O Castelo Animado

O Castelo Animado Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo Animado

Mateus 28/06/2010

Assisti o filme do Castelo Animado e me apaixonei. Fiquei sabendo que era baseado em um livro e fiquei completamente louco para lê-lo. E quando o encontrei, não pensei duas vezes e o peguei correndo para ler.

O Castelo Animado conta a história de Sophie, uma jovem chapeleira entediada que se vê tranformada em uma velha de 90 ano pela Bruxa das Terras Desoladas. Com medo de que as pessoas não a reconheçam, Sophie sai de casa e fica vagando sem rumo, até que encontra o castelo animado de Howl, um feiticeiro que dizem comer a alma das jovens donzelas. E é aí que a história começa. Nesse castelo animado, Sophie vai conhecer diversas pessoas, como o divertido aprendiz de Howl Michael, o demônio de fogo Calcifer, bruxas, feiticeiras, dentre diversos outros seres mágicos. E ela vai se ver rodeada por magias, feitiços, portas que se abrem para quatro lugares diferentes, pactos, contratos, lutas mágicas e maldições.

Diana Wynne Jones é realmente uma escritora incrível. Em seu livro nos vemos presos a história, sem conseguir sair. A história é cativante, cheia de detalhes, com personagens carismáticos e incríveis. Mistura aventura, magia e uma boa dose de humor. Com certeza todos irão rir com a ironia de Howl e as reclamações de Calcifer. É como um conto de fadas moderno, que foge de todas as histórias convencionais. A autora conseguiu criar um mundo diferente de todos os outros que eu já vi.

Algumas pessoas disseram que esse livro tem magia. Com certeza, é um livro mágico. Recomendo para todas as pessoas que gostam de fantasia. Duvido que irei achar outro livro assim em minha vida.
Eduardo 26/02/2010minha estante
Sugestão anotada!

naniedias 05/10/2010minha estante
Quero ler \o/

Julia 27/04/2014minha estante
Onde você achou para comprar?

Mateus 04/05/2014minha estante
Li em ebook, um dia ainda quero comprar :/

Rafa 06/06/2014minha estante
Acabei de descobrir sobre o livro e estou igual você. Estou louca para ler ! (:

Kika 14/08/2014minha estante
Acho que esse é o melhor livro dela... Este é o primeiro de uma linda trilogia: O Castelo Animado, O Castelo do Ar e a Casa de muitos caminhos...
Todos se passam no mesmo mundo, com a mesma magia. Mas o Castelo Animado com certeza é o melhor...

Me apaixonei tbm...

Gabi 15/05/2020minha estante
Estou louca para ler desde que descobri que o filme foi baseado na história do livro, acho que nunca uma entrega de livro será tão demorada quanto está de tão ansiosa para ler que estou!

Mateus 26/05/2020minha estante
Espero que goste, Gabi! Mas é bom ter em mente que o livro e a animação tem diversos pontos diferentes.

Bia 12/05/2021minha estante
Vale a pena ler o livro mesmo já tendo visto o filme?

Mateus 12/05/2021minha estante
Fonseca, livro e filme são bem diferentes, então vale muito. Amo a escrita e a história criada pela Diana, mas o que o Myazaki fez na animação foi sensacional!

Viviane.Martins 28/06/2021minha estante
O leva 12h pra carregar Aqui?

Viviane.Martins 28/06/2021minha estante
Como eu faço pra ler?

Mateus 28/06/2021minha estante
Ei, Viviane. Tudo bem? Não é possível ler livros aqui pelo Skoob.

Sara 05/07/2021minha estante
Mateus, onde você assistiu o filme?

Mateus 07/07/2021minha estante
Sara, o filme está disponível na Netflix.

Sara 07/07/2021minha estante
Obrigada

Aryane Marques 10/07/2021minha estante
Qual é mekhor: a animacao ou o livro?

Márcia 15/07/2021minha estante
Filme maravilhoso!!!

marce 24/08/2021minha estante
eu já era apaixonada pelo filme, quando li o livro o amor por essa história triplicou

Meiline 07/10/2021minha estante
Sim, e muito perfeito o filme

Marinna.Uemura 29/10/2021minha estante
A trilogia é incrível, eu me apaixonei pelo filme e depois fui atrás do livro, ameiii cada detalhe

LetAcia1104 24/12/2021minha estante
É muito bom e muito diferente do filme: 10x melhor

Reh 05/01/2022minha estante
Só eu que achei um pouco arrastado eu gostei do livro mais n me impressionou mas o livro é engraçado e bom porém só n era oq eu pensava entendam !

