Tenebris

Tenebris Erika Gomes

Resenhas - Tenebris

Silva 04/11/2016

Uma obra inovadora.
Dois mundos paralelos, vários mistérios e uma única pergunta: Você está pronto para encarar este livro?

Tenebris é uma obra literária escrita pela escritora brasileira Erika Gouveia, disponível na Amazon, com uma temática pra lá de bombástica e fantástica. O leitor que desejas acompanhar o desenrolar desta história, deves possuir no mínimo um pouco de bom senso e uma mente aberta, caso contrário, irá se chocar com uma visão completamente oposta a sua realidade.

Tenebris narra à história de Lauren, uma jovem adolescente de 17 anos, que descobre um segredo muito importante sobre a sua vida e se depara com um mundo paralelo inimaginável. A vida de Lauren nunca foi fácil, desde cedo já conseguia ver e ouvir espíritos “inexistentes”, considerados demônios pela visão de seu pai Robert. Criada em um lar cristão, com um pai pastor, ela aprendeu a ter um olhar muito limitado sobre tudo, inclusive relacionado a Lúcifer. Anos depois, agora com 17 anos, Lauren terá que abandonar a sua visão demarcada por anos de “mentiras”, sofrimento e ódio para conviver com a sua verdadeira história.

“A indiferença do menino em relação à presença dela a estava afetando mais do que ela gostaria, ela pulou da mesa e o encarou, deixando claro em sua face a raiva que sentia.”

O fato da trama se desenrolar em torno de Lauren e Lúcifer (Heylel) me causou uma paixão infinita, me prendendo do inicio até o fim. Cada página lida, personagem analisado e a narrativa do livro me transportaram direto para uma dimensão incrivelmente apaixonante, delirante e inquietante. O desenrolar dos acontecimentos, dentro da história, ajuda-nos a refletir sobre fatos que a nossa própria sociedade oculta e tem o prazer de criar mais mentiras para alimentar o ego de si próprias.

Lauren, depois de tudo que ela passou, consegue remodelar a sua própria visão sobre o “Demônio”, mesmo sendo algo contraditório a crença imposta a ela desde pequeninha. Como todo bom livro de fantasia, Tenebris também possui um par romântico, que carinhosamente apelidei de Auren, completando a essência do livro.

A autora conseguiu explicar detalhadamente cada emoção sentida pelos personagens, deixando o enredo mais atrativo e de fácil compreensão. O enriquecimento da história de cada personagem é de uma proporção incrível, deixando os leitores boquiabertos.

Neste livro, o leitor pode esperar de tudo, porque nada é impossível e a maioria dos personagens possuem muitos mistérios não revelados. Aproximando-se do desfecho, o livro lhe trará revelações incríveis e te deixarás com uma ansiedade enorme para ler a sua continuação. É uma leitura apaixonante e empolgante, valeu muito a pena ter lido ele em dois dias.

site: http://valorizandoosescritoresbrasileiros.blogspot.com.br/2016/10/resenha-tenebris.html
Erika.Gomes 17/01/2017minha estante
Sinceramente não sei se sou merecedora de ter pessoas como vocês ao meu lado, o que sei é que são simplesmente demais e tenho um orgulho absurdo de poder chamar meus parceiros de amigos.

Erika.Gomes 31/07/2019minha estante
Olha eu aqui, tentando entender esse universo e me deparando com resenhas incríveis de Tenebris ?

Silva 02/08/2019minha estante
?bvio que me encontrará em Herdeira kk

Amanda.Partenazi 04/11/2016

Tenebris, Por Amanda Partenazi
"Nai... não há como mudar quem Heylel é, podemos somente torcer muito para
que ele continue sucumbindo sua essência e nada mais."
Agares.

