fim, muito bem elaborada e desenvolvida, nos convida a querer descobrir cada vez mais da história e chegar ao seu surpreendente final. Gostei tanto da história que espero que a autora faça outra com os mesmos personagens, dando continuidade para alguns acontecimentos.

Ane 13/10/2021

Este é o segundo livro da autora que leio e mais um livro que gostei. Apesar de ter muitos personagens e as vezes ficava confusa de quem era quem, achei a construção de alguns deles meio rasa, como Júlia, que foi rapidamente apresentada na história e já sumiu.

Apesar de ter acertando metade do final da história eu me surpreendi com o final. É um livro de suspense, que poderia ter tido um final melhor desenvolvido, mas acabou entregando um bom entretenimento!

Silvia.Souza 05/08/2018

Muito parado...
Eu gosto muito do gênero suspense/policial, mas confesso que até agora não encontrei nenhum bom na literatura brasileira... A diferença de "O lado oculto do medo", é que é um livro muito bem escrito. O problema é a história... É muito parada e não prendeu minha atenção... Tive que fazer muito esforço para chegar ao final...

Edna.Nunes 24/10/2018

Garrei na história, não consegui largar.
A escrita da Bárbara me fascina, sempre. Com “O lado oculto do medo”, não foi diferente. Já é fato que suspenses me atraem demais, só que não é qualquer enredo que me prende, mas quando entrei nessa história, foi difícil desgarrar.
Tina é recém-formada e devido ao seu novo emprego, acaba alugando um apartamento numa vila, e imediatamente após sua chegada, coisas horríveis começam a acontecer por lá. Com a sua veia jornalística aguçada, a menina começa a investigar e nos leva junto a tentar descobrir o que está acontecendo por ali.
Eu consegui acertar o desfecho, mas apenas pela metade, o que é muito legal, porque a surpresa desses enredos é o que mais me fascina.
O livro tem uma carga psicológica muito legal e só reforça a teoria de que, nem tudo que parece realmente é.
Parabéns, Bárbara Nonato. Sou sua fã e super indico todos os seus livros!!!

site: @ednanunes_escritos