LetAcia1104 06/01/2022minha estante
O livro eu apenas achei o final muito corrido e que poderia ter tido mais coisas, mas mesmo assim é melhor do que a animação

LetAcia1104 06/01/2022minha estante

Ju 26/01/2022minha estante
O livro e o filme são incriveis e me surpreendi que são muito diferente! Não me arrependo de ter lido, acho q foi o livro mais mágico que já li.

Laisa 20/05/2022minha estante
Caraca, essa descrição me lembrou muito a viagem de chihiro do studio ghibli

Clara 18/06/2022minha estante
Eu comprei na leitura

Ester 09/08/2022minha estante
Como faz pra ler nesse app eu já tô endoidando de não conseguir ler

Aline221 22/02/2023minha estante
Ester não dá pra ler por aqui

Karen 04/07/2023minha estante
Sua avaliação me fez querer tanto ler o livro!! Eu ja queria pois me apaixonei pelo filme hehe, agora quero ainda mais

Aline221 04/07/2023minha estante
Karen o livro é mil vezes melhor, leia!!!

Karen 05/07/2023minha estante
Estou querendo, Aline. Eu so estou esperando conseguir um dinheirinho p comprar, agr eu to dura

maria 22/08/2023minha estante
simplesmente INCRÍVEL, primeiro livro que me prendeu de verdade!

labbacchio 21/12/2021

I think we ought to live happily ever after
Cara, sinceramente, eu simplesmente adorei esse livro.

Não vou mentir, eu estava extremamente ansiosa ? e receosa ? para ler O Castelo Animado. Desde pequena eu adoro o filme, e quando vi que também tinham livros a vontade de ler já veio na hora. Bem, admito que fiquei com bastante medo de não gostar do livro, levando em conta que não sabia como os acontecimentos daquele filme poderiam ser colocados em palavras ? quer dizer, de fato o livro tem um aspecto bem diferente do filme, mas vou falar disso em outro momento dessa resenha ? e que não tinha como ser tão bom quanto ? já que eu simplesmente adoro o filme. No entanto, foi, de verdade, tão bom quanto.

Pra falar a verdade ? vou começar com os mínimos defeitos pra depois falar da parte boa ?, o livro teve um início meio cansativo ? quer dizer, teria pra outra pessoa, porque pra mim foi bem leve (já que passei todo o início comparando cada mínimo acontecimento com os acontecimentos do filme) ?, além do fato que em algumas partes fica meio confuso ? novamente, também por ter visto o filme, pra mim não ficou. Sinceramente, isso pesou tão pouco pra mim que não acho necessário tirar mais que meia estrela da minha nota.

Ok, agora a parte boa ? cara, todo o resto foi incrível, eu nem sei como falar sobre tudo.

O Castelo Animado conta com uma descrição simplesmente maravilhosa de tudo ? desde lugares até personagens ?, sem contar o ótimo desenvolvimento de toda a história. Diferentemente do filme, o livro conta com um desenvolver bem mais lento da relação de Sophie e Howl, e eu, particularmente, adorei esse fato. No filme, já de início dá para perceber certa admiração de Sophie por Howl, enquanto no livro a mesma o odeia durante a maior parte do tempo ? na verdade, até dá para dizer que o relacionamento deles no livro se assemelha a um enemies to lovers.

Ademais, o livro também conta com uma contextualização deveras melhor que a do filme ? sim, eu to comparando bastante (em minha defesa, eu passei literalmente o livro inteiro comparando com os acontecimentos do filme) ?, levando em conta que em muitos momentos do filme você não tem a mínima ideia do que está havendo, enquanto no livro tudo é detalhadamente explicado.

Outrossim, a leitura também é bastante rápida, e depois de umas 50 páginas o livro já passa a prender muito a atenção. Além de ter uma ótima escrita, o livro também traz personagens super envolventes e desenvolvimentos de relações melhores ainda.

Como sempre cito isso em minhas resenhas, não poderia deixar de comentar sobre as críticas sociais do livro. Admito que eu, pessoa que está escrevendo isso, não capitei tantas críticas assim, mas pode-se dizer que teve certa alusão ao machismo e à submissão feminina ? além do fato que no começo achei o Howl meio misógino (o que foi um grande baque pra mim, porque o Howl do filme é simplesmente perfeito), mas, de certa forma, isso foi "explicado" durante livro.