Noites mal dormidas , sonhos perturbados, uma infância com visões estranhas e um melhor amigo que não existe.
Prazer, essa é a Lauren, uma jovem de 17 anos, filha adotiva de Robert um pastor que negligência a família e Anna uma mãe super dedicada.
Lauren desde sempre viveu perdida, sempre viu coisas que mais ninguém via e só confidenciava isso ao seu amigo Gabriell (O garoto bonzinho?) que por incrível ou não tão incrível assim aceitava as loucuras da amiga ( super amigo!!!)
No começo do livro eu realmente achei Lauren mais perdida que cego em tiroteio, ela não se encaixa no mundo onde vive. Não tem uma boa relação com o pai adotivo, e sempre vagava por aí em seus sonhos.
O que você faria se descobrisse que é filho (a) de Lúcifer?? Pois eu iria entrar em choque, sairia correndo pra nunca mais voltar. A nossa bela protagonista e seu Best friend Gabriell resolvem "invocar o diabo" e não é que dá certo?!
E é aí que a história começa de verdade...
Lauren descobre a sua origem, o por que dos sonhos e o mais importante que é herdeira de Sheol ??
Mas é só?? Claro que não! o que seria e faria o livro ser tão bom, se não tivesse Uma guerra? Disputas? Resgates? Romance? REDENÇÃO?
Além de muito boa, a história te mostra nas entrelinhas coisas que te fazem refletir, há como mudar a essência de um ser ou criatura?
O enredo não é cansativo , e você consegue que a leitura seja fluida, sem pausas (quase não dormi)...
Eu senti falta de detalhes em espaços de tempo, masss há vantagens de poder bater um papo com a autora e ela me garantiu que na sequência vai focar nesses detalhes.
Lúcifer aparece na História totalmente contrário do que eu esperava, Elegante, Educado e amável. Nada de chifres e tridente, muito menos rabo e pele vermelha.
Outro que ganhou meu coração foi Agares, ahhh Agares... Ele é um demônio, chefe da guarda de Lúcifer, e faz juz ao cargo. Aparência de um jovem, mas não se engane. É só aparência. ?
E Yekun é um caso a parte, eu fiquei comovida com a ligação dele e Lauren, mas pra saber detalhes sobre dos dois e essa "tal" ligação vocês irão ter que ler o livro.
"Tenebris - A herdeira de Sheol" é o primeiro livro da Trilogia da autora Erika Gomes e está a venda na Amazon.
Erika.Gomes 08/11/2016minha estante
Amandita, não poderia ter feito melhor, sou muito grata não só por sua parceira, mas por seu cuidado e carinho com o meu sonho, por toda a ajuda que tem me dado. A resenha ficou excelente, com um toque todo Amanda de ser ???

Almeida 26/12/2016

Resenha: Tenebris
Título: O fim é apenas o começo
Série: Tenebris
Gênero: Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira
Autora: Erika Gomes
Páginas: 191
Ano: 2016

“Lúcifer vem da palavra hebraica hêlîl, que quer dizer "estrela da manhã" "aquele que traz a aurora". Sendo um anjo de luz, responsável pelo despertar, o nascer do sol, não seria ele, após séculos da sua traição e rebelião, capaz de sentir falta de seu criador, sua essência, a razão real para sua existência?
​Nos dias de hoje, Heylel, como é conhecido, divide o domínio de Sheol - inferno - com os anjos que com ele cairam, alguns assumindo a posição de liderança e outros somente servindo. Mas cansado da sua terrível existência ele vagava pela terra, desistindo assim do seu reinado e perdido em um conflito interno. Nessa caminhada, Heylel se depara com a jovem Anna, que resplandece como a luz do sol que ele tanto conheceu. ​Sua luz preenche cada espaço vazio, lhe dando uma nova direção e despertando, o até então intocável, o amor. Desse sentimento arrebatador nasce aquela que mudará completamente a visão da humanidade. ​Uma trama recheada de emoção, carregada de tensão, amores irreais, bruxas, anjos, demônios, guarda celestial, mas que acima de tudo, lhe fará pensar até que ponto a religiosidade pregada está certa? Conheça o mundo de Tenebris e se apaixone por essa maravilhosa história!’’

