Sobre a Mentira

Sobre a Mentira Platão

Resenhas -

Bianca Sakamoto 05/02/2024

Sobre a Mentira
"Mentir implica ter capacidade e sabedoria, e por consequência implica saber a verdade: dessa forma, o mesmo que diz a verdade é o que mente, e portanto não há diferença entre aqueles"

"Não me envergonho de aprender, mas me informo, interrogo e mostro grande gratidão a quem me responde. Jamais privei alguém dessa gratidão, pois jamais neguei que aprendi algo e fiz o ensinamento parecer um achado meu. Antes louvo quem me instruiu - como sendo um sábio - ao mostrar o que aprendi junto a ele"

TalesVR 03/02/2024

Sócrates
Pior que é fácil entender a condenação de Sócrates pelos atenienses. Imagina aparecer um cara na cidade que sai mostrando para todas as pessoas inteligentes que na verdade elas não são, pelo contrário até. A ironia socrática é humilhante, perguntar fingindo não saber e mostrar ao interlocutor que é ele quem não sabe.

Nem todo mundo gostou de perder a pose na frente dos outros e deram um jeito de acabar com isso. Foi acusado de desonrar os deuses locais e corromper a juventude; condenado teve chance de escapar e não escapou pra provar seu ponto. Bebeu o veneno, entrou pra história.

Talow_. 18/10/2022

Em relação ao primeiro livro, eu achei que não me prendeu muito a atenção, porém tem momentos interessantes para pensar, portanto dou um 3,5. Já o segundo foi mais interessante e menos cansativo, conseguiu me prender melhor a atenção e o tema da conversa foi ótimo para ser retratado, porem em certos momentos a leitura se tornou um pouco repetitiva, mas nada que estrague a experiência, dou nota 4,5, logo a média é 4,0/5

Côrtes 22/05/2022

Esperava mais
Íon é o diálogo socrático mais chato q já li.
Agora sobre a mentira(Hipias menor) é até que legal, o texto é muito cansativo e achei muito chato comparado a outros livros de Platão!

Fantasma_san 30/03/2022

Sobre meus sentimentos em relação a esse livro: eu odiei, priemira vez que eu leio algum dos diálogos de Sócrates e eu acho que ele é idiota, eu tenho muita coisa contra ele agora, fez até mais sentido o motivo pelo qual ele foi condenado a morte agora.

30/06/2021

"É próprio então do homem bom agir errado voluntariamente, e do mau, involuntariamente, se é o bom que tem alma boa."
Tenho que confessar que esperava mais do livro. A primeira parte com Íon foi chatinha demais, não me prendeu a atenção não. Agora o diálogo com Hípias foi chuchu beleza, adorei ver Sócrates refutando aquele maluco e fazendo ele se embolar todinho nas ideias que ele tinha a respeito de Odisseu.

Letícia 18/04/2020

A mentira nossa do dia a dia
Nesse pequeno texto de 96 páginas temos contato com um dos diálogos do jovem Platão, aqui na figura de seu discípulo Sócrates que juntamente à Hípias no primeiro diálogo discorre sobre a arte de mentir e como se comportaria um mentiroso. No segundo diálogo, Sócrates e íon vão discutir como é a melhor forma de apreciar uma obra literária. A ironia e também o tom brincalhão de Sócrates trazem leveza ao texto e nos fazer pensar sobre o tema tratado e como ela está no nosso dia a dia. Mais uma vez ponto para a filosofia. Como traz bastante referências à Odisseu, Ilíada como exemplos para as discussões travadas, me deu mais vontade de ler esses textos. Recomendo a leitura!