O Atlas da Terra-Média

O Atlas da Terra-Média Karen Wynn Fonstad

Resenhas - O Atlas da Terra-média

Henrique653 26/01/2024

Do realismo para a fantasia
A história da terra média em mapas, muito interessante de ler. A história, de forma muito resumida e trazida em gráficos, pela autora que é especialista na compreensão geológica e climática, trazendo alusão aos fenômenos reais da terra ao mundo de Tolkien.

Ivonete 13/01/2024

Uma viagem inesquecível
Comecei a leitura desse livro em agosto de 2023 e finalizei agora no começo de janeiro de 2024, juntamente com a leitura das obras de Tolkien.

Ler cada livro, iniciando pelo Hobbit com o auxílio do Atlas foi fantástico.

As imagens são lindas e enriquecem o imaginário.

Na parte do Senhor dos Anéis, dá pra acompanhar no mapa a jornada de cada grupo da sociedade.

Adorei as ilustrações de Bolsão, da casa de Bëor, das Montanhas Nevoentas, de Ortanc, do Monte da Perdição, e meu preferido, Moria.

A parte da Primeira Era me ajudou muito a acompanhar as mudanças de Arda na leitura do Silmarillion, e situar os Elfos na Terra Média.

Recomendo muito para os fãs de Tolkien, e principalmente que seja feita a leitura conjunta com os livros.

Thiago Gadelha 29/12/2023

Atlas de Respeito
Achei o livro muito bem trabalhado pela autora, mas o livro apenas peca pelos erros de escrita na tradução que podemos por na conta do editorial.

Messias 18/10/2023

O livro, de modo geral, é bom. A parte visual é incrível. Porém acho um pouco focado demais na questão geográfica. Embora seja um atlas, tenho certeza que o livro se beneficiaria de um diálogo com uma autoria mais narrativa. Apesar disso, o trabalho de pesquisa é incrível, o que faz do atlas um material complementar muito interessante.

LGPLAUCK 18/04/2023

O livro apresenta um estudo detalhado de aspectos históricos, geografia, vegetação, entre outros. Por mais que eu reconheça a dificuldade de mapear estes quesitos em uma obra gigantesca como a de Tolkien e que de fato haja um valor e uma contribuição ao legado do escritor por parte da autora, a tentativa em si se mostra aquém do esperado, com incoerências, erros grotescos (que espero que sejam culpa da tradução, mas não pude confirmar) e a versão em português conta com diversos erros de digitação. Por mais que seja interessante, não recomendo a leitura a não ser aos mais ardorosos fãs de Senhor dos Anéis, mas estes terão de relevar os pontos negativos citados.

Elaine.Paula 11/03/2023

Interessante
Um livro muito interessante, voltado para a questão cartográfica da Terra Média!
Para quem quer estudar a fundo a Obra de Tolkien e toda sua complexidade é um livro que agrega e muito!

ramiromat 01/03/2023

É fantástico o trabalho que a autora fez. Bem detalhado o livro vai mostrando os mapas e as histórias que neles vão se desenvolvendo. Claro que chega um momento em que tu cansas (parecia que estava lendo um resumo de toda a obra), mas são explicadas passagens importantes.

Bruce 22/02/2023

Um livro que explica todos os pontos da terra média, mostrando trajetórias, guerras e a evolução do mapa com o passar dos anos. Excelente livro com diversidade de mapas que nos ajudam a entender melhor as dimensões do mundo de Tolkien.

Xandy 16/01/2023

Esse livro serve tanto, mais tanto, como um grande completando para tudo que envolve a obra de Tolkien. É muito bom poder acompanhar esses mapas e saber onde fica o que, o clima, o relevo e tudo mais. Pode ser uma leitura bem mais... técnica, porém, ainda sim vale muito a leitura.

Batista 07/01/2023

Livro muito rico em detalhes. Traz informações sobre as datas, as batalhas, as rotas, vegetação, clima e topografia. Um bom livro para consulta. Cheio de ilustrações e mapas. É uma pena que ele contenha tantos erros de digitação. É muito comum você ter um termo junto de um numeral, como Orgiliath4 ou Lithlad.23. Minha única ressalva. De resto, eu recomendo.

Chester 21/10/2022

Conteúdo muito bem atualizado
Eu possuo o volume da Editora Martins Fontes de 2004 e pude observar e afirmo que a edição da Editora Harper Collins está de parabéns.
Todas as imagens foram atualizadas e facilita o entendimento.

Augusto Stürmer Caye 15/10/2022

Obra de apoio
Primordial para todos que querem ler as outras obras de Tolkien além de Hobbit e Senhor dos Anéis, principalmente Silmarillion.

Recomendo fortemente que você adquira "O Atlas da Terra-Média", de Karen Wynn Fonstad. Tolkien fez pouquíssimos mapas com a integralidade da existência e são muitos nomes, são muitos lugares, existem muitas mudanças na geografia. Li O Silmarillion há alguns anos sem o acompanhamento desta obra, e foi muito maçante e difícil de imaginar tantas alterações, tanto que não gostei do livro naquela época. Agora, com esse companheiro de leitura, foi muito bom e proveitoso. Lá contém o resumo do resumo dos acontecimentos, mapas bem produzidos, rotas tomadas pelos personagens, anos, referências, e muito mais.

Wilson 14/10/2022

Obra fundamental
Obra muito importante para compreender a Terra Média. Tem alguns problemas: problemas nas notas, legenda de mapas muito pequena, mas é muito bom ter esse livro em português.

Romulo 08/10/2022

Lindo
Um deleite.. livro muito bom, com mapas fantásticos e informações legais. Valeu a pena pagar caro rsrs..

gabriel_oco 08/10/2022

Quase perfeita edição
Um livro inacreditável de detalhes sobre o universo Tolkien! Para ficar debruçado analisando e estudando essa maravilha.
Só não é nota cinco porque tem muitos erros de revisão. Praticamente toda página tem ao menos um número de notas (aqueles menores, no canto superior direito de uma palavra) que está com o mesmo tamanho de fonte que o texto. Isso incomoda mais nas tabelas com números de tropas ou milhas de viagem (ex: pág 168).
Irrelevante se fosse vez ou outra, mas ocorre o tempo todo.
Fora a tradução que escolheram para algumas palavras, tipo ?carantonha?.