Olá leitores, hoje vou resenhar sobre um livro nacional que é uma trilogia chamada Tenebris, o primeiro livro é O fim é apenas o começo, ou outros dois ainda estão sendo escrito pela autora Erika Gomes, então se você está afim de conhecer um livro sem clichê, um livro que trata de um tema polêmico venha conhecer Tenebris.
Esse livro irá contar a estória de Lauren, uma menina de 17 anos, ela tem sonhos estranhos e vê coisas que mais ninguém vê, ela é filha de um pastor que não aprova seu comportamento, Gabriel é seu melhor amigo, um menino calmo e companheiro sempre está ao lado de Lauren, ele é o único que entende esse seu comportamento considerado estranho pelo seu pai.
Lauren foi adota é sua mãe agradece a Deus pela benção e justifica a ausência do seu marido por esta cuidando das ovelhas, ela e uma verdadeira dona de casa e uma mãe amorosa, porém não acompanha mais o marido na igreja por causa da filha que não frequenta mais a congregação.
Porém em uma certa manhã Lauren acorda disposta e vai caminhar sem rumo, chegando em uma floresta ela encontra uma fada chamada Elida que parece uma menininha, frágil e dócil, Elida conta a Lauren, que ela e filha de Heylel e não de Robert como ela pensa, e seu nome e Naiara, só que Heylel é nada menos que o Diabo, Lauren não acredita muito no que acabou de descobrir, ela volta para casa e conta tudo ao Gabriel que começa a ajudar a amiga a descobrir sua verdadeira origem.
Eles resolvem procurar Heylel para uma conversa e se depara com um inferno bem diferente do que nós e contado, após essa conversa Naiara volta para casa e não encontra mais Gabriel, então ela descobre que ele foi capturado pelos inimigos de seu pai, e começa uma busca para conseguir salvar ele no entanto ela terá que deixar de existir no mundo dos mortais e viver apenas no submundo ou seja no inferno.
Quando sua nova vida começa Naira se surpreende por seu poder naquele mundo, todos a bajulam e temem por ela, se acostumando com tanto por ela se irrita com um demônio chamado Agares que não liga muito para quem ela é, só que resolve ajudar ela a resgatar Gabriel, e daí começa a surgir uma faísca de paixão entre os dois, será que vai rolar algo entre os dois? Sendo Agares um demônio.
Naira tem uma personalidade forte, após ser obrigada a se transformar em uma mulher de repente, lutar contra demônios e saber tomar decisões corretas, sua relação com seu pai será construída aos poucos, ela tem muito a aprender sobre ele é principalmente que ele não é como sempre pregaram para ela.
Naiara ainda terá mais batalhas para travar nesse mundo, terá que resgatar uma pessoa muito importante na sua vida, é ainda tem um demônio que cismou ser o seu par certo, esse livro e surpreendente, confesso que quando comecei a ler ele pensei que não iria gostar por se tratar de demônios, mas ele me fez ter uma nova visão do bem e do mal, além do amor que e retratado no livro, o amor entre pais e filha, um amor diferente porque ninguém nunca diz que o diabo ama, só diz que ele é ruim, causador de todas as coisas ruins, então se você quer ler algo diferente não pode deixar de ler esse livro, mas leia com a mente aberta.

Na minha opinião a capa pode ser melhorada, não e aquela coisa que chama atenção do leitor como a estória, porem ela faz relação sim com a estória mas eu acho que a arte pode sim melhorar, a divisão dos capítulos eu gostei e no começo de cada capitulo tem algum trecho de outro autor achei interessante, a escrita da autora é boa não e maçante a história flui, ela também e muito rica em detalhes, os marcadores são lindos o que mais gostei foi o do olho em chamas, é lembrando que o livro e uma ficção.
Por hoje é isso, beijos até a próxima.

Avaliação:📕📕📕📕

site: https://resenhadopordri.blogspot.com.br/2016/12/resenha-tenebris.html

Blog com V 12/01/2017

Resenha – Tenebris: o fim é apenas o começo
Com uma escrita de fácil leitura e sem um vocabulário truncado, a obra escrita por Erika, com certeza abrange desde os adolescentes até um público mais maduro, visto a premissa apresentada. O livro gira em torno de um assunto muito antigo e até, por algumas pessoas, considerado inquestionável, ou de certa forma, um tabu: afinal, Lúcifer, o anjo caído, mereceria algum perdão? Dentre outros questionamentos e reflexões presentes, a narrativa ainda carrega romance e mistério, o que já era de se esperar diante da descoberta de dois mundos paralelos e a possível redenção do Anjo de Luz.

A história mostra a perspectiva de Lauren, uma adolescente de 17 anos, que acaba se deparando com uma situação, no mínimo, inusitada. Cercada por uma família extremamente religiosa e acostumada a acreditar nos sermões de seu pai, a jovem fica estarrecida com a mais remota possibilidade de ser filha de alguém que, durante anos, lhe pareceu ser a pior criatura existente na face da Terra. Neste instante, fica claro que a adolescência da garota é desviada do que é considerado rotineiro, e embora não queira acreditar em tal revelação, é inegável que alguns acontecimentos passados já anunciavam que ela não era comum. Apesar do medo e tensão que a rodeia, ela tem ao seu lado o seu melhor amigo, Gabriell, que embora resista a ideia no começo, se dá por vencido ao vivenciar com sua amiga eventos sobrenaturais.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/01/10/tenebris/

@goodinsanegirl ð Eliz 14/08/2020

Até o diabo pode surpreender?
O que o amor é capaz?! Até onde alguém é capaz de chegar por amor?! O que o amor pode ou não curar?! Qual o limite que o bem e o mal conseguem chegar quando o amor está envolvido?! A autora aborda nessa incrível obra, um assunto um tanto quanto polêmico e há muito discutido!
Igreja, crenças, o bem, o mal e até onde o amor é capaz de transformar ou simplesmente trazer à tona o que há de melhor dentro de cada um.
Venha conhecer essa história envolvente, onde o amor é o maior protagonista, entre demônios, anjos e o próprio Lúcifer! E se permita questionar qual a verdade entre o bem e o mal. Existe verdade absoluta?!
Quem é o vilão e quem é o mocinho?!
Convido a todos a entrar nessa aventura e descobrir também!! .

