Aika - A Canção dos Cinco

Aika - A Canção dos Cinco Lúcia Lemos

Resenhas - Aika - A Canção dos Cinco

Kamui Leo 06/01/2023

Gattai é um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam. Em meio ao caos, surge um guerreiro com asas de Fênix destinado a trazer o equilíbrio entre a natureza e suas criaturas. Porém, ele foi amaldiçoado por um terrível demônio que devora sua alma. A única pessoa que pode salvá-lo não pertence à Gattai, e sim ao nosso mundo: Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante japonesa mestiça, nascida no Brasil e grande fã de histórias de magia e fantasia. A jovem que enfrenta diariamente a dura rotina de estudos e discriminação por sua ascendência vê sua vida transformada com a descoberta da existência de Gattai e de seu grande ídolo. E para salvá-lo, ela terá que enfrentar seus medos, atravessar um portal mágico, lutar contra terríveis criaturas… tudo isso sem ser reprovada no ensino médio. Aika voará em dragões, aprenderá o que é realmente uma guerra e lutará para salvar o herói não apenas de grandes inimigos, mas de si mesmo.

Victor_leitor.mirim 20/10/2021

Aika e o deus Mon-en
Esse livro é muito bom! Isso ensina lições de vida mesmo sem você perceber. Conta a história de uma garota "otaku" que vive no japão e descobre que tem que salvar... um personagem fictício.

Vic 17/07/2021

Saga Aika: um misto perfeito de originalidade e teor crítico
"Aika: A Canção dos Cinco" é uma saga da autora brasileira Lúcia Lemos, publicada pela editora Pendragon. Nesse primeiro volume conhecemos Aika Akatsuki dos Anjos, uma adolescente mestiça que descobre que o universo de seu anime favorito é real, inclusive o protagonista que tanto ama, o herói com asas de fênix, Kurikara.
A quantidade de detalhes que a trama revela é fascinante! Os animes e mangás fictícios que a autora criou para endossar a trama são perfeitos, dá uma vontade enorme de assistir e ler. O universo de Kurikara, Gattai, é lindíssimo, muito bem estruturado e organizado. As castas são bem divididas, os seres existentes são incríveis, assim como a forma dessa sociedade funcionar e sua relação com a magia. A conexão de Gattai com o mundo de Aika abre alas para a teoria do multiverso, com infinitas possibilidades de mundos existentes.
Os personagens da trama são maravilhosos! Cada um com suas peculiaridades e camadas. Senti falta de desenvolvimento de alguns coadjuvantes, mas espero que isso será suprido nos próximos volumes.
Infelizmente a revisão da Pendragon deixou a desejar, pois o texto estava com vários erros de digitação, um descuido, mas nada tão absurdo que atrapalhe a leitura.
O apoio visual no estilo mangá está per-fei-to! As ilustrações são lindas, a Lúcia Lemos arrasa demais!
A trama é super completa, com personagens carismáticos, muita ação, cenários deliciosos, cenas fascinantes e um ótimo uso da jornada do herói. Lemos não se prendeu a estereótipos e clichês, trazendo muita originalidade e criatividade para a obra, além de várias críticas, seja direcionadas ao funcionamento da indústria cultural acerca dos animes e mangás e aos problemas estruturais que permeiam a sociedade, como o machismo e o preconceito, além de tratar sobre depressão com sensibilidade, por meio de metáforas através de Kurikara. Tenho depressão e ansiedade há alguns anos e me identifiquei muito com o personagem, me senti representada.
A saga é perfeita para leitores de todas as idades, seja pré-adolescentes que ainda não se encontraram na literatura, seja adultos que amam animes, é uma obra muito acessível, completa e fascinante, com uma atmosfera fantástica. É um exemplo que nos mostra que existe literatura contemporânea brasileira de qualidade e excelência.
Recomendo de olhos fechados!

Hidaru 04/12/2020

Um tesouro raro no Brasil para fãs de animes, mangás e cultura pop.
A Lúcia Lemos é escritora, desenhista, e com muito material de pesquisa e trabalho sobre a cultura japonesa e o vasto universo do fandom de animes e mangás. O resultado disso é uma mistura rara e maravilhosa: uma obra que abrange tanto a realidade brasileira (como a violência do Rio de Janeiro) como a japonesa, e também de um vasto universo de fantasia, o mundo de Gattai, os três vistos sob a perspectiva de Aika, jovem nipo-brasileira que enfrenta o bullying em terras nipônicas, a violência no Brasil, e uma perigosa missão em Gattai, onde se torna uma poderosa guardiã. Obra obrigatória para quem é fã de animes e mangás no Brasil.