Bem, é um fato que eu posso ter gostado tanto assim do livro por adorar o filme, mas levando em conta que ambos coexistem de forma totalmente desigual, eu diria que só amei por ter amado mesmo.

Honestamente, devo ter esquecido de colocar vários comentários nessa resenha, mas acho que passei a ideia ? creio que qualquer um que não viu o filme pode ficar meio "?" lendo isso, mas tudo certo!

Enfim, sobre recomendação, sendo bem honesta, recomendo bastante. Como eu já havia dito, a leitura é bem rápida ? li em uma madrugada ? ? e a escrita muito boa. Sinceramente, não vejo motivos para não recomendar ? afinal, o livro é incrível ?, acho, de verdade, que vale muito a pena ler.
Mei` 21/12/2021minha estante
Mds- eu amei sua resenha! Fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro kskskk

labbacchio 21/12/2021minha estante
leia plmds!! eh bom dms eu juro

kel 22/12/2021minha estante
essa frase do titulo é uma das minhas cenas favoritas de todas e descreve completamente a relacao deles eu nao consigo superar
?I think we ought to live happily ever after," and she thought he meant it. Sophie knew that living happily ever after with Howl would be a good deal more hair-raising than any storybook made it sound, though she was determined to try. "It should be hair-raising," added Howl.

"And you'll exploit me," Sophie said.

"And then you'll cut up all my suits to teach me.?

LKSKDKDKDKD ESSA CENA EH A COISA MAIS LINDA DO MUNDO

Camila.Thays 22/12/2021minha estante
É melhor assistir o filme antes de ler? Ou ler sem spoiler é melhor. (Ir no escuro msm)

labbacchio 22/12/2021minha estante
olha, como eu disse na resenha, os dois coexistem de forma desigual, então não faz muita diferença a ordem que você vê

mas eu juro que eh inevitável ficar comparando tudo

de qualquer forma, por ser mais detalhado e mais desenvolvido eu recomendo mais o livro ((não que o filme nao seja incrível, mas pode ser que eu adore tanto assim mais por apego emocional

Sofi Sofi 22/12/2021minha estante
Que resenha maravilhosaaaa, tá, penso agora seriamente em comprar o box

labbacchio 22/12/2021minha estante
eu ainda nao li os outros mas ao me os o primeiro da pra dizer q vale a pena

shuhuavr 22/10/2023

Bom, mas arrastado
A história desse livro é simplesmente incrível, a construção do mundo e dos personagens é muito boa e a relação entre eles é muito bem desenvolvida, mas eu tive problema com a escrita.
A história começou me prendendo muito, mas após Sophie chegar no castelo já estava sendo uma leitura muito lenta pra mim, fiquei estagnada e pensei muitas vezes em abandonar. Porém, enquanto o desenrolar da história é lenta, o final é MUITO corrido, achei até um pouco confuso, não foi para mim.

Talvez eu estivesse esperando mais ação, talvez fantasia não funcione para mim, então não culpo o livro por não ter alcançado minhas expectativas... eu recomendo, mas apenas para os fãs de fantasias e do filme (que eu achei bem melhor.) Apesar disso vou ler os outros livros do box, também pretendo fazer uma releitura deste aqui futuramente.
agreading 05/01/2024minha estante
Esse eu havia assistido o filme há um tempo atrás e peguei o livro pra ler, mas não gostei tanto. Prefiro o filme ):

Mimi 19/07/2022

Quero morrer e reencarnar nesse livro
Ambientação e personagens perfeitos. O livro não fica confuso, não fica cansativo. Serve pra crianças e ao mesmo tempo consegue encantar e prender adultos, com certeza amassa muito os contos de fadas clássicos. Você consegue acompanhar o momento que cada um dos personagens reconhecem seus próprios sentimentos. Obrigada Diana Wynne Jones por essa obra prima!!!!!!
Ale 19/07/2022minha estante
aaaa vou ter que ler amo esse filme. É standalone ou série ?

adoraveleitora 19/07/2022minha estante
é um livro maravilhoso ?