Palavras Imaginárias 05/05/2017

Surpreendente
*Tenebris*

Lauren é uma jovem peculiar, desde pequena se mostrou diferente das demais crianças. Ela se vê diante de um novo mundo quando as respostas para suas dúvidas são reveladas.
Por que odiar tanto o amanhecer e se sentir revirogada quando a lua aparece? Por que consegue ver aqueles que ninguém mais vê? Qual a razão dos seus pesadelos perturbadores?
Lauren é filha do próprio diabo -Heylel, como é chamado- e ao fazer 17 anos é reclamada para ocupar o seu trono em Sheol, seu verdadeiro lar.
Junto ao seu melhor amigo e protetor, Gabriel, a pequena Naiara - seu nome verdadeiro -, aquela que nasceu para comandar, tem que se tornar uma guerreira forte e poderosa para enfrentar as forças que ameaçam a ela e ao seu povo.
Como se já não bastasse uma rebelião no inferno, a moça se vê confusa entre o amor de Gabriel e de Agares, um demônio loiro e arrogante que capturou seu coração.
Tenebris pode lhe surpreender com as revelações surpreendentes e o modo como a autora quebra o estereótipo de alguns personagens como Lucifer ser um pai amoroso e triste por ter perdido seu grande amor, ou uma bruxa que mais parece uma parada gay de tão colorida.
Erika.Gomes 11/05/2017minha estante
Fico feliz em saber que a quebra de conceitos chegou aos seus olhos e que de uma forma positiva, Tenebris conseguiu te surpreender ??????

Palavras Imaginárias 18/05/2017minha estante
Com toda certeza! Mal posso esperar pelo proximo kkkkk

nora 21/02/2018

O livro Tenebris é incrivel. Entra dentro de um mundo igual mas diferentes de todos, ele muda a visão que temos sobre o céu e inferno. Os personagens são inesqueciveis e amaveis, o que deixa o livro mais empolgante. A história é envolvente e quando acaba o livro, você nem percebe e ainda pede mais. Amei Tenebris