Frederic Spekman 17/09/2019

Aika = Anime com letras!
Conheci a Lúcia na primeira versão impressa da Aika, que aliás tenho em casa com a dedicatória para minha esposa que foram amigas de faculdade. Eu que gosto de quadrinhos, animes e etc me apaixonei com a ideia que ela teve de um livro com páginas de mangá em seu interior. Não é apenas a história de uma menina problemática que não se encaixa em nosso mundo que vai encontrar o seu centro em um universo onde mora o herói de sua história favorita, trata-se de uma temporada de anime inteira transformada em um livro original criado pela autora. Mas, vamos ser sinceros com os possíveis leitores: assim como eu sou fã de filmes do Godzilla e acho um tédio a maioria dos seriados americanos por questão de gosto, haverá pessoas que torcerão o nariz para o estilo de narrativa criado pela autora. Mas, se assim como eu, você já conheceu Inu-Yasha, vai se sentir muito à vontade na aventura cheia de maldições e golpes de espadas mágicas. Aika é um Anime com letras, é só ler e se divertir!

Gleamingcat 20/05/2018

Mistura brilhante
Encontrei esse livro por acaso no Wattpad e já fiquei feliz ao ver que está sendo publicado. Uma ousada mistura de culturas e linguagens, mescla emoção, diversão e aventura como poucos.

O mais legal? É do Brasil! Uma talentosa escritora e ilustradora, com imaginação fértil e muito bom humor, conquista com a criação de mundos dentro de mundos. Eu não conheço muito da arte dos mangás e animes, mas consegui ver muitas referências e, principalmente, o amor pela arte ali, nas linhas escritas e desenhadas.

Fico muito feliz de ver que esse livro tem DNA brasileiro, e espero que voe tão alto quanto sua ambição (no sentido mais bonito da palavra, claro). Louca para continuar acompanhando as descobertas da protagonista Aika e de seus amigos guerreiros Kurikara, Riko e Iruka.

Giovana.Nonato 18/05/2018

💜💜💜
Uma história incrivin que te faz viajar no mundo de Gattai e fazer parte de tudo!!! Seria lindo demais se tornar uma animação. E vai, tenho fé. Amei demais 💜

Victoria | @vilivros 14/05/2018

Resenha
Aika me conquistou do início ao fim. O livro é cheio de elementos relacionados a cultura Japonesa, todos muito bem explicados. Ao mesmo tempo em que lemos e nos divertimos, aprendemos.
O mundo criado por Lúcia foi extremamente bem desenvolvido, a magia, o universo de Gattai, tudo! Somos transportados de uma maneira incrível para dentro da história. A autora nos apresenta lendas e uma cultura maravilhosa. O livro também está cheio de empoderamento feminino, com personagens fortes e marcantes. Aika é uma personagem inspiradora e o leitor se diverte muito com suas piadinhas e jeito cômico de ser. Uma de minhas personagens favoritas agora.
Kurikara, Iruka e Riko são maravilhosos! Que trio! Kurikara é um herói incrível e a todo tempo o queremos colocar em um potinho, Iruka e suas palhaçadas irão lhe fazer rir e Riko, uma guerreira que lidera grandes batalhas. Ainda temos um dragão lindo, poderoso e fofo, Tsubomi.
A escrita da autora é genial, te faz ficar preso na história com as informações que lhe dá sobre a história e personagens, tanto que ficava preocupada de me esquecer de algo. O livro está cheio de informações importantes. E é uma série!
Iremos nos deparar com assuntos importantes também. Amizade, preconceito, companheirismo e também não desistir no que acreditamos. Aika é uma história completa e diferente de tudo que já li, uma obra que merece destaque e que todos se aventurem nesse universo.

Ricardo.Trajano 03/05/2018

Mais uma excelente fantasia nacional
Terminei de ler Aika em Fevereiro, conheci a obra no Wattpad. Amei. Adorei acompanhar as aventuras da Aika...Obrigado por essa obra, Lúcia Lemos! Por mais fantasias como a sua!