Mimi 19/07/2022minha estante
É standalone, mas os livros que o acompanham no box também são lindíssimos. Recomendo demais

anyclover 08/01/2022

Mágico
Confesso que demorei um pouco para tirar as imagens do filme da cabeça e aceitar que o livro é completamente diferente. Mas diferente de uma forma muito boa e surpreendente. O desenvolvimento da história é feito de forma lenta, que te faz ver aos poucos o desenvolvimento de Sophie e Howl, mas, ao mesmo tempos, existem muitos eventos sendo narrados, o que torna a leitura mais emocionante. Enfim, perto do final, tudo começa a se encaixar e você percebe que todas as pequenas aventuras que se seguiram até o momento foram muito bem pensadas.

Uma leitura que eu recomendaria para qualquer idade, um livro mágico que te faz viajar enquanto lê e que te mostra a importância de se valorizar e se entender como quem você realmente é e se mostrar ao mundo dessa forma sem medo.
labbacchio 08/01/2022minha estante
nossa esse livro >>>>>>>>

Wagner47 12/01/2022

O Poder da Palavra
Uma história infantil e simples que ao decorrer das páginas vai ficando mais densa e complexa. Quando diversas coisas vão sendo reveladas, fiquei com a imensa vontade de ler tudo novamente só pra me atentar ao que deixei passar. Possui reviravoltas bem legais.

Senti que muitos acontecimentos e aparições foram muito abruptos, como se fosse tudo muito repentino. E há breves histórias que me fizeram achar que a missão principal de Sophie foi deixada de lado.

Cheio de personagens cativantes e de como as aparências enganam, Sophie, agora com uns 90 anos, fala e faz coisas que jamais imaginava e é bem legal em como a autora trata isso com normalidade e deixando bem claro que essa mudança de comportamento foi percebida pela personagem.

Fiquei bem interessado por conhecer mais desse universo mágico e grandioso.
@LuanLuan7 13/01/2022minha estante
Apesar da linguagem simples a história e os personagens foram bem desenvolvidos. Já desconfiava da natureza do Calcifer desde o início do livro, mas não esperava por esse final frenético e cheio de ação. Haha

Debora.Mello 27/09/2022

Maravilhoso...
Li o livros por dois motivos. primeiro foi por que assisti ao filme e segundo por que uma amiga tinha me indicado ele.
E nossa eu amei demais, foi uma leitura tão gostosinha. leve . que a tempos não tinha lido nada igual. recomendo demais.
Sophia é a irmã mais velha dentre as 3 irmãs. Depois que seu pai faleceu sua madrasta decidi o destino delas, mandando-as cada uma p/ uma função. Sophie por ser irmã mais velha fica encargo de cuidar da chapelaria com a madrasta. Porém, com o passar dos dias ela descobri seu verdadeiro talento que é criar chapéus. A procura é tamanha que acaba chamando atenção indesejada da bruxa. Que confronta ela e acaba fazendo algo pra lá de monstruoso.
Depois do ocorrido com a bruxa, Sophie decide juntar suas coisas e ir embora, e é a partir daí que uma verdadeira aventura irá começar.

drago 13/03/2022

Eu não sou muito fã de fantasia, mas esse livro tem um lugar especial no meu coração.
“O Castelo Animado” é um livro que conta a história de Sophie, a irmã mais velha de 3 irmãs que, após a morte do pai, fica trabalhando na chapelaria com a madrasta, até o dia em que uma bruxa, famosa por sua maldade, transforma Sophie em uma velha. Sem rumo, Sophie acaba no castelo que paira sobre a cidade que é dito como o castelo do mago Howl, um mago perverso que rapta jovens meninas.

Para iniciar a resenha eu gostaria de dizer que eu nunca vi o filme do estúdios ghibli, inclusive eu tenho que ver! Mas não espere comparações do filme com o livro nem nada do tipo.

Quando eu li Castelo Animado, eu entrei de cabeça na história com uma facilidade absurda. Toda a narrativa é confortável e te traz pra perto das personagens. O início do livro tem uma construção muito bacana e que pode parecer confusa, mas uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é de como ele trabalha essas situações que nem a protagonista entende e nem nós. Elas são muito bem introduzidas na história, não parecem falhas na narrativa e estimulam a leitura.

Todas as personagens mais relevantes têm personalidades únicas e eu simplesmente me apaixonei pela dinâmica deles, torna o livro muito divertido, engraçado e leve. Eu nunca li um livro com personagens tão singulares e únicas que tivessem uma dinâmica tão gostosa e legal de ler.