Teaandbooks_s2 25/11/2016

Lauren ou Naiara?
“[...] tudo poderia ser diferente, não precisaria ser para sempre o bem e o mal, mas que mil variações poderiam existir entre essas duas palavras.”
“Tenebris” conta a história de Lauren, uma garota que não se encaixava em seus 17 anos. A jovem, que tem como melhor amigo um garoto carinhoso chamado Gabriell, desde pequena via coisa estranhas, conversava com pessoas que só ela enxergava e esses foram alguns dos motivos que a levaram a se rebelar e sair da congregação que “seu pai” dirigia. Robert (o pai), sendo pastor, faz o estilo religioso, mesmo Lauren e sua mãe sabendo o quanto isso não é real dentro de casa.
A hipocrisia de seu pai, juntamente com as coisas estranhas que lhe acontecem, levam a menina a sair de casa em uma manhã acompanhada apenas de seus pensamentos. Nesse “passeio”, Lauren encontra uma garotinha chamada Elida que lhe revela o que sempre quis saber sobre si mesma. Elida lhe conta que seu verdadeiro pai é nada menos do que o próprio demônio.
A vontade de saber se esse fato é realmente real, faz com que ela, ajudada por Gabriell, chame por Lúcifer (que hoje é conhecido como Heylel). Respondendo ao chamado da moça, um homem se materializa em seu quarto lhe dando todas as respostas. Lauren resolve assumir quem realmente é, mesmo que isso venha com guerras, paixões, perdas, revelações e dor, e ser apenas... Naiara, a que nasceu para ser herdeira do Sheol.
Ao iniciar a leitura da obra, eu embarquei na certeza de que toda história tem dois lados, e ambos merecem ser ouvidos. Erika, a autora, nos traz simplesmente a antiga história de Deus e Lúcifer, vista pelo lado ruim... Ou será que é por um lado arrependido e não conhecido?
Com pequenos toques de um picante romance, o livro vem trazendo novos ataques do coração a cada novo capítulo. Capítulos esses que são numerados, nomeados e acompanhados de frases incríveis.
Como muito dos livros que venho lendo, esse também possui alguns errinhos ortográficos, mas são erros que não tiram a mensagem que é passada pelo livro.
Quando Naiara nasceu dentro de Lauren, ganhou meu amor e respeito no mesmo instante. Confesso que no começo imaginei que ela teria fim com Gabriell, mas com a chegada de Agares e Yekun, muitas coisas mudaram. Não me atrevo a imaginar com quem a nossa pequena guerreira irá ficar, afinal nem ela mesma sabe.
A obra é quase toda narrada por Naiara, porém em meados do fim, Anna vulgo Amarantha, aparece com força total, e pra mim isso deixou a leitura muito mais interessante! Posso dizer que o último capítulo traz o ponto de vista de alguém e revelações que me fizeram ficar tipo: “O QUE?!”. Lá no meio da leitura, também temos a visão do “inimigo” (entendedores entenderão 😎).
A obra me surpreendeu muito, e eu amei. Já quero o próximo, afinal temos o “fim... por enquanto”.
Deixo abaixo, para vocês, a minha seleção de trechos:
“[...] para Lauren o anoitecer, trazia consigo uma estranha vontade de conquistar o mundo, sair sem destino em busca de tudo e nada ao mesmo tempo, se perder em lugares desconhecido [...]”
“As pessoas procuram culpar algo ou alguém para seus atos mais terríveis, fica mais fácil... suportar... a maldade quando se pensa que essa maldade foi gerada por algo sobrenatural Naiara, mas não é assim, Ele deixou a Sua criação o mais belo de todos os presentes, o livre arbítrio e com ele deixou também uma maldição, pois nem todos tem sabedoria para usar esse presente.”
“Porque o mundo simplesmente não conseguia entender que nem tudo precisava ser preto ou branco, mas que poderia existir o cinza? Isso ela não conseguia entender.”
“[...] às vezes as pessoas que amamos precisam do nosso pior lado para serem defendidas.”

site: https://www.instagram.com/teaandbooks_s2/ = http://teaandbookss2.blogspot.com.br/

Lorena - @mochilaliteraria 03/12/2016

Quando comecei a ler Tenebris, não vou mentir, achei que não ia gostar e que o livro ia ser e aquela mesma baboseira de sempre... Mas foi aí que me enganei.
Em Tenebris, conhecemos um pouco da vida de Lauren, que sempre se achou muito diferente das outras pessoas. Ela não conseguia concordar com aquilo que seu pai (que por acaso era pastor) pregava todos os dias, na igreja e em casa. Sentia-se diferente quando criança, já que ela brincava com amigos que só ela via.
Logo no começo somos apresentados à família de Lauren: Anna, sua mãe, sempre muito carinhosa, cuidadosa e com um coração enorme;  Robert, ou pastor Robert, seu pai, um homem muito rígido e que nunca estava com a família, sempre ocupado com a causa de outras famílias, esquecendo-se de sua própria; Gabriel, seu melhor amigo, super cuidadoso, sempre alegre, já considerado da família. Durante o desenrolar do enredo, novos personagens MUITO importantes são adicionados, mas você vai ter que ler pra descobrir quem são!
Falando do enredo: F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O. Tudo começa quando Lauren vai à escola. Lá, ao olhar pela janela, ela percebe uma estranha presença. Sem hesitar, Lauren vai atrás da estranha criatura, mas logo é surpreendida por Gabriel, que parece sempre saber onde ela está, e o que fazer. No decorrer da trama, Lauren tem vários estanhos encontros que mudam completamente sua perspectiva de ver a si mesma. Ela tem sua real identidade revelada, e finalmente entende o motivo de ser tão diferente de todos. A partir daí, são só reviravoltas.
Em Tenebris, somos inseridos em um mundo completamente diferente do que nós estamos acostumados a imaginar. Romance e suspense são o oposto que Erika soube, perfeitamente, como unir. Devorei cada página do livro, sempre querendo saber mais sobre cada personagem, tentando desvendar os mistérios de cada um, imaginando o que viria a seguir... É, realmente, o tipo de livro que vai te surpreender! Indico à todos, independente do gênero favorito, já que Tenebris é de tudo um pouco. É aquele livro que vai quebrar tabus, gerar polêmicas e te deixar completamente apaixonado!
Erika.Gomes 04/12/2016minha estante
Resenha maravilhosa!!! Sou imensamente grata a sua disponibilidade e entrega nessa parceria!!!