Nico 14/04/2018

Resenha do Blog "O Reino de Sellure"
Aika - A Canção dos Cinco é o primeiro livro de uma história que começou no Wattpad. A autora recebeu um ótimo feedback do público e investiu nesse sonho, na data em que essa resenha foi publicada Aika já contava com mais de 70 mil acessos. Apesar de estar disponível online, muitos leitores se interessaram na compra do livro físico, afinal, quem não se apaixona por aquele cheiro de papel e livro novo?

Desde o momento em que conheci Aika eu senti que seria algo no estilo que eu gosto. Há tempos eu procurava uma fantasia que não se prendesse em uma mitologia complexa, que não usasse nomes retirados direto do "gerador de nomes fantásticos" e que não fizesse uso de raças que já conhecemos bem.

Eu queria mergulhar de cabeça em um universo novo, há tempos eu não ficava tão curioso para saber mais de um, mas Gattai me conquistou. É como ouvir todos seus amigos falarem daquele anime novo que só você não assistiu.

A premissa é, no mínimo, interessante para qualquer fã de mangás, HQs e literatura fantástica — "Se seu herói e o mundo dele existissem, se tal mundo estivesse correndo um grande perigo, você lutaria com ele e por ele? Você lutaria para salvá-lo?"

Certa vez, li em uma postagem que um bom mangá shonen precisa:
1. Um Mundo em que o leitor possa entrar facilmente;
2. Uma razão clara e aceitável pela qual o personagem principal luta;
3. Uma batalha e ataques legais que sejam fáceis de se compreender o que está acontecendo;
4. Um inimigo tão carismático ou ainda mais carismático que o protagonista;
5. Se possível, é bom que tenha uma heroína bonita;
6. Cenas engraçadas e outras dramáticas.

A autora nos apresenta cada um desses elementos na medida certa. No começo, somos apresentados à rotina de Aika Akatsuki dos Anjos e sua vida no Japão. Ela é natural do Rio de Janeiro e sabemos como os japoneses não enxergam os "gaijin" com bons olhos. Estudei a vida toda em uma escola com 80% de japoneses, e eles se fecham em pequenos grupos. A ideia de formar grupos é natural do ser humano desde o tempo das cavernas, mas vemos que para uma garota morena que tenta a sorte na terra do sol nascente isso pode ser um verdadeiro desafio. Aika chega a sofrer bullying por sua cor de pele, por um instante achei que houve até certo exagero, mas trata-se de uma etapa importante para formar a personalidade da personagem e seu laço com o mundo real e o fictício. Há poucos fios que a prendem à realidade da terra — se Aika tivesse a oportunidade, ela com certeza viveria no mundo de seus mangás e animes e esqueceria todo o resto.

Sou descendente de japoneses e também curto muito mangás e animes. Essas histórias nos permitem mergulhar num mundo fictício, existe uma progressão da jornada que é a maior responsável por nos fazer apegar-se tanto a eles. Muitos mangás duraram mais de 10 anos — alguns como One Piece ainda estão em andamento —, então não é de se impressionar que uma geração inteira tenha crescido com eles, essa histórias surpreenderam leitores no mundo todo a cada capítulo. A autora criou um mangá tão bem construído dentro de seu próprio universo que é como se ele também existisse na vida real.

Existem muitas notas de rodapé para explicar a origem de palavras da cultura japonesa, cada detalhe é bem explorado de forma que não pareça que a autora simplesmente escolheu o Japão por gostar dele sem conhecer nada do país. É preciso muito estudo para nos aprofundarmos nos assuntos que não conhecemos, de modo a tornar a experiência mais imersiva.

A história se aprofunda conforme a aventura avança. Aika encontra uma forma de viajar para Gattai, o mesmo mundo que seu herói, e ela se conecta a ele de tal forma que sua vida nunca mais será a mesma. No começo, sentimos o mesmo que a protagonista e é difícil absorver tanta informação, mas Aika serve como ponte entre os dois mundos — autor e leitor.

Por vezes achei engraçado que narrativa é carregada de indignação em certos momentos, são claras as alfinetas ao mercado de mangás no Japão e à grandes produções que exageram no fanservice, colocando as mulheres como objetos. Há também a ideia de uma "origem pura", como o fato da protagonista ser mestiça e vista com maus olhos pela maioria da população japonesa, o que passa uma mensagem de luta contra esse preconceito tanto em Gattai quanto na terra.

A espiritualidade é outro fator muito forte no livro. Quando falamos de mortos e espíritos, trata-se de uma crença comum na cultura japonesa, tal ideia foi demonstrada de maneira notável, a autora explorou o que pode ser compreendido como a religião de Gattai. Deuses, espiritualidade, visões e vida pós a morte fazem parte da fantasia do livro, explorada com muito cuidado em cada palavra de forma comovente e concedível.