A parte mágica é incrível, eu amei todos os feitiços e personagens mágicos que foram surgindo com o decorrer da narrativa. Gostei muuuito da ideia de como o castelo funciona e do seu interior. Pra mim foi algo sem igual e que me deu um aconchego e uma proximidade absurda em relação ao cenário.

A história em si é cheia de surpresas e todas as coisas são bem explicadas e nenhuma ponta fica solta. Gostei de como situações apresentadas ao decorrer do livro foram se entrelaçando e de como tudo foi fazendo sentido e de como isso me ajudou a entender as personagens e suas motivações.

Enfim, eu amei tudo nesse livro, as personagens, a história, o desenvolvimento, a magia, as relações, o mistério e a leveza da narrativa. 5 estrelas com certeza!

Eu demorei muito pra fazer essa resenha e eu sei que queria falar muito mais porque esse livro de verdade foi uma leitura muito prazerosa, eu lia e nem sentia o tempo passar. Outro fator que me fez amar o livro é que é uma fantasia de volume único, fala sério, raridade né?

Calcifer, Howl e Sophie foram grandes amigos pra mim durante minha leitura e eu vou sempre ter um espacinho pra esses três no meu coração.
Barbie grew 13/03/2022minha estante
Aaaaah ?? também sou apaixonada por esse livro. Estou lendo o terceiro do box, mas já vi que não chega aos pés desse

drago 13/03/2022minha estante
eu li o box todo já e garanto que esse é de longe o melhor!

Naylen0 13/03/2022minha estante
Vc comentou q ainda n viu o filme né? Vc vai amar é simplesmente maravilhoso

drago 13/03/2022minha estante
@Naylen, aaah, estou contando com isso! espero amar mesmo

-Koraline 16/01/2024

#MLV2024 - Família Aurora - Um livro que possui alguma adaptação
Poxa, fiquei decepcionada com esse livro. Sempre costumo gostar mais do livro do que do filme, mas nesse caso a animação superou a história original, e confesso que perdi o interesse na leitura por volta da metade do livro. Vale a pena ler o próximo?
Layane.Camille 16/01/2024minha estante
Eu gosto de Castelo no Ar, tem gente que não gosta, mas achei a história interessante e pra mim que gosto de livros fantásticos foi ótimo, me lembra Aladdin. Também gosto muito mais da adaptação do que do livro no caso de Castelo Animado que é meu filme favorito inclusive, se você não gostar no início de O Castelo no Ar não faz sentido mesmo continuar ele porque a narrativa dele é assim do início ao fim

Lara.Bia 03/08/2021

Gostei, mas achei que iria gostar mais
Eu gostei da estória, mas não era o que eu estava esperando. Gostaria que estivessem se aprofundado mais nos personagens e nos sentimentos deles, parecia tudo muito superficial, a Sophie foi transformada em uma idosa de noventa anos e ficou: "ah, mais um dia normal na minha vida". Ela estava ali, mas só existindo, já que não fez muita diferença.
O livro é rapidinho de ler e prende a atenção, não é um livro ruim. O final dele é bem legal, apesar de resolver as coisas na pressa. Acho que me decepcionei pq não sabia nada sobre a série, nem que tinha filme, o fato foi que minhas expectativas me passaram a rasteira.
Depois de ler, eu assisti o filme, apesar de ser bem diferente do livro, gostei muito

Paloma 07/12/2021

Ao manipular o livro, cuidado: Contém altas doses de magia!
Sou apaixonada pelo filme 'O Castelo Animado'. Não importa quantas vezes assistir, sempre vou sentir um quentinho no coração como se fosse a primeira vez vendo tudo.

Então imaginem a minha alegria, quando finalmente tive a oportunidade de ler a história que originou a minha adaptação favorita do Studio Ghibli... Já peguei o livro toda radiante! KKKKKKKK

E apesar da obra ser bem diferente da apresentada no filme, ? até ouso afimar que o livro surra com classe o longa! ? o deslumbramento foi igual... o universo cheio de feitiços e maldições que a Diana criou com tanta desenvoltura, é fascinante; E de quebra, me apaixonei o triplo do que já era por um certo demônio do fogo.. ??

Todo o livro é realmente encantador:
Com ilustrações fofas e uma narrativa bem humorada, fluída, cativante e bem construída.. A aventura é garantida!

Favoritei sem medo de ser feliz.
Recomendadíssimo! ?

dedé 04/01/2023

Após assistir a animação mais de 5 vezes descobri que foi inspirado em um livro e logo tive a curiosidade em ler.

