Coisa de Menina

Coisa de Menina Priscila Ferrari Rezny

Resenhas -

AnaP14 01/01/2023

Uma leitura importante para as meninas
Este livro foi um presente do meu marido para minha filha e se mostrou uma escolha acertada, pois já após a primeira leitura ela marcou a página das médicas e disse: eu também serei uma médica quando crescer. Ela gostava de olhar as ilustrações, que são bastante fofas.

Kewllyta 15/02/2021

Estante da minha pequena
Comprei alguns livros na promoção de dia das crianças em 2020 pela Amazon e este é um deles. O escolhi para incluí-lo na leitura da minha filha de 1 ano, portanto, o lerei muitos anos ainda, até ela conseguir ler por conta própria.

A capa não é dura, quadrado, com páginas de uma gramatura resistente ao manuseio de bebês e crianças, bem ilustrado em cores candy. Não vou dar 5 estrelas porque as ilustrações não prendem a atenção da minha bebê ainda, talvez conforme ela for crescendo isso mude, aí venho aqui atualizar.

Fala sobre as infinitas possibilidades do universo feminino onde mulheres de diferentes países, religiões, deficiências, cores... podem trabalhar onde quiserem ocupando quaisquer cargos. Adorei!

Delirium Nerd 14/07/2017

[LIVROS] Coisa de Menina: O livro infantil que empodera crianças (Resenha)
“‘É menino ou menina?” É uma das frases mais escutadas por uma mulher grávida. Ao responder a este dilema, a mulher se encontra em uma nova etapa da gravidez: presentes para o bebê. Ao afirmar que “é uma menina”, a criança começa a receber uma enxurrada de panelinhas, fogãozinho, vassourinha e diversos brinquedos rosas. Essa ideia de “coisa de menina” é responsável por robotizar diversas crianças e também reproduzir uma série de preconceitos sobre o que uma criança gosta de fazer e sobre o que é ser mulher.

Uma das primeiras coisas a serem perguntadas quando uma mulher anuncia que está gravida, é: qual o sexo da criança? Às vezes, esse questionamento chega antes de ser levado em conta qualquer dúvida sobre o processo de gravidez, ou mesmo como está a saúde daquela futura mãe. O que acontece não é nada surpreendente, visto que socialmente é considerado de suprema importância saber qual o sexo do bebê.

Enquanto as meninas recebem objetos e “brinquedos” que remetam a trabalhos domésticos e maternidade, o cenário para os meninos muda drasticamente. Garotos são incentivados a trabalhar sua força, a crerem que seu potencial é enorme e (dentre outras coisas) são ensinados o que é “coisa de menina” e o que é “coisa de menino”.

Como resposta a tantos dilemas, a brasileira Pri Ferreira escreveu e ilustrou seu primeiro livro infantil, Coisa de menina, para dizer que meninas podem ser o que elas quiserem! O livro traz informações importantes sobre gênero e feminismo, mostrando que não existem cores masculinas ou femininas ou que não existem profissões “para homem” e profissões “para mulher”.

Com 48 páginas ilustradas e indicado para crianças de 3 a 6 anos, Pri Ferreira comenta que “é recomentado ler para meninas e meninos, afinal queremos que mulheres cresçam acreditando em si e também queremos que os homens respeitem-nas.” O livro surgiu com uma iniciativa da própria autora da pergunta “o que é coisa de menina? ” Para responder à essa pergunta limitante, onde são atribuídos papeis sociais à mulheres e homens, o livro se propõe a apresentar uma diferente abordagem desta socialização que enquadra mulheres e designa “funções” para cada gênero.

Nas palavras da própria Pri, “a intenção do livro, é incentivar as meninas a serem exatamente o que elas querem ser.” Mostrar o mundo em cor de rosa para meninas não é errado, mas, limitá-las a apenas usar e se identificar com a cor rosa, não é saudável.

É necessário incentivar meninas e mulheres a se inserirem em espaços majoritariamente masculinos, como por exemplo ramos ligados à ciência ou a própria literatura, (onde escritores homens possuem mais notoriedade do que escritoras) é dar um passo a um futuro que busque uma equidade de gênero.

site: http://deliriumnerd.com/2017/07/03/coisa-de-menina-livro/

Tamires 16/12/2016

Coisa de Menina, de Pri Ferrari
Em tempos de Escolas de Princesas, que têm como foco principal ensinar afazeres domésticos e noções de etiqueta para a formação de meninas do século XIX, descobri o livro Coisa de Menina, da autora Pri Ferrari. A publicação foi indicação do grupo Pac Mãe, no facebook.

Ainda hoje existe quem faz questão de restringir as meninas ao espaço doméstico. Sempre existiu coisa de menina, brincadeira de menina, geralmente um treinamento para a vida de dona de casa e mãe de família. Não é errado ensinar afazeres domésticos e permitir que as meninas brinquem de boneca, mas o comum é que não seja apresentado mais nada de interessante para que elas possam conhecer e brincar. É só ir a uma loja de brinquedos para perceber o abismo entre os brinquedos azuis e rosas.

Pensando nisso, a Pri Ferrari idealizou o livro Coisa de Menina, com ilustrações que mostram que as meninas podem ser muitas coisas, o que elas quiserem! São 48 páginas de pura inspiração, recomendadas não só para meninas, mas para toda a família.

“O que é coisa de menina? Ora, isso é algo que toda menina (e todo menino) devia saber muito bem. Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres? Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha – e que têm certeza de que as meninas fizeram, fazem e farão muito mais.” (contracapa)

A primeira edição do livro foi viabilizada por meio de uma campanha no Catarse, com o apoio de 250 pessoas. Agora a publicação pode ser adquirida nas melhores livrarias e lojas online, pois foi lançada pela Companhia das Letras, em seu selo infantil Companhia das Letrinhas.

Sobre a autora: Pri Ferrari tem 27 anos e é paulistana. Escreveu e ilustrou Coisa de Menina, seu primeiro livro infantil. Acredita que o mundo pode ser um lugar melhor e está pronta para fazer a sua parte.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-coisa-de-menina-de-pri-ferrari/