Leticia 22/01/2018

Resenha: Tenebris
A história tão bem desenvolvida me prendeu do começo ao fim. E em tão pouco tempo já estou aqui para escrever a resenha, pois é um livro que vocês precisam muiiiiiiiiiiiiiito conhecer. Tenebris, O fim é apenas o começo, é narrado de forma intercalada pelos próprios persongens, e nos apresenta a história de Lúcifer e a sua família. Calma, Haylel (Lucifer) é um caído que desdobra totalmente o que conhecemos e sabemos sobre ele – crescemos com a ideologia de um Lucifer com rabos e chifres, vermelho queimando no fogo, mas nos surpreendemos demais com ele. Quando caído, Haylel nunca quis se rebelar contra Deus, e nos faz enxergar isso quando encontra Anna no auge de sua “juventude”, Anna é uma personagem que se apresenta no começo como uma mulher simples e triste que vive submissa ao pastor – seu atual marido e a igreja, mas me surpreendeu de uma forma inimaginável. Lauren ou melhor dizendo Naiara, é fruto do amor de Heylel e Anna. A girl, adolescente de gênero fortíssimo, enfrenta altos e baixos para tentar entender o que esta acontecendo em sua volta. Apesar de nunca ter se sentido normal e encaixada nesse mundo, ainda estava aprendendo a lidar com todas as informações. Em um dia estava na escola com seu melhor amigo Gabriel, no outro descobre ser filha de Heylel, passa a viver seus dias no Sheol, e prestes a ter que enfrentar uma grande batalha. Com os hormônios a flor da pele, seu coração dividido entre dois demônios que tiram o fôlego, aos poucos ela vai descobrindo quem realmente é e qual o seu papel no Sheol, e fará de tudo para proteger todos que ama, custe o que custar. O lançamento do segundo livro – A Herdeira do Sheol será em novembro, e já adianto que ansiedade ta gritando alto viu. Esse primeiro livro possui dois contos: Heylel e Anna – A história não contada e Agares – o anjo sem asas e são importantíssimos para descobrir todos os detalhes dessa historia. O livro esta impecável, muito envolvente, uma historia sem rodeios e surpreendente. Preciso avisar que o livro é para ser lido com a mente e o coração aberto, o livro não trata sobre religião em momento algum. É apenas uma historia de ficção e fantasia que nos conta a historia de um Lucifer que nunca ninguém imaginou ter esse outro lado, ou melhor, somente a Erika e sua criatividade sem limites imaginou. Eu recomendo muito a leitura, e a viagem junto com Naiara para outro mundo. O livro é MARAVILHOSO!

site: www.resenhasumrabiscoeumcafe.com.br

Gaby @gata.literaria 13/01/2018

O fim é apenas o começo e até o Diabo pode surpreender
? A escrita da autora é fluida e a narrativa é bem gostosa. Uma fantasia muito fora dos padrões e que nos faz refletir.
_
? A história começa um pouco devagar mas logo envolve o leitor ao apresentar uma diferente face de Lúcifer, aqui chamado Heylel. Naiara, sua filha com a humana, Ana, até então chamada Lauren, cresce sentindo-se deslocada em seu mundo, e somente com a ajuda de seu melhor amigo Gabriel, consegue evitar sua insanidade.
_
? Quando se vê no mundo de seu pai, Naiara assume sua identidade e logo encontra seu lugar nos domínios de Sheol. Lá conhece Agares, um demônio irresistível, general das forças de Heylel. Arrebatada por um paixão muito forte, Naiara logo se envolve com o general.
_
? Em meio às novas descobertas, Gabriel é sequestrado, demônios se revoltam contra Heylel, suas habilidades são colocadas em foco e diversos segredos são revelados. Até um triângulo amoroso nos é apresentado.
_
? Esse livro trás algumas reflexões importantes e trata de amizade, lealdade, perdão e sobre o poder do amor, Amor que, mesmo com o tempo, não pode ser abalado. Uma narrativa sobrenatural e recheada de magia e seres fantásticos.
_
? ?O fim é apenas o começo e até o Diabo pode surpreender?.

Michelle.Fagundes 26/01/2017

TENEBRIS - O FIM É APENAS O COMEÇO
RESENHA

LIVRO: Tenebris - o fim é apenas o começo.
Autora: Erika Gouveia.
Páginas: 191.

Tenebris me surpreendeu e muito com uma leitura leve e fatos intrigantes que fazem com que o leitor viaje em outras dimensões.