Eu diria que a autora é autêntica, ela faz as coisas do seu jeito. Há quem critique alguns detalhes, eu particularmente não sou fã de "PUF! BOOOOM! WAAAAAAH!", mas no contexto dessa obra funcionou, porque é como se fosse um mangá carregado de onomatopeias exageradas. Quanto à revisão, percebi alguns erros de digitação que poderiam facilmente ser consertados numa futura revisão. Vi também muita gente reclamar do uso excessivo de exclamações como alguns leitores citaram, mas, falando sério, nenhum desses problemas afetam em nada a qualidade geral da obra.

Aika é uma das obras nacionais de fantasia mais incríveis que já tive o prazer de conhecer — e por completo acaso. Esse livro representa a história de uma garota que teve um sonho de infância e lutou para torná-lo real. Com Aika você ri, se diverte, sente raiva, ainda recebe uma pequena aula sobre a cultura nipônica e se diverte com o universo às vezes tão excêntrico dos fãs de mangá.

Me emocionei como há tempos não acontecia, um único livro conseguiu causar uma enxurrada de emoções. A qualidade da obra é surpreendente, mérito da própria autora em publicar um livro independente num país onde tudo relacionado à cultura é mais difícil. O conjunto como um todo, desde a capa, ilustrações, a escolha das fontes e diagramação é sem sombra de dúvidas um dos melhores trabalhos gráficos que já vi numa publicação independente e deixa muita obra famosa no chinelo.

Aika me faz lembrar porque sou fã de mangás, porque me encanto com os personagens, com cenas de batalha explosivas e sentimentos extrapolados. Como já cheguei a mencionar, não há ninguém melhor no mundo para fazer a divulgação de sua obra do que o próprio autor.

"O verdadeiro amor não prende. O verdadeiro amor liberta."

site: http://reinodesellure.blogspot.com.br/2017/08/aika-cancao-dos-cinco-resenha.html

Lana 14/09/2017

Uma experiência única de leitura!
Aika me encantou por várias razões! Me marcou por sua forma simples, mas ao mesmo tempo doce de usar da ficção para tratar de questões da atualidade! Por sua história mágica e vívida, que faz despertar o melhor de nós, fazendo-nos acreditar que tudo é possível. Pela sua trama completa e envolvente que tem de tudo, desde dragões à uma protagonista osâda. Mas principalmente pelos personagens, que fazem nos lembrar de coisas importantes da vida, que as vezes deixamos passar ou ignoramos no corre corre de todos os dias.
Vi nos medos de Aika os meus medos, na fidelidade de Kurikara a fidelidade que tenho com meus amigos, na personalidade de Riko tudo aquilo que mais admiro, e torço para que todas as mulheres tenham também ou desenvolvam um dia: força e coragem para buscar igualdade. E vi em Iruka uma forma leve de ver a vida, mas que ao mesmo tempo, não desqualifica e nem desmerece os problemas que vivemos todos os dias em busca de uma sociedade mais justa.
Tudo me encantou, desde a construção das histórias e dos personagens, ás ilustrações, que tornam a experiência de leitura ainda mais completa e única. Faz tempo que não lia algo assim, capaz de despertar tantos sentimentos em mim.
Parabéns Lúcia, você arrasou!!!

site: https://universogemini.wordpress.com/2017/09/14/resenha-aika-a-cancao-dos-cinco-lucia-lemos/

Blog com V 18/08/2017

Resenha – Aika: A Canção dos Cinco
A história de Lúcia Lemos nos traz um enredo curioso em que temos acesso à uma história de fantasia com menção a mangás e a cultura japonesa, além de importantes críticas à sociedade atual em que vivemos.