O livro é muito cativante e recomendo muito para quem apenas viu ao filme, pois no livro é apresentado novos personagens e uma imersão maior na história.

Sophie você sempre será uma lenda e Howl o mais dramático que temos, amo muito esse casal.
Evilly.Yasmim 04/01/2023minha estante
Eu quero muito ler

alice.ic30 04/01/2023minha estante
Eu ganhei ele e estou muito anciosa para ler

Anesuh 04/01/2023minha estante
Vou reler ele denovo! Muito bom mesmo ??

V.v. 13/01/2023

O castelo animado, eu já gostava mt do filme, ler o livro foi uma experiência bem diferente, é uma leitura mt leve e divertida, a estória original é mt melhor e eu me encantei mais ainda nesse universo, terminei a leitura com vontade de saber mais da Sophie e do Howl e demais...
Stacy.Hellem 13/01/2023minha estante
eu estou lendo esse no momento, me apaixonei bastante no filme, e o livro ta me ganhando também

Jean 13/01/2023minha estante
Eu sou suspeito pra falar pq tudo que li da DWJ eu amei! Mas Castelo animado é mto bom. Eu achei que a pegada do livro é mais divertida e de humor do que a do filme que é mais "romântica"? Enfim, não sei se vc ficou com a mesma impressão. Mas se vc gostou, do universo do Howl tem mais dois livros, House of Many Ways e Castle in the Air. Tão na minha listinha, um dia vou ler os dois.

V.v. 13/01/2023minha estante
Eu acho o filme +/- romântico kkk ele é um pouco confuso comparando c o filme, a Sophie é meio perdida, e aq ela tem mais personalidade assim cm os outros ... já tô de olho nesses livros ??

Eni 30/12/2021

MEU DEUS QUE LIVRO MARAVILHOSO
Só elogios!!! O livro é tudo de bom, leitura rápida e fácil, muitos diálogos e fluidez. Em relação a história em si, é tudo de bom, boa construção de personagens, enredo, desenvolvimento, finalização, tudo!!!

Não vá com expectativas do filme para o livro e vice versa, o filme é um favorito e agora o livro também, de formas completamente diferente. Não é que o livro é melhor e tem mais coisas, é que são literalmente duas histórias distintas, quase que 100% diferente, maravilhosas de jeitos diferentes!!

Veredito final: assistam o filme, leiam o livro
labbacchio 30/12/2021minha estante
SIM EH TUDO PFT

eu amei a forma como o livro e o filme conseguem ser perfeitos de maneiras totalmente diferentes serio

Eni 30/12/2021minha estante
Mds sim labb. Eu não consigo entender como fizeram isso, juro!!! Nunca tinha me acontecido

labbacchio 30/12/2021minha estante
exatamente!!!

letíciaaa 30/12/2021minha estante
já assisti o filme e amo mto, quero mto ler, sei q no filme é uma paz e elegância tão boa entre eles e no livro é só as tretaskk, o único problema pra mim é q sempre trago coisas do filme por livro

Tuy 30/12/2021minha estante
Ent, n gosto de fantasia, mas gostei do filme, ele tem um valor sentimental forte p mim, tu recomendaria esse livro p algm q n é mto fã d fantasia????? ???

Eni 30/12/2021minha estante
Véi pois leia assim mesmo, juro. O filme é totalmente diferente do livro, tu vai acabar conectando uma coisa ou outra mas uma hora vai levar o Livro como se fosse outra história. E como eu disse véi, o livro é incrível como o filme, só que de um outro jeito

Eni 30/12/2021minha estante
Véi sim, tbm não sou muito de fantasia e amei muito!! Tu disse que o livro tem um valor sentimental forte pra ti, mas assim, durante o livro tu vai perceber que as histórias foram construídas com dinâmicas tão diferentes que parece que usaram os mesmos personagens em outro enredo(oq não deixa nenhuma das duas ruins, só são experiências diferentes). Espero muito que tu leia e goste

Karol451 24/07/2023

Vi o anime e amei muitoo e acabei comprando o livro, e me impressionei quanto ele é diferente e igual ao mesmo tempo,mas sem duvidas o livro é o meu favorito.
Vidings 24/07/2023minha estante
Eu amo o castelo animado aaaaa ?

Letícia.Pelisson.Peres 24/07/2023minha estante
Não consigo acreditar que tem um livro! Meu novo desejo kkkk