Lauren, uma garota que nunca se encaixou no padrão da normalidade, vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando descobre que é filha de Lúcifer e que tudo que pensou sobre ele estava errado.
Ele não é esse ser maléfico que o mundo todo teme e o inferno não é fogo e dor.
Mas o mais difícil para ela é compreender que ele é seu pai.

Até então ela só sabia que havia sido adotada, após ser deixada em frente à casa dos seus pais quando ainda era um bebê.
Mas além de ser filha do anjo caído, ela também é chave para uma grande batalha.
Mas, Lauren (que no submundo é conhecida por Naiara) não está convencida de que será capaz de se tornar quem nasceu para ser.

Ao lado dela está seu melhor amigo, Gabriel, que sempre se mostrou leal e protetor. A primeira demonstração do poder de Naiara é exatamente para salvar o amigo e ela decide romper com o mundo exterior e assumir suas responsabilidades no Sheol.

Com o tempo ela percebe que pertence àquele lugar, mesmo que nunca tenha imaginado viver no inferno cercada por demônios.
É lá que ela conhece o verdadeiro amor e amadurece. Ver essa transformação da Lauren para Naiara é algo lindo, o leitor de emociona junto com ela.

Entretanto, o destino estava guardando algo ainda mais desafiador para ela.
Após sua existência ser esquecida pelo mundo e a pessoa mais importante da sua vida ser raptada por forças do mal, ela se vê em uma nova posição: precisa ser a salvação de algo.

Naiara não está sozinha nessa, possui ao seu lado: seu pai, seu namorado e um exército de criaturas que a seguiriam até o fim do mundo.

No final do livro, nos deparamos com duas "cenas pós-crédito" que, na minha opinião, estão ali para avisar que haverá sequência! Assim espero! 😍

Fala sobre família, coragem e, sobretudo, sobre recomeço. Sobre saber o que se é e o que se almeja ser.
Sabe aquele livro que não te deixa dormir porque você, simplesmente, não consegue parar de ler?
Tenebris é um livro maravilhoso, que, apesar de ter um tema tão forte, possui uma leitura leve. Porém, cheia de emoção. É uma daquelas obras que você se surpreende do começo ao fim e sente-se diante de um universo novo e fascinante.

site: https://www.instagram.com/p/BPlL_K_DKce/?taken-by=livrosqueeuli
Erika.Gomes 05/04/2017minha estante
Muito obrigada pelo apoio e carinho

Yasmim Braga 07/02/2017

TENEBRIS - Uma história surpreendente!
RESENHA BLOG LITERARTE

Livro: Tenebris: o fim é apenas o começo.
Autora: Erika Gomes
Ano: 2016

Será que Lúcifer é capaz de amar? Será que ele é capaz de se arrepender?

Nossa protagonista é Lauren, uma garota de dezessete anos que nunca se considerou normal, sempre tem pesadelos horríveis e não consegue fazer amizade com outras pessoas. Seu único e melhor amigo, Gabriel, um rapaz moreno de cabelos cacheados, dedica seus dias fazendo-lhe companhia e protegendo-a.

Lauren é apaixonada na mãe (Anna), que tem uma preocupação excessiva com a filha. Já, seu pai Robert, é um pastor e passa seus dias na igreja ou em eventos de caridade, buscando sempre ajudar os outros. Nossa protagonista foi criada em um ambiente religioso e cheio de devoção à Deus. Contudo, Lauren não consegue frequentar a igreja há muitos anos e, tem muita raiva do pai, acha que é o maior hipócrita do mundo, por passar mais tempo fora de casa, do que perto de sua família.

A vida de Lauren toma uma nova proporção no dia em que descobre que seu pai, na verdade, é Lúcifer. Sim, ele mesmo. Elida, uma fada, explica a verdade para Lauren que, inicialmente, não acredita. Quando Lúcifer (ou Heylel) surge e confirma a história, não restam mais dúvidas. Lauren descobre que seu verdadeiro nome é Naiara e que chegou a hora de assumir seu posto como filha do ser mais temido de todos os tempos.

"Não existe paz quando se é filha daquele que gerou a rebelião celestial".

Naiara embarca nessa aventura rumo ao Sheol (inferno) junto com Gabriel, disposta a conhecer seu pai e a ajudá-lo nos conflitos que estão abalando o mundo inferior. Mas Naiara não sabia que ser filha de Lúcifer lhe custaria tanto! As vidas das pessoas que ama estão correndo perigo e só ela poderá impedir que o pior aconteça.