Continua em...

site: https://blogcomv.org/2017/08/19/aika-a-cancao-dos-cinco/

Vi 22/03/2017

Extremamente divertido e muito profundo! Ótima leitura!
O livro é, sim, profundo! Quase chorei com ele? Sim! Fiquei mal depois de conhecer o passado de algumas personagens? Quase de cama! Agora que já desabafei, vamos para a resenha mais detalhada, rs. ;)

O livro conta basicamente a história de Aika e Kurikara - vocês podem ter um pouco mais detalhado o início dele através do último post sobre ele - e sobre como Aika decide ir para Gattai para salvar seu herói maravilhoso de seu mangá favorito, que descobre ser real! Como eu imaginei o livro acabou ficando um pouco confuso no início, porque o estilo da escrita pedia uma casualidade maior do que um livro propriamente dito ás vezes fornece. Como disse, o mangá ele acaba trazendo aquele tom de "liberdade" maior que o livro, pois o livro tende a chamar para si algumas responsabilidades como: não parecer cliché, ou ter mais explicações, etc. Porém, acredito que "Aika - A Canção dos Cinco" tem muito a oferecer e por si só (principalmente por seu tema inicial) já cria a atmosfera de descontração na leitura. Talvez alguns leitores mais conservadores sentirão estranheza pelo modo da história, mas dá para abstrair se a vontade for boa.

A história se aprofunda muito mais conforme vamos lendo, vemos mais detalhes da maldição de Kurikara, a relação entre as pessoas e o próprio mundo de Gattai. Achei interessante como a autora usou o fato de o mangá e anime de Kurikara existir no mundo de Aika (o nosso) para não ter que explicar muitas coisas que precisariam de mais detalhes. A própria história de Kurikara e seus amigos - Riko e Ikura - antes de Aika entrar na vida deles é contada superficialmente por partes de diálogo ou flashbacks. Por falar em flashbacks, que passado terrível este nosso principal recebeu!

Nossa autora Lúcia Lemos tem referências nítidas do mundo dos mangás e animes contendo - estas sendo só as que eu notei - a série "Supernatural", o mangá e anime "Fullmetal Alchemist" e uma inspiração profunda através do mangá e anime "Samurai X" (ou, "Rurouni Kenshin")! Digo inspiração profunda porque, além de eu ter conversado com a autora ao notar a referência, o passado pesado e tenso de Kurikara imediatamente me relembrou o que o princial Kenshin Himura passa (só que elevado à tripla potência). Assim que li o capítulo sobre isto - que é composto de cenas tensas e muito bem construídas e pesadas - fui falar com meu namorado sobre como ela tinha conseguido ser ainda pior que o autor do querido Kenshin, rsrs. Sim, sou muitíssimo fã também.

Acredito que a minha quedinha por esse universo dos mangás e animes tenha me influenciado muito na leitura dessa aventura fantástica. Fiquei encantada com a complexidade do mapa e sociedade de Gattai, realmente quero saber mais sobre isto; achei um pouco falha a história da segunda personagem de mangá que aparece (vou me conter para não dar spoilers), pois falta muito a ser explicado, mas outros acontecimentos me surpreenderam e a construção das cenas realmente se assemelha ao gostinho que se tem de ler capítulos de mangá.

Realmente não gostei de como há exclamações na narrativa, pois eu sentia algumas empacadas na minha leitura quando via uma, mas foi algo que consegui abstrair conforme fui passando. Achei as personagens muito legais, cada uma tinha sua particularidade e o leitor não demora nem um pouco para identificá-las. A personagem principal Aika é extremamente bem construída, com evoluções por todo o livro e cada sentimento seu mexe com o nosso.

Gostei muito de como a autora demonstrou os preconceitos e alguns fatores da cultura japonesa, usando nomes originais em japonês, explicações e muitas notas de rodapé em via de esclarecer o máximo possível ao leitor cada significado. De início achei que ela deveria ter escrito em português, pois seria mais fácil, mas imediatamente depois percebi que isto dava uma personalidade totalmente diferente ao texto. E o japonês nos encantamentos e outros nomes de animais e demônios certamente potencializou a sensação de imersão em um universo desconhecido.

Acho que não tenho uma opinião completamente formada sobre o vilão, Yami-no-Yaku, mas com certeza estou com as expectativas altas, porque em momento algum ele se mostrou fácil, ou nada mais que extremamente cruel. Cada ação em que vemos sua assinatura está sempre carregada de pesar, tristeza e morte. Ele se mostrou calculista e estratégico, e estou curiosa para saber mais. Tem potencial para ser um vilão digno de nosso ódio, daqueles que embora odiemos, reconhecemos que é um inimigo sensacional.

Vou deixá-los por aqui, com esse gostinho de quero mais, porque já falei bastante! Espero que tenham se interessado pelo livro, recomendo muito para quem quer uma história divertida e cheia de tensões ao mesmo tempo. É uma fantasia com grande potencial, estou ansiosa para o segundo livro.

Muito obrigada!

site: https://souldoslivros.blogspot.com.br