Histórias da mesa

Histórias da mesa Massimo Montanari

Resenhas -

Sabrina784 03/12/2023

Não consegui me conectar com a leitura
Demorei bastante pra terminar esse livro porque simplesmente não consegui me conectar com ele. Achei boa parte dos "capítulos" meio maçantes e com pouca fluidez, mesmo a maioria deles sendo bem curtinhos. Como lado positivo eu destacaria alguns "causos" interessantes sobre reis e queijos, algumas informações interessantes sobre cultura alimentar europeia medieval que de alguma forma estão presentes até hoje em alguns dos nossos hábitos e algum ponto do livro até achei algo que indiretamente me remeteu do uso de plantas alimentícias não convencionais (termo que é recente e por isso nem seria citado no livro).

Niv 14/01/2022

Eu esperava mais
O livro traz reflexões e análises importantes sobre a cultura culinária da idade média e renascença. Muitas informações relevantes e algumas histórias bem interessantes.
Mas metade do livro é só uma grande repetição das mesmas coisas em histórias só um pouco diferentes, muitas delas sem provocar curiosidade e interesse e tive que ler forçado pra conseguir terminar.
Tem algumas partes que foi só encher linguiça e algumas desconexas que não entendi porque o autor quis colocar.
No fim podia ser um livro bem menor e com uma linguagem mais acessível (pq as pessoas não democratizam o conhecimento, mds?)

Sarabólica 20/02/2017

Histórias da mesa
Essa publicação lindona, aborda histórias que se passam nas mesas e cozinhas de séculos XII, XV... ou até anterior a esses períodos, de uma maneira que me deixou encantada.

Reais ou não, os relatos são precisos e surpreendentes.
Me deixaram com vários questionamentos, entre eles: "Quem é Cake Boss na fila do pão?". O autor optou por relatos divertidos, surreais e de certo modo, filosóficos.

Além do mais, é uma belíssima publicação, com orelha e marcador.

Ah!
Me disseram que a Estação Liberdade traduz diretamente da lígua original para o Português.

Super recomendo!

Ps: gostaria de tê-lo lido em outro momento, para preparar um texto à altura (se é que eu conseguiria)! Tive muitas boas emoções enquanto o lia.

@eeliberdade