"Naiara, Aquela que comanda, porque você comandará a mudança que está por vir."

Em meio aos caos, Naiara encontra o amor, que funciona como uma válvula de escape, um porto seguro, uma parte normal do seu dia a dia.

"- Porque eu sou seu desde o momento em que a vi.
- Acho que isso basta. - ela respondeu sorrindo."

Naiara é uma menina bem impulsiva e mimada, o que me irritou um pouco. Mas, então, lembro que ela é apenas um adolescente que tem a vida virada do avesso - melhor não julgá-la tanto, rs. Ela é muito forte, destemida e esperta, características que me agradaram muito. Quanto aos outros personagens, gostei especialmente de Heylel, Gabriel e Elida.

A escrita da Erika é de fácil entendimento, a leitura flui de forma rápida devido as diversas surpresas que vão surgindo, fazendo com que você não queira soltar o livro antes de saber tudo. Fiz a leitura em 3 dias e me surpreendi bastante! É o primeiro livro de uma trilogia.

Concluindo, recomendo sim este livro cheio de aventuras, surpresas, romance e ação! Deixe Tenebris surpreender você também!

Caso queira adquirir o livro, procure em: amazon.com.br.

Mais alguns quotes:

"- Não fale assim comigo! Esse seu tom me machuca, sabia? - as palavras beiravam a inocência, mas sua feição sempre escondia uma gota de maldade."

"- A princípio você fica em débito comigo. Nunca se sabe quando vamos precisar de um favor da filha de Heylel, não é mesmo? - disse, sem perguntar a ninguém específico."

"- Acho engraçado esse estereótipo que vocês humanos criaram ao meu respeito, nem mesmo em meus momentos mais tenebrosos me encontrei vermelho e com rabo. Aliás, vermelho nem me cai bem."

site: instagram.com/blogliterarte
Erika.Gomes 05/04/2017minha estante
Muito obrigada pelo apoio e carinho

Cineh 13/01/2018

Uma história que vai te surpreender
Tenebris é um livro de fantasia da autora Erika Gomes.Nele, você encontrará a história de Lúcifer, o anjo caído que foi enviado para o inferno depois de trair Deus.

Lúcifer, conhecido também como Heylel, sente-se sozinho e então decide ir a Terra e lá conhece Anna, uma humana que fez o diabo se apaixonar e através desse amor, ela gera uma filha chamada Lauren.

Passam?se 17 anos e Lauren vive uma vida normal, como seu amigo Gabriel, até que acontecimentos estranhos começam a acontecer e quando menos se espera, ela descobre que é filha de Heylel, filha do Senhor das Trevas, herdeira de Sheol. Então Lauren, também conhecida como Naiara se vê obrigada ir para Sheol e ajudar o seu pai contra uma guerra que está acontecendo.

Como se nada mais de estranho não pudesse acontecer ao chegar em Sheol (Inferno), Naiara e Gabriel conhecem um lugar totalmente diferente do que imaginava. Por lá, ela conhece um demônio lindo, loiro e arrogante chamado Agares, que a faz sentir coisas que nunca poderia imaginar. Será que Naiara estaria pronta pra assumir essa tal responsabilidade ao lado do seu pai? Ela teria coragem de querer saber quem realmente são as pessoas que fariam parte da sua vida?

Um livro polêmico, onde aborda um assunto que muitos tem uma certa aversão: o demônio e sua traição perante a Deus. Para os leitores que tem curiosidade e não veem problema ao ler sobre o assunto é super recomendado. A Erika conseguiu abordar um assunto que pra mim é muito complexo de uma forma surpreendente, prendendo do início ao fim.

Os personagens possuem personalidades muito fortes. A Naiara sempre foi determinada no que queria, possuindo uma personalidade muito independente, não sendo uma mocinha que se abateu com os problemas na sua vida. Gabriel, um amigo super protetor, e que demonstra ser apaixonado pela sua melhor amiga, Naiara. Agares um demônio que faz com que Naiara descubra o que é o amor, se tornando o seu primeiro namorado. E outros personagens que faz com que toda trama fique perfeita.

Admito que ao começar a ler Tenebris, pensei que não fosse gostar. Ainda mais por ser um gênero que quase não leio, mas me enganei. O livro é simplesmente maravilhoso, a Erika tem uma escrita formidável. E já estou super ansiosa pela continuação do próximo livro.

Recomendo o livro pra quem gosta do gênero e que aborda assuntos polêmicos e com muita ação e com um romance no plano de fundo.