Antes que eu me esqueça

Antes que eu me esqueça Leandro Teles

Resenhas - Antes que eu me esqueça

DAN LIMA 25/01/2021

Uma temática que aborda a Neurociência de maneira simples, de fácil entendimento, envolvendo o leitor e fazendo esquecer o tempo.
Nos revela dicas, macetes, técnicas sobre como estudar, aprender, reter informações e não esquecer. Tudo de maneira objetiva, sem complexidade.
Há muitas revelações, quebra de paradigmas e de crenças ultrapassadas que só prejudicam o aprendizado. E detalhe: comprovando cientificamente.
Realmente é um dos melhores livros que já vi da área mais instigantes de ler e de se colocar em prática.
Recomendo o livro físico. Vale muito a pena ler e reler, e fazer anotações. Há muito conhecimento novo que deve ser degustado em doses homeopáticas.
;-)

Obs:

-Deveria ser adotado nas escolas. Teríamos mais estudantes do que apenas alunos.

Rezinha 04/10/2022

Antes que eu me esqueça
É um excelente livro, não somente pelo tema que aborda, como também pela sua escrita simples e objetiva.
O escritor descreve de forma clara, os malefícios que afeta nosso psicológico devido principalmente rotinas, e como isso pode impactar negativamente no funcionamento não apenas da mente mas tbm do nosso corpo.
Livro impactante, excelente, atualizado, realista!

Juh 15/07/2022

? Sobrecarga de informações; Elevado nível de cobrança; Desatenção (sistema multitarefa); Problemas emocionais; Falta de sono; Falta de treinamento; Distúrbios hormonais; Problemas cerebrais específicos... Estas são as causas mais comuns de queixas de memória, segundo o Dr. Leandro Teles.
? Ao termos conhecimento do que ajuda e do que atrapalha nosso cérebro, podemos intervir em sua neuroplasticidade ajudando-o a memorizar com mais eficiência. Uma das formas de intervir é usando os conceitos mnemônicos, quais sejam: criar associações mentais, imagens mentais e pistas de evocação, avisar claramente nosso cérebro de uma informação importante, utilizar o encadeamento e etc.
? "Antes que eu me esqueça", portanto, é um livro que consegue ser técnico (por apresentar conceitos sobre o cérebro humano), e ao mesmo tempo ser acessível ao público leigo - trazendo dicas para afiar a mente e aperfeiçoar a memória.

Nai 15/04/2021

A temática me interessa muito e eu imaginava que o livro seria bom, mas ele conseguiu superar todas as minhas expectativas. No fim ele ficou repleto de marcações grifadas e com post-its por todo canto kkkkkk, vou usar muitas das técnicas que o autor deu ao longo da obra na minha rotina. A escrita é MUITO tranquila e acessível, qualquer um consegue entender e extrair grande parte do que o livro oferece. Enfim, vou querer ler os outros livros do autor no futuro, com certeza.

Leni 12/05/2020

Top
Amei o livro e a maneira que eles aborda algumas técnicas e atitudes diárias que temos que ter para tratar de nosso bem maior que é nosso cérebro ou nossa mente, super importante envelhecer com saúde, principalmente com saude mental né?!

-- hev 12/06/2020

incrível
esse livro, apesar de falar sobre a memória e sobre o cérebro retrata o assunto de forma mais simples e fácil de se entender com associações que as pessoas, provavelmente, nunca tinham parado pra pensar e junto com o autor pensamos em formas de ajudar a melhorar a memória e como fazer o cérebro ter um maior desempenho.

É isso, ele é um livro abordando um assunto aparentemente difícil, mas com casualidade, nos faz entender o assunto. Super indico!!

Andreza 08/06/2023

Não posso esquecer desse livro
Gostei muito do ritmo de leitura dele, ele é fácil de ler, mesmo quando entra na parte mais específica e científica, por dizer assim. Muito explicativo de um jeito bom em que o autor quer ensinar, e não de um jeito ruim em que o autor quer mostrar que sabe. É um livro pra reler, ele traz dicas práticas e praticáveis, e é bem realista, o autor sabe como ensinar e este livro é uma aula boa, daquelas que a gente sente que está aprendendo. Recomendo a leitura para quem quer entender melhor sobre a memória e quem quer saber como melhor utilizá-la e preservar sua saúde cerebral e mental. Ótima leitura.

Babi @leiturasdababi 20/10/2016

Resenha do blog Myself Here
"Antes que eu me esqueça" é a nova obra do autor e neurologista Leandro Teles. Assim como é proposto na capa, esse livro contém técnicas, hábitos e dicas para afiar a mente e aperfeiçoar a memória. E se você está pensando que é um livrinho de auto-ajuda está muito enganado. Esse livro é recheado de informações, de técnicas, de exemplificações, de dicas, e de um monte de coisa que te prende na leitura.

