101 Canções que Tocaram o Brasil

101 Canções que Tocaram o Brasil Nelson Motta

Resenhas -

Felipe1503 23/02/2024

Viagem musical
Apertem os cintos, ligue o som e abra o livro porque a viagem musical vai começar.
Um livro gostoso de ler. Para conhecer um pouco da história musical do nosso país.

Uma dica: Pare em cada música para ouvi-la.

Nandito 03/02/2024

O Brasil e a música ?
Esse livro mostra como a música brasileira evoluiu com o tempo e como muitas delas passavam mensagens (principalmente na ditadura) muito importantes para a sociedade como um todo. E como eu gosto muito de MPB , eu adorei saber sobre a história por trás das canções. Recomendo

Angelica75 12/12/2023

3,5 Bom
Li o livro ouvindo a playlist pelo app de música, seleção maravilhosa de canções incríveis. Faltam muitas, não dá para agradar à todos, e por ser de 2016, fica datado pois boa música também foi feita de lá pra cá.
Valeu!

Fernanda1605 15/11/2023

Amei essa viagem pela história da música brasileira
Nelson Motta é uma autoridade absoluta no assunto. Por isso, foi uma experiência emocionante e didática atravessar todo o século XX e início do XXI, conhecendo e rememorando as canções escolhidas para o livro. A cada história lida sobre o nascimento das 101 canções e seus respectivos contextos históricos, decidi ouvir música por música, como forma de complementar a experiência e deixar a leitura ainda mais saborosa! Adorei! ??

Mayara 15/08/2023

Um passeio pela história da música brasileira, passando por clássicos e por músicas que fizeram história e são referência até hoje.

Recomendo ler ouvindo as canções

Melyssa 27/01/2023

Um mergulho na música brasileira
Esse livro retrata de maneira mais nobre o possível a importância da música no Brasil, o quanto musica é mais que uma arte mas uma expressão social, cultural e política.

Naira38 11/12/2022

Uma agradável companhia.
"Uma das grandes qualidades da música brasileira é a variedade inigualável de gêneros, estilos, ritmos e misturas musicais, de Belém a Porto Alegre, em épocas distintas e sob múltiplas influências, que representam nossa diversidade étnica e cultural."

Hoje quando marquei este livro como lido vi que completou quase um ano desde quando comecei a lê-lo e não lamento por isso. Foi muito bom ler com calma apreciar as músicas, conhecer esses artistas e ler sobre a história e a cultura desse país que eu amo.

Gabs 13/11/2022

Nelson Motta tem seus favoritos
O livro é clubista demais, mesmo pra mim que sou clubista quando o assunto é música. Não há muita variedade de gêneros e a repetição de alguns compositores e cantores é um pouco forçada.
Senti falta de um critério mais claro e de algumas canções: algumas delas até foram citadas, mas outras como Pesadelo, sequer foram lembradas, o que é uma pena.
É um livro gostoso pra passar o tempo e passear pela história da música brasileira com um ar saudosista, mas é só.
Obs: recomendo a leitura ouvindo as músicas simultaneamente. Eu não fiz isso e me arrependi.

Everaldo.Junior 04/03/2022

Orgulho de conhecer boa parte dessas músicas, músicas sensacionais que só nosso país tem. Apesar de ter faltado muitas, é uma boa lista.
A melhor música do mundo é a brasileira!

Fernandohorse 02/12/2021

Playlist fundamental da música brasileira
Nelson é gigante na música brasileira, como crítico e compositor de grandes sucessos.
O livro, além de uma playlist do essencial para se conhecer a música brasileira de forma eclética, narra informações importantes das criações tão ricas que nossa música tem.

André Correia 12/11/2021

Belo recorte histórico para os amantes de música
Impossível não lembrar de momentos marcantes ao passar pelas páginas deste livro. O excelente texto de Nelson Motta descreve e conecta as diferentes fases da música com associações, bastidores, curiosidades e informações sobre os artistas e as canções.

Mari 18/08/2021

Bem interessante
Ótimo livro para conhecer mais sobre a música brasileira, como essas músicas marcaram a nossa história e para entender como nossa história marcou a nossa música.

Lucas.Marques 04/08/2021

Livro playlist
Famoso livro playlist: impossível ler ele sem ter uma playlist aberta, com a música no fone acompanhando a leitura. Bem escrito, uma boa experiência, mas poderia ter deixado explícito os critérios de seleção da lista.

Ricardo de Andrade 28/07/2021

As músicas que marcaram a MPB
Bom livro. O autor Nelson Motta traz resumos das músicas, que segundo a visão dele, mais marcaram o cenário musical brasileiro no decorrer da história. Como bom admirador de música brasileira que sou, percebo que esse livro carece de uma variedade maior de gêneros musicais. Pouco lemos sobre o rap ou rock nacional. Muitas bandas que marcaram época não foram sequer citadas. Percebe-se aliás, um maior foco no samba, na bossa nova e no eixo Rio-SP.

Mas tudo bem. Era uma tarefa insólita do autor a de nomear as 101 músicas mais importantes da história musical brasileira. É difícil o ambiente e a opinião pessoal não se sobressaírem nessas horas. Como ele mesmo reconhece no posfácio do livro, poderiam ter 1001 músicas citadas por ele, ainda assim não seriam definitivamente as mais importantes da história.

Ainda assim, acho que dava pra ter variado melhor. Aprendi muitas novas músicas e gosto da forma como o livro foi escrito. Capítulos curtos e explicações resumidas fazem deste uma leitura fácil e tranquila, prazerosa em alguns momentos. Ao passo que senti falta de grandes clássicos que marcaram e continuam marcando a mim.

Vann.Deodato 17/06/2021

Que maravilha!
Tenho 33 anos, e por meio deste livro, pude conhecer muitas músicas que não conhecia. A grande maioria já havia ouvido, já que cresci ouvindo muita música de boa qualidade. Foi uma surpresa relembrar momentos da infância quando ouvia minha avó e avô cantarem no carro, em casa, em qualquer lugar.