Com uma enxurrada de ensinamento, esse livro aborda por incrível que pareça, questões do nosso dia-a-dia que envolvem a nossa mente, de uma forma simples e objetiva. Nunca pensei que um tema tão complexo, o "cérebro" pudesse ser explicado e exemplificado de uma maneira tão fácil e espontânea como Leandro conseguiu fazer nesse livro.
Com um bom uso de figuras de linguagem, o autor consegue transmitir todo seu conhecimento para nós de uma forma eficaz e fluída, e ainda por cima com humor, o que nos dá a impressão de que o autor está conversando conosco, como se fosse uma consulta. Quando eu li "Dr. Leandro Teles" eu já pensei que fosse um livro muito maçante, com escrita complicada, com linguagem científica e que ia me deixar ainda mais confusa em relação ao assunto, e foi totalmente o contrário que aconteceu, com a escrita super íntegra e compreensível esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.

Os exemplos propostos no livro são tão efetivos e de coisas tão simples nas quais acontecem em nosso cotidiano, que você realmente acha que esse livro foi escrito exclusivamente e diretamente pra você.

Quando a editora me enviou um e-mail perguntando se eu gostaria de resenhar esse livro eu não tinha a mínima ideia do que se tratava, mas não me arrependo jamais, foi um dos livros mais interessantes que eu já li esse ano, e com certeza vou indicar para familiares e amigos.

E indico para vocês também, que querem, além de aperfeiçoar a memória, saber um pouquinho (talvez, muito) sobre nossa mente que é algo tão engrandecedor.

Título: Antes que eu me esqueça | Autor(a): Dr. Leandro Teles | Editora: Alaúde| Páginas: 248 | Nota: 5/5

site: http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2016/10/resenha-antes-que-eu-me-esqueca-dr.html#more
Nara.Polezer 28/09/2017minha estante
Também adorei! Leitura descomplicada, com dicas para melhorar o desempenho do nosso cérebro no dia a dia. Alivia saber que não há algo de errado em nosso corpo, quando esquecemos o local onde estacionamos o carro. Se não damos um "empurrãozinho", como fazer associações por exemplo, é normal que o cérebro apague essa informação. E reforça a importância de vivenciarmos as situações por inteiro, com todos os sentidos, ao invés de otimizarmos o tempo e fazermos mil coisas ao mesmo tempo. Parabéns a esse jovem e talentoso médico! Nara

Vinicius.Ricci 24/02/2018

Interessante, uma obra para todos
Um livro que cabe a todos, muito para ajudar na rotina para ter uma boa memória e saudável, um conhecimento muito importante para os tempos atuais

Mandy Soares 17/03/2020

Mudou minha forma de pensar
Livro rico em conhecimento. Me ajudou a pensar na vida de forma diferente e fazer mudanças necessárias para cuidar melhor da minha saúde e principalmente da minha mente. Recomendo !!!

Jell Oliveira 28/10/2021

Livro muito cabeça e incrível
Você aprende muita coisa sobre o cérebro, se reconhece em muitas coisas, tem dicas incríveis pra melhora mais sua memória, dicas pra quem estuda, realmente se essas dicas fosse aplicadas na escola, todos seríamos pessoas melhores e teríamos menos dificuldade lá na frente, recomendo a leitura, não é uma leitura complicada, pode ler sem medo.

Giovana 12/03/2022

boa leitura para quem tem curiosidade e interesse no assunto
O livro escrito por um neurologista descreve práticas e técnicas para desenvolver e aperfeiçoar a memorização. O médico cita e descreve a função cerebral e como o cérebro funciona de uma forma que pode ser compreendida pelos leitores mais leigos no assunto.
Há algumas situações práticas que tornam mais fácil a compreensão da teoria. Portanto é uma boa leitura para quem tem curiosidade e interesse no assunto.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 28/01/2024

Bom, porém longo e simplista demais
Livros como esses tendem a ser naturalmente mais longos que o necessário. Isso porque em regra tratam de 3 ou 4 insights que são esticados ao máximo, com intuito de gerarem 200 folhas e "justificarem" um livro.
Mas esse exagerou na enrolação. Ficou cansativo demais. Sem contar que faltou mais embasamento científico de forma explicita.
Outro fator que tivemos pouca novidade, então se você já teve curiosidade sobre o assunto e pesquisou minimamente sobre o assunto, o livro não traz uma novidade sequer.
Vale se você não conhece nada sobre a temática, caso contrário